O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaQual aditivo usar?
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

137 mensagens
dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 292
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:20
Nome Completo: denis silva
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: Qual aditivo usar?

por dennis_suzano » 09 Jan 2014, 10:46

comprei aqui em mogi das cruzes
ac delco pronto para uso 22,50 o litro ....
coloração vermelha ....

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Qual aditivo usar?

por Ricardo Crispim » 09 Jan 2014, 13:38

dennis_suzano escreveu:comprei aqui em mogi das cruzes
ac delco pronto para uso 22,50 o litro ....
coloração vermelha ....


Lembrando que esse pronto para uso já está diluído..
Então teria de ser a totalidade do sistema de arrefecimento preenchido com ele...
Ele vem na proporção de 50% água deionizada e 50% aditivo....
Se você colocar por exemplo 3 litros desse diluído, na realidade estará colocando apenas 1,5 litro de aditivo.
O vectra pega em média 7 litros no sistema.

1,5 litro corresponderá à + ou - 21,5% de aditivo no sistema de arrefecimento...O correto é entre 40% a 60%, com a concentração ideal em 50%...Abaixo de 40% não adianta e acima de 60% é pior ainda pois o aditivo se tornará denso demais e densidade gera atrito fluido e e vai pesar na bomba.

Para você ter uma idéia, o aditivo na proporção de 30% estará servindo apenas como anticorrosivo e abaixo de 30% só estará ajudando um pouco na lubrificação do sistema e colorindo a água...

Espero ter ajudado..

Forte abraço!!!!!!!!!!!!!!

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 292
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:20
Nome Completo: denis silva
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: Qual aditivo usar?

por dennis_suzano » 09 Jan 2014, 14:02

o meu sistema esta todo com o aditivo ja diluido
pois fiz cabeççote e troquei todo ate o radiador é novo delphi .....mas a minha mangueira de engate rapido esta gotejando e comprarei mes que vem enquanto isto comprei este litro para repor .....
esqueci de explicar

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Qual aditivo usar?

por Ricardo Crispim » 09 Jan 2014, 15:26

dennis_suzano escreveu:o meu sistema esta todo com o aditivo ja diluido
pois fiz cabeççote e troquei todo ate o radiador é novo delphi .....mas a minha mangueira de engate rapido esta gotejando e comprarei mes que vem enquanto isto comprei este litro para repor .....
esqueci de explicar


Blz então Dennis...
Muitos anos de sossego aí...


Forte abraço!!!!!!!!!!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Qual aditivo usar?

por Almeidão » 09 Jan 2014, 15:35

Este pronto para uso eu acho que 99% não dá certo, salvo o caso do dennis_suzano que desmontou o carro todo e lógico ficou seco. Ele seria este 1% porque o restante não tem como tirar a agua para colocar este total diluido.

Na pior das hipóteses, mesmo não sendo a agua própria para o sistema já que não se conseguie tirar totalmente a que está lá, mas se consegue substituir e colocar agua limpa. Neste caso o outro é bem melhor, porque ai temos a certeza de estar usando a porcentage correta ou se houver erro, será minimo.
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Qual aditivo usar?

por Ricardo Crispim » 09 Jan 2014, 15:46

Almeidão escreveu:Este pronto para uso eu acho que 99% não dá certo, salvo o caso do dennis_suzano que desmontou o carro todo e lógico ficou seco. Ele seria este 1% porque o restante não tem como tirar a agua para colocar este total diluido.

Na pior das hipóteses, mesmo não sendo a agua própria para o sistema já que não se conseguie tirar totalmente a que está lá, mas se consegue substituir e colocar agua limpa. Neste caso o outro é bem melhor, porque ai temos a certeza de estar usando a porcentage correta ou se houver erro, será minimo.



Exatamente, certissimo...foi por isso que falei do diluido não dar a proporção coreta..No nosso caso o aconselhável é utilizar o concentrado...

E o café, voltou?

Forte abraço!!!!!!!!!!!!

