O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

453 mensagens
Avatar do usuário
QuackMastter
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jul 2013, 09:39
Nome Completo: Maicon Miglioranza
Cidade: Gramado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Oleo Sintetico ou não?

por QuackMastter » 26 Jul 2013, 09:59

Galera dei uma procurada aqui no forum e na internet tambem, porem ainda estou com duvidas para a proxima troca de oleo do meu vectra 2.2 16v, ele esta atualmente com 97 mil km.

Sou de Gramado/RS, entao vez em quando rola umas temperaturas bem baixas na cidade, mas nada fora do comum pois tambem uso pouco o carro, normalmente em viajem.
Para terem uma ideia em 6 meses fiz mais ou menos 3 mil km somente...

Devo colocar oleo sintetico ou fico com o mineral mesmo?

o meu motor esta redondinho nao bate nada, nao fuma etc...

Abraços.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Arquiteto » 26 Jul 2013, 10:30

se vc roda muito vc vale a pena investir no semi sintetico ...fazendo as trocas com 7.500 km

desde que vc não rode so na cidade

agora se vc tem feito a troca por tempo (6meses) e não por km ai o mineral e mais adequado $$

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Oleo Sintetico ou não?

por rgapski » 26 Jul 2013, 10:30

QuackMastter escreveu:Galera dei uma procurada aqui no forum e na internet tambem, porem ainda estou com duvidas para a proxima troca de oleo do meu vectra 2.2 16v, ele esta atualmente com 97 mil km.

Sou de Gramado/RS, entao vez em quando rola umas temperaturas bem baixas na cidade, mas nada fora do comum pois tambem uso pouco o carro, normalmente em viajem.
Para terem uma ideia em 6 meses fiz mais ou menos 3 mil km somente...

Devo colocar oleo sintetico ou fico com o mineral mesmo?

o meu motor esta redondinho nao bate nada, nao fuma etc...

Abraços.


Quack,

Se você esta usando o mineral, recomendo que mantenha o mesmo tipo de óleo.
O que você pode fazer sem causar problemas é utilizar um mais fino com temperatura baixa, como por exemplo o 5W30 ao invés de 20W50.
O óleo "mais fino" sobe mais rápido ao cabeçote e já adquire a viscosidade correta com uma temperatura mais baixa.

Não coloque óleo sintético se você utiliza mineral.
A mistura destes dois tipos cria uma especia de graxa que entope o sistema de lubrificação.

O óleo de base sintética é superior ao de base mineral, pois ele sofre menos oxidação e quase não perde suas propriedades em função da variação de temperaturas.
É utilizado em motores de alta performance, principalmente turbo, pois surge a necessidade de manter o óleo dentro de um padrão de trabalho, embora as condições do motor sejam extremas.

Não há uma necessidade em substituir o óleo mineral pelo sintético no vectra, pois ele já foi projetado para usar óleo mineral.
As vantagens em utilizar o sintético é a garantia de que o óleo não esta perdendo suas propriedades em uso severo, além de manter o motor mais limpo por dentro.
É um "mimo" que voce pode dar ao carro, não uma necessidade.

O óleo mineral, se trocado dentro da quilometragem correta, não cria borras e não deixa o motor sujo por dentro.
Falo por experiencia própria, pois o meu carro sempre usou o AcDelco mineral, e com 70mil km rodados inexistia qualquer sujeira ou sinal de borra dentro do motor.

Se ainda assim você quiser trocar o tipo de óleo, terá que fazer uma lavagem interna antes da troca.
O certo é fazer o seguinte:
1) Esgotar o óleo velho e remover o filtro.
2) Tirar o cárter e tampa de válvulas para serem lavados e verificar a existência ou não de incrustações.
3) Depois de lavados os componentes, verificadas as condições das demais peças, como defletor, eixo do vira, etc.
4) Se tudo estiver sem borra, pode montar os componentes, colocar um filtro novo, um pouco do óleo que será utilizado (3L do sintético) e adicionar um "flush" de boa qualidade (pode ser STP ou Bardhal) para limpar as galerias e tuchos.
5) Deixar o motor funcionar uns 15~20 minutos na lenta para aquecer o óleo e lavar as galerias.
6) Desligar o carro e esgotar o óleo imediatamente.
7) Deixar o óleo descer até não pingar mais nenhuma gota.
8) Feito isso, trocar o filtro de óleo e encher com o óleo sintético.

A partir dái, só utilizar sintético.
Se tiver que completar o nível, utilizar o mesmo que foi colocado (marca e tipo).

