O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétrica[AJUDA] - Consumo CB
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

17 mensagens   •   Página 1 de 1
Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member
Mensagens: 685
Registrado em: 07 Abr 2013, 16:37
Nome Completo: Gabriel
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2004

[AJUDA] - Consumo CB

por Gabriel Abrahão » 18 Set 2013, 20:30

Olá pessoal, tudo tranquilo ?

Segunda-feira (16/09) estava estacionado com o carro, com o mesmo ligado e carregando o celular pelo cinzeiro, e reparei que o Computador de Bordo (CB), variava entre 0,9~1,0l/h, sempre ficou entre 1,0~1,1l/h, mas segunda-feira notei que estava com 0,9l/h (como a foto abaixo). Isso é normal ?

Imagem
Atual: Honda Civic LX 2003/2004 - Fotos

Ex: Ford Fiesta 2016/2017 - Fotos

Ex-Vectra CD 2003/2003 - Fotos

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: [AJUDA] - Consumo CB

por Alcir Andreoni » 18 Set 2013, 20:36

Acho que você nem deve esquentar a cabeça com isso...

Segue em frente e vai na fé...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: [AJUDA] - Consumo CB

por Arquiteto » 18 Set 2013, 21:52

Gabriel blz ai ...

adoraria ver o meu com esta marcação geralmente fica entre 1,2 e 1,3L/h

deve ser o "frio" de curitiba :52:

Tercyo Maia
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 192
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:33
Nome Completo: Tercyo Alves Maia
Cidade: Crato
Estado: Ceará
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [AJUDA] - Consumo CB

por Tercyo Maia » 18 Set 2013, 22:49

O meu fica 1.1 e 1.2 L/h

isso com o ar desligado né galera...

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member
Mensagens: 685
Registrado em: 07 Abr 2013, 16:37
Nome Completo: Gabriel
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: [AJUDA] - Consumo CB

por Gabriel Abrahão » 18 Set 2013, 23:59

Eu sempre ando com o ar desligado aqui em Curitiba, só quando volto a noite da faculdade, quando está frio, eu ligo o ar para desembaçar os vidros, fica em torno 1,4~1,5l/h, e sem o ar, fica em torno de 1,0~1,1l/h, como citei no primeiro post. Só achei estranho, ter marcado abaixo de 1,0l/h. Por isso que vim perguntar para o pessoal. :47:
Atual: Honda Civic LX 2003/2004 - Fotos

Ex: Ford Fiesta 2016/2017 - Fotos

Ex-Vectra CD 2003/2003 - Fotos

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: [AJUDA] - Consumo CB

por Janderson » 19 Set 2013, 00:21

Gabriel, tá é excelenteeeee isso :102:

Acho que a maioria daqui já sabe, mas sempre é bom relembrar, então, a função consumo instantâneo do MID é a melhor das funções que pode ter em um carro, sabem porquê ?, porque é uma função dedo-duro, é possível saber sempre como está a saúde da nave apenas observando o consumo instantâneo, no caso do Vectra (seja ele A,B ou C) e também do Astra, o certo é marcar de 0,9 até no máximo 1,2 litros/hora em ponto morto, marcha lenta e com todos equipamentos elétricos desligados, sendo na sequência:

-0,9 l/h, excepcional, muito bom mesmo, saúde perfeita, sistema de injeção limpo, velas ótimas, boa lubrificação, óleo dentro da especificação, motor redondinho sem desgastes internos, filtros bons, carro respirando bem e combustível de qualidade, tá queimando muito bem, um detalhe que o nosso amigo Léo (Arquiteto) e que sabe muitooo de Vectra comentou e está corretíssimo, frio, sim, estados como o PR e eu por aqui no RS onde é frio, com dias de friacas em torno de 9º C, 10/11 ºC, o motor aspira mais ar frio e a combustão é melhor, mais homogênea, queima melhor, e isso reflete em consumo menor se claro, os requisitos acima estiverem valendo, tipo gasolina de qualidade, filtros, etc...

-1,0 l/h e 1,1 l/h é o mais correto e mais visto digamos assim, é o normal tendo em vista que pode haver variações das mais diversas, tipo o combustível (se está mais tempo no tanque por exemplo) temperatura externa, etc....

