O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

453 mensagens
felipefogaça
GL Member
GL Member
Mensagens: 66
Registrado em: 27 Ago 2014, 19:19
Nome Completo: Felipe Rondena Fogaça de Almeida
Cidade: diadema
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Duvida óleo ![VECTRA B]

por felipefogaça » 05 Jan 2016, 21:11

boa noite pessoal ! faz mais de um ano que sou membro do club e nunca tive um vectra passou 2015 tive outros carros e agora em 2016 resolvi procurar um vectra pra mim porem um GLS 8V ate 10mil reais porem consegui achar alguns ate em razoáveis estado de conservação porem achei um negocio bom pra mim e gostaria da dica do pessoal, pois eu tenho uma montana desde okm ela é 2014 e no manual ela usa oleo 5W30 meu pai teve duas s10 flex e ambas usam 5w30 bom em casa temos outro vectra do meu irmão porem é um elegance 2007 e veio revisado da gm com óleo 20w50 estranhei na hora e tbm temos uma meriva 2004 flex e a mesma colocaram 20w50 ambos com 100mil km rodados bom ao dar partida de manha é a quela bateção de tucho ou válvulas e partida pesada ai resolvi trocar dos dois carros para 5w30 e os dois mudou completamente ate no consumo e não batem mais nada , a duvida é a seguinte estou quase fechando um negocio em uma vectra 1997 gls 2.0 com 147 mil km porem não sei qual óleo o motor dele esta usando a questão é sera que vou pelo manual que vi dele e coloco 15w40 ? ou 20w50 ? ou vou em 5w30 ? meu medo é trocar e o carro começar a fumar igual fiz num civic quando troquei de 20w50 pelo original honda ,por o carro ter uma certa idade vou ver se tomo cuidado a certos detalhes pois como acompanho aqui de resto não ha do que se temer com ele !desde já agradeço a quem poder ajudar vlw!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fabrica de esquadrias de alumínio em SP
http://www.esquadriascolibri.com.br

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintétic

por Thiago Menezes » 06 Jan 2016, 08:53

Tópico fundido por tratar do mesmo assunto.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintétic

por leoborgesl » 07 Jan 2016, 07:07

Aproveitando o tópico...

Para o motor 2.2 8v no manual diz que são 4,5L com o filtro, porém observo que o nível fica um pouco acima da marca MAX da vareta. Fiquei na dúvida sb a quantidade, até pq geralmente o motor 2.0 8v são 3,5L com o filtro.
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintétic

por Thiago Menezes » 07 Jan 2016, 07:19

leoborgesl escreveu:Aproveitando o tópico...

Para o motor 2.2 8v no manual diz que são 4,5L com o filtro, porém observo que o nível fica um pouco acima da marca MAX da vareta. Fiquei na dúvida sb a quantidade, até pq geralmente o motor 2.0 8v são 3,5L com o filtro.


Na próxima troca coloque 4,3 litros isso vai evitar também de dar excesso ali na TBI.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintétic

por larussosan » 07 Jan 2016, 07:31

leoborgesl escreveu:Aproveitando o tópico...

Para o motor 2.2 8v no manual diz que são 4,5L com o filtro, porém observo que o nível fica um pouco acima da marca MAX da vareta. Fiquei na dúvida sb a quantidade, até pq geralmente o motor 2.0 8v são 3,5L com o filtro.

Olá amigo!!! Independente da capacidade máxima que o manual indica você precisa prestar atenção no nível medido na vareta, que tem que ficar entre as marcas min e max, ou seja, no meio.

Pois sempre fica um pouco de óleo velho no fundo do Carter e para Carter de 4,5 lts a marcação na vareta equivale uma quantidade De 1 litro entre as 2 marcações.

Então considerando isso o motor irá trabalhar corretamente com 4 litros de Óleo...

Abs!!!

Abs!!