Já vi uns malucos esgotarem o óleo, colocar uns 4l de querosene e deixa o motor ligado por um minuto.
Não faça isso no seu carro. O querosene não é lubrificante e essa prática ocasiona um desgaste excessivo das peças móveis.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
QuackMastter
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jul 2013, 09:39
Nome Completo: Maicon Miglioranza
Cidade: Gramado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Oleo Sintetico ou não?

por QuackMastter » 26 Jul 2013, 12:51

Gostei da sugestao/explicaçao de ambos.

Vamos aguardar mais algumas opninioes/sugestoes da galera.

Abraços

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Almeidão » 26 Jul 2013, 14:04

Esta do Querosene é duro e outros limpadores de motores que são misturados no óleo que para mim é o mesmo querosene. Sem dúvida que quem usa isto está já no início do fim.

Eu não uso sintético porque tive problemas com ele o qual não importa, mas já que tive o problema eu fui na concessionária GM e perguntei para o responsável ou um com maior responsabilidade e que lá está há muito tempo. Ele disse que a GM não indica em nenhum caso o óleo sintético, bem fui lá em 2010 daí pra cá não sei em outros carros.
Eu uso o 20W50, troco a cada 5 mil óleo e filtro deixo o carter seco e desta forma está seguro que não tem borra. Se eu usar o sintético, certamente em outro carro não neste, iria seguir trocando nos 5 mil km porque funciona bem em um certamente bem em outro.

Sds
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Ricardo Crispim » 26 Jul 2013, 14:12

Você consegue hoje achar SAE 5W30 de base mineral tranquilo, inclusive é peça original GM.
falando por mim é uma situação mais interessante, porque moro em Campo Grande-MS onde a temperatura normalmente dá para fritar ovo no capô do carro, utilizo um óleo SAE 10W40 de base semissintética, pois obtenho as vantagens da base sintética que é justamente fazer o óleo suportar temperaturas mais altas sem oxidar tão rápido como o mineral...
mas no seu caso, onde a cidade tem temperaturas mais amenas, podes utilizar tranquilamente um óleo de base mineral, respeitando as viscosidades recomendadas pelo manual...
Detalhe, troco com no máximo 5 mil Km, mesmo sendo semi...

Forte abraço!!!!!!!!!

Christianbruno
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 12 Jun 2013, 20:27
Nome Completo: Christian Bruno de Souza
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Christianbruno » 26 Jul 2013, 21:49

Discordo totalmente dessa lenda que prega que misturar óleo sintético com mineral cria borra...

O que cria borra é colocar óleo sintético e pensar que ele dura o dobro do mineral, e com isso querer trocar o óleo a cada 20 ou 30 mkm.

Eu já misturei no meu e nao tem borra nenhuma... E isso que troco o óleo com 10 mkm, independente da base.

Outra, nao recomendo flushing. Ao inves disso, faça uma troca antecipada, e nessa troca limpe o carter e a valvula de seguranca da bomba.

Queria saber se existe mesmo óleo sintético ou se é tudo óleo meineral, com diferentes aditivacoes... Queria saber se existe algum óleo de motor que nao seja derivado de petróleo... Queria saber da onde surgiu esse migué que nao se pode misturar óleo...

Na boa, mais vale trocar o óleo mineral no periodo certo que botar óleo de motor de ferrari e querer que dure 50 mkm...

Abração!

Avatar do usuário
QuackMastter
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jul 2013, 09:39
Nome Completo: Maicon Miglioranza
Cidade: Gramado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Oleo Sintetico ou não?

por QuackMastter » 27 Jul 2013, 10:29

é o que estou pensando, coloco oleo mineral e faço as trocas no tempo certo do que colocar o sintetico e querer ''esticar'' a vida pra 1 ano ou 10 mil km...

Uma vez troquei o oleo do meu corcel e coloquei sintetico, pensa em um dinheiro jogado fora rsrs....

To achando que o negocio é trocar oleo e filtro cada 6mes e ja era!

MarceloOliveira

Re: Oleo Sintetico ou não?

por MarceloOliveira » 27 Jul 2013, 12:54

Bom, hoje troquei o mineral pelo semissintético, pode ser psicológico mas senti uma diferença, o motor parece estar mais macio. Não foi feito flushing, meu mecânico falou que o carro ta novo, não precisava, mas ele me entregou o carro duas horas depois.

A previsão para amanhã pela manhã é de 8 graus, não sei ainda se vou sair pela manhã, mas vamos ver quando ligar o carro.

Vou informando.

