Manutenção, Mecânica & ElétricaVECTRA B - SCANNER ACUSA INJEÇÃO COM AVANÇO FORA DO COMUM.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

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hugo william de carvalho
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VECTRA B - SCANNER ACUSA INJEÇÃO COM AVANÇO FORA DO COMUM.

por hugo william de carvalho » 22 Abr 2019, 19:27

OLÁ AMIGOS, ANTES DE MAIS NADA PEÇO DESCULPAS SE HOUVER ALGUM TÓPICO RELACIONADO JÁ CRIADO, DEI UMA BREVE PESQUISADA E NÃO ENCONTREI NADA RELACIONADO AO QUE VOU EXPLICAR ABAIXO.

SEGUINTE AMIGOS, TENHO UM VECTRA GLS 2.2 16v 99/00 AT - Estou com o carro pouco mais de um ano, e sempre mantenho as manutenções em dia. Fato é que recentemente o carro começou a apresentar falhas ( cabeçadas/ trepidações ) funciona meio quadrado ao dar partida, e logo depois de alguns segundos ele estabilizada normalmente. ( Ele pega fácil, a marcha lenta está ok ) O problema é essa bendita oscilação anormal no funcionamento ao dar partida no carro. As vezes o problema aparece mesmo depois do carro já funcionando, vc só sente ele irregular na marcha lenta ( no neutro, as vezes não é sempre )

Detalhe importante salientar é que, o carro NÃO está ruim, NÃO falhar em médias e altas rotações, não está fraco, absolutamente NADA! Ele somente está com esse funcionamento irregular na marcha lenta, e o mecânico não conseguiu entender e identificar o por que deste problema.
Porém é notório o problema, pois o carro vibra inteiro, como se estivesse falhando mesmo, e depois de um tempo estabiliza, e as vezes só suaviza a falha, mais ele ainda continua irregular, porém menos perceptível. E horas ele estabiliza e fica normal.... vai entender né ?

Oque foi feito:
-Limpeza de bico e os reparos ( 2 bicos estavam ruins ) e foram resolvidos
-Efetuada Troca das velas
-Foi conferido toda linha de combustível ( pressão etc. ) tudo ok
-Atuadores tudo ok
-Manômetro de pressão ok
- Sonda ok
- Sensor de temperatura da água ok
( não sei se me esqueci de algo, Porém o mec me disse que estava tudo ok )
Após todos os testes e substituições
O Scanner leu todos os parâmetros dentro da normalidade ( todos sensores e atuadores funcionando no Scanner ok )

Exceto pelos benditos bicos injetores que acusa excesso ( que estão injetando acima do normal, mesmo depois do reparo continuam injetando acima do normal, segundo o Scanner, o funcionamento do motor por decorrência disso, ainda não ficou correto. )

O parâmetro do Scanner acusa que o funcionamento normal dos bicos injetores em marcha lenta é para ser de 4.0 - e os bicos estão trabalhando em 4.8 á 5.1 em média ( fica oscilando nessa média. )

O mec ficou sem saber oque poderia ser, vou levar em outros mec, porém acho difícil saber, pois por telefone já conversei com um outro mecânico, e o mesmo disse que tb não saberia dizer oque seria.

Esse problema da trepidação do motor, ( funcionamento irregular/ quadrado ) certamente deve estar vindo desse excesso de combustível que os bicos estão mandando. Como resolver isso amigos ?

Algum norte meus caros colegas ?

( detalhe, sou leigo na parte da mecânica, entendo quase quase quase nada. )

danrmp
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por danrmp » 22 Abr 2019, 20:10

Olá.
- Quais os valores de BLM O2 em marcha lenta?

- Após aquecido, a tensão da sonda varia entre rico e pobre?

- Com aceleração total, a leitura da sonda é de mistura rica?
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Brates
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por Brates » 22 Abr 2019, 21:53

Tentaria três alternativas. Na primeira, verificaria os cabos de velas. Falha na centelhas, induzem a injeção de mais combustível para o motor não "morrer". A segunda, uma possível entrada de ar falsa, por rompimentos ou rachaduras imperceptíveis em alguma das mangueiras. Excesso de ar terá que ser compensada por adição de mais combustível para a queima completa. E por fim, na terceira opção seria verificaria se o funcionamento do regulador de pressão, ali na ponta da flauta, está de acordo.

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hugo william de carvalho
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por hugo william de carvalho » 22 Abr 2019, 23:31

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Olá.
- Quais os valores de BLM O2 em marcha lenta?

- Após aquecido, a tensão da sonda varia entre rico e pobre?

- Com aceleração total, a leitura da sonda é de mistura rica?


Caro amigo, não saberia te informar essas leituras, pois como eu disse, sou leigo nisso, e como nem o mecânico soube ( ou nem se atentou, ou nem sabia disso), quem dera eu né rsrsrs ) mais eu vou anotar esses parâmetros que vc mencionou, para uma nova averiguação amanhã mesmo, e te dou um retorno.