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintétic

por leoborgesl » 07 Jan 2016, 11:23

É bem complicado... quem tem pouca experiência ou referência, segue o manual, se nele tem informação que não condiz com a realidade, fica complicado. :/

Na próxima troca vou colocar 4L e ir conferindo durante alguns dias, para ver a necessidade de completar.
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 299
Registrado em: 05 Ago 2014, 19:13
Nome Completo: Jeferson da Silva
Cidade: Capinzal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintétic

por Jeferson.eng » 07 Jan 2016, 17:18

No meu carro coloco sempre 4,2 ou no máximo 4,25L. Dessa forma, sempre fica entre o máximo e mínimo. Além de fazer bem para o motor, gasta-se menos na compra do óleo.
Imagem

rodrigovan
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Fev 2016, 01:00
Nome Completo: rodrigo vandosk
Cidade: ponta grossa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

vectra cd 2.0 16v 97

por rodrigovan » 17 Fev 2016, 12:31

comprei um vectra cd 2.0 16v 97 e o antigo dono nao lembra que oleo ele usava qual e o oleo mais bom pra esse motor que esta com155mil kmr obg me ajudemy

rodrigovan
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Fev 2016, 01:00
Nome Completo: rodrigo vandosk
Cidade: ponta grossa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintétic

por rodrigovan » 17 Fev 2016, 15:10

Galera me ajudem comprei um vectra cd 2.0 16v e o antigo dono nao lembra que oleo usava agora que oleo devo colocar nesse motor que esta com 155mil km me ajudem por favor a itiqueta dele pede oleo 15w40 20w40 e 20w50 api sf sh sg qual devo usar obg aguardo resposta

Avatar do usuário
Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 281
Registrado em: 22 Nov 2013, 23:52
Nome Completo: Renato Gobato
Cidade: Goiatuba
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintétic

por Marcatto » 17 Fev 2016, 16:54

Dessas 03 opções, eu colocaria um 15W40 semissintético.
Pacote R6N (quase um GT-X)

The Mole
GL Member
GL Member
Mensagens: 68
Registrado em: 23 Abr 2015, 06:40
Nome Completo: Claudio
Cidade: Sao Luis
Estado: Maranhão
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintétic

por The Mole » 18 Fev 2016, 10:34

Se o cara nem lembra que óleo usava, capaz de usar do marbarato ;/

Ou vai de 20w50 mineral ou 15w40 semi sintético, api SL no minimo, mas se for de SM ou SN melhor ainda.

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintétic

por leoborgesl » 18 Fev 2016, 11:45

Se vc faz troca com 4.000km ou 6 meses no máximo, pode usar mineral, lembrando de trocar o filtro de óleo em todas as trocas.
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

IgorLBras
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 27 Ago 2015, 19:28
Nome Completo: Igor Lucas Brasil
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Óleo pra alta KM

por IgorLBras » 08 Mar 2016, 20:26

Ola a todos, está na hora de trocar o óleo e filtro de óleo do meu expression, pensei em por o SHELL HELIX HX3, que é pra alta km, meu carro está com 219.000km, vale a pena?

Avatar do usuário
sapo_joe
GL Member
GL Member
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Jun 2014, 14:47
Nome Completo: Victor
Cidade: Minas Gerais
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Óleo pra alta KM

por sapo_joe » 08 Mar 2016, 20:59

Se seu carro não baixa óleo normalmente, continue usando o mesmo óleo... Óleos de alta km normalmente são mais grossos, esquentam mais o carro, criam mais borra, eu não recomendo...

