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Pedro Josino
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Re: Qual óleo devo usar?

por Pedro Josino » 28 Ago 2013, 19:05

ClaudioBA escreveu:
gorvalle escreveu:Estou com meu carro há 1 semana.
Está com 40.000 e devo trocar o óleo.

No manual recomenda 5w30 da ACDelco. Este óleo é mineral ou sintético?
Devo usar este mesmo?

pela kilometragem, vou trocar o da transmissão também (no manual diz a 40.000 km)
O que acham?


5w30 da AC Delco ERA mineral e agora é sintético (mas não sei se descontinuaram a fabricação da versão mineral). Em algumas concessionárias e lojas ainda devem ter o mineral à venda. A diferença é perceptível pela embalagem: o mineral tem embalagem branca com rótulo azul e vermelho e o sintético tem embalagem preta.

Qualquer marca que comercialize óleo 5w30 atual atende às especificações exigidas pela GM. Mantenha esse tipo de óleo o quanto puder. É um pouco mais caro, mas a maciez do motor vale a pena. E em termos de durabilidade das peças, então, nem se fala.

Se for trocar o óleo da transmissão, qualquer produto que observe ou exceda o padrão Dexron-III (como o ATF TDX da Lubrax) já resolve a questão.


Cláudio,

Pelo que eu sei a ACDelco continua com a comercialização do óleo mineral normalmente. Inclusive eu acho que não vale a pena usar pela diferença tão pequena de preço em relação ao sintético, pelo menos aqui na cidade.

Tive na GM esses dias e vi que eles estão com dois tipos de óleo sintético, o com API-SL e API-SN.

ACDelco 5W30 Mineral API-SL - 94701273 - R$ 34,90 / litro (embalagem branca)
ACDelco 5W30 Sintético API-SL - 98550039 - R$ 38,90 / litro (embalagem preta)
ACDelco 5W30 Sintético API-SN - 98550168 - R$ 40,00 / litro (embalagem branca)

Esses são os óleos 5W30 da ACDelco comercializados pela concessionária GM aqui da cidade e os valores aqui são esses. Entre pagar R$ 35,00 no litro do mineral, eu iria logo no sintético SN por R$ 40,00 o litro. Pelo que o cara da concessionária falou, esse 5W30 API-SN foi lançado na época do Cruze e tem sido adotado nos modelos mais novos, os antigos eles continuam aplicando o mineral.

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ClaudioBA
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Re: Qual óleo devo usar?

por ClaudioBA » 28 Ago 2013, 19:16

Pedro Josino escreveu:Cláudio,

Pelo que eu sei a ACDelco continua com a comercialização do óleo mineral normalmente. Inclusive eu acho que não vale a pena usar pela diferença tão pequena de preço em relação ao sintético, pelo menos aqui na cidade.

Tive na GM esses dias e vi que eles estão com dois tipos de óleo sintético, o com API-SL e API-SN.

ACDelco 5W30 Mineral API-SL - 94701273 - R$ 34,90 / litro (embalagem branca)
ACDelco 5W30 Sintético API-SL - 98550039 - R$ 38,90 / litro (embalagem preta)
ACDelco 5W30 Sintético API-SN - 98550168 - R$ 40,00 / litro (embalagem branca)

Esses são os óleos 5W30 da ACDelco comercializados pela concessionária GM aqui da cidade e os valores aqui são esses. Entre pagar R$ 35,00 no litro do mineral, eu iria logo no sintético SN por R$ 40,00 o litro. Pelo que o cara da concessionária falou, esse 5W30 API-SN foi lançado na época do Cruze e tem sido adotado nos modelos mais novos, os antigos eles continuam aplicando o mineral.


Pedro,

Bom saber. Pelo que me disseram na última revisão que fiz na concessionária, o AC Delco só estava vindo sintético na embalagem preta. Não sabia nem da manutenção do 5w30 API SL, nem da existência do 5w30 API SN da marca.