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Qual aditivo usar?

por achagas » 10 Jan 2014, 07:52

crispim, ficou uma dúvida no ar e gostaria que vc sanasse se possível: na utilização do petronas vc disse que tem o UP que é organico e que por ser assim seria melhor pros nossos motores, PQ o organico é melhor que o inorganico no nosso caso? devo trocar o que coloquei? e no caso da necessidade da troca, considerando que eu não consigo retirar toda a solução do bloco ocorrerá uma mistura inevitável dos produtos, teria problema?
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Qual aditivo usar?

por Ricardo Crispim » 10 Jan 2014, 09:11

achagas escreveu:crispim, ficou uma dúvida no ar e gostaria que vc sanasse se possível: na utilização do petronas vc disse que tem o UP que é organico e que por ser assim seria melhor pros nossos motores, PQ o organico é melhor que o inorganico no nosso caso? devo trocar o que coloquei? e no caso da necessidade da troca, considerando que eu não consigo retirar toda a solução do bloco ocorrerá uma mistura inevitável dos produtos, teria problema?



Opa Alexandre, não sabia que você já havia feito a compra e colocado no carro.
A diferença entre o orgânico e o inorgânico (que você pôs no carro) é basicamente na proteção maior sobre um tipo de corrosão chamada de corrosão galvânica,, além do orgânico ser um aditivo de vida estendida, pois fica mais tempo no sistema de arrefecimento sem necessidade de reposição.

Realmente a mistura dos dois tipos não é aconselhável, podendo vir a gerar problemas.

Não precisa trocar ele não, deixa quieto por enquanto.
Daqui uns dois anos você terá de fazer a troca desse aditivo que você colocou dessa vez, é o prazo de vida útil dele. Então, quando for trocar, se for você a fazer o trabalho, basta seguir o vídeo que o Almeidão postou e limpar o aditivo velho e entrar com o novo. Aí você entra com o orgãnico que tem vida útil entre 3 e 5 anos.

Lembrando que independente da vida util sugerida, sempre acompanhar o estado em que se encontra o fluido arrefecedor..

Forte abraço!!!!!!!!!!!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Qual aditivo usar?

por Almeidão » 10 Jan 2014, 09:15

achagas escreveu:crispim, ficou uma dúvida no ar e gostaria que vc sanasse se possível: na utilização do petronas vc disse que tem o UP que é organico e que por ser assim seria melhor pros nossos motores, PQ o organico é melhor que o inorganico no nosso caso? devo trocar o que coloquei? e no caso da necessidade da troca, considerando que eu não consigo retirar toda a solução do bloco ocorrerá uma mistura inevitável dos produtos, teria problema?


Resposta rápida para o Ricardo Crispim. Coffe, no yet. Sabe que pensei em fazer um ritual tipo sábado a tarde preparar um bem forte como sempre gostei e tomar um e lógico na sequencia me desfrutar geral. Ja pensei também em fazer igual a um amigo e isto sempre me deu inveja que é o uso normal somente sábado e domingo. Mas acho que não kakakkakak. Estou indo bem por estes dias e preparando umas visitas a clientes na Argentina e Uruguay, bem no Uruguay, verei como será viajar sem tomar o café e a sequencia dele.

Sobre a pergunta do nosso amigo ai, a resposta pode ser sua sobre o aditivo, eu entro somente em uma parte que é a troca do produto dentro do carro. Sim, tem como tirar tudo que está la dentro, o que não tem como é zerar o que está lá ou seja colocar outra agua e deixar circular vários minutos e fazer uma troca total e depois voce completa com o aditivo novo.
Imagem

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Qual aditivo usar?

por RicardoGLS » 10 Jan 2014, 17:12

Bacholsky escreveu:
Almeidão escreveu:Pedro, só existe duas formas de tirar toda a agua do sistema ou desmontar o cabeçote para esvaziar a agua depositada nas camisas ou seja o bloco que não saem por gravidade ou virar o carro de rodas para cima hehehhe.

