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Almeidão
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Re: Aditivo para o radiador

por Almeidão » 29 Out 2014, 08:03

Não tem esta de motor trabalhar mais quente não, todos os motores tem a mesma máxima temperatura de funcionamento e tem a minima e todos trabalham iguais se um motor for de competição trabalha bem mais quente porque é mais comprimido e se não for comprimido ele é turbinado e sendo assim a resposta é a mesma ou seja comprimido e turbinado mesmo não tendo a mesma performance são mais quentes e sendo de competição tem vários mecanicos todos os dias acertando ele, coisa que nós não temos, salvo alguns como eu que mexemos.

Eu nunca vi tanto absurdo em ainda falarem que o aditivo do radiador não ser necessário, por este motivo comprei um Agiles para minha filha com 2 anos de uso e a agua parecia refrigerante de cola, totalmente preta, por sorte tive ainda tempo de tirar toda porcaria que estava lá, colocar agua limpa + Havoline Long Life e já faz 2 anos que segue da mesma cor.

Amigo, se volce usar o aditivo certo, não penses em não ferver ou não congelar, penses em manter seu radiador com 10 anos de uso com a mesma vazão e mesma tempertatura em qualquer momento de quando ele era novo. Ao não usar o aditivo por ele ser de aluminio as passagens vão fechando e não precisa fechar muito para voce ter problemas, um radiador com 20% menos de vazão já faz voce não dormir direito, com 30% fechado ele já ferve nas ruas.

Por outro lado ao usar um aditivo ruim ou os que muitos mecanicos indica, ai eu concordo é melhor usar agua pura porque assim ele durará mais tempo.

Sobre o teste do parafuso feito pelo nosso amigo, existe um melhor para saber se o aditivo é confiável, use uma bucha de bombril dentro de um recipiente com agua e outra com 50% agua e o aditivo que voce vai usar. Se este recipiente estiver fechado, precisa ser aberto uma vez ao dia. Teste isto por 30 dias e verão o resultado, óbvio que com agua pura irá oxidar no primeiro dia e o teste deve seguir para saber se com aditivo irá enferrujar.

Existem vários bons e todos tem que ser orgânico, eu tenho o meu próprio já informei ai acima, e exisem muitos que são péssimos e um famoso péssimo é o Radiex.
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Álvaro Calegari
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Re: Aditivo para o radiador

por Álvaro Calegari » 29 Out 2014, 10:04

Sim. SEMPRE utilizar. Eu uso o Delphi verde http://www.palusa.com.br/catalogo/225469A.JPG, que já vem diluído pronto pra uso, então você simplesmente compra e enche até o nível do reservatório.

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Re: Aditivo para o radiador

por welington2014 » 31 Out 2014, 22:38

Eu uso delphi :52:
[Vectra cd 2.2 16v Auto 2001 138cv]

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luizhbh
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Re: Aditivo para o radiador

por luizhbh » 01 Nov 2014, 01:40

Almeidão, eu ACHO, não tenho certeza, mas quando falam que o motor do vectra trabalha mais quente é devido ao compartimento dele ser mais "selado" que de outros carros da mesma época. Eu ouvia muito isso nos tempos em que tive monza...

Mas enfim, Juliano, aditivo já rendeu boas discutidas nos tempos do outro forum e no forum monzeiros. O que eu aprendi disso tudo, é que:

PRIMEIRO: Marcas fuleiras, NÃO USE... radiex e outras bagaças não ! ! Mesmo o tal do ADG tendo dito que presta, eu nao confiei muito e leio criticas negativas a eles desde a década de 80! ! ! Acho entao que eles precisam do mesmo tempo pra mostrar que melhoraram. O melhor e mais adequado mesmo seria o Delphi ou ACDelco, Bardahl, Havoline e outros de marcas conhecidas e famosas, podem ser boa opção. Eu tive experiencia péssima e não recomendo o PARAFLU da Fiat. Pode ser bom lá pro motor deles todo de alumínio, mas os da GM, com bloco de ferro e cabeçote de aluminio, NÃO ! ! Quando tinha meu Monza, usei paraflu por um longo tempo e tive um buraco de corrosão no cabeçote, mesmo com o fluido limpinho.

SEGUNDO: NÃO se deve misturar aditivo organico com inorganico. Ficando no exemplo da Delphi, use aquele verde(inorganico) pro seu carro. Não misture com o rosa(organico). A mistura de tipos diferentes poderá causar reações indesejadas entre os componentes e causar "coágulos" ou borras que poderão causar entupimento no seu sistema.

Se, por acaso está pra fazer retífica e aí vai dar uma limpa nas galerias de água do bloco e do cabeçote, beleza, usa o rosa a partir daí e nunca mais mexa com o verde.