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hugo william de carvalho
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por hugo william de carvalho » 22 Abr 2019, 23:36

Brates escreveu:Fuente del Mensaje Tentaria três alternativas. Na primeira, verificaria os cabos de velas. Falha na centelhas, induzem a injeção de mais combustível para o motor não "morrer". A segunda, uma possível entrada de ar falsa, por rompimentos ou rachaduras imperceptíveis em alguma das mangueiras. Excesso de ar terá que ser compensada por adição de mais combustível para a queima completa. E por fim, na terceira opção seria verificaria se o funcionamento do regulador de pressão, ali na ponta da flauta, está de acordo.


1° os cabos de velas estão ok, segundo ele testou a tensão.
2° Essa segunda opção acredito que ele não chegou a testar, mais especificamente de que mangueiras vc estaria falando ?
3° o regulador deu 2.5 bar e 3 bar quando ele desligou a mangueira, eu não lembro onde eu vi, mais pelo que me lembro esta nos padrões corretos, e gerando vaco. certo ? ou errado ? não sei lhe informar com precisão sobre isso.

É complicado lidarmos com Mec não tão bem especializados na área, foi como o amigo acima disse, o meu Mec nem se atentou em alguns dos parâmetros o colega acima disse. Quem dera eu iria saber...
Então amanha vou correr e tentar achar algum outro mec que entenda melhor, para quem sabe sanar meu problema, dai postarei aqui.
vlw.

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VECTRA B - SCANNER ACUSA INJEÇÃO COM AVANÇO FORA DO COMUM.

por Almeidão » 23 Abr 2019, 10:46

É algo que da dor de cabeça mesmo, mas se há um problema e você quer acertar já é um bom indício que gostas do carro bom e melhor acertar para não piorar outro lado. As leituras as vezes me espanta porque ela tem que ser interpretativa, ou seja ela não indica qual a peça ruim ou não.

A TBI precisa está limpa, borboleta limpa incluo o topo dela e onde ela se aloja, para isto só desmontando para limpar. Produtos que fazem magica só no Youtube funciona.

1 - confere se a mangueira que vai do regulador até a TBI esteja realmente perfeita sem entrada de ar, ali a melhor é de borracha e não pode está ressecada.
2 - compre uma seringa de 20 ML, comprime ela e coloque na mangueira que vá até o regulador e puxe ela até no meio o mais e solte.
3 - resultado, se ela voltar imediatamente para a posição de inicio está normal, mas puxe umas 5 vezes para ter certeza. Caso não voltar nada, está ele com problemas, se vir gasolina ele também está com problemas e pode trocar lo.

Sobre a sonda, ela é uma peça que passando dos 60 mil já não faz o que deveria fazer e possa ser que no testes esteja boa e logo há variações. Dica se comprar uma outra, que seja Bosch.
Válvula purgadora do canister, ela deve entrar embaixo da TBI, solte ela e faça o teste, bem este tem que ser com a boca no sentido da seta, sugar e ver se tem passagem, se tiver é um indicio que possa ser ela parte do problema.
Outra coisa que eu trocaria mesmo sem acusar nada, seria o sensor de rotação que com tempo resseca e começa falhar. Outra peça que tem que ser Bosch.
O sensor de temperatura para central, eu trocaria também, possa ser que ele esteja falhando. Esta peça pode ser o MTE, 4051, é bem barato.

Sobre os bicos, eu tenho duvidas se você fez certo em trocar los, eu dificilmente vi até hoje um bico estragar sem ter queimado.
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hugo william de carvalho
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por hugo william de carvalho » 04 Mai 2019, 16:51

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É algo que da dor de cabeça mesmo, mas se há um problema e você quer acertar já é um bom indício que gostas do carro bom e melhor acertar para não piorar outro lado. As leituras as vezes me espanta porque ela tem que ser interpretativa, ou seja ela não indica qual a peça ruim ou não.

A TBI precisa está limpa, borboleta limpa incluo o topo dela e onde ela se aloja, para isto só desmontando para limpar. Produtos que fazem magica só no Youtube funciona.

1 - confere se a mangueira que vai do regulador até a TBI esteja realmente perfeita sem entrada de ar, ali a melhor é de borracha e não pode está ressecada.
2 - compre uma seringa de 20 ML, comprime ela e coloque na mangueira que vá até o regulador e puxe ela até no meio o mais e solte.
3 - resultado, se ela voltar imediatamente para a posição de inicio está normal, mas puxe umas 5 vezes para ter certeza. Caso não voltar nada, está ele com problemas, se vir gasolina ele também está com problemas e pode trocar lo.

Sobre a sonda, ela é uma peça que passando dos 60 mil já não faz o que deveria fazer e possa ser que no testes esteja boa e logo há variações. Dica se comprar uma outra, que seja Bosch.
Válvula purgadora do canister, ela deve entrar embaixo da TBI, solte ela e faça o teste, bem este tem que ser com a boca no sentido da seta, sugar e ver se tem passagem, se tiver é um indicio que possa ser ela parte do problema.
Outra coisa que eu trocaria mesmo sem acusar nada, seria o sensor de rotação que com tempo resseca e começa falhar. Outra peça que tem que ser Bosch.
O sensor de temperatura para central, eu trocaria também, possa ser que ele esteja falhando. Esta peça pode ser o MTE, 4051, é bem barato.

