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Manutenção, Mecânica & ElétricaFumaça na partida
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tragofino
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Fumaça na partida

por tragofino » 18 Set 2013, 07:40

Fala rapaziada, mais um membro do antigo forum chegando!

Seguinte, to com uma !@#% duvida aqui!
Meu carro (vb 2000 gls 2.2 8v) ao liga-lo pela manhã. noto uma leve fumaça esbranquiçada que sai pelo cano de descarga. e só faz isso quando o carro fica muito tempo parado (ex: de um dia pro outro)
Ja cheguei ao trabalho e observei se na lenta ele solta alguma fumaça. NADINHA! passei o dedo dentro do cano de descarga e não parece ter nada.
Pedi para meu pai observar, se ao pisar fundo ele ele libera alguma fumaça, POSITIVO! quando pisei fundo, depois dos 5mil giros, saiu um pouco de fumaça.

Carro atualmente com 116mi km, sempre usei 20w50 e agora o mecanico na ultima troca, colocou 25w50 após eu comentar com ele oque havia ocorrido.

Oque pode ser isso? devo me preparar pra fazer o cabeçote? cheguei a fazer um orçamento por cima, ele disse que só abrindo, mas q provavelmente eu gastaria entra 700 e 900 conto, dependendo do que tiver que fazer... procede a informação?

:61:

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Alcir Andreoni
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Re: Fumaça na partida

por Alcir Andreoni » 18 Set 2013, 09:18

Eu acredito que pode ser as vedações de válvulas, que está deixando passar um pouco de óleo na hora da combustão, mas é melhor você esperar a resposta de quem entende...

A propósito, bem vindo ao Clube!
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Almeidão
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Re: Fumaça na partida

por Almeidão » 18 Set 2013, 14:16

Com 116 mil KM, pode abrir o cabeçote e levar para uma boa retífica e fazer o serviço. Quanto mais rápido você levar, menos coisas irão fazer, pode ser somente os retentores e assentamento das válvulas e se preciso for eles dirão se deve ou não trocar algumas válvulas e sempre que precisar normalmente é de Escape.

O mecânico deve limpar os pistões ou seja descarbonizar os mesmos e trocar as peças que forem necessário e é impossível mexer ali sem trocar a junta do cabeçote. Óbvio, você só tem a perder se não trocar Correias e os devidos esticadores, óbvio que o externo é somente a polia com rolamento.

Fuja da tentação dos mecânicos de plainar o cabeçote ou jatear etc. Só o serviço e no máximo uma limpeza com banho químico, caso não tenham este serviço, deixe ele sujo, porem jatear com areia, ou qualquer abrasivo, nunca.
Aprendi isto com um antigo mecânico de Stoke Car. Sujeira externa não influencia no desenvolvimento do motor, enquanto internamente limpo com areia pode estragar muita coisa.


Sds
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tragofino
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Re: Fumaça na partida

por tragofino » 23 Set 2013, 13:52

Almeidão escreveu:Com 116 mil KM, pode abrir o cabeçote e levar para uma boa retífica e fazer o serviço. Quanto mais rápido você levar, menos coisas irão fazer, pode ser somente os retentores e assentamento das válvulas e se preciso for eles dirão se deve ou não trocar algumas válvulas e sempre que precisar normalmente é de Escape.

O mecânico deve limpar os pistões ou seja descarbonizar os mesmos e trocar as peças que forem necessário e é impossível mexer ali sem trocar a junta do cabeçote. Óbvio, você só tem a perder se não trocar Correias e os devidos esticadores, óbvio que o externo é somente a polia com rolamento.

Fuja da tentação dos mecânicos de plainar o cabeçote ou jatear etc. Só o serviço e no máximo uma limpeza com banho químico, caso não tenham este serviço, deixe ele sujo, porem jatear com areia, ou qualquer abrasivo, nunca.
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Obrigado pela resposta professor!
Assim que me sobrar um uma mixa $$$$, vou mandar o cabeçote pra retifica!

valeu!