Terceiro: Preste muita atençao para ver se o aditivo é CONCENTRADO, que requer diluiçao em água ou se já é a SOLUÇAO para arrefecimento, diluida e pronta para uso. Se for o concentrado, é prudente utilizar agua destilada ou desmineralizada para a mistura. Não use água da torneira. Ela tem cloro e outros eletrólitos que podem te causar transtornos com o passar do tempo. Ou no mínimo reduzir a atuaçao e a durabilidade do proprio aditivo.
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Pedro Josino
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Re: Aditivo para o radiador

por Pedro Josino » 04 Nov 2014, 06:04

Acho que mais quente queria dizer o momento que a ventoinha é armada. No meu Vectra que ainda está com a válvula termostática original, ele é acionado quando está com 102°C ou 103ºC. Mesmo sabendo que é um sistema selado, essa temperatura é acima do ponto de ebulição da água, o que pode acarretar em um evaporamento dessa água e a queima da junta, empeno de cabeçote, etc.

Use aditivo e mantenha a concentração entre 40% e 50%.

Almeidão
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Re: Aditivo para o radiador

por Almeidão » 04 Nov 2014, 13:52

Exatamente isto, mais quente porque fizerom ele esquentar mais com alguns sensores sendo mais elevados que outros e pelo que eu sei houve alguns erros o qual afeta sim o motor mas não ao ponto de haver reclamações e por isto que temos vários sensores de diferentes graus para o Vectra.

Sobre a questão do cofre do motor, nada a ver. Igualmente um carro mil com os pistões bem menores com certeza geram menos calor e foi acertado isto com um radiador menor, menos agua etc. No fundo a temperatura de funcionamneto é igual e variável. Esta variação como máximo no painel em ruas é entre 90 a 95 no Vectra, sendo que em qualquer circunstancia nas rodovias livres sem subidas ele não passa de 82. Voces não acham que tem algo errado ai? Bem, nas rodovias com 82 ele está na melhor situação e economia que no transito pesado. Porque então na rua ele tem que passar de 90? Acredito que ai é que uns engenheiros mudarom e passou para o máximo nas ruas sem ar, 89 a 90 e com ar 93. Bem, isto não foi avisado para os donos de auto peças que tinham e ainda tem vários cebolões em altíssimo grau em estoque e que vez por outra conseguem um novo cliente.

A diferença entre esta variável que não é preocupante para os engenheiros é fácil de explicar. Se o motor mesmo com alta temperatura passar de 100 mil km, para eles está bom. O problema é que com a temperatura na faixa de 82 a 90 ele roda mais de 300 mil e nem estraga as peças que são plásticas que alí estão.

Temperatura para um motor de Vectra funcionar perfeito sem afetar o rendimento e ainda se manter em bom estado, é 83 nas rodovias e na rua 89 como máxima e variando para 84. Com ar ligado, altera como máximo nas ruas 93, variando para 87.

Lembrando que se não houver variações assim que liga a ventoinha, é porque tem algo errado e pode ser radiador entupido ou termostática estragada e não abre. Como já disse anteriormente, um radiador 15% entupido já ferra o motor.
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Re: Qual aditivo usar?

por Mantenedor » 05 Jan 2015, 21:55

Bom pessoal como eu havia comentado , vou trocar o radiador do urubu + bomba + termostática reservatório e os aditivos.
Onde vou fazer eles usam este aditivo , alguém aqui no forum já utiliza ?
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Tem os bardahl RAD cool long life
Orgânico , opiniões serão muito bem recebidas.



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Re: Qual aditivo usar?

por Thiago Menezes » 05 Jan 2015, 22:23

Mantenedor esse Delphi é bom, tem alguns membros que utilizam ele, eu uso Bardalh rad cool log life concentrado muito bom também!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
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Re: Qual aditivo usar?

por Marcatto » 05 Jan 2015, 22:50

Curiosidade: li no rótulo da embalagem postada, que esse aditivo Delphi é na verdade fabricado pela empresa norte-americana Peak Automotiva (cnpj: 06.097.469/0001-77), localizada em Anápolis, Goiás. Site desse fabricante: http://peak.com.br/index.asp

Aliás, snme, o aditivo de marca Valeo também é produzido por esse mesmo fabricante (aditivos Delphi e Valeo são na verdade um só!).

Curiosidade2: segundo ainda o rótulo da embalagem postada, esse aditivo da Delphi tem validade de apenas 03 anos ou 60 mil km, embora o aditivo original da Peak Automotiva possui validade maior, de 05 anos ou 150 mil milhas (o Delphi é um aditivo piorado). Fonte: http://peak.com.br/site/25/prodview.asp?IDProd=1

[s]
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Re: Qual aditivo usar?

por Last_Warrior » 07 Jan 2015, 23:33

Uso esse Delphi, onde moro encontro por um preço camarada. Na verdade, se ambos tem a mesma composição, a durabilidade é semelhante.

