O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaFalha P0121 e P0221 Vectra C
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

12 mensagens   •   Página 1 de 1
othonissa
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Jul 2014, 23:08
Nome Completo: othon neves cordeiro issa marins
Cidade: campos dos goytacazes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Falha P0121 e P0221 Vectra C

por othonissa » 02 Mar 2021, 21:34

Bom dia Pessoal
Carro: Vectra C 140cv 2009 auto. Expression.
Kit Gás Gera 5
km: 137000

*Defeito:
-Falhas P0121 e P0221
- Limita em 5mil giros
- carro sem força para andar

*Descrição do problema:

- Na maioria das vezes o carro apresenta falha P0121 ao passar dos 3mil rpm
- carro apresenta falha P0221 ao passar dos 3mil rpm

*Tentativas de solução:
-troquei o pedal de acelerador.
-limpeza do corpo de borboleta.
- troca do corpo de borboleta

*Tentativas Futuras:
- trocar novamente o corpo de borboleta (03/03/2021)
-Testar conectores do pedal e do corpo de borboleta (não imagino a voltagem mas vamos descobrir com vocês)
-testar sonda lambda (04/03/2021 Não sei como fazer mas vou aprender com vocês kkk)
-Trocar módulo (sem data pois o modulo consignado e mil reais)

Me ajudem por favor .
att: Othon
Editado pela última vez por othonissa em 03 Mar 2021, 23:16, em um total de 1 vez.

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Falha P0121 e P0221

por danrmp » 02 Mar 2021, 22:42

A sonda não tem nada a ver com o problema.
Infelizmente não encontrei literatura que informe qual é o circuito A e qual é o B.
Antes de trocar as peças, o correto é verificar a alimentação dos 5V de referência e massa tanto para o pedal quanto para o corpo de borboleta.
Outra medição a ser realizada é os valores dos potenciometros A e B do pedal e da borboleta enquanto abre para ver se a correlação está correta.

othonissa
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Jul 2014, 23:08
Nome Completo: othon neves cordeiro issa marins
Cidade: campos dos goytacazes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Falha P0121 e P0221

por othonissa » 02 Mar 2021, 23:10

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje A sonda não tem nada a ver com o problema.
Infelizmente não encontrei literatura que informe qual é o circuito A e qual é o B.
Antes de trocar as peças, o correto é verificar a alimentação dos 5V de referência e massa tanto para o pedal quanto para o corpo de borboleta.
Outra medição a ser realizada é os valores dos potenciômetros A e B do pedal e da borboleta enquanto abre para ver se a correlação está correta.

Boa noite amigo o Problema e que não sei qual os pinos medir nem qual sao os valores da trilha.
ja abri o pedal ja sei qual e os potenciômetros a e qual são os b e no corpo de borboleta mesma coisa, mas não sei o quanto tem q ter de resistência kk.

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Falha P0121 e P0221

por danrmp » 02 Mar 2021, 23:37

No corpo de borboleta a tensão de referencia deve estar entre os pinos 2 e 3.
No pedal, a referencia estará entre os pinos 1 e 2 e 4 e 5.
Os pinos restantes vc terá a tensão variando conforme a posição. Não precisa saber a resistência.
Como vc já deve saber, se faz as medições com o circuito carregado.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Falha P0121 e P0221

por chirola » 02 Mar 2021, 23:56

A voltagem imagino que seja como no TPS , 0,5v na lenta e uns 4,5 wot 100% medindo o terra e o fio de sinal.
Se rever 12v no pin de sinal esta em curto , no meu TPS o defeito foi que em uma parte da trilha perdia o sinal , VC testo o pedal , ?pode ser que esteja desgastadas as trilhas ou folga ou sujeira no plug .

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Falha P0121 e P0221

por chirola » 03 Mar 2021, 00:00

o scaner indica defeito na posicao da borboleta , e vc ja testo , mais quem da o sinal para ela e o pedal , eu testaria o pedal para tirar a duvida.
os test sao feitos com chave ligada para alimentar o circuito .

othonissa
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Jul 2014, 23:08
Nome Completo: othon neves cordeiro issa marins
Cidade: campos dos goytacazes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Falha P0121 e P0221 Vectra C

por othonissa » 03 Mar 2021, 23:26

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje No corpo de borboleta a tensão de referencia deve estar entre os pinos 2 e 3.
No pedal, a referencia estará entre os pinos 1 e 2 e 4 e 5.
Os pinos restantes vc terá a tensão variando conforme a posição. Não precisa saber a resistência.
Como vc já deve saber, se faz as medições com o circuito carregado.

chirola escreveu:Fuente del Mensaje o scaner indica defeito na posicao da borboleta , e vc ja testo , mais quem da o sinal para ela e o pedal , eu testaria o pedal para tirar a duvida.
os test sao feitos com chave ligada para alimentar o circuito .