-1,2 l/h, também é certo, porém está no limite , entre a cruz e a caveirinha,, sinal que alguma coisa está querendo começar a pedir arrego, pode ser também variação de qualidade do combustível, tipo uma gasolina com mais alcool, daí é normal até, temperatura externa na casa dos 25º C pra mais, uma leve carbonização de quem anda muito em modo geriátrico (sem dar uma esticadinha de vez enquanto) , etc..., mas dentro do aceitável.

-1,3 l/h pra cima sem estar ar ligado, nem nada, 100% na gasolina (no caso dos Flex) e temperatura externa até 30º C mais ou menos daí corre pro médico, tem problema no possante :47:

Acompanho todos os filhotes daqui de casa e me lembro até de cabeça dos outros que também tinham MID, 2 ex-Astras e um Vectra CD 99, todos sempre ficaram e ficam até o 1,2 no máximo, , mas o mais usual aqui em casa tá na faixa de 1,0 l/h, por coincidência nesses dias mais frios aqui também cheguei no 0,9 l/h, e quando está em 0,9, 1,0 1,1, noto que o motor está um reloginho suíço, dá para colocar um ovo em pé na tampa de válvulas que não caí, rsrsrsrs...

Pra quem tem Flex, não se assustem, se por acaso vcs. tiverem uma proporção maior de alcool no tanque , mais alcool que gasolina, daí marca mais que 1,2, chega a 1,3 e até mesmo 1,4 dependendo da proporção, é normal.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Avatar do usuário
leandro.anselmo
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 213
Registrado em: 22 Abr 2013, 08:38
Nome Completo: Leandro Anselmo
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: [AJUDA] - Consumo CB

por leandro.anselmo » 19 Set 2013, 06:58

Salve galera,

O meu fica em ponto morto entre 1,1 e 1,2.

Pelo fato de ser automático, quando parado em "D", fica em torno de 1,4
Imagem
VCD 2.2 16v 2000 - Preto (Falcão Negro)
Ex VGLS 2.0 8v 97 - Prata (Cam.Ré+17´Elite)
:::::>>>>>> Fotos do Veículo <<<<<<:::::

Avatar do usuário
tadeu_pc
GL Member
GL Member
Mensagens: 92
Registrado em: 24 Abr 2013, 09:54
Nome Completo: Tadeu Coradini
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [AJUDA] - Consumo CB

por tadeu_pc » 19 Set 2013, 10:25

O meu fica entre 1.3 e 1.4 L/h nunca consegui descobrir o pq de estar tão alto, troquei sonda a pouco por estar com consumo um pouco alto, melhorou mas acho que tem outra coisa influenciando no consumo geral e nesse consumo instantâneo. MAP ou sensor de temp. água poderiam influenciar né?

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member
Mensagens: 685
Registrado em: 07 Abr 2013, 16:37
Nome Completo: Gabriel
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: [AJUDA] - Consumo CB

por Gabriel Abrahão » 19 Set 2013, 10:54

ACHO que pode ser também Velas, troquei na revisão em janeiro desse ano as velas e o cabo das velas, ficou ligeiramente mais econômico e no CB baixou para 1,0~1,1l/h. Só estou tendo problema com a bomba de gasolina (BG), que esta difícil de pegar na primeira partida, sanei essa duvida com um amigo que tem um Auto Center, e eu achava que era injeção ou algo assim e ele disse que os sintomas que falei, esta 98% de ser na BG.

tadeu_pc escreveu:O meu fica entre 1.3 e 1.4 L/h nunca consegui descobrir o pq de estar tão alto, troquei sonda a pouco por estar com consumo um pouco alto, melhorou mas acho que tem outra coisa influenciando no consumo geral e nesse consumo instantâneo. MAP ou sensor de temp. água poderiam influenciar né?
Atual: Honda Civic LX 2003/2004 - Fotos

Ex: Ford Fiesta 2016/2017 - Fotos

Ex-Vectra CD 2003/2003 - Fotos

Avatar do usuário
tadeu_pc
GL Member
GL Member
Mensagens: 92
Registrado em: 24 Abr 2013, 09:54
Nome Completo: Tadeu Coradini
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [AJUDA] - Consumo CB

por tadeu_pc » 19 Set 2013, 12:53

Gabriel Abrahão escreveu:ACHO que pode ser também Velas, troquei na revisão em janeiro desse ano as velas e o cabo das velas, ficou ligeiramente mais econômico e no CB baixou para 1,0~1,1l/h. Só estou tendo problema com a bomba de gasolina (BG), que esta difícil de pegar na primeira partida, sanei essa duvida com um amigo que tem um Auto Center, e eu achava que era injeção ou algo assim e ele disse que os sintomas que falei, esta 98% de ser na BG.

tadeu_pc escreveu:O meu fica entre 1.3 e 1.4 L/h nunca consegui descobrir o pq de estar tão alto, troquei sonda a pouco por estar com consumo um pouco alto, melhorou mas acho que tem outra coisa influenciando no consumo geral e nesse consumo instantâneo. MAP ou sensor de temp. água poderiam influenciar né?


