O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaVelas de Ignição Iridium - Opiniões
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

26 mensagens
  • 1
  • 2
fernando sensulini
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 07 Abr 2013, 21:25
Nome Completo: Fernando Cesar Sensulini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Velas de Ignição Iridium - Opiniões

por fernando sensulini » 14 Ago 2013, 22:07

Galera...

Muito ouvimos acerca das velas Iridium. As vezes, ouvimos até que chegam a ser "mágicas".
Espero que este tópico acabe com dúvidas e receios.

As velas de ignição fazem o papel de transformar corrente elétrica conduzida pelos cabos de vela em centelha (faísca), que provoca, dentro da câmara de combustão, a explosão que resulta em força motor.
Essas explosões provocam calor (muito calor...). Esse calor é dissipado em forma de energia térmica (é essa energia que é convertida em força motor). É por causa dessa energia térmica que ouvimos dizer que as velas tem "grau térimico".
O grau térmico é exatamente a capacidade que a vela tem de dissipar calor. Quanto maior o grau térmico da vela, maior sua capacidade de dissipar calor.
Esse grau térmico é especificado num número que fica exatamente no meio do modelo da vela. Por exemplo:
- Vela Mod. ZPR7EDE. O número 7 é quem indica o grau da vela.

O grau térmico é relacionado ao combustível utilizado e a taxa de compressão do motor.
Carros com a taxa de compressão maior (normalmente veículos a álcool) utilizam velas de grau térmico maior, exatamente pela necessidade maior de dissipação de calor.

É extremamente importante a utilização exata das velas com o grau térmico correto. O porque é muito simples: Se utilizar-se uma vela de grau 7 num veículo que exige uma vela grau 5, a vela não conseguirá executar sua função, ocasionando, principalmente, sua carbonização e consequentemente super carbonização da câmara de combustão.

Agora se ocorrer o contrário: se utilizar-se uma vela grau 5 num veículo que exige vela grau 7, ao analisar a vela será perceptível sinais de superaquecimento da vela. Exatamente, é quando a vela literalmente "derrete". Mais grave que isso, essa situação pode ocasionar também em furos na cabeça do pistão, pelo calor excessivo.

As velas Iridium (nome esse dado pelo material utilizado na sua construção, o Iridio (metal nobre)), conseguem oferecer uma qualidade melhor na centelha que provoca.
Essa melhor qualidade não se dá somente ao fato do material, mas também pelo diâmetro do seu eletrodo, que pela medida é de 0,04mm. As velas comuns utilizam, em grande parte, o diâmetro de 0,08mm.
Observem que essa medida não é o GAP (falaremos mais a frente), mas sim, simplesmente a medida do eletrodo.

Interessante observar também que as velas Iridium tem o eletrodo no formato cônico, enquanto as velas comuns tem o eletrodo no formato "circular achatado".

Bom, pelo fato do seu material ser mais sofisticado, utilizar metais nobres e tecnologia diferente (avançada), as Iridium conseguem uma faísca mais potente, um aproveitamento melhor do combustível na câmara de combustão e também exige menos tensão elétrica para a produção da faísca. este último ponto é interessante porque, dado este fato, consequentemente a exigência dos cabos de vela acaba sendo menor, reduzindo muito o tal "flash-over", que é basicamente a falha na faísca ocasionada, ou pela fadiga da vela, ou em grande maioria, pela fadiga do cabo.

Bom, agora na prática...
Instalei hoje no meu Challenge um jogo de velas Iridium NGK.

Peguei trânsito urbano e estrada.
A primeira impressão é a facilidade na partida. Percebe-se uma partida mais "rápida", mesmo sendo a primeira partida do dia e o tempo frio ( e hoje tá frio hein... caraca!!).
Percebe-se também um funcionamento mais limpo e suave do motor.
No trânsito urbano, o consumo melhora, as saídas são mais limpas e o carro fica bem mais esperto.
Na estrada, também existe a melhora no consumo, mas o que fica mais evidente é o rendimento, principalmente em rotações mais elevadas. as retomadas ficam mais rápidas e novamente percebe-se um carro mais liso, suave e esperto no andar.

No caso do motor 2.2 16V, o modelo compatível das velas Iridium é a NGK Iridium BKR6EIX-11, que é o modelo utilizado em alguns motores VW e também alguns Honda, visto que especificamente para o Vectra, não existem modelos Iridium disponíveis no mercado.
Esse "-11" é a medida do GAP (1,1mm). Esse modelo já vem com a medida correta para recomendação deste motor que é de 1,1mm.