Um motor em boas condições vai usar o mesmo óleo até a hora da retífica... Já andei em Corsa 1.6 que rodou 450.000km com o mesmo óleo, e era carro de empresa!!
---------------------------------------------------------------------------------
Vectra GLS 2.0 96/97, Prata Rodin.
viewtopic.php?f=70&t=12856
Opala Comodoro SL/E 4.1 91, Vermelho Ciprus.
(fotos em breve)

Avatar do usuário
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 299
Registrado em: 05 Ago 2014, 19:13
Nome Completo: Jeferson da Silva
Cidade: Capinzal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Óleo pra alta KM

por Jeferson.eng » 08 Mar 2016, 21:10

Se o carro está se comportando de maneira normal, não vejo motivo pra trocar o tipo de óleo somente por estar com essa quilometragem.
Imagem

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por Edcezar » 09 Mar 2016, 08:46

Tópico fundido ao já existente.
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

IgorLBras
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 27 Ago 2015, 19:28
Nome Completo: Igor Lucas Brasil
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por IgorLBras » 11 Mar 2016, 18:31

Comprei ele a 5 meses, na compra a loja trocou o óleo e filtro, botaram o Castrol GTX 25w60, que é pra alta km, como era leigo no assunto aceitei, agora queria saber se continuo com esses oleos pra alta km ou arrisco o do manual 5w30 :2:

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 167
Registrado em: 01 Nov 2014, 19:29
Nome Completo: David Souza de Moura
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por Davidsouzmr » 13 Mar 2016, 13:01

IgorLBras escreveu:Fuente del Mensaje Comprei ele a 5 meses, na compra a loja trocou o óleo e filtro, botaram o Castrol GTX 25w60, que é pra alta km, como era leigo no assunto aceitei, agora queria saber se continuo com esses oleos pra alta km ou arrisco o do manual 5w30 :2:

Colocar 5w30 no Vectra... eu acho MUUUITO fino o oleo. O meu, troquei essa semana, usava 20w50 da Castrol API SL... passei a usar um Shell Helix 15w40 API SN!!!!

E a diferença no preço do litro é muito pouca! Então acho que meu Vectra agradece... se você quer usar um oleo mais fino, tenta ir para um 15w40 a principio, que é o mais fino que o manual do carro permite. A partir dai tu começa a verificar queima de oleo e etc... vê se ta tudo normal, ai se sentir NECESSIDADE troca pra um mais fino. Porque pelo menos a olho nu, esse 15w40 ja é BEEEEM fino.

Aqui na minha cidade o 20w50 API SL da Castrol(MINERAL) custa 23 Reais enquanto o Shell Helix 15w40 API SN(SEMI SINTETICO) me custou 25 reais o litro!! Paguei feliz a diferença, visto que foi um UPGRADE significativo de qualidade de oleo!

Avatar do usuário
Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 447
Registrado em: 07 Jan 2016, 16:13
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por Diesel » 13 Mar 2016, 17:04

Eu uso sempre o óleo mais fino que o manual indica, independente da quilometragem.

Como atualmente uso pouquíssimo o carro, troco à cada 6 meses sempre junto com o filtro de óleo e muitas vezes com menos de 2.000 km desde a última troca.

Utilizo o semi-sintetico pois pro meu uso e pro tempo que faço a troca é o que apresenta o melhor custo-beneficio.

Na época que rodava mais, sempre troquei o óleo à cada 5 mil km junto com o filtro. Estudava em São Bernardo e morava em São Paulo, então eram 1 hora de trânsito pesado + 30 minutos de estrada pra ir e trânsito livre pra voltar.

Caso usasse o carro exclusivamente em cidade, mais de 70% do tempo, e pegando trânsito pesado diariamente, usaria o sintético e trocaria a cada 5.000 km.

Caso usasse o carro muito em estrada, 70% do tempo pra mais, usaria sintético e trocaria a cada 7.500 km ou o semi sintético e trocaria a cada 5.000 km.

Pra mim esse lance se óleo mais grosso pra carro muito rodado é coisa dos anos 70/80, quando a tecnologia de fabricação de motores e de lubrificantes era muito inferior à atual. Tanto que era difícil um motor que chegasse aos 50/60 mil km sem retífica. Mas ainda hoje os mecânicos e funcionários de trocas de óleo insistem nessa prática.