Pedro Josino
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Re: Fumaça na partida

por Pedro Josino » 23 Set 2013, 14:08

Almeidão escreveu:Com 116 mil KM, pode abrir o cabeçote e levar para uma boa retífica e fazer o serviço. Quanto mais rápido você levar, menos coisas irão fazer, pode ser somente os retentores e assentamento das válvulas e se preciso for eles dirão se deve ou não trocar algumas válvulas e sempre que precisar normalmente é de Escape.

O mecânico deve limpar os pistões ou seja descarbonizar os mesmos e trocar as peças que forem necessário e é impossível mexer ali sem trocar a junta do cabeçote. Óbvio, você só tem a perder se não trocar Correias e os devidos esticadores, óbvio que o externo é somente a polia com rolamento.

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Re: Fumaça na partida

por QuackMastter » 23 Set 2013, 15:39

Almeidão escreveu:Com 116 mil KM, pode abrir o cabeçote e levar para uma boa retífica e fazer o serviço. Quanto mais rápido você levar, menos coisas irão fazer, pode ser somente os retentores e assentamento das válvulas e se preciso for eles dirão se deve ou não trocar algumas válvulas e sempre que precisar normalmente é de Escape.

O mecânico deve limpar os pistões ou seja descarbonizar os mesmos e trocar as peças que forem necessário e é impossível mexer ali sem trocar a junta do cabeçote. Óbvio, você só tem a perder se não trocar Correias e os devidos esticadores, óbvio que o externo é somente a polia com rolamento.

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otimas dicas parabens!

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Re: Fumaça na partida

por tragofino » 01 Nov 2013, 10:40

Almeidão escreveu:Com 116 mil KM, pode abrir o cabeçote e levar para uma boa retífica e fazer o serviço. Quanto mais rápido você levar, menos coisas irão fazer, pode ser somente os retentores e assentamento das válvulas e se preciso for eles dirão se deve ou não trocar algumas válvulas e sempre que precisar normalmente é de Escape.

O mecânico deve limpar os pistões ou seja descarbonizar os mesmos e trocar as peças que forem necessário e é impossível mexer ali sem trocar a junta do cabeçote. Óbvio, você só tem a perder se não trocar Correias e os devidos esticadores, óbvio que o externo é somente a polia com rolamento.

Fuja da tentação dos mecânicos de plainar o cabeçote ou jatear etc. Só o serviço e no máximo uma limpeza com banho químico, caso não tenham este serviço, deixe ele sujo, porem jatear com areia, ou qualquer abrasivo, nunca.
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outra duvida, fazendo o cabeçote, eu mantenho o oleo 25w50 ainda? ou posso diminuir?

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Re: Fumaça na partida

por Alcir Andreoni » 01 Nov 2013, 10:46

tragofino escreveu:
Almeidão escreveu:Com 116 mil KM, pode abrir o cabeçote e levar para uma boa retífica e fazer o serviço. Quanto mais rápido você levar, menos coisas irão fazer, pode ser somente os retentores e assentamento das válvulas e se preciso for eles dirão se deve ou não trocar algumas válvulas e sempre que precisar normalmente é de Escape.

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outra duvida, fazendo o cabeçote, eu mantenho o oleo 25w50 ainda? ou posso diminuir?

Na minha pouca experiência, não vejo motivos para trocar o tipo de óleo. Fiz de um CD 2.2 16V que eu tinha e mantive o mesmo óleo.
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Re: Fumaça na partida

por Ricardo Crispim » 01 Nov 2013, 10:51

Douglas,Porque você utiliza 25W50?
Viscosidade inicial 25 é alta, ainda mais considerando que você é de Novo Hamburgo e a temperatura aí é mais amena..
Forte abraço!!!!!!!!!

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Re: Fumaça na partida

por Alcir Andreoni » 01 Nov 2013, 10:55

Ricardo Crispim escreveu:Douglas,Porque você utiliza 25W50?
Viscosidade inicial 25 é alta, ainda mais considerando que você é de Novo Hamburgo e a temperatura aí é mais amena..
Forte abraço!!!!!!!!!