Sobre os bicos, eu tenho duvidas se você fez certo em trocar los, eu dificilmente vi até hoje um bico estragar sem ter queimado.


Atualização do Caso;

Grande Almeida tudo bem ? é infelizmente as oficinas não são " técnicas " a esse ponto para fazer todas essas verificações em questão, ponto a ponto para realmente descartarmos todas as eventuais possibilidade..
De fato algumas dessas peças não sei dizer se já foram trocadas, ou não.. porem, Já descobrimos da onde vinha a falha....

E detalhe os bicos não foram trocados, só os reparos deles foram trocados, pois nos testes de estanqueidade se não me engano 2 estavam irregulares.

O TAL DO PROBLEMA ! -- >>
Infelizmente " provavelmente por tempo de uso " a Junta do cabeçote ela se desgastou ( não queimou, pois o carro nunca, literalmente nunca aqueceu comigo nesse 1 ano que estou com ele. Poderia talvez ter aquecido anteriormente com o antigo dono, mais nunca comigo, e provavelmente isso já deve ter comprometido a junto no passado. )

Fato é que, começou a entrar água no cabeçote, e queimar junto com o cilindro 1, somente no cilindro 1 mesmo. o vazamento era muito, mais muito pequeno mesmo, tanto que a retifica que fez o cabeçote, me disse que era um dos raros cabeçotes que chegou para uma retifica com uma qualidade quase que impecável, pois estava aparência dele muito boa, não necessitou de " solda pra corrigir plaina " foram feitas as retificas das sedes e válvulas somente por precação, pois somente 2 válvulas estavam ligeiramente queimadas. ( palavras do técnico da retifica ) não se fez necessário a troca das válvulas pois elas deram retifica ( mesmo sendo somente 2 válvulas afetadas, o procedimento correto é fazer a retifica de todas. ) Em muitos casos alguns optam somente pela plaina do cabeçote, ainda mais se tratando do meu cabeçote que estava em perfeito estado, somente a plaina " resolveria " o problema, mais pra um serviço 100% ele recomendou a retifica por completo.

Agora só estou esperando montar, nessa semana já devo pegar o carro, e dai então, dou um feedback de como ele vai estar... espero que sem nenhum problema.
Vou pedir para passar o scaner novamente para ver o tempo da injeção se normalizou ( provavelmente a injeção estava mandando mais combustível pelo motivo de estar dando entrada de água no cilindro )

Agora é esperar para ver... E claro todas esses itens que vc mencionou tb vou me ater neles, para uma averiguação futura, pois a grana tá curta depois de ter pago por esse serviço rsrsrsrs

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VECTRA B - SCANNER ACUSA INJEÇÃO COM AVANÇO FORA DO COMUM.

por chirola » 04 Mai 2019, 19:57

aconteceu o mesmo no meu carro e poso falar que tanto meu carro como o seu ferveu em algum momento acredito que ambos casos foi en maos dos donos anteriores ,
no meu carro so pasaba uma misseria de oleo no pistao 4 me daba uma fumadinha so em aceleraçoes com giro mais alto, fiz o mesmo foi o16v para a retifica e foi feito tudo retentores uma prova hidraulica guias um prenchimento no local afetado para poder plainar sem perder medida do cabeçoto pague a mais poiso mais continua com a altura original o engraçado e que esta rodando a dois anos asim e so agora comenso a incomodar fica a prova que se o carro estever em dia e mais do que dificil ficar na mao

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hugo william de carvalho
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por hugo william de carvalho » 05 Mai 2019, 10:39

chirola escreveu:Fuente del Mensaje aconteceu o mesmo no meu carro e poso falar que tanto meu carro como o seu ferveu em algum momento acredito que ambos casos foi en maos dos donos anteriores ,
no meu carro so pasaba uma misseria de oleo no pistao 4 me daba uma fumadinha so em aceleraçoes com giro mais alto, fiz o mesmo foi o16v para a retifica e foi feito tudo retentores uma prova hidraulica guias um prenchimento no local afetado para poder plainar sem perder medida do cabeçoto pague a mais poiso mais continua com a altura original o engraçado e que esta rodando a dois anos asim e so agora comenso a incomodar fica a prova que se o carro estever em dia e mais do que dificil ficar na mao

Pois é, exatamente, o carro é muito difícil apresentar problemas. mesmo com problema, ele aparenta não tem né ? rsrs

O meu deu uma taxadinha de leve no cabeçote né.. mais por um lado o carro fica pouquinho mais forte agora, vai ser até bom hehehehe
ainda mais se tratando de um Automatico, que é meio lento nas saidas então acho que vai ficar top.
abraço !

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