O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétrica[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

16 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Lucasstefano
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Out 2014, 10:31
Nome Completo: Lucas Stefano
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando

por Lucasstefano » 20 Mar 2018, 09:46

Eae galera, tudo bem?

Acontece o seguinte, há meses (quase 1 ano), escuto um barulho no motor do meu carro, como se fosse um grilo, que é maior quando o carro está frio e diminui quando ele esta. Nesse meio tempo, levei no mecânico, mas por outras causas. Como o mecânico não disse nada sobre isso, achei que era algo "natural".

Bom, o barulho parece que cada dia está maior, e resolvi caçar de onde vem e encontrei. Fica na polia logo abaixo da mangueira de arrefecimento perto da vávula termostática. Fiz um vídeo para ficar mais fácil.

https://youtu.be/CJp94i5k3zU

Como podem ver, ela dá uma bambadas para a lateral. Como a correia fica bem fixa e a polia tem dois riscos de proteção na lateral (como se a correia encaixasse), não vejo problemas graves.

Gostaria de saber: ela empenou ou algo do tipo? Eu não achei essa polia para comprar em lugar nenhum, só algumas parecidas, mas sem a proteção na lateral, o que faz a correia ficar só encostada (isso dá medo).
Alguém pode me dizer o nome da peça?

Obrigado!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando

por Almeidão » 20 Mar 2018, 16:33

Eu estou vendo a polia da bomba da direção hidráulica. Você não estaria confundindo com a polia do esticador do alternador? Esta ai se tiver empenada, melhor trocar a bomba que fica mais barato.

Possa ser que eu esteja errado e seja realmente a do esticador da correia de assessório.

Então a resposta seria esta:

Se o problema é este eu não sei, mas esta é a pior polia para usar no seu carro, ela costuma vir junto com o esticador da marca Litens, aliás recentemente eu troquei o esticador do meu carro por um desta marca e a primeira coisa que fiz foi jogar esta polia de lado, acho que joguei fora e coloquei da outra a qual sempre usei.
Eu não sei se esta folgado ali, tudo indica que sim e eu trocaria logo se for realmente o esticador, porque se quebrar o rolamento, costuma fazer um estrago grande, é uma polia barata e não vale apenas correr risco por tão pouco.
Imagem

Avatar do usuário
Lucasstefano
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Out 2014, 10:31
Nome Completo: Lucas Stefano
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando

por Lucasstefano » 21 Mar 2018, 09:58

Almeidão, valeu pela resposta!
Eu verifiquei aqui e tudo indica que é a Polia da bomba hidráulica mesmo. Mas meu, que grana pra trocar ein, o serviço geral não deve sair por menos de 600 pila kk
Ontem eu mexi nela e forcei pras laterais, ela não se moveu... Acho que vou mante-la por mais um tempo e juntar uma grana.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando

por Almeidão » 21 Mar 2018, 12:02

E nem consegue mover la mesmo, a polia pode está bambeando, mas o eixo é fixo e como ali usa bucha e o próprio óleo da direção faz a lubrificação, dificilmente este eixo dá problema. Trocar a polia não é viável porque mesmo o eixo nçao comento, fica a trilha onde o retentor retem o óleo e isto com certeza já deixou ela mais frágil, neste caso melhor trocar a bomba inteira. Eu achei ela nova por 470,00 com copo e tudo, este seria o meu preço porque eu mesmo faço kakkakak, mas acho que um deve cobrar uns 200 contos mão de obra, é o que eu cobraria pra trocar e o óleo por conta do cliente. Trocar a polia eu não faria, pode ser que não resolva da forma que você que e sem contar que ela é cara demais. O desmanche é uma solução boa, internamente elas dificilmente estragam.
Imagem

Loran
GL Member
GL Member
Mensagens: 119
Registrado em: 28 Mar 2014, 19:27
Nome Completo: loran almeida
Cidade: cachoeira do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando

por Loran » 21 Mar 2018, 18:15

Lucasstefano escreveu:Fuente del Mensaje Gostaria de saber: ela empenou ou algo do tipo? Eu não achei essa polia para comprar em lugar nenhum, só algumas parecidas, mas sem a proteção na lateral, o que faz a correia ficar só encostada (isso dá medo).
Alguém pode me dizer o nome da peça?