O GAP é a distância entre o eletrodo central e o lateral. Essa distância influência muito no funcionamento pois é ela quem dita a intensidade da faísca produzida pela vela.

Resumo: essas Iridium fazem sim o que prometem. Não é nenhuma "mágica" como alguns dizem, é apenas um produto feito com materiais mais nobres e tecnologias mais avançadas. O rendimento fica melhor, o consumo também. Mas entendam que essas melhoras não são astronômicas, são melhoras perceptíveis. A durabilidade da vela é bem maior do que a convencional, mas isso não quer dizer que você pode instalar ela lá e esquecer... manutenção preventiva sempre!

Bom, espero que o tópico ajude.

Abs.
Vectra Challenge
Ex VCD 97
Ex Ford Verona 96 1.8 Mi Pandoo EF-4

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Velas de Ignição (Experiência de uso - Iridium no Vectra

por Alcir Andreoni » 15 Ago 2013, 07:27

Que bela aula! Você saberia qual é o modelo para os motores 8V de 140cv?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

fernando sensulini
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 07 Abr 2013, 21:25
Nome Completo: Fernando Cesar Sensulini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Velas de Ignição (Experiência de uso - Iridium no Vectra

por fernando sensulini » 15 Ago 2013, 17:52

Dá uma olhada nesse link, tem uma tabela de conversão GM.

http://guia.mercadolivre.com.br/catalog ... -41609-VGP

Abs.
Vectra Challenge
Ex VCD 97
Ex Ford Verona 96 1.8 Mi Pandoo EF-4

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Velas de Ignição (Experiência de uso - Iridium no Vectra

por Rafael Gouveia » 15 Ago 2013, 18:35

Essa tabela não tem o Vectra 140cv... alguem sabe?
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

Avatar do usuário
Celio Jr...
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 242
Registrado em: 05 Abr 2013, 17:08
Nome Completo: Celio Lopes de J. Junior
Cidade: BRASÍLIA
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Velas de Ignição (Experiência de uso - Iridium no Vectra

por Celio Jr... » 20 Ago 2013, 13:59

^

Pros Vectras NE (140cv) são as BPR7EIX. Atualmente estou usando e recomendo... :88:
Imagem

...::Hooning responsibly::...

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Velas de Ignição (Experiência de uso - Iridium no Vectra

por Alcir Andreoni » 20 Ago 2013, 14:26

Celio Jr... escreveu:^

Pros Vectras NE (140cv) são as BPR7EIX. Atualmente estou usando e recomendo... :88:

:88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

luizarmando2602
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 05 Jul 2015, 17:42
Nome Completo: Luiz Armando dos Anjos
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Velas de iridium pra vectra 24 16v

por luizarmando2602 » 25 Out 2015, 14:49

Boa tarde, vcs saberiam me dizer qual modelo das velas de iridium seria adequada para o motor 2.4 16v 2006, vlw!!!

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Velas de iridium pra vectra 24 16v

por Edcezar » 25 Out 2015, 18:28

luizarmando2602 escreveu:Boa tarde, vcs saberiam me dizer qual modelo das velas de iridium seria adequada para o motor 2.4 16v 2006, vlw!!!

Pela pesquisa, parece que sao as Bkr7eix,

mas para confirmar, visite este site

mrcentelha.com.br

Abs.

S5
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Leonardo Vale
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 467
Registrado em: 25 Jun 2014, 18:11
Nome Completo: Leonardo Vale dos Santos Ferreira
Cidade: Candeias
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Velas de Ignição (Experiência de uso - Iridium no Vectra

por Leonardo Vale » 25 Out 2015, 18:49

Uma dúvida galera vela de iridium pega no Vectra Cd 2000 16v 2. 2 atende para esse tipo de veículo? e para todos tipos de Vectras? e se pega qual o modelo específico para o meu carro?
Técnico em Manutenção Automotiva

Avatar do usuário
Leonardo Vale
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 467
Registrado em: 25 Jun 2014, 18:11
Nome Completo: Leonardo Vale dos Santos Ferreira
Cidade: Candeias
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Velas de Ignição (Experiência de uso - Iridium no Vectra

por Leonardo Vale » 28 Out 2015, 23:06

:9:?
Técnico em Manutenção Automotiva

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Velas de Ignição (Experiência de uso - Iridium no Vectra

por Almeidão » 28 Out 2015, 23:42

é a mesma informada acima, a diferença entre 8 e 16v está somente na porca e corpo de louça, a rosca são todas iguais.
Imagem

raulbenedicto
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 21 Jun 2015, 08:35
Nome Completo: Raul Cesar Benedicto
Cidade: guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Velas de Ignição Iridium - Opiniões

por raulbenedicto » 26 Nov 2015, 07:52

Bela aula!..vlw.. Vcs sabem media de vlr?.. e recomendam alguma loja/site?... abs


Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Velas de Ignição Iridium - Opiniões

por Thiago Menezes » 26 Nov 2015, 09:00

raulbenedicto escreveu:Bela aula!..vlw.. Vcs sabem media de vlr?.. e recomendam alguma loja/site?... abs


Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk


O preço sempre vai variar do local, você pode está procurando no ML. :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Velas de Ignição Iridium - Opiniões

por corsa turbo » 27 Nov 2015, 16:24

Boa tarde.
Só colocando minha opnião.. como ja disseram acima, nenhuma vela fará milagres, ainda mais só a vela no sistema de ignição sem a parceria de cabos, bobina de alto desempenho/qualidade.
mas o que quero falar é o seguinte, instalei minhas velas iridium porque meu carro falhava após certa pressão do turbo, ao instala-las o problema foi resolvido de imediato, carro liso e redondo e de quebra pude observar que antes meu CB marcava 1,1 1,0 l/h em marcha lenta e após troca das velas oscila entre 1,0 e 0,9l/h mostrando nitidamente que a central pode atuar de forma diferente (menor tempo de injeção) para a mesma situação de marcha lenta/rotação..
Eu recomento, fora a vida util bem maior!
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

diegotwim
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Abr 2014, 14:02
Nome Completo: Diego
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Velas de Ignição Iridium - Opiniões

por diegotwim » 27 Nov 2015, 19:46

Só tomem cuidado com essas iridium muuuuito baratas, que geralmente são falsificadas, ai joga um dinheiro fora e a vela vai dar pau rapidinho.

Acho que velas Iridium não são o melhor upgrade para se fazer em uma ignição de carro original, maaas.
-Vectra GT 2.0 Manual: Rodas 19" e som.
-Parati GLS 1.8 1994: restauração exterior: OK|preparação: 80%

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Velas de Ignição Iridium - Opiniões

por leoborgesl » 22 Abr 2016, 21:43

Para o VB 2.2 8v qual o modelo da iridium e qual o melhor gap usar?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Velas de Ignição Iridium - Opiniões

por leoborgesl » 22 Abr 2016, 21:43

Para o VB 2.2 8v qual o modelo da iridium e qual o melhor gap usar?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
BrunoVCD
Organizador
Organizador
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Jul 2015, 17:26
Nome Completo: Bruno Anticaglia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Velas de Ignição Iridium - Opiniões

por BrunoVCD » 22 Abr 2016, 22:10

Boa noite!!
No meu carro uso a Vela do Cruze, nunca tive problemas e ela é iridium tbm!
Meu carro é um 2.2 16V, motor Taxado, Cabecote Rebaixado e vai muito bem!!! E outra coisa, a vela nao é barata e mais no Cruze ela é trocada com 100 000km!!
Espero ter ajudado
_____________________________________________________________________________________________

Bruno Anticaglia
Org. Regional São Paulo

Vectra CD Prata 1999/1999 2.2 16V Aut.
:106:

marinholenis
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Jul 2016, 12:17
Nome Completo: Mario Lenis
Cidade: Dourados
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Velas de Ignição Iridium - Opiniões

por marinholenis » 01 Jul 2016, 12:35

Boa Tarde pessoal. Sou proprietário de um Vectra 2003 2.0 8v GASOLINA. Estou quase pra comprar um jogo de velas iridium, mas estou com duvidas sobre o grau a ser utilizado nele se seria o grau 5 ou 6. Alguém sabe me ajudar? Agradeço. abs!

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Velas de Ignição Iridium - Opiniões

por leoborgesl » 02 Jul 2016, 21:23

marinholenis escreveu:Boa Tarde pessoal. Sou proprietário de um Vectra 2003 2.0 8v GASOLINA. Estou quase pra comprar um jogo de velas iridium, mas estou com duvidas sobre o grau a ser utilizado nele se seria o grau 5 ou 6. Alguém sabe me ajudar? Agradeço. abs!


Pelo catalogo da NGK é o grau 5, acabei comprando desse modelo.
Na verdade é bem confusa as informações, no catalogo da Bosch e no manual dá a entender que é grau 7.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

26 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 118 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.