Notem que está escrito que é recomendável, e não obrigatória a troca com 3 anos, já que ele é um aditivo orgânico de vida longa.

A GM deve ter testado e visto que pode ser usado por 5 anos nos seus carros...
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Re: Qual aditivo usar?

por larussosan » 08 Jan 2015, 06:57

Delphi é ótimo aditivo também, pode ir tranquilo!!! GM fornece Delphi tbm. Ao lado do Bardhal são os melhores...só corra do Radiex....
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Re: Qual aditivo usar?

por Mantenedor » 08 Jan 2015, 17:17

Beleza , este mecânico o Baixinho é amigo a uns 20 anos profissional de mão cheia! A famiia toda corre carti assim como o filho mais velho e o neto também , campeão brasileiro nas categorias, possuem a experiência na área da mecânica. Só comentei aqui sobre o aditivo por que estava decidido em colocar o bardahl RAD cool log life.

Obrigado a todos , vou colocar o Delphy quando voltar de viagem ..

ABS !!!

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Aditivo para radiador

por Edinhomoreno » 25 Fev 2016, 16:02

Pessoal,boa tarde! Gostaria de saber qual aditivo devo usar no radiador da minha viatura,não quero colocar qualquer coisa... Muito obrigado!

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Re: Aditivo para radiador

por sapo_joe » 25 Fev 2016, 16:32

De acordo com o manual, o aditivo correto para o Vectra é o de longa duração, cor rosa/alaranjado, baseado em etileno glicol e aditivos orgânicos. Recomendam a marca AC Delco, mas eu uso o Delphi, para 150.000km. (troco toda a solução de 2 em 2 anos).
---------------------------------------------------------------------------------
Vectra GLS 2.0 96/97, Prata Rodin.
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Opala Comodoro SL/E 4.1 91, Vermelho Ciprus.
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Re: Aditivo para radiador

por Ju_Bueno » 26 Fev 2016, 09:10

Edinhomoreno escreveu:Pessoal,boa tarde! Gostaria de saber qual aditivo devo usar no radiador da minha viatura,não quero colocar qualquer coisa... Muito obrigado!

Bem-vindo Edinho!
Movi sua postagem pra este tópico que responde sua dúvida. Nas páginas anteriores há algumas sugestões de marcas e como proceder com a aditivação. No link abaixo, há informações técnicas sobre o tipo de aditivo recomendado. Boa leitura!


viewtopic.php?f=39&t=7706
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11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

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Re: Qual aditivo usar?

por jpmasson » 26 Fev 2016, 09:52

Alguem já utilizou o adivito da orbi... Encontrei com um preço bem atrativo.

http://orbiquimica.com.br/orbi-aditivo-organico/

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Re: Qual aditivo usar?

por creathive » 26 Fev 2016, 12:04

Não use orbi, vá de havoline, bardal, Delphi, AC Delco
Vectra GLS 2.2 00/01 Campinas, SP.

Edmoreno
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Aditivo para radiador

por Edmoreno » 26 Fev 2016, 18:54

Boa noite pessoal, gostaria de saber qual aditivo devo usar no radiador da minha nave. Obrigado.

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Qual aditivo usar?

por TENORIO » 26 Fev 2016, 21:08

Olá Edmoreno !!! Boa noite !!! :38:

Procure usar a barra de pesquisa, vc encontra a maioria de suas dúvidas... É só digitar no canto direito superior acima, onde está escrito.: Pesquisar, a sua dúvida !!! :88: :105:

Um abração. :84:
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Re: Qual aditivo usar?

por Marcatto » 26 Fev 2016, 22:27

À Peak Automotiva, multinacional norte-americana com fábrica em Anápolis, Goiás, segundo eu pesquisei pelos CNPJ das embalagens, fabrica os aditivos para as seguintes marcas: Valeo, Delphi e Visconde RV. Essas 03 marcas, aliás, foram muito bem avaliadas naquele teste do INMETRO.

Então, vai uma dica: o Altese está vendendo o aditivo orgânico Visconde RV concentrado por um ótimo preço (R$16,00 o litro): http://www.altese.com.br/rv61005-altese-aditivo/p

O aditivo orgânico AC Delco concentrado, que não sei se continua sendo fabricado pela Havoline/Texaco, também está sendo vendido por um preço bem competitivo (R$23,50 o litro): http://www.altese.com.br/93286309-altese-aditivo/p

Há ainda o AC Delco pronto para o uso por R$13,00: http://www.altese.com.br/93344704-altese-aditivo/p

Eu compro direto no Altese componentes como filtros, fluídos, aditivo, óleo hidráulico, pastilhas, correias, tensores, etc, por preços muito mais baratos em comparação com os vendidos na minha cidade.
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