E ai amigo, tranquilo? Vou te dizer uma coisa, quando peguei meu vectra pensei que essa polia estava torta tbm, mas olhei em outros dois modelos iguais um que peguei com 10.000 km originais e tbm faz esse movimento, acredito que seja normal, alguma caracteristica do projeto, mas se vc quiser troca- la vai ter que tirar fora a bomba de direção, e retirar essa polia, pois ela é prensada no eixo da bomba, se vc tiver um pouco de conhecimento vc faz esse serviço, e leva num amigo ou mecanico que tenha prensa e pede pra ele trocar, ai fica bem mais em conta, aqui no clube tem tutorial de desmontagem da bomba (viewtopic.php?f=49&t=16716), acredito que so mercado livre vc acha essa polia.
Vectra Elite 2010/2011 Branco mahler Top Full + Banco caramelo
Vectra Elegance 2005/2006 Prata polaris 4 Air Bags + Piloto Automático

Ex-Vectra Elegance 2010/2011 Prata polaris
GARAGEM: viewtopic.php?f=70&t=16075

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando

por Almeidão » 22 Mar 2018, 13:16

Muito legal este how 2, muito fácil também mexer nesta peça e os mecânicos morrem de medo. Realmente esta peça em uns carros são menos bambas que outros, não sei se é normal ficar bamba igual no filme, mas não é algo desesperador se ela tiver funcionando bem.
Acabou que o ruido não é nela, mas pode ser no alternador ou na polida do esticador que fica do lado da bomba.
Imagem

Loran
GL Member
GL Member
Mensagens: 119
Registrado em: 28 Mar 2014, 19:27
Nome Completo: loran almeida
Cidade: cachoeira do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando

por Loran » 22 Mar 2018, 15:02

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Muito legal este how 2, muito fácil também mexer nesta peça e os mecânicos morrem de medo. Realmente esta peça em uns carros são menos bambas que outros, não sei se é normal ficar bamba igual no filme, mas não é algo desesperador se ela tiver funcionando bem.
Acabou que o ruido não é nela, mas pode ser no alternador ou na polida do esticador que fica do lado da bomba.


Pois é almeidão achei estranho tbm quando vi no meu carro que ela tava desse jeito ai tive que conferir em outros e fica igual, sobre o barulho vc tem razão, até esqueci de falar que não deve ser da polia da direção. Outa possibilidade e a própia correia de acessorios, Uma coisa que fui descobri esses dias é que o vectra C usa a correia 6PK1891, e muitos vendedores, na verdade todos, vendem a 6PK1900 que é maior, serve tbm, mas corre esse risco de ficar com barulho ou patinando na primeira partida.
Vectra Elite 2010/2011 Branco mahler Top Full + Banco caramelo
Vectra Elegance 2005/2006 Prata polaris 4 Air Bags + Piloto Automático

Ex-Vectra Elegance 2010/2011 Prata polaris
GARAGEM: viewtopic.php?f=70&t=16075

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando

por Almeidão » 23 Mar 2018, 09:15

depende muito do tipo de esticador, e como vários deles encaixa no Vectra então uns usam 1900 e se for usar a 6pk1891 as vezes dá sufoco pra colocar. Eu como penso um pouco na frente, uso um regulador no alternador e posso usar vários tipos de correia. Achei em um desmanche e parece que foi fabricado para o Vectra, deu perfeito, acho ser do Opala ou algo parecido.

Sobre alguns ruídos no carro, pode ser a correia dentada, esta da marca contitech se eu colocar no meu carro, com menos de 30 dias começa o fip, fip. Por isto uso Gates já que original no momento é Contitech. Para testar se o ruido é nela, é bem fácil, solta os dois parafusos da parte de cima da proteção da correia, afaste ela um pouquinho com uma ferramenta qualquer, somente um pouquinho, ligue o carro e com uma mangueira jogue água ali dentro, se o ruido parar, o problema pode ser a dentada, ai você troca por uma Gates que não mais terás este ruido chato perturbando. Lembrando que Gates tem que ser HNBR o XS, se não tiver uma destas descrições, não use.
Imagem

toledo7omega
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Dez 2015, 15:10
Nome Completo: Anderson Gonçalves
Cidade: Sao Ginçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando

por toledo7omega » 28 Mar 2018, 17:09

Boa tarde!