Boa Noite amigos
hj coloquei um tbi do ferro velho mesma numeração, tudo batia. e o erro continuava.
Coloquei outro pedal hj mas o final da numeração não batia,a do pedal era 98 e a minha era 99 então mesmo erro.
tirei o pedal do carro e testei sem alimentação os potenciômetros e a pista e tudo ok no pedal.
testei tb depois com uma voltagem de 5v aplicada e tudo ok.

amanha vou testar o sinal que chega e o sinal que chega na borboleta

OBS: Carro tem gás gera 5 e hj apaguei o erro e andei no sapato e andei de boa só não posso passar de 3mil rpm q acusa a falha

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Falha P0121 e P0221 Vectra C

por danrmp » 04 Mar 2021, 09:05

Ahhh se tem gás eu largo os bets. Vai saber que gambiarra fizeram.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Falha P0121 e P0221 Vectra C

por chirola » 04 Mar 2021, 12:33

a unica ideia que veio na cabeça cara , comprova o aterramento da borboleta , para ver se noa e falta de terra e a voltagem da alimentaçao da borboleta na lenta e tps 100% para ver se em algum momento vaija a voltagem de alimentaçao .
nao sei como foi feita a instalaçao do gnv, porque se a mediçao esta ok so fica aterramento alimentaçao ou checar o sinal que manda a borboleta ate a ECU mai nao sei como medir o sinal enviado para a injeçao . vai ter que revisar o chicote .

othonissa
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Jul 2014, 23:08
Nome Completo: othon neves cordeiro issa marins
Cidade: campos dos goytacazes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Falha P0121 e P0221 Vectra C

por othonissa » 06 Mar 2021, 22:33

chirola escreveu:Fuente del Mensaje a unica ideia que veio na cabeça cara , comprova o aterramento da borboleta , para ver se noa e falta de terra e a voltagem da alimentaçao da borboleta na lenta e tps 100% para ver se em algum momento vaija a voltagem de alimentaçao .
nao sei como foi feita a instalaçao do gnv, porque se a mediçao esta ok so fica aterramento alimentaçao ou checar o sinal que manda a borboleta ate a ECU mai nao sei como medir o sinal enviado para a injeçao . vai ter que revisar o chicote .

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Ahhh se tem gás eu largo os bets. Vai saber que gambiarra fizeram.


Boa noite
O gás não esta com gambiarra não esta bem estalado, para vc ter ideia ate solda os fios ele soldou e colocou termo retrátil, isso eu acompanhei kkkk

Galera incrível q pareça depois que eu testei o outro corpo de borboleta ele passou a dar a falha apenas quando eu ligava o carro ai eu apagava a falha e ele não apresentava mais em quanto o carro estava ligado e tudo funcionando perfeitamente.

HJ acordei e fui mexer nele, oque aconteceu??
O problema não aparecia pensei: f*[censurado] oq eu fiz que concertei essa porra?? não sei ate agora
Amanha vou colocar o suporte do corpo de borboleta e os parafusos do pedal vamos ver se volta a dar o erro.

OBS: vi um site da gringa falando que o sensor do pedal e do tps tem que colocar o aparelho na entrada odb e selecionar a opção aprender neles dois. que o carro do maluco dava os 2 erros pq desaprendeu kkkkk
falou tb que caso não tivesse o aparelho era para colocar o carro para andar apagar o erro e pisar fundo ate ele passar a marcha solo que ele iria fazer o aprendizado (foi isso que fiz).

Em breve mas comentários.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Falha P0121 e P0221 Vectra C

por chirola » 07 Mar 2021, 01:27

othonissa escreveu:Fuente del Mensaje Galera incrível q pareça depois que eu testei o outro corpo de borboleta ele passou a dar a falha apenas quando eu ligava o carro ai eu apagava a falha e ele não apresentava mais em quanto o carro estava ligado e tudo funcionando perfeitamente.


melhor cara nem fala , scaner nao sei como utilizar dereito para programar , pode ser que o error que mostra ao ligar o carro e depois desliga a luz seja o error gravado na memoria ,
mais sim imagino que deve ter como programar ou sincronizar TPS e PEDAL , o danrpm pode dar uma luz ele entende muito de eletrica e sempre ta dando uma forca para a galera .

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje No corpo de borboleta a tensão de referencia deve estar entre os pinos 2 e 3.
No pedal, a referencia estará entre os pinos 1 e 2 e 4 e 5.


dan uma consulta , e para tirar uma duvida ja que vc entende mais de eletrica do que eu .
é uma duvida asim como para aprender mais um pouco sabe .
no caso do acontecido com o carro do amigo aqui , por exemplo um reset desligando a bateria faria com que a ECU voltase a cero e configure a borboleta denovo de cero ou nao???

Bmichelo
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Ago 2021, 08:18
Nome Completo: Tiago michelon
Cidade: São leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008
Idade: 37

Falha P0121 e P0221 Vectra C

por Bmichelo » 30 Ago 2021, 08:58

Bom dia galera. Preciso de uma ajuda.
Meu vectra elegance 2.0 2008 automático. Mandei instalar Gnv no carro, no andar ficou perfeito, tempo de troca, motor sereno andando bem.
O problema é de manhã, demora para ligar e injeta gasolina da partida a frio, e o carro liga na gasolina, parece que está em 3 pistões, como se tivesse afogado, depois que aquece fica normal, passa para o Gnv e anda normal. Problema sempre e no outro
Dia de manhã. Alguém tem um dica?
Ou já passaram por algo assim

12 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 214 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.