Mas você está certo nas sus informações deve estar pelo menos limpo e mesmo esta agua que está do bloco e que não sai, tem como trocar ela por uma limpa. Aliás, quem usa agua desmineralizada deve saber disto que é impossível ter somente esta agua lá dentro. Não importa, estando limpo e não sendo agua mineral já está bom, eu nunca usei agua especial, uso sempre de posso para evitar o cloro nada mais e sempre informo que nunca se deve usar agua mineral.

Aditivo, Havoline long life 3 litros para o Vectra, sem muita cerimônia e frescura na hora de colocar, basta limpar a agua do sistema colocar as mangueiras e colocar os 3 litros de aditivo e depois completar com a agua que pode ser sim a desmineralizada ou de poço sem cloro. Misturar antes é besteira, o aditivo se mistura em minutos com o motor funcionando. Lembro que o aditivo não limpa o sistema, ele mantem como está não deixando piorar, se estiver limpo ficará limpo se estiver meia boca, ficará meia boca e se o seu radiador for novo e usar o aditivo que eu informo na proporção certa, um dia ele vai estragar ou furar. Entupir nunca.

Sobre o Havoline Long Life, só usarei outro se este parar de ser fabricado.



Pois é almeidão!!! O HAVOLINE Parou de ser vendido no Brasil! E agora??? Alguma sugestão de aditivo em conta que não seja o AC DELCO? PQ meu carro começou a dar um vazemento pelo selo do bloco por trás do suporte da direção hidráulica e to perdendo meu HAVOLINE tão querido e limpinho aos pouquinhos!

Abraçoe pessoal! :40:


Pedro td bem? Kra, eu comprei recentemente 3 aditivos da marca DELFHI, acredito que esse é o mesmo fabricante da AC DELCO, ta custando R$ 18,00 reais na promoção, esse aditivo é muito bom! Inclusive o gerente da loja me disse que é até melhor. Esse aditivo eu comprei em Auri auto peças na ZN, acredito que tenha na Matriz (ALECRIM).
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Avatar do usuário
sidnei cbm
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 294
Registrado em: 03 Mai 2013, 21:45
Nome Completo: SIDNEI DANIEL LOOS
Cidade: SOBRADINHO
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Cuidado com o que coloca no sistema de arrefecimento

por sidnei cbm » 07 Mar 2014, 16:57


Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Cuidado com o que coloca no sistema de arrefecimento

por Thiago Menezes » 11 Mar 2014, 20:51

Sidnei muito bacana esse teste, curti :88:

Achei estranho onde fica o liquido de arrefecimento do Tida, deve ser pelo costume de ver um reservatório e tampa de plástico :47:

Lembrando aos leigos no assunto, que o Radiex está na lista do INMETRO de reprovação.

Abraços.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
sidnei cbm
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 294
Registrado em: 03 Mai 2013, 21:45
Nome Completo: SIDNEI DANIEL LOOS
Cidade: SOBRADINHO
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Cuidado com o que coloca no sistema de arrefecimento

por sidnei cbm » 11 Mar 2014, 21:44


Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Cuidado com o que coloca no sistema de arrefecimento

por Thiago Menezes » 11 Mar 2014, 21:51

Um absurdo esse produto ainda está no mercado, tinham que ter mandado recolher todo o estoque até resolverem o problema só nosso país mesmo!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

thidelmondes
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 03 Mar 2014, 09:26
Nome Completo: Thiago Guimaraes Delmondes Alves
Cidade: Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Cuidado com o que coloca no sistema de arrefecimento

por thidelmondes » 16 Mar 2014, 16:10

O concentrado era agua com corante só pode!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Cuidado com o que coloca no sistema de arrefecimento

por Almeidão » 17 Mar 2014, 08:02

Muito cuidado com aditivos falsos e muitos tem priguissa de ler e~fica na cabeça que o ruim é o Radiex, porem nos testes constam 4 ruins ou seja 3 mais que este incluo um famoso importado que tem fama de bons aditivo em óleo.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
rikardossr
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 08 Mai 2013, 14:20
Nome Completo: Ricardo Rabelo
Cidade: Balneário Gaivota
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Qual aditivo usar?