:88:

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Ricardo Crispim » 27 Jul 2013, 13:06

MarceloOliveira escreveu:Bom, hoje troquei o mineral pelo semissintético, pode ser psicológico mas senti uma diferença, o motor parece estar mais macio. Não foi feito flushing, meu mecânico falou que o carro ta novo, não precisava, mas ele me entregou o carro duas horas depois.
A previsão para amanhã pela manhã é de 8 graus, não sei ainda se vou sair pela manhã, mas vamos ver quando ligar o carro.
Vou informando.
:88:



Marcelo eu estou rindo aqui sozinho, pois me lembrei de uma coisa que meu sogro sempre fala após a troca do óleo lubrificante, ele diz "parece que o carro fica mais feliz, mais solto e macio".
Exatamente como você citou acima e mesmo sem ter como explicar digamos "mecanicamente", eu também tive essa sensação ao deixar o óleo mineral...

Forte abraço!!!

Avatar do usuário
QuackMastter
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jul 2013, 09:39
Nome Completo: Maicon Miglioranza
Cidade: Gramado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Oleo Sintetico ou não?

por QuackMastter » 27 Jul 2013, 15:56

Ricardo Crispim escreveu:
Marcelo eu estou rindo aqui sozinho, pois me lembrei de uma coisa que meu sogro sempre fala após a troca do óleo lubrificante, ele diz "parece que o carro fica mais feliz, mais solto e macio".
Exatamente como você citou acima e mesmo sem ter como explicar digamos "mecanicamente", eu também tive essa sensação ao deixar o óleo mineral...

Forte abraço!!!


haha, acho que isso é a sensaçao normal de todos rsrs
quando eu troco o oleo do carro parece que ele fica ''sorrindo, livre leve e solto''
mas depois de uns dias ja acostuma novamente e fica tudo igual..

MarceloOliveira

Re: Oleo Sintetico ou não?

por MarceloOliveira » 27 Jul 2013, 16:46

Já troquei o óleo 3 vezes, ta diferente sim :lol:

É diferente quando você lava o carro e acha que ele esta mais leve :-D

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Rafael Gouveia » 27 Jul 2013, 20:31

O antigo dono estava usando o semisintético 10w40, mas com esse frio em SP vou trocar e acho que vou baixar para 5w30.

Sobre o flushing já vi mecânico fazer isso com óleo de freio oO e o pior, o resultado foi muito bom, o carro estava cheio de borra e ficou bem limpinho... fiquei impressionado rs
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

Avatar do usuário
elite2006
GL Member
GL Member
Mensagens: 67
Registrado em: 24 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Valberto Augusto Jaconely
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Oleo Sintetico ou não?

por elite2006 » 27 Jul 2013, 21:00

óleo de freio acaba com tudo que é juntas e orings,depois de pouco tempo vc vê o resultado,óleo de freio somente no freio mesmo.também já ví um cara descarbonizar um fusca velho com óleo de freio no carburador,foi a maior fumaceira branca.

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Adriano cruz » 28 Jul 2013, 06:49

Christianbruno escreveu:Discordo totalmente dessa lenda que prega que misturar óleo sintético com mineral cria borra...

O que cria borra é colocar óleo sintético e pensar que ele dura o dobro do mineral, e com isso querer trocar o óleo a cada 20 ou 30 mkm.

Eu já misturei no meu e nao tem borra nenhuma... E isso que troco o óleo com 10 mkm, independente da base.

Outra, nao recomendo flushing. Ao inves disso, faça uma troca antecipada, e nessa troca limpe o carter e a valvula de seguranca da bomba.

Queria saber se existe mesmo óleo sintético ou se é tudo óleo meineral, com diferentes aditivacoes... Queria saber se existe algum óleo de motor que nao seja derivado de petróleo... Queria saber da onde surgiu esse migué que nao se pode misturar óleo...

Na boa, mais vale trocar o óleo mineral no periodo certo que botar óleo de motor de ferrari e querer que dure 50 mkm...

Abração!



Concordo com você Christianbruno. Agora estou usando um sintético Helix 5w30 no me Challenge e senti diferença sim. O óleo sintético é superior ao mineral porque ele agarra nas paredes e assim nas partidas à frio o motor já está protegido. Mas os benefícios do óleo sintético são a longo prazo, o que é um pouco difícil de alguém comprovar porque a verdade de um modo geral as pessoas querem trocar de carro a cada 2 anos. Enfim, se o motor apresentar borra é por causa do desleixo do dono seja por troca de óleo errada ou combustível de péssima qualidade, se deu borra tem que abrir o motor e lavar, não tem nada que fazer flushing(querosene da STP no óleo ), pode até funcionar mas nunca vi em nenhum manual de um carro em todo o mundo dizendo sobre a necessidade de flushing. Se a pessoa deseja trocar o mineral para o sintético e não sabe com certeza o estado interno do motor, seria uma boa pelo menos tirar o cárter e o tubo de sucção do óleo e lavá-los. Então que o motor dure milhares de quilômetros.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Almeidão » 28 Jul 2013, 18:43

