O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaSistema de Freio
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

14 mensagens   •   Página 1 de 1
Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Sistema de Freio

por Pedro Josino » 03 Set 2013, 15:14

Pessoal,

Encaminhei meu carro para a oficina da Porto Seguro da minha cidade e solicitei que fosse realizada uma inspeção geral no carro, analisando os componentes que fossem necessários substituir. Dentre os problemas, me apontaram o desgaste irregular do disco de freio, que estava com ondulações e rebarbas, podendo diminuir a capacidade de frenagem e barulho ao freiar, de fato eu havia notado isso mas não havia feito essa reclamação na oficina.

As pastilhas de freio atuais são Fras-le PD/72 e o disco de freio é original ainda. Ambos possuem muito material mas devido a esse desgaste do disco, me recomendaram substituir os dois.

O mecânico disse que trabalha apenas com produtos homologados pela Porto Seguro, então o disco de freio é da Fremax e as pastilhas da Fras-le. Andei pesquisando e o disco deve ser o modelo Fremax BD9127 e a pastilha é a PD/72 mas existe a opção da PD/72 Cmaxx que é a da linha Ceramaxx (feita em cerâmica).

O valor pedido é R$ 160,00 na comum e R$ 270,00 na de cerâmica. Eu sei que é um componente que irá durar no mínimo mais três ou quatro anos comigo e a de cerâmica possui algumas vantagens em relação a comum, como soltar menos pó de freio, redução no ruído ao freiar, aumenta alguns % a melhoria da frenagem e diz ter uma durabilidade maior.

Alguém já usou esses produtos, sabem se é bom? Será que vale o investimento?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Sistema de Freio

por Alcir Andreoni » 03 Set 2013, 15:25

Pedro Josino escreveu:Pessoal,

Encaminhei meu carro para a oficina da Porto Seguro da minha cidade e solicitei que fosse realizada uma inspeção geral no carro, analisando os componentes que fossem necessários substituir. Dentre os problemas, me apontaram o desgaste irregular do disco de freio, que estava com ondulações e rebarbas, podendo diminuir a capacidade de frenagem e barulho ao freiar, de fato eu havia notado isso mas não havia feito essa reclamação na oficina.

As pastilhas de freio atuais são Fras-le PD/72 e o disco de freio é original ainda. Ambos possuem muito material mas devido a esse desgaste do disco, me recomendaram substituir os dois.

O mecânico disse que trabalha apenas com produtos homologados pela Porto Seguro, então o disco de freio é da Fremax e as pastilhas da Fras-le. Andei pesquisando e o disco deve ser o modelo Fremax BD9127 e a pastilha é a PD/72 mas existe a opção da PD/72 Cmaxx que é a da linha Ceramaxx (feita em cerâmica).

O valor pedido é R$ 160,00 na comum e R$ 270,00 na de cerâmica. Eu sei que é um componente que irá durar no mínimo mais três ou quatro anos comigo e a de cerâmica possui algumas vantagens em relação a comum, como soltar menos pó de freio, redução no ruído ao freiar, aumenta alguns % a melhoria da frenagem e diz ter uma durabilidade maior.

Alguém já usou esses produtos, sabem se é bom? Será que vale o investimento?


Por R$ 110,00 acho que não tem muito o que pensar. O valor é pequeno para um componente que vai durar mais...

Dá uma lida nesta matéria...

http://quatrorodas.abril.com.br/reporta ... 3945.shtml
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Sistema de Freio

por Almeidão » 03 Set 2013, 17:55

A marca do disco é muito boa e seu sofreu desgaste normal e não compensa fazer mais nada a não ser trocar. Sobre a pastilha de cerâmica, não sei informar mas que a outra comum está caro, sem duvida que está. Acho que mais que o dobro.
Imagem

Christianbruno
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 12 Jun 2013, 20:27
Nome Completo: Christian Bruno de Souza
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Sistema de Freio

por Christianbruno » 03 Set 2013, 19:05

Ao meu ver a pastilha de ceramica tem a grande vantagem de nao sujar tanto. Sao bem comuns nos eua. Já os discos ceramicos, esses sim sao peças para carros de revista... Ainda... Eu compraria pastilhas de ceramica, apesar do seu custo pois as pastilhas do vectra duram muito...

Mas estou achando ambas, a comum e a ceramica bem caras... Meu vectra esta com as pastilhas originais e já passa dos 57mkm. Acho que durarão até os 90 mkm, com folga.

Abração.

