O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétricadúvidas sobre alívio de volante, virabrequim
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

9 mensagens   •   Página 1 de 1
Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

dúvidas sobre alívio de volante, virabrequim

por Kaduskate » 03 Out 2013, 10:35

Galera oque muda no carro trocando essas peças, já ouvi falar em embreagem de cerâmica e tal gostaria de saber mais sobre essas modificações.
Quem.tiver o conhecimento e puder ajudar
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Avatar do usuário
Ricardo Pinto
Organizador
Organizador
Mensagens: 1093
Registrado em: 07 Abr 2013, 13:46
Nome Completo: Ricardo Ferreira Pinto
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: dúvidas sobre alívio de volante, virabrequim

por Ricardo Pinto » 03 Out 2013, 12:03

Boa tarde.

andei de Aspirado super por muitos anos... duas coisas que aprendi... para quem vai andar na "rua"

Embreagem de Cerâmica = O pedal do carro fica duro e desconfortável, a pegada fica muito agressiva, a ponto de ter extremo cuidado ao soltar o pé da embreagem, se soltar e o motor tiver "cheio" a pegada ( aceleração ) é forte... é meio chato de aprender a controlar a ponto de suavizar isto... Sinceramente para "rua" acho desnecessário... eh um investimento que pode ser redirecionado a outras coisas mais necessárias...

Aliviar o volante , o carro ganha em aceleração, mas perde em torque... nas retas acelera bem, mas se tiver mais 3 para subir uma ladeira vc vai sentir o carro fraco... tambem não vejo vantagem para andar na "rua"

ambos "métodos" são mais indicados para "pista"... Mas vai de cada um nês.

Abs

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: dúvidas sobre alívio de volante, virabrequim

por Luiz Antunes » 03 Out 2013, 13:12

Ricardo Pinto escreveu:Boa tarde.

andei de Aspirado super por muitos anos... duas coisas que aprendi... para quem vai andar na "rua"

Embreagem de Cerâmica = O pedal do carro fica duro e desconfortável, a pegada fica muito agressiva, a ponto de ter extremo cuidado ao soltar o pé da embreagem, se soltar e o motor tiver "cheio" a pegada ( aceleração ) é forte... é meio chato de aprender a controlar a ponto de suavizar isto... Sinceramente para "rua" acho desnecessário... eh um investimento que pode ser redirecionado a outras coisas mais necessárias...

Aliviar o volante , o carro ganha em aceleração, mas perde em torque... nas retas acelera bem, mas se tiver mais 3 para subir uma ladeira vc vai sentir o carro fraco... tambem não vejo vantagem para andar na "rua"

ambos "métodos" são mais indicados para "pista"... Mas vai de cada um nês.

Abs



2 x

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: dúvidas sobre alívio de volante, virabrequim

por Kaduskate » 03 Out 2013, 15:34

Cara muito obrigado pela dica..
Agora tenho outra dúvida que talvez possa me ajudar...

Meu irmão tem um kadett 2.0 gls 98 e o meu e um vectra 2.2 gls00 ambos acho o giro muito alto de 5° a uns 130km/h parece que o motor tá esgoelando e já ouvi falar em alongar a caixa de.marcha e conseguir um pouco de economia eu ia fazer isso na minha uno mas acabei vendendo antes..

Pra vc ter uma idéia eu só botei 180km/h no meu carro uma vez e parei pois fiquei com pena do motor....rsrs
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Avatar do usuário
Ricardo Pinto
Organizador
Organizador
Mensagens: 1093
Registrado em: 07 Abr 2013, 13:46
Nome Completo: Ricardo Ferreira Pinto
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: dúvidas sobre alívio de volante, virabrequim

por Ricardo Pinto » 04 Out 2013, 12:12

Sabe dizer que cambio esta usando ?

No meu caso para 5k em estrada ja estou a 170km/h e o motor gira até 7k antes da linha vermelha :)

Como não gosto de andar no limite ( ja passei da idade disto a muito tempo ) em estrada mantenho ai 4k a 120/140km/h facil... o 16V fala muito acima dos 4k a 4,5k então teu gargalo não bem o motor mas o cambio...

quando andava de aspirado super "moi" 3 câmbios em 40 dias :) sem forçar muito... tive que retrabalhar a 3° , 4° e 5° do carro, ja te adianto um trabalho deste no "cambio técnico" como fiz na época não foi barato... Um bom técnico hoje pode escalonar as engrenagem de outros câmbios similares para te dar uns kilometors de final a mais, mas não muda muito... a unica garantia é que não vai moer o cambio :) mas andar horrores a mais é ilusão... não sei se o custo beneficio compensa...

Foto do 1° conjunto ( motor + Cambio 3+E retrabalhados )... depois consegui as canecas cromadas das 7 galo´s para por nas deitadas... So te digo uma coisa, se começar a mexer no motor :) vai querer sempre mais, é um vicio mardito que é dificil de superar depois :)

Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: dúvidas sobre alívio de volante, virabrequim

por rgapski » 04 Out 2013, 12:43

Ricardo Pinto escreveu:(...)

So te digo uma coisa, se começar a mexer no motor :) vai querer sempre mais, é um vicio mardito que é dificil de superar depois :)



#fato

Por isso eu nunca mais "mexo" em carro nenhum.
Na primeira semana o carro fica "canhão", depois acostuma e fica querendo mais...

Manter original já da muito trabalho... Preparado então...

Abs.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: dúvidas sobre alívio de volante, virabrequim

por Kaduskate » 04 Out 2013, 20:45

Galera a mesma coisa e som de mala agente vai ficando surdo e querendo mais
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: dúvidas sobre alívio de volante, virabrequim

por Kaduskate » 06 Out 2013, 08:28

Amigo ricardo bom dia andei olhando umas coisas aki no forum.e me surgiu outra dúvida coletor dimensionado 4x1 muda oque no carro? Te melhoras significativas ? Eu ia por na.minha uno chegue .a.compra mas não botei deu um.rolo danado diz.o mecânico que.o.carro.ia ficar mais solto
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: dúvidas sobre alívio de volante, virabrequim

por Last_Warrior » 08 Out 2013, 03:27

Apesar da preparação não ser minha especialidade, vou tentar esclarecer suas dúvidas....

O que se ganha? Aliviando o peso, a inércia é menor, o giro do motor sobe mais rápido, embora o que realmente interessa é o ganho de potência líquida, em função do menor peso das peças móveis do motor. O quanto se ganha, só alguém que já fez pra deixar seu testemunho.

O que se perde? Maior consumo na estrada, justamente por ter menos inércia, gasta-se mais energia pra manter a velocidade constante. E sem falar que, se exagerar, principalmente no volante do motor, o risco de fissuras ou até mesmo a quebra da peça é maior. Além disso, é altamente recomendável balancear o conjunto todo após o término do serviço.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

9 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 127 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.