Amigo passei por algo parecido esse mês!!

Quem estava forçando a polia da bomba hidráulica é o rolamento tensionador da correia poly-v...o rolamento tem uma mola interna e começa a sair de dentro da carcaça do mesmo e fica roçando na polia da bomba hidráulica...resolvi trocando o mesmo.

Espero que o problema seja o mesmo...pq resolvi em menos de 20 minutos...fica num lugar bem fácil de mexer.

Att.,

Anderson Toledo

Avatar do usuário
Lucasstefano
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Out 2014, 10:31
Nome Completo: Lucas Stefano
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando

por Lucasstefano » 03 Abr 2018, 16:48

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje depende muito do tipo de esticador, e como vários deles encaixa no Vectra então uns usam 1900 e se for usar a 6pk1891 as vezes dá sufoco pra colocar. Eu como penso um pouco na frente, uso um regulador no alternador e posso usar vários tipos de correia. Achei em um desmanche e parece que foi fabricado para o Vectra, deu perfeito, acho ser do Opala ou algo parecido.

Sobre alguns ruídos no carro, pode ser a correia dentada, esta da marca contitech se eu colocar no meu carro, com menos de 30 dias começa o fip, fip. Por isto uso Gates já que original no momento é Contitech. Para testar se o ruido é nela, é bem fácil, solta os dois parafusos da parte de cima da proteção da correia, afaste ela um pouquinho com uma ferramenta qualquer, somente um pouquinho, ligue o carro e com uma mangueira jogue água ali dentro, se o ruido parar, o problema pode ser a dentada, ai você troca por uma Gates que não mais terás este ruido chato perturbando. Lembrando que Gates tem que ser HNBR o XS, se não tiver uma destas descrições, não use.

Pois é, troquei a correia não faz nem 20k e desde então o barulho só vêm aumentando. O jeito é trocar mesmo. O preço compensa a irritação kkk

toledo7omega escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde!

Amigo passei por algo parecido esse mês!!

Quem estava forçando a polia da bomba hidráulica é o rolamento tensionador da correia poly-v...o rolamento tem uma mola interna e começa a sair de dentro da carcaça do mesmo e fica roçando na polia da bomba hidráulica...resolvi trocando o mesmo.

Espero que o problema seja o mesmo...pq resolvi em menos de 20 minutos...fica num lugar bem fácil de mexer.

Att.,

Anderson Toledo


Interessante, vou ver os how da vida. Quem sabe consigo abrir e corrigir..

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando

por Ju_Bueno » 28 Jun 2018, 14:23

Uma pergunta pessoal: no Astra 2005 vai essa mesma correia do Vectra - 6PK1981?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Loran
GL Member
GL Member
Mensagens: 119
Registrado em: 28 Mar 2014, 19:27
Nome Completo: loran almeida
Cidade: cachoeira do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando

por Loran » 28 Jun 2018, 17:31

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Uma pergunta pessoal: no Astra 2005 vai essa mesma correia do Vectra - 6PK1981?

É essa mesmo, mesmo motor do vectra.
Vectra Elite 2010/2011 Branco mahler Top Full + Banco caramelo
Vectra Elegance 2005/2006 Prata polaris 4 Air Bags + Piloto Automático

Ex-Vectra Elegance 2010/2011 Prata polaris
GARAGEM: viewtopic.php?f=70&t=16075

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando

por Almeidão » 03 Jul 2018, 10:01

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Uma pergunta pessoal: no Astra 2005 vai essa mesma correia do Vectra - 6PK1981?