E se no manual recomenda 20W50 API SJ?
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Re: Fumaça na partida

por Ricardo Crispim » 01 Nov 2013, 13:26

Alcir Andreoni escreveu:
Ricardo Crispim escreveu:Douglas,Porque você utiliza 25W50?
Viscosidade inicial 25 é alta, ainda mais considerando que você é de Novo Hamburgo e a temperatura aí é mais amena..
Forte abraço!!!!!!!!!

E se no manual recomenda 20W50 API SJ?


Então...20W
Ele está usando 25W

Imagine a seguinte cena:
Um cano foi construído para que 20 pessoas passassem, bem apertadinhas a uma determinada velocidade...
Daí, 25 pessoas resolveram passar nesse mesmo local...O que vai acontecer?

Mais ou menos como quando acontecem acidentes nessas boates que não pensam em segurança e as vistorias não funcionam...Uma porta de emergência com 1,65m dá uma vazão de 300 pessoas em um minuto. se forem obrigadas a passar 375 pessoas (25% a mais), esse tempo irá aumentar proporcionalmente para 1minuto e 15 segundos, talvez a diferença entre a vida e a morte....

Um óleo 25W é 25% mais viscoso na partida que um 20W...Pode parecer pouco, mas percentualmente é muito alto em relação ao 20W. Nas partidas, enquanto o óleo ainda não estiver aquecido, será lubrificado 25% menos...O maior desgaste de um motor se dá nas partidas, então já viu o estrag, não é mesmo?

Forte abraço!!!!!!!!!!!!

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Re: Fumaça na partida

por Alcir Andreoni » 01 Nov 2013, 13:40

Ricardo Crispim escreveu:
Então...20W
Ele está usando 25W

Imagine a seguinte cena:
Um cano foi construído para que 20 pessoas passassem, bem apertadinhas a uma determinada velocidade...
Daí, 25 pessoas resolveram passar nesse mesmo local...O que vai acontecer?

Mais ou menos como quando acontecem acidentes nessas boates que não pensam em segurança e as vistorias não funcionam...Uma porta de emergência com 1,65m dá uma vazão de 300 pessoas em um minuto. se forem obrigadas a passar 375 pessoas (25% a mais), esse tempo irá aumentar proporcionalmente para 1minuto e 15 segundos, talvez a diferença entre a vida e a morte....

Um óleo 25W é 25% mais viscoso na partida que um 20W...Pode parecer pouco, mas percentualmente é muito alto em relação ao 20W. Nas partidas, enquanto o óleo ainda não estiver aquecido, será lubrificado 25% menos...O maior desgaste de um motor se dá nas partidas, então já viu o estrag, não é mesmo?

Forte abraço!!!!!!!!!!!!

Só agora eu percebi que ele está usando 25W. Eu achei que era 20W...
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Re: Fumaça na partida

por tragofino » 01 Nov 2013, 15:03

Alcir Andreoni escreveu:
Ricardo Crispim escreveu:
Então...20W
Ele está usando 25W

Imagine a seguinte cena:
Um cano foi construído para que 20 pessoas passassem, bem apertadinhas a uma determinada velocidade...
Daí, 25 pessoas resolveram passar nesse mesmo local...O que vai acontecer?

Mais ou menos como quando acontecem acidentes nessas boates que não pensam em segurança e as vistorias não funcionam...Uma porta de emergência com 1,65m dá uma vazão de 300 pessoas em um minuto. se forem obrigadas a passar 375 pessoas (25% a mais), esse tempo irá aumentar proporcionalmente para 1minuto e 15 segundos, talvez a diferença entre a vida e a morte....

Um óleo 25W é 25% mais viscoso na partida que um 20W...Pode parecer pouco, mas percentualmente é muito alto em relação ao 20W. Nas partidas, enquanto o óleo ainda não estiver aquecido, será lubrificado 25% menos...O maior desgaste de um motor se dá nas partidas, então já viu o estrag, não é mesmo?