É vou olha, troquei as velas faz um tempo, mas lembro que fiz uns testes de altura do Gap conforme o pessoal aqui comentou, então pode ter ficado mto alto ou mto baixo. Obrigado!

Avatar do usuário
leandro.anselmo
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 213
Registrado em: 22 Abr 2013, 08:38
Nome Completo: Leandro Anselmo
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: [AJUDA] - Consumo CB

por leandro.anselmo » 24 Set 2013, 14:02

Galera,

Só porque postei no tópico meu carro resolveu mostrar que é possível economizar mais! rsrs

Vou postar até fotos..!

Ele parado está fazendo incrível 0,8 .. 0,9... as vzs baixa até 0,7!!

Com a marcha engatada em "D'... agora fica em 1,2...!
Imagem
VCD 2.2 16v 2000 - Preto (Falcão Negro)
Ex VGLS 2.0 8v 97 - Prata (Cam.Ré+17´Elite)
:::::>>>>>> Fotos do Veículo <<<<<<:::::

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: [AJUDA] - Consumo CB

por Alcir Andreoni » 24 Set 2013, 15:12

leandro.anselmo escreveu:Galera,

Só porque postei no tópico meu carro resolveu mostrar que é possível economizar mais! rsrs

Vou postar até fotos..!

Ele parado está fazendo incrível 0,8 .. 0,9... as vzs baixa até 0,7!!

Com a marcha engatada em "D'... agora fica em 1,2...!

É só passar a receita que está tudo certo...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
leandro.anselmo
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 213
Registrado em: 22 Abr 2013, 08:38
Nome Completo: Leandro Anselmo
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: [AJUDA] - Consumo CB

por leandro.anselmo » 25 Set 2013, 04:41

Alcir Andreoni escreveu:
leandro.anselmo escreveu:Galera,

Só porque postei no tópico meu carro resolveu mostrar que é possível economizar mais! rsrs

Vou postar até fotos..!

Ele parado está fazendo incrível 0,8 .. 0,9... as vzs baixa até 0,7!!

Com a marcha engatada em "D'... agora fica em 1,2...!

É só passar a receita que está tudo certo...



Imagem

A receita foi a seguinte:

Quando peguei o carro (3 meses atrás)

- Troca de óleo
- Troca de filtro de óleo
- Troca de filtro de gasolina
- Troca do filtro de ar (inflow inbox do meu antigo vectra rs)

Limpeza de bicos/injetores e velas, estas estavam ok!

Algumas outras trocas rs:

- Troca de fluído do câmbio automático
- Troca de correira dentada
- Troca de correira poly V
- Troca de rolamentos guias da dentada e poly V
- Troca do filtro de cabine
- Troca de fluído de freios

Ufa... não sei se esqueci algo mais...rs
Mas na questão mecânica eu acho que foi só...rs

Ahh... gasolina... aditivada a cada 3 idas ao posto... e em posto confiável... que no mínimo tenha cheiro de gasolina na bomba!! pq hj em dia o posto nem tem mais cheio de gasolina....
Imagem
VCD 2.2 16v 2000 - Preto (Falcão Negro)
Ex VGLS 2.0 8v 97 - Prata (Cam.Ré+17´Elite)
:::::>>>>>> Fotos do Veículo <<<<<<:::::