Também acho que economizar 20 reais trocando o filtro a cada 2 trocas de óleo é uma puta economia porca e burra pois você compra 4 litros de óleo novinho e transforma em 4,5 litros de óleo meia boca misturando com o óleo sujo que fica no filtro.

Use o óleo mais fino indicado, de uma boa marca, de preferencia sintético ou semi sintético, troque SEMPRE o filtro de óleo junto e obedeça rigorosamente o tempo de troca que você não terá problemas.

Vectraelitetop
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 06 Dez 2015, 23:14
Nome Completo: Vectra Elitoso
Cidade: Urubici
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por Vectraelitetop » 16 Mar 2016, 01:06

IgorLBras escreveu:Fuente del Mensaje Ola a todos, está na hora de trocar o óleo e filtro de óleo do meu expression, pensei em por o SHELL HELIX HX3, que é pra alta km, meu carro está com 219.000km, vale a pena?


Sempre utilize a viscosidade descrita no manual do seu carro independente da quilometragem, acompanho o canal do ADG no youtube, que é um excelente mecânico e ele mesmo confirmou, o lubrificante deve ser usado na viscosidade descrita no manual no inicio ao fim da vida útil do motor. Além do mais essa km não está alta, o motor aguenta o dobro fácil se feito sempre as revisões em dia e utilizado o lubrificante recomendável. Você não precisa usar o mesmo óleo do manual, mais a mesma viscosidade (ex: 5w30), porem pode utilizar lubrificantes com tecnologia superior, semi-sintetico/sintético e o grau de eficiência dos detergentes presentes no mesmo (API, ex: SM/SN). Esses lubrificantes para "alta km" é utilizado em motores que já estão com folga/desgaste além do normal e estão queimando óleo, o lubrificante mais grosso não passa com tanta facilidade pelas folgas do motor.
Quanto ao membro "diesel" utilizar lubrificante mais fino que o recomendável pode variar de vários motivos, clima/modo de condução. Um lubrificante mais viscoso que o original pode perder o film de lubrificação mais fácil, nesse caso depende muito do uso, se tiver o pé pesado e exige rotações altas pode não ser uma boa escolha, pode gerar desgaste acentuado devido a isso, por isso que em track day por exemplo utiliza-se lubrificantes especiais 0w50/0w60, assim evita de perder o film de lubrificação quando exigido rotações altas do motor constantes. A vantagem principal em utilizar um lubrificante mais viscoso é na economia de combustível, pois ele circula pelo sistema mais facilmente deixando o motor mais "leve". Também varia muito do clima, em cimas mais frios é melhor utilizar um lubrificante mais fino, em climas quentes é interessante optar por um lubrificante mais grosso, mais aqui para o brasil já o original está adepto a ambos os climas.
Filtro de óleo é um item que deve ser trocado rigorosamente a cada troca de óleo, é um item barato (média 20 reais de marca top como FRAM ou MAMM para nossos GM's) e vai ajudar na durabilidade do motor, como dizem, o lubrificante vem evoluindo mais o filtro ainda continua o mesmo dispositivo feito de papelão.
Meu Vectra 2.4 16v está com 130.000km e vou continuar usando 5w30 que está especificado no manual, uso atualmente o lubrificante Elaion 5w30 sintético API SN que atende as especificações GM, é extremamente barato (pago 24 reais o litro), troco com 5000km ou 6 meses, independente de ser sintético, filtro sempre FRAM o MAMM e toda troca, meu carro roda no GNV, então o lubrificante contamina muito pouco, e mesmo assim óleo sintético + filtro a cada 5000km máximo.
Talvez vou fazer uma melhoria no lubrificante na próxima troca, pretendo usar 0w30 no inverno e 0w40 no verão, sintético também e API SN, assim o motor vai lubrificar mais rápido na primeira partida, uso também militec que é um condicionador de metais que ajuda a reduzir desgaste do motor, principalmente na 1° partida.

453 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: santosjoaoluis e 131 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.