Isso ai Adriano, voce foi o mais real em todas opiniões. O motor em seu uso correto ele não acumula borra com óleo mineral e nem está salvo de não ter borras com o óleo sintético. Limpar motor é necessário quando abrir para fazer ele, porque com o acúmulo que ele teve devido ao maus tratos, certamente se estiver acumulo de borra é porque o motor já está condenado. Colocar qualquer produto dentro dele é um risco de voce ter um motor batendo e que ainda anda, por um que vai estar batido e não andar mais.
Os carros de hoje tem o pafaruso do carter para dentro, então por mais que voce faça a coisa certa ele ainda fica no fundo do carter sem poder sair mais de 300 ML de pura sujeira misturada com o resto do óleo que não saiu. BEM, ISTO É NA MAIORIA DOS CARROS, NÃO NO MEU PORQUE EU SEMPRE TIRO ESTE RESTO.

Óleo de freio é um excelente produto de limpeza e sai com agua, mas é para ser usado em peças desmontadas e logo meter agua em cima e que seja peças, não partes pintada. Um exemplo é a TBI que limpa fácil com óleo de freio.

Imaginamos agora sobre o que escrevi que fica 300ML no fundo e estes 300ML não sei do que, pode ser querosente, óleo de freio ou qualquer outro produto e certamente vai ferrar o resto que tinha do motor. E se voce abrir o carter, ok já ajuda muito mas se voce mandar o mecanico abrir fica de olho pra ver se ele abriu mesmo.

Os 300 ML do óleo velho já contamina o motor com o novo óleo. Sem palavras para esta limpeza

Eu ainda afirmo que o óleo sintético por ser muito fino voce precisa andar todos os dias com o carro, para aqueles que saem nos fins de semana vão ouvir muitos tuchos descarregados e batendo quando neste espaço de tempo sem ligar. Falo naqueles 5W30.

Sds
Imagem

Christianbruno
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 12 Jun 2013, 20:27
Nome Completo: Christian Bruno de Souza
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Christianbruno » 28 Jul 2013, 21:46

Almeidão escreveu:Isso ai Adriano, voce foi o mais real em todas opiniões. O motor em seu uso correto ele não acumula borra com óleo mineral e nem está salvo de não ter borras com o óleo sintético. Limpar motor é necessário quando abrir para fazer ele, porque com o acúmulo que ele teve devido ao maus tratos, certamente se estiver acumulo de borra é porque o motor já está condenado. Colocar qualquer produto dentro dele é um risco de voce ter um motor batendo e que ainda anda, por um que vai estar batido e não andar mais.
Os carros de hoje tem o pafaruso do carter para dentro, então por mais que voce faça a coisa certa ele ainda fica no fundo do carter sem poder sair mais de 300 ML de pura sujeira misturada com o resto do óleo que não saiu. BEM, ISTO É NA MAIORIA DOS CARROS, NÃO NO MEU PORQUE EU SEMPRE TIRO ESTE RESTO.

Óleo de freio é um excelente produto de limpeza e sai com agua, mas é para ser usado em peças desmontadas e logo meter agua em cima e que seja peças, não partes pintada. Um exemplo é a TBI que limpa fácil com óleo de freio.

Imaginamos agora sobre o que escrevi que fica 300ML no fundo e estes 300ML não sei do que, pode ser querosente, óleo de freio ou qualquer outro produto e certamente vai ferrar o resto que tinha do motor. E se voce abrir o carter, ok já ajuda muito mas se voce mandar o mecanico abrir fica de olho pra ver se ele abriu mesmo.

Os 300 ML do óleo velho já contamina o motor com o novo óleo. Sem palavras para esta limpeza

Eu ainda afirmo que o óleo sintético por ser muito fino voce precisa andar todos os dias com o carro, para aqueles que saem nos fins de semana vão ouvir muitos tuchos descarregados e batendo quando neste espaço de tempo sem ligar. Falo naqueles 5W30.

Sds


Precisa ver como eu troco o oleo do meu fusca... Como ele nao tem filtro, é impressionante a quantidade de carvao empedrado que tinha no carter... Bom, agora nao mais, troco a cada 6 meses, independente da km.