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Sistema de Freio

por Pedro Josino » 03 Set 2013, 22:48

Opa Alcir, obrigado pelo link. Se levarmos em consideração o valor, torna-se "alto" porque a pastilha de cerâmica custa cerca de 2/3 do valor da pastilha comum. O que tem me irritado nas pastilhas comuns é o barulho. No Gol eu substitui disco e pastilha e coloquei da tradicional e faz MUITO barulho, parece um carro velho. O cara da oficina disse que essa de cerâmica não faz, além de durar mais e produzir menos pó de freio. Como é um item que dura muito, estou tentado.

Pois é Almeidão, o disco original chegou aos 52.000Km com muito material mas essa deformação vai me obrigar a substituir. Não conheço muito de freio mas o cara da oficina disse que essa Fremax era boa, como não conheço, resolvi abrir o tópico, inclusive acho que uso essa no Gol. Eu liguei hoje em três outras lojas de peças aqui na cidade e o valor da pastilha tem girado em torno disso, a que achei mais barato aqui foi R$ 150,00 pagando à vista. Quanto a de cerâmica as lojas que liguei disseram não ter, inclusive uma delas disse que ainda não existe para o Vectra O.o Outra coisa ruim daqui é que a maioria das oficinas não instalam produtos que você leva de fora, ou quando instalam, o custo de mão de obra torna inviável essa prática, acaba que deixa o consumidor refém, por outro lado recebo garantia de 1 ano do serviço e peça.

Christian, essa é uma grande vantagem e olhe que o carro daqui nem roda muito. Rodamos cerca de 150/200Km por semana com ele. O que eu penso é no barulho que as pastilhas comuns tem feito, o cara me disse que é porque retiraram um composto da pastilha (acho que amianto) e deixa ela barulhenta. E se melhorar mesmo a frenagem, vai ser melhor ainda, pena que não vou poder garantir que melhora ou não pois a pastilha atual não está com 100% de contato com o disco, tornaria a comparação injusta. Quanto ao preço foi o que respondi acima para o Almeidão, pesquisei aqui na cidade e a diferença de preço nem foi muita, mas de fato foi o maior valor que encontrei. A de cerâmica eu olhei aqui no Google e tem girado nessa faixa de preço.

Abraço a todos.

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Sistema de Freio

por Levinthal » 04 Set 2013, 13:50

Rapaz, o barulho do freio do meu vectra é muito chato também. Principalmente por ser automático. Ele não faz aquele assovio caracteristico, mas faz um som muito estranho, comparável a um berrante... vocês já ouviram falar nesse som?? Ele acontece normalmente em baxissimas velocidades, sei la, 2km/h, mas é MUITO alto... no anda e para de trânsito dá pra ouvir bem.

Abs.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Sistema de Freio

por Alcir Andreoni » 04 Set 2013, 14:20

Levinthal escreveu:Rapaz, o barulho do freio do meu vectra é muito chato também. Principalmente por ser automático. Ele não faz aquele assovio caracteristico, mas faz um som muito estranho, comparável a um berrante... vocês já ouviram falar nesse som?? Ele acontece normalmente em baxissimas velocidades, sei la, 2km/h, mas é MUITO alto... no anda e para de trânsito dá pra ouvir bem.

Abs.

Isso é normal...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Sistema de Freio

por Levinthal » 04 Set 2013, 15:20

Alcir, não pode ser... já dirigi diversos automáticos e nenhum fez isso, rs.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Sistema de Freio

por Almeidão » 04 Set 2013, 15:35

Realmente eles estão unindo as coisas e deixando você sem opção. Na minha cidade na loja mais cara eu acabei de ver a Fras-le sem pedir desconto, R$ 100,00. Bem, neste caso não tenho como te ajudar porque o cara ai é esperto e não pode correr risco com ele.

Sobre os outros carros que estão fazendo ruídos no freio, é bom averiguar, pode ser problemas no reparo e os pistão estão enjambrando e por isto parece um berrante e podem trancar de uma hora para outra, ou seja tranca quando está parado, se estiver andando ele esquenta e fica sem freio ou até pega fogo na pastilha.

Obs. Manutenção de freios precisa ser feita anualmente, e é tão simples o reparo que não podemos arriscar muito com ele. Basta informar que na frente nada mais é que um anel de borracha entre o pistão e a pinça e um jogo deste reparo sem os pistões que nem sempre precisa ser trocado, custa algo de 20 a 30 reais. Sendo disco atrás é um pouquinho mais caro. Mas não tanto.

Sds
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Sistema de Freio

por rgapski » 04 Set 2013, 16:18

O Almeidão lembrou bem!
Revisem os freios de vossos Vectra anualmente!

Em um ano, pode acumular muita sujeita nos pinos guia, além do desgaste do "kit" do pistão do freio.
O meu carro mesmo, embora faça pouco mais de um ano que desmontei a pinça e lubrifiquei, já esta "agarrando" em algumas condições.
Vou trocar o reparo dos pistões e os pinos guia, além de usar uma graxa mais resistente à altas temperaturas.