:88:

Eu uso Mobil Super 5w40 API SN (sintético). Custa R$ 35,00 o litro.
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rodrigo.marques
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Re: Oleo Sintetico ou não?

por rodrigo.marques » 28 Ago 2013, 19:22

no meu sempre usei o óleo da GM SAE 5w30 API-SL Sintético pois moro aqui em Brasília DF e aqui geralmente não e tao frio assim tem problemas continuar a usar esse óleo? ou passo a por o recomendado no manual?

Pedro Josino
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Re: Oleo Sintetico ou não?

por Pedro Josino » 28 Ago 2013, 21:22

Que eu saiba a questão da aditivação não tem haver com mineral e sintético e sim com o API do óleo, ou estou errado?

API-SJ, API-SL, API-SM e API-SN? Não é isso que são os aditivos do óleo?

Sintético e Mineral não é apenas a forma de origem do óleo?

CaioMs
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Re: Qual óleo devo usar?

por CaioMs » 28 Ago 2013, 23:12

rodrigo.marques escreveu:Sou dono de um Vectra GLS 2.2 MPFI Ano 2000 - O óleo que uso no meu e GM 5w 30 SAE API - SL Sintético e o óleo recomendado pelo fabricante são 15w40, 20w40, 20w50 API SF/API-SG/API-SH/ AcDelco .

Ai fico na duvida aqui igual a você Nimao 1504, só que meu caso e continuar usar ou não o sintético?
Esclarecendo e claro o porque estou a usar esse lubrificante, segundo o mecânico que faz a manutenção do meu carro ele falou que e melhor porque o motor trabalha com temperatura mais elevada assim ele faz a melhor lubrificação, será que isto procede?


Oleo sempre o recomendado pelo fabricante, sem excessão.

Pedro Josino
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Re: Qual óleo devo usar?

por Pedro Josino » 29 Ago 2013, 08:09

ClaudioBA escreveu:
Pedro Josino escreveu:Cláudio,

Pelo que eu sei a ACDelco continua com a comercialização do óleo mineral normalmente. Inclusive eu acho que não vale a pena usar pela diferença tão pequena de preço em relação ao sintético, pelo menos aqui na cidade.

Tive na GM esses dias e vi que eles estão com dois tipos de óleo sintético, o com API-SL e API-SN.

ACDelco 5W30 Mineral API-SL - 94701273 - R$ 34,90 / litro (embalagem branca)
ACDelco 5W30 Sintético API-SL - 98550039 - R$ 38,90 / litro (embalagem preta)
ACDelco 5W30 Sintético API-SN - 98550168 - R$ 40,00 / litro (embalagem branca)

Esses são os óleos 5W30 da ACDelco comercializados pela concessionária GM aqui da cidade e os valores aqui são esses. Entre pagar R$ 35,00 no litro do mineral, eu iria logo no sintético SN por R$ 40,00 o litro. Pelo que o cara da concessionária falou, esse 5W30 API-SN foi lançado na época do Cruze e tem sido adotado nos modelos mais novos, os antigos eles continuam aplicando o mineral.


Pedro,

Bom saber. Pelo que me disseram na última revisão que fiz na concessionária, o AC Delco só estava vindo sintético na embalagem preta. Não sabia nem da manutenção do 5w30 API SL, nem da existência do 5w30 API SN da marca.

:88:

Eu uso Mobil Super 5w40 API SN (sintético). Custa R$ 35,00 o litro.


Eu também não conhecia. Havia visto o SN em uma loja virtual e achei estranho, no dia que fui na GM aproveitei e pedi pra ver os valores e o funcionário confirmou e disse ter sido lançado junto do Cruze. Motores novos exigem um lubrificante melhor. É uma boa para quem faz a revisão na concessionária como eu, mas que, faz fora, existem outros óleos equivalentes ou melhores, como o Mobil. No Gol eu uso o Mobil 1 0W40 API-SN, excelente óleo!

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Re: Oleo Sintetico ou não?

por rafaguedes » 29 Ago 2013, 18:52

pessoal

já trabalhei com óleo:

Seguinte:

Flash JÁ MAIS NUNCA, ele limpa mas limpa tanto que remove o primeira camada do metal.