por rikardossr » 04 Set 2014, 13:03

Boa tarde galera, hoje comprei e coloquei 3 frascos de aditivo da marca willians concentrado orgânico, igual esse aqui Imagem
paguei 28 reais o litro. alguém conhece essa marca, será que é boa?
quando abri ele e coloquei o dedo pra ver, ele é bem denso, parece até um oleo bem fino.
outra dúvida, fiz todo o procedimento igual o almeidão fez, tirei agua do radiador com mangueirinha, liguei ar quente, exatemente igual ele fez, certifiquei que estava tudo bem preso e colocado, e coloquei os três litros de aditivo, deu bem na medida, só que não coube mais nenhuma gota de água. está correto?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Qual aditivo usar?

por Alcir Andreoni » 04 Set 2014, 13:07

rikardossr escreveu:Boa tarde galera, hoje comprei e coloquei 3 frascos de aditivo da marca willians concentrado orgânico, igual esse aqui Imagem
paguei 28 reais o litro. alguém conhece essa marca, será que é boa?
quando abri ele e coloquei o dedo pra ver, ele é bem denso, parece até um oleo bem fino.
outra dúvida, fiz todo o procedimento igual o almeidão fez, tirei agua do radiador com mangueirinha, liguei ar quente, exatemente igual ele fez, certifiquei que estava tudo bem preso e colocado, e coloquei os três litros de aditivo, deu bem na medida, só que não coube mais nenhuma gota de água. está correto?

Acho que você está acima do limite de líquido de arrefecimento, pois se não cabe mais uma gota é porque passou do meio do reservatório faz tempo! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Qual aditivo usar?

por Thiago Menezes » 04 Set 2014, 13:17

Sinceramente eu não conheço a marca e também nunca vi a venda aqui pela minha cidade! Essa tarefa para dizer se é bom ou não deixo para o Crispim que anda sumido do clube.

Nesse preço que você pagou eu peguei Bardalh Rad Cool Longe Life e já comecei a ver por aqui o Havoline novamente a venda.

Sobre o nível do arrefecimento, onde está a marcação? Bem acima da seta? Pois como você sabe dentro do sistema fica água e depois que você liga o carro deixa acionar a ventoinha o liquido desce aí que você completa com água mas pouca coisa.

Abraços!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
rikardossr
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 08 Mai 2013, 14:20
Nome Completo: Ricardo Rabelo
Cidade: Balneário Gaivota
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Qual aditivo usar?

por rikardossr » 04 Set 2014, 13:40

Alcir Andreoni escreveu:
rikardossr escreveu:Boa tarde galera, hoje comprei e coloquei 3 frascos de aditivo da marca willians concentrado orgânico, igual esse aqui Imagem
paguei 28 reais o litro. alguém conhece essa marca, será que é boa?
quando abri ele e coloquei o dedo pra ver, ele é bem denso, parece até um oleo bem fino.
outra dúvida, fiz todo o procedimento igual o almeidão fez, tirei agua do radiador com mangueirinha, liguei ar quente, exatemente igual ele fez, certifiquei que estava tudo bem preso e colocado, e coloquei os três litros de aditivo, deu bem na medida, só que não coube mais nenhuma gota de água. está correto?

Acho que você está acima do limite de líquido de arrefecimento, pois se não cabe mais uma gota é porque passou do meio do reservatório faz tempo! :88:



não, deixei ali um pouquinho acima do meio, não ultrapassando o máximo. eu deixei motor ligado até armar a ventuinha e desligar, tudo funcionando perfeito. só minha dúvida é que se eu coloquei 3 litros de aditivo e ficou na marcação correta, se eu colocar mais aguá vai passar, quer dizer então que ficou 4 litros lá dentro que não saiu.

137 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 242 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.