O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétrica[Vectra B] mola das escovas/motor eletroventilador Bosch 12v
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

6 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

[Vectra B] mola das escovas/motor eletroventilador Bosch 12v

por jm_vectrab » 02 Jan 2024, 23:47

Pessoal, removido e aberto os 2 eletroventiladores do vectra b para limpeza e troca das escovas, fiz a besteira de perder uma dessas molas... essa da foto parece um "8" deitado... ja procurei no mercado livre / internet e nao encontro isso... alguem sabe se tem um nome especifico onde vou achar?

Creio que deva ser padrao dos eletroventiladores Bosch 12v

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Vectra B] mola das escovas/motor eletroventilador Bosch 12v

por Almeidão » 04 Jan 2024, 21:49

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, removido e aberto os 2 eletroventiladores do vectra b para limpeza e troca das escovas, fiz a besteira de perder uma dessas molas... essa da foto parece um "8" deitado... ja procurei no mercado livre / internet e nao encontro isso... alguem sabe se tem um nome especifico onde vou achar?

Creio que deva ser padrao dos eletroventiladores Bosch 12v

Imagem


Não tenho a mínima ideia onde achar esta peça, mas te digo abrir para limpar é perda de tempo, você tem que trocar o rolamento que normalmente é um 608 e fica do lado oposto. Você trocou ele?.
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

[Vectra B] mola das escovas/motor eletroventilador Bosch 12v

por jm_vectrab » 06 Jan 2024, 12:55

Sim estou colocando um radiador novo e como tem q tirar o parachoque ja aproveitei pra desmontar as ventoinhas e ver as escovas delas, os rolamentos nao troquei aparentemente esta ok mas vou verificar ja que esta tudo desmontado mesmo... parece um sistema simples ali e do outro lado usa uma bucha, lubrifiquei com oleo de maquina e fiz uma limpeza.

Achei um motor desses usado por 120, acho que vou comprar para usar as molas pois nao acho isso em lugar nenhum...

Almeidao aproveitando, me tira uma duvida, meu vectra nao usa cebolao, ele tem apenas o sensor de temp ali na valv termsotatica, essas 2 ventoinhas acionam quando chega em 90C.... se eu desativar essa ventoinha do ar condicionado (a que fica na frente do carro ali no parachoque/lado do passageiro) iria afetar a temperatura do motor? será q so a interna daria conta?

Ficou a duvida pois justamente ele aciona as duas quando bate 90C, mas se essa da frente nao for necessaria acho q vou deixar assim mesmo por enquanto, pois quase nao uso ar condicionado...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Vectra B] mola das escovas/motor eletroventilador Bosch 12v

por Almeidão » 06 Jan 2024, 19:37

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Sim estou colocando um radiador novo e como tem q tirar o parachoque ja aproveitei pra desmontar as ventoinhas e ver as escovas delas, os rolamentos nao troquei aparentemente esta ok mas vou verificar ja que esta tudo desmontado mesmo... parece um sistema simples ali e do outro lado usa uma bucha, lubrifiquei com oleo de maquina e fiz uma limpeza.

Achei um motor desses usado por 120, acho que vou comprar para usar as molas pois nao acho isso em lugar nenhum...

Almeidao aproveitando, me tira uma duvida, meu vectra nao usa cebolao, ele tem apenas o sensor de temp ali na valv termsotatica, essas 2 ventoinhas acionam quando chega em 90C.... se eu desativar essa ventoinha do ar condicionado (a que fica na frente do carro ali no parachoque/lado do passageiro) iria afetar a temperatura do motor? será q so a interna daria conta?

Ficou a duvida pois justamente ele aciona as duas quando bate 90C, mas se essa da frente nao for necessaria acho q vou deixar assim mesmo por enquanto, pois quase nao uso ar condicionado...


Se você usar o ar a interna não dará conta, e sem usar o ar ela ficará mais tempo ligada para baixar a temperatura.
A pergunta sobre o rolamento, porque estas escovas duram uma eternidade se o funcionamento for o original do carro sem as loucuras de Kite verão, o meu carro funciona todos os santos dias, aqui é um inferno com calor o ano inteiro, se eu sair com ele sem ligar o ar, no minimo elas irão ser acionadas 3 vezes e isto em saidas de 30 minutos dentro da cidade e garanto para você que estas escovas duram ainda ali uns 15 a 20 anos kakkakak. Não tem motivo fazer esta manutenão a não ser lubrificar a bucha na parte de trás e mesmo assim ela usa um metal que se lubrifica sozinho. Mas a mantenção no rolamento é necessária sim e é bem complicado e eu já troquei algumas vezes e dá pra trocar usando uma prensa e se for ventoinhas tipo as nossas que tem um pino atravessando o eixo. Neste caso o rolamento é um 608, ele tem uma proteção na ventoinha para ele, é preciso tirar este pininho e isto é fácil e ao empurrar este eixo para baixo a proteção se abre e depois coloco ele direto sem fechar esta proteção. Sem prensa, esqueça que não dá nem pra mexer e pra sacar o rolamento dá até para usar um saca polia pequeno.

Eu tinha uns 5 motores destes todo revisado e me roubaram na minha garage, todos original GM
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

[Vectra B] mola das escovas/motor eletroventilador Bosch 12v

por jm_vectrab » 16 Jan 2024, 15:28

Obrigado almeidao, realmente o rolamento nem me arisquei a trocar pois nao tenho ferramentas pra isso, e as escovas estavam boas mesmo! comprei um motor usado e troquei a placa toda ali com as novas molas, tudo certo agora.

Aproveitando, sabe dizer a medida dessas abracadeiras originais GM (de pressao) do radiador? encontrei apenas nas medidas 32 e 44mm, medindo a boca ali parece ter 37-40mm

Quando sobrar tempo vou deixar um relato aqui sobre o arrefecimento, mas ja adianto que seus videos valem ouro! segui des da limpeza ate usar o aditivo texaco e dentre outras coisas resolveu de vez os problemas de temperatura que havia ocorrendo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Vectra B] mola das escovas/motor eletroventilador Bosch 12v

por Almeidão » 16 Jan 2024, 16:33

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado almeidao, realmente o rolamento nem me arisquei a trocar pois nao tenho ferramentas pra isso, e as escovas estavam boas mesmo! comprei um motor usado e troquei a placa toda ali com as novas molas, tudo certo agora.

Aproveitando, sabe dizer a medida dessas abracadeiras originais GM (de pressao) do radiador? encontrei apenas nas medidas 32 e 44mm, medindo a boca ali parece ter 37-40mm

Quando sobrar tempo vou deixar um relato aqui sobre o arrefecimento, mas ja adianto que seus videos valem ouro! segui des da limpeza ate usar o aditivo texaco e dentre outras coisas resolveu de vez os problemas de temperatura que havia ocorrendo.


Obrigado ai pela força, eu não tenho a medida das abraçadeiras, achei uma no carro para o tubo de agua, esta é 42 interna e usam duas no tubo, tenho umas em casa, porem só vou estar por lá no fim de semana para medir. mas eu suponho que seja uns 36 a 38 interna fechada. Achei esta e é vendido na Accioly

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ZcQAvD_BwE
Imagem

6 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 392 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.