Gosto sempre de esclarecer esse lance de óleo nos fóruns, pois rola muita lenda nesse tema...

Quanto à borra, muita gente nao se da conta que o oleo tem a capacidade de manter a fuligem, a carbonizacao proveniente da queima incompleta em suspensao. Isso é chamado de propriedade dispersante do oleo.

Pois bem, se ficamos muito tempo sem trocar o oleo, temos muita fuligem em suspensao... Quando essa fuligem é mais que a capacidade de o oleo a manter dispersa, a fuligem satura, formando no inicio a tal borra e em casos mais graves até a formacao de "pedras" no fundo do carter...

Entao, o que forma borra nao é a mistura de bases mas a porquice da mocada que nao troca óleo no tempo correto...

Óleos de base sintetica normalemente tem mais dispersantes, entao demoram mais para formar borra.... Mas isso nao é devido à base, mas devido ao fato que por serem mais caros, justifica a adicao de mais dispersantes...

Quer que seu carro nunca forma borra? Use álcool ou GNV.... Ou troque o óleo no tempo correto... Simples assim...

Abração!

Avatar do usuário
QuackMastter
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jul 2013, 09:39
Nome Completo: Maicon Miglioranza
Cidade: Gramado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Oleo Sintetico ou não?

por QuackMastter » 29 Jul 2013, 10:30

Almeidão escreveu:
Eu ainda afirmo que o óleo sintético por ser muito fino voce precisa andar todos os dias com o carro, para aqueles que saem nos fins de semana vão ouvir muitos tuchos descarregados e batendo quando neste espaço de tempo sem ligar. Falo naqueles 5W30.

Sds


Segue opiniao da galera, esta me deixou com uma pulga atras da orelha.

Na teoria parece que é isso mesmo Almeidção, ainda mais pra galera como eu que anda pouco com o vectra ou só final de semana etc...

atualmente o meu esta com 20w 50.

começo do mes agora ja vou trocar o oleo do bicho...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Almeidão » 29 Jul 2013, 16:02

Eu não sei como você troca ou se é você que troca. Eu faço tudo no meu carro menos pintura isto porque odeio pintura kakkak.

Segredo para não deixar óleo no fundo do carter na troca. Compre uma seringa com 20ML, eu comprei uma de 50, mas é tão raro este tamanho que nem indico. Arranje uma mangueira de borracha para a ponta dela e na ponta da mangueira arranje um tubo de metal, pode se de óleo de freio, faça uma curva nele tipo um anzol. Deixe o óleo escorrer a vontade, depois com a seringa você coloca o anzol por dentro onde estava o parafuso do carter e puxa, repita isto enquanto tiver óleo, assim você terá a certeza que tirou o fuligem todo do fundo com o óleo que ali estava. É a parte mais suja do óleo é este resto.
Nunca troque óleo sem trocar filtro, isto de 2 para 1 é furada. Seu motor vai agradecer.

Nota, a primeira vez que fiz isto, me lambuzei todo, hoje uso luva cirúrgica que comprada por 12 a caixa de 50 pares, fica por 24 centavos o par.
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Oleo Sintetico ou não?

por Ricardo Crispim » 30 Jul 2013, 13:31

Almeidão escreveu:Eu não sei como você troca ou se é você que troca. Eu faço tudo no meu carro menos pintura isto porque odeio pintura kakkak.

Segredo para não deixar óleo no fundo do carter na troca. Compre uma seringa com 20ML, eu comprei uma de 50, mas é tão raro este tamanho que nem indico. Arranje uma mangueira de borracha para a ponta dela e na ponta da mangueira arranje um tubo de metal, pode se de óleo de freio, faça uma curva nele tipo um anzol. Deixe o óleo escorrer a vontade, depois com a seringa você coloca o anzol por dentro onde estava o parafuso do carter e puxa, repita isto enquanto tiver óleo, assim você terá a certeza que tirou o fuligem todo do fundo com o óleo que ali estava. É a parte mais suja do óleo é este resto.
Nunca troque óleo sem trocar filtro, isto de 2 para 1 é furada. Seu motor vai agradecer.

Nota, a primeira vez que fiz isto, me lambuzei todo, hoje uso luva cirúrgica que comprada por 12 a caixa de 50 pares, fica por 24 centavos o par.



Almeidão, eu troco o óleo do meu vectra no meu mecãnico. Peimeiro ele faz do jeito normal, por gravidade, depois ele pesca o resto com aquela máquina de vácuo e sai bastante. Você acredita que mesmo após utilizar aquela máquina ainda sobra muito óleo no cárter?

forte abraço!!!!!!!!

453 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 170 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.