API-SJ é passado só óleos ruins como o AC-delco

API-SL tb é ruim

API-SM e API-SN são óleos bons com aditivos suficientes para nossos carros.

Vale lembra ta escrito LÁ NA TAMPA DO PORTA MALAS DO VECTRA carros que rodam em condições severas (só na cidade e transito lento) trocar com 4000km principalmente o 16v.

carros que rodam em pista pode ser trocado com 10000km

Indicações para óleos

5w40 castrol magnatec que tem o A5 100%
5w30 Castrol magnatec ou GM original
10w40 Motul esse óleo é feito para rodar até 25000km
20w50 Castrol GTX anti borra unico óleo mineral com aditivos com os 100%

todos óleo tem seu A1
Molikote tem seu A2
Castrol magnatec 5w40 tem seu A5 ou seja capacidade de criar uma pelicula entre os metais 5x maior que os outros óleos e bem superior que Molikote.

abraços.


:9:
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Re: Oleo Sintetico ou não?

por Adriano cruz » 03 Set 2013, 10:37

Eu estou usando Castrol Magnatec 5w30 SN A5. Estou satisfeito. Motor macio e redondinho.

Alez
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Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por Alez » 24 Set 2013, 09:32

Senhores, usava o Castrol GTX Mineral 20W50.

Troquei pelo Lubrax Tecno Semi-Sintético 15W40.

Esse lubrificante é bom?

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Senti o carro mais leve, será Placebo?

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Re: | Mudança de Lubrificante

por bruno241281 » 24 Set 2013, 11:00

Alez,

não sou especialista no assunto, mas levando em consideração que o óleo que utilizava era menos viscoso que o atual tanto em temperatura baixa quanto em alta, creio que a sua sensação é real.

Quando peguei um astra 8v, utilizava óleo 20W50, troquei pelo recomendado pelo manua 05w30...até o barulho mudou...

O carro fica outro, pois a lubrificação é mais eficiente.

Particularmente, sou do principio que não se economiza em óleo, o AcDelco que utilizava 05w30 é mineral, não optei pelo sintético por medo de formação de borra com o que já estava lá dentro.

Espero ter ajudado.
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Arquiteto » 24 Set 2013, 11:33

eu uso este 15/40 o semi sintetico no CD ... a embalagem não e esta

talvez vc vai sentir o oleo baixar um pouco mais entre as trocas ok

rgapski
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Re: | Mudança de Lubrificante

por rgapski » 24 Set 2013, 11:51

Alez,

Eu costumava usar o AcDelco 20w50, pois sempre foi o óleo utilizado.
Ele sempre baixava 500ml com 3mil km. Colocava aquele "chorinho" que sobrava da ultima troca e rodava até dar 5mil km ou os 6 meses da troca.

Na última troca, coloquei o mobil protection 15W40 (API SM).
Uma coisa que percebi foi que a temperatura do motor agora costuma ficar pouca coisa mais baixa.
Já rodei 2mil km com ele em estrada, e não baixou nada até agora. Continua no nível máximo da vareta.

Meu carro nunca bateu tucho, mas com o 20w50 o motor era mais rumoroso quando frio.
Com o 15w40, senti o motor mais silencioso quando frio. Até minha mulher percebeu!

Só não experimentei o 10W40 porque o preço era bem maior que o 15w40 e não sei ao certo se justificava pagar 50% a mais por ele.

Abs.
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Alez » 24 Set 2013, 13:43

rgapski escreveu:Alez,

Eu costumava usar o AcDelco 20w50, pois sempre foi o óleo utilizado.
Ele sempre baixava 500ml com 3mil km. Colocava aquele "chorinho" que sobrava da ultima troca e rodava até dar 5mil km ou os 6 meses da troca.

Na última troca, coloquei o mobil protection 15W40 (API SM).
Uma coisa que percebi foi que a temperatura do motor agora costuma ficar pouca coisa mais baixa.
Já rodei 2mil km com ele em estrada, e não baixou nada até agora. Continua no nível máximo da vareta.