O "problema" do vectra é que ninguém lembra do freio, pois eu nunca vi carro pra durar tanto a pastilha...
No meu carro elas foram trocadas aos 60 mil km (originais - feito na ccs) e hoje, com quase 100 mil km parecem novas, tendo muita "carne" pra comer ainda! Aposto que duram mais 40 mil km!

Já o ford ka que eu tive, tinha que por um jogo novo a cada 15 ~ 20 mil km...rs
Era um saco... Tanto que eu já até fazia em casa, pois conhecia cada peça da pinça...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Sistema de Freio

por Alcir Andreoni » 04 Set 2013, 16:25

Levinthal escreveu:Alcir, não pode ser... já dirigi diversos automáticos e nenhum fez isso, rs.

Agora ne toquei do que estava sendo tratado aqui.

Quando eu troquei os discos e pastilhas do meu carro, aconteceu o mesmo problema. Dava até a impressão que o disco estava travando e em baixa velocidade fazia um barulho (berrante). Mandei refazer a montagem das pinças e lubrificar direito e acabou o problema...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Sistema de Freio

por Pedro Josino » 04 Set 2013, 19:57

Na oficina da Porto Seguro me informaram que eles na hora da substituição iriam retirar as pinças para limpar e lubrificar, no momento da substituição do disco e pastilha. Informaram também haver um vazamento em um equalizador (eu acho que é isso) que fica na parte traseira do sistema de freio. A revisão do sistema de freio, incluindo disco, pastilha, a substituição desse equalizador, lubrificação das pinças, regulagem do freio de mão e substituição do fluido de freio, ficava em R$ 380,00.

O Gol eu fiz o serviço do freio em outro local, especializado em freio. Substitui os discos, pastilhas, burrinhos de freio traseiro e o fluido e morri com R$ 600,00 e poucos reais. Segundo o cara dessa loja, os burrinhos dos populares estão dando defeito com 20 a 30mil km, seja Gol, Palio, Punto, Ka, Fiesta, etc.. Ele disse que os que apresentam menos defeito são os GM. Nesse local eles "dão" revisões gratuitas a cada 2.000Km, que consiste na limpeza e lubrificação das pinças, regulagem do freio de mão, verificação de desgastes de discos e pastilhas, além do fluido de freio. Inclusive na última que fiz, eles recomendaram a substituição do fluido de freio por já haver 1 ano desde o serviço, custou R$ 35,00 por 800ml do fluido Varga com mão de obra e "ganhei" mais um ano de manutenção do freio ou 10.000Km.

Nessa cidade TUDO é caro, um absurdo!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Sistema de Freio

por Alcir Andreoni » 04 Set 2013, 20:08

Pedro Josino escreveu:Na oficina da Porto Seguro me informaram que eles na hora da substituição iriam retirar as pinças para limpar e lubrificar, no momento da substituição do disco e pastilha. Informaram também haver um vazamento em um equalizador (eu acho que é isso) que fica na parte traseira do sistema de freio. A revisão do sistema de freio, incluindo disco, pastilha, a substituição desse equalizador, lubrificação das pinças, regulagem do freio de mão e substituição do fluido de freio, ficava em R$ 380,00.

O Gol eu fiz o serviço do freio em outro local, especializado em freio. Substitui os discos, pastilhas, burrinhos de freio traseiro e o fluido e morri com R$ 600,00 e poucos reais. Segundo o cara dessa loja, os burrinhos dos populares estão dando defeito com 20 a 30mil km, seja Gol, Palio, Punto, Ka, Fiesta, etc.. Ele disse que os que apresentam menos defeito são os GM. Nesse local eles "dão" revisões gratuitas a cada 2.000Km, que consiste na limpeza e lubrificação das pinças, regulagem do freio de mão, verificação de desgastes de discos e pastilhas, além do fluido de freio. Inclusive na última que fiz, eles recomendaram a substituição do fluido de freio por já haver 1 ano desde o serviço, custou R$ 35,00 por 800ml do fluido Varga com mão de obra e "ganhei" mais um ano de manutenção do freio ou 10.000Km.

Nessa cidade TUDO é caro, um absurdo!

Acho que na Porto nãoe tá caro...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Sistema de Freio

por Last_Warrior » 24 Nov 2013, 07:08

Na minha opiniao as marcas top...

Disco:
Fremax
Ate (continental)
Bosch
MDS

Pastilha:
Frasle ceramaxx seguido da frasle comum
Bosch
TRW (notem que recomemdei a pastilha e nao o disco)
Bendix
ATE

Portanto as marcas oferecidas sao produtos de primeira na minha opinião. Abraço
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

14 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 158 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.