Você quis dizer 1891. Bem, devemos levar em conta que 1891 para 1900 são 9 cm, é muito para uma correia e que alguns carros que possa ter trocado o esticador e por isto dá esta diferença, ainda não entra esta correia,

Explico melhor: A correta do Vectra é a 1900, porem ao trocar esticador e usando de outro carro esta medida muda, Meu caso, ao colocar o esticador do Astra que é idêntico no visual, no local a correia ficou frouxa e o que daria certo nele era simplesmente uma de 1898 que são 2 cm menos. Bem, eu resolvi este problema usando um antigo esticador manual do opala no alternador e hoje posso usar tanto a 1900 como a 1895. Não podem esquecer que se entrar arrochada, o esticador que deve está no meio, ficará enforcado e o prejuízo poderá ser grande.

Sobre os esticadores que todos são para Astra, Vectra e outros mais, infelizmente uns tem diferença e os vendedores não sabem disto.
Imagem

Loran
GL Member
GL Member
Mensagens: 119
Registrado em: 28 Mar 2014, 19:27
Nome Completo: loran almeida
Cidade: cachoeira do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando

por Loran » 03 Jul 2018, 17:45

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Você quis dizer 1891. Bem, devemos levar em conta que 1891 para 1900 são 9 cm, é muito para uma correia e que alguns carros que possa ter trocado o esticador e por isto dá esta diferença, ainda não entra esta correia

Nos vectras 2006 em diante posso te garantir que 1891 é a medida original que saiu de fábrica, só precisa forçar pouca coisa a mais o esticador que ela entra. A 1900 também serve, mas no meu caso que um é 2006 e outro 2011, quando coloquei a 1900 ficou chiando na primeira partida do dia, ai quando coloquei a 1891 parou o barulho. Mas como vc falou sobre os esticadores que tem vários modelos (essa eu não sabia, por isso que o fórum é bom todo dia a gente aprende coisa nova com o pessoal aqui) já não posso afirmar que a 1891 entra com vários modelos. Essa correia 1891 até agora só achei da continental para vender, ela parece que é mais reforçada, o material das costas dela é aspero parecendo aquelas lonas antigas e ela é também um pouco mais caro.
Vectra Elite 2010/2011 Branco mahler Top Full + Banco caramelo
Vectra Elegance 2005/2006 Prata polaris 4 Air Bags + Piloto Automático

Ex-Vectra Elegance 2010/2011 Prata polaris
GARAGEM: viewtopic.php?f=70&t=16075

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando

por Almeidão » 04 Jul 2018, 07:50

Sim, existem uns modelos que nas fotos ou mãos são idênticos e servem nos Vectras, Astra e outros, mas com alguns milímetros a mais ou a menos e estes milímetros mudam drasticamente o tamanho da correia. O meu carro um 97 tinha correia 1900, troquei o Esticador e a correia ficou frouxa, tirei o velho e medi e observei esta diferença e o que eu comprei era original e comprei na GM da minha cidade. Foi ai que tive a ideia de colocar um esticador manual de opala no alternador, hoje tenho espaço para usar várias correias.
Sobre esta marca que você comenta, pra mim é a pior de todas, ter corpo não quer dizer qualidade e é bom lembrar que a GM como muitas outras montadoras usam ela como original, mas com certeza usam pelo preço que aliás infestou aqui na minha cidade e só se acham dela. Uma dentada aqui custa 30,00 e não tem um lugar que não tenha ela, isto porque fizeram um preço e o outros concorrentes não alcança, vamos esperar que outros parem de comorar como eu parei par eles mudarem. Quando eu disse que só se acha dela aqui, é pura verdade, eu tive que encomendar uma Gates em São Paulo e como não achava Gates aqui, resolvi brincar e comprar uma correia que não fosse esta marca citada, mas não achei, isto me dá medo principalmente que eles compraram a Goodyears, logo tomarão conta do mercado.

Já informei mais acima, correia para mim são Gates, e sendo sincronizada (dentada), tem que ter escrito nela HNBR ou XS.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA C] - Rolamento da correia bambando

por Ju_Bueno » 24 Ago 2018, 08:04

Amigos Loran e Almeidão, como o meu problema na verdade não era com o rolamento, movi nossas mensagens mais recentes para o seguinte tópico: viewtopic.php?f=45&t=2472&p=190885#p190885
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

16 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: santosjoaoluis e 150 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.