Meu carro nunca bateu tucho, mas com o 20w50 o motor era mais rumoroso quando frio.
Com o 15w40, senti o motor mais silencioso quando frio. Até minha mulher percebeu!

Só não experimentei o 10W40 porque o preço era bem maior que o 15w40 e não sei ao certo se justificava pagar 50% a mais por ele.

Abs.


Também percebi o motor mais sereno com o Lubrax Tecno 15w40 SS API-SN. Com o 20w50 Castrol GTX M API-SL não estava baixando nada. Mas como a km está só subindo vou começar a observar a vareta.

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Re: | Mudança de Lubrificante

por Almeidão » 24 Set 2013, 13:48

Só não esquecer uma coisa, quanto mais fino o óleo e se o carro não está preparado a esta granulometria, certamente ele vai consumir mais, não que a lubrificação ficaria imperfeita, é que por não está preparado para o tal, além de descarregar os tuchos com maior frequencia com ele parado, não em um dia parado mas digamos uns 5 dias, ele ainda jogará uma quantidade maior pelo suspiro. Quanto a baixar um pouco mais entre os retentores das válvulas caso ele já esteja baixando, isto também é verídico.

Bem, eu sigo o meu manual usando o 20W50, mesmo tendo eu trocado o motor e colocado um de Astra. Troco a cada 5 mil km óleo e filtro. O máximo que passou dos 5 mil, desde que o tenho, forom 10 km.
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Pedro Josino » 24 Set 2013, 19:56

Eu passei por algo parecido.

Compramos em 2008 o Vectra C 0Km, perfeito. Na primeira troca de óleo com 5.000Km eu levei o carro a concessionária e informei que era a troca de óleo de 5.000Km. Substituído óleo e filtro, beleza. Paguei e fui embora. Assim fui fazendo com todas as manutenções até chegar na casa dos 40.000Km aonde o consumo começou a subir assustadoramente, o carro começou a ficar sem força, etc., levava o carro na concessionária e sempre diziam estar perfeito.

Quando chegamos ao absurdo de 5Km/L de gasolina, contra os 8Km/L de gasolina que tínhamos anteriormente, resolvi começar a pesquisar na internet as prováveis causas desse aumento absurdo no consumo de combustível e na falta de força. Pesquisando no fórum e no YouTube, comecei a conhecer um pouco mais de mecânica e manutenção e percebi que manutenção era mais complicado do que simplesmente levar o carro na concessionária e fazer o que o manual pedia, pois não tive os ensinamentos familiares nessa área como muitos tem.

Fui procurar as ordens de serviço do Vectra e vi que desde os 5.000Km o carro usava o óleo 20W50 da ACDelco e no manual dizia ter saído de fábrica com o 5W30, apesar do 20W50 também ser recomendado. Li em diversos lugares o pessoal dizendo que havia substituído e melhorado o funcionamento, etc., na troca dos 45.000Km um mecânico que nunca tinha me atendido na concessionária ao olhar o histórico, de cara disse que o óleo estava errado e que eu deveria usar o 5W30 e eu autorizei, pois eu já tinha essa vontade. De fato, o motor ficou mais silencioso, trabalhando um pouco mais livre, mas nada mudou em relação ao consumo.

Recentemente fiz uma revisão e substitui o kit de embreagem. No primeiro tanque já melhorou a média de 5Km/L para 6,5Km/L na gasolina. O motor continua usando o óleo 5W30 mineral da ACDelco e não baixa nenhum nível, faço a troca a cada 5.000Km.

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Re: | Mudança de Lubrificante

por dennis_suzano » 25 Set 2013, 07:40

uso 100% sintetico gastrol magnatec
5w 40
motor de manha não bate tucho nem baixa óleo...
muito bom ....