MTulioG
GL Member
GL Member
Mensagens: 114
Registrado em: 04 Mai 2013, 00:25
Nome Completo: Marco Túlio Gomes
Cidade: Florestal
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: [AJUDA] - Consumo CB

por MTulioG » 25 Set 2013, 12:12

Pessoal instalei o computador de bordo em meu vectra Milenium(ainda vou postar no forum :6: ) mais lendo esse tópico vi que o consumo instantâneo do meu em ponto morto não está legal. Como comprei um MID importado veio no padrão galões e milhas e o consumo instantâneo marca gal/h. O carro em N fica 0,5gal/h.
Procurei na internet para converter e esses 0,5 se referem à 1,89 l/h. :13:
Não seria assim a conversão ou tem algo de errado com meu vectra?
Depois posto pra vocês as fotos e todos os UP's feitos no vectrão... só aguardando traduzir o MID na CSS e trocar os cubos traseiros...
Abraço.
Vectra 2.2 8v Milenium 2001 Prata
Imagem

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member
Mensagens: 685
Registrado em: 07 Abr 2013, 16:37
Nome Completo: Gabriel
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: [AJUDA] - Consumo CB

por Gabriel Abrahão » 25 Set 2013, 17:27

Leve na CSS, para eles mudarem para km/l (l/h), e tenta ver os itens básicos, como velas, filtro de gasolina, bomba de gasolina, sonda lambda, e afins, isso pode interferir no consumo (creio eu).

MTulioG escreveu:Pessoal instalei o computador de bordo em meu vectra Milenium(ainda vou postar no forum :6: ) mais lendo esse tópico vi que o consumo instantâneo do meu em ponto morto não está legal. Como comprei um MID importado veio no padrão galões e milhas e o consumo instantâneo marca gal/h. O carro em N fica 0,5gal/h.
Procurei na internet para converter e esses 0,5 se referem à 1,89 l/h. :13:
Não seria assim a conversão ou tem algo de errado com meu vectra?
Depois posto pra vocês as fotos e todos os UP's feitos no vectrão... só aguardando traduzir o MID na CSS e trocar os cubos traseiros...
Abraço.
Atual: Honda Civic LX 2003/2004 - Fotos

Ex: Ford Fiesta 2016/2017 - Fotos

Ex-Vectra CD 2003/2003 - Fotos

fcamargo
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Out 2013, 12:10
Nome Completo: Flávio Camargo Dos Santos
Cidade: itaquaquecetuba-sp
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: [AJUDA] - Consumo CB

por fcamargo » 03 Out 2013, 14:22

tadeu_pc escreveu:O meu fica entre 1.3 e 1.4 L/h nunca consegui descobrir o pq de estar tão alto, troquei sonda a pouco por estar com consumo um pouco alto, melhorou mas acho que tem outra coisa influenciando no consumo geral e nesse consumo instantâneo. MAP ou sensor de temp. água poderiam influenciar né?


Boa tarde, já checou a abertura dos eletrodos de velas, no manual da ngk tem a especificação da abertura dos eletrodos do seu carro que deve ser por volta de 1,1mm, o monza é essa medida. Se colocar a vela nova sem ajustar a queima não vai ser correta e vai consumir mais. Apanhei com um monza que tive por vários anos e nenhum mecânico descobria a causa do consumo de 5 km/l no álcool. Quando ajustei a vela foi para 7,5 km/l.

Avatar do usuário
tadeu_pc
GL Member
GL Member
Mensagens: 92
Registrado em: 24 Abr 2013, 09:54
Nome Completo: Tadeu Coradini
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [AJUDA] - Consumo CB

por tadeu_pc » 03 Out 2013, 16:09

fcamargo escreveu:
tadeu_pc escreveu:O meu fica entre 1.3 e 1.4 L/h nunca consegui descobrir o pq de estar tão alto, troquei sonda a pouco por estar com consumo um pouco alto, melhorou mas acho que tem outra coisa influenciando no consumo geral e nesse consumo instantâneo. MAP ou sensor de temp. água poderiam influenciar né?


Boa tarde, já checou a abertura dos eletrodos de velas, no manual da ngk tem a especificação da abertura dos eletrodos do seu carro que deve ser por volta de 1,1mm, o monza é essa medida. Se colocar a vela nova sem ajustar a queima não vai ser correta e vai consumir mais. Apanhei com um monza que tive por vários anos e nenhum mecânico descobria a causa do consumo de 5 km/l no álcool. Quando ajustei a vela foi para 7,5 km/l.


Olá fcamargo, as aberturas estão com a medida conforme manual da ngk, 0,8mm. Já tentei aumentar essa regulagem até 1,2mm e não deu resultado, então creio não ser isso. Obrigado pela dica!

17 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 225 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.