Forte abraço!!!!!!!!!!!!

Só agora eu percebi que ele está usando 25W. Eu achei que era 20W...


Essa mudança foi o mecanico que fez, como na epoca eu comentei com ele que talves venderia o carro, e tava saindo fumaça, ele achou melhor por um oleo mais grosso.

Depois de ler por aí que 25w50 é muito viscoso, fiquei com a pulga atras da orelha...
é a primeira troca que estou usando 25w50, na proxima será que tem problema em voltar a usar 20w50? ou espero fazer o cabeçote? quero fazer ele no maximo até o final do ano!


Obrigado a todos pelas respostas! :52:
Editado pela última vez por tragofino em 01 Nov 2013, 15:09, em um total de 1 vez.

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Re: Fumaça na partida

por Alcir Andreoni » 01 Nov 2013, 15:06

Conforme o Crispim respondeu você deve, o mais rápido possível...
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Re: Fumaça na partida

por tragofino » 01 Nov 2013, 15:13

Ricardo Crispim escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
Ricardo Crispim escreveu:Douglas,Porque você utiliza 25W50?
Viscosidade inicial 25 é alta, ainda mais considerando que você é de Novo Hamburgo e a temperatura aí é mais amena..
Forte abraço!!!!!!!!!

E se no manual recomenda 20W50 API SJ?


Então...20W
Ele está usando 25W

Imagine a seguinte cena:
Um cano foi construído para que 20 pessoas passassem, bem apertadinhas a uma determinada velocidade...
Daí, 25 pessoas resolveram passar nesse mesmo local...O que vai acontecer?

Mais ou menos como quando acontecem acidentes nessas boates que não pensam em segurança e as vistorias não funcionam...Uma porta de emergência com 1,65m dá uma vazão de 300 pessoas em um minuto. se forem obrigadas a passar 375 pessoas (25% a mais), esse tempo irá aumentar proporcionalmente para 1minuto e 15 segundos, talvez a diferença entre a vida e a morte....

Um óleo 25W é 25% mais viscoso na partida que um 20W...Pode parecer pouco, mas percentualmente é muito alto em relação ao 20W. Nas partidas, enquanto o óleo ainda não estiver aquecido, será lubrificado 25% menos...O maior desgaste de um motor se dá nas partidas, então já viu o estrag, não é mesmo?

Forte abraço!!!!!!!!!!!!



Otima explicação!

Ultima duvida, Oque levou o mecanico (que tem + de 30 anos de experiencia) optar por usar 25w50? :52:

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Re: Fumaça na partida

por Christian_Zandonai » 08 Nov 2013, 08:51

O manual recomenda 15w40~20w40~20w50, no meu VCD 2.2 16V to usando o 20w50 mas depois que fizer a limpeza no motor vou mudar para o 15w40 porque aqui no RS como as temperaturas são mais amenas não vejo necessidade de usar um óleo com viscosidade 20w50.
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Re: Fumaça na partida

por QuackMastter » 21 Dez 2013, 14:06

provavelmente o mecânico fez isso pois você comentou que iria vender, se colocar um óleo mais espesso, o motor não iria fumar tanto, e se estivesse batendo algum tucho ou algo do gênero também não iria.

feliz de quem vende e compra, infeliz de quem compra na próxima troca de óleo...

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Re: Fumaça na partida

por broouu-df » 19 Jan 2014, 19:51

galera o meu tava assim, mandei trocar os retentores de valvulas e retificar os cabeçote parou com a fumaça tanto na partida quanto em alto giro gastei mais ou menos 700 reais ficou zero tirou as borras que tinha fico limpinho

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Re: Fumaça na partida

por JoãodoValle » 19 Jan 2014, 22:01

To pensando em mudar pro 15w40 tbm na proxima troca, sei la fazer um teste, as vezes ouco uns tec tec, tanto marcha lenta qto alta rotacao, mas fumaca tem nao.

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