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Re: | Mudança de Lubrificante

por CaioMs » 26 Set 2013, 23:17

Eu uso 20w50 por recomendação do pessoal onde eu troco o oleo. Segundo eles, 20w40 ou o 15w40 fazem o carro bater pino, mesmo que seje um oleo recomendado pelo fabricante.. procede isso? hoje ele ta com 101.000 km.

rgapski
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Re: | Mudança de Lubrificante

por rgapski » 27 Set 2013, 08:34

CaioMs escreveu:Eu uso 20w50 por recomendação do pessoal onde eu troco o oleo. Segundo eles, 20w40 ou o 15w40 fazem o carro bater pino, mesmo que seje um oleo recomendado pelo fabricante.. procede isso? hoje ele ta com 101.000 km.


Caio,

O que faz o carro "bater pino" (apelido para pré-ignição) não é óleo mais fino ou mais grosso, e sim vela com grau de temperatura inadequado (mais quente que o necessário).

O que o "profissional" talvez tenha tentado expressar é bater tucho, aquele "tec tec tec" que vem quando se dá a primeira partida do dia, com com motor ainda frio.
E mesmo assim, ele erro feio... Pois com óleo mais fino 10W40/15W40, as chances de bater tucho são bem menores.
Em alta rotação, pode acontecer de descarregar os tuchos caso o óleo "afine" muito ou ainda esteja com nível baixo, mas isso só ocorre em rotações elevadíssimas (7mil rpm pra cima).
Se o sistema de lubrificação estiver de acordo (com vazão e pressão ideal), não existem motivos para isso ocorrer.

Eu mudei de 20W50 para 15W40 e não percebi nenhum barulho anormal, muito pelo contrario, pois meu motor ficou mais silencioso.

Abs.
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Re: | Mudança de Lubrificante

por CaioMs » 27 Set 2013, 22:22

rgapski escreveu:
CaioMs escreveu:Eu uso 20w50 por recomendação do pessoal onde eu troco o oleo. Segundo eles, 20w40 ou o 15w40 fazem o carro bater pino, mesmo que seje um oleo recomendado pelo fabricante.. procede isso? hoje ele ta com 101.000 km.


Caio,

O que faz o carro "bater pino" (apelido para pré-ignição) não é óleo mais fino ou mais grosso, e sim vela com grau de temperatura inadequado (mais quente que o necessário).

O que o "profissional" talvez tenha tentado expressar é bater tucho, aquele "tec tec tec" que vem quando se dá a primeira partida do dia, com com motor ainda frio.
E mesmo assim, ele erro feio... Pois com óleo mais fino 10W40/15W40, as chances de bater tucho são bem menores.
Em alta rotação, pode acontecer de descarregar os tuchos caso o óleo "afine" muito ou ainda esteja com nível baixo, mas isso só ocorre em rotações elevadíssimas (7mil rpm pra cima).
Se o sistema de lubrificação estiver de acordo (com vazão e pressão ideal), não existem motivos para isso ocorrer.

Eu mudei de 20W50 para 15W40 e não percebi nenhum barulho anormal, muito pelo contrario, pois meu motor ficou mais silencioso.

Abs.


Valeu Raphael, na prox troca acho que vou mandar um 15w40 então.
Abraços

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Re: | Mudança de Lubrificante

por Janderson » 28 Set 2013, 22:48

Só digo uma coisa, motor em ordem, justinho, sem desgaste não pode bater tucho ou fazer qualquer barulho anormal com óleo fino, aliás, se óleo fino bate tucho eu não teria mais motor, pois sempre coloquei o mais fino possível, no meu VCD 2.2 16V eu só coloco 0w40 100% sintético, isso mesmo, zero antes do W, e olha, sem querer me gabar , mas meu motor é um reloginho suíço, quando liga ele frio dá até gosto de ver e ouvir, resumindo, o óleo quanto mais fino fôr mais rápido ele sobe para o comando e demais partes altas do motor, e é justamente no momento da partida que ocorre o maior desgaste, óleo pra mim sempre vai ser o menor número possível antes da letra W e entre 30 e 40 depois do W.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
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Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

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