Manutenção, Mecânica & ElétricaBarulho chato, aciono embreagem e ele some
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Bruno Cesário
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Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Bruno Cesário » 07 Out 2013, 05:19

Então pessoal, ontem andando no carro com os vidros abertos, notei que tem um barulho chato parecido com algo girando e pegando em alguma coisa, até pensei que fosse a correia do alternador que estivesse pegando em algo. Mas não é ela, isso não ocorre sempre, é de vez enquando. Esse barulho dá somente se a embreagem não estiver acionada, se pisar nela, ele some.
O que pode ser ? Na net tem um cara com um Corsa que teve o mesmo problema e era um tal "colar da embreagem". Mais tarde vou fuçar pra ver se acho alguma coisa no pedal e por dentro da caixa de roda.
:52:

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Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Alcir Andreoni » 07 Out 2013, 08:09

Eu acredito que isso de deve ao fato do rolamento de embragem estar desgastado, portanto necessita de troca do kit de embragem.
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Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Bruno Cesário » 07 Out 2013, 08:40

Alcir, mas no caso a embreagem não teria que estar ruim ? Sintomas de embreagem ruim é o trepidar excessivo antes do carro andar, certo ? Ela nem trepida.
Liguei ele agora com motor frio e o barulho apareceu, mas foi só encostar na embreagem pra ele sumir, nem precisar pisar tudo, só encostando ele já some.
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Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por TENORIO » 07 Out 2013, 09:20

Bruno, acredito que no seu caso seja somente o Colar da embreagem que está ruim... Mas como a mão de obra não é muito barata, geralmente é recomendável trocar o Kit todo (Disco, colar e platô) !!! :88:

Um abração. :84:
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Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Luiz Antunes » 07 Out 2013, 10:21

Isso mesmo , esse barulho é o COLAR ! :88:
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Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Alcir Andreoni » 07 Out 2013, 10:55

Agora eu estou na dúvida. O que é um COLAR de embragem?
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Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Luiz Antunes » 07 Out 2013, 12:51

Colar = Rolamento :88:
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Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Alcir Andreoni » 07 Out 2013, 13:28

Como diria o outro: "É muito difici!" :38:
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Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Last_Warrior » 08 Out 2013, 04:22

O kit de embreagem é original do carro ou já foi trocado? O sintoma é típico do rolamento (ou colar) como foi dito pelos colegas, a peça em si é barata, exceto nos casos em que o colar e atuador são uma peça só... Caro é a mão de obra mesmo.

Pergunto sobre o kit de embreagem porque um problema mais comum no Omega mas pode acontecer no Vectra também é o preguiçoso do mecânico na hora de instalar, exatamente na hora de colocar o platô, não aperta os parafusos da forma que deveria, um pouco por vez e em forma de cruz, se apertar de qualquer jeito o platô se deforma (desalinha as linguetas) e, pelo excesso de vibração, acaba causando o desgaste prematuro do rolamento da embreagem.

Se precisa trocar o kit todo? Depende, na hora de desmontar vc confere se os dentes do platô estão alinhados, se estiverem bem alinhados e o disco não tiver muito desgaste, deu azar de dar defeito só no rolamento.

Mas, se mesmo que o disco não esteja gasto, os dentes do platô estiverem desalinhados, aí recomendo a troca completa do kit + retífica do volante do motor, observando o cuidado de manter o rebaixo recomendado pela fábrica.
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Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Alcir Andreoni » 08 Out 2013, 10:43

O que acontece se o rebaixo do volante ficar menor do que o recomendado? Quais os sintomas apresentados pelo carro?
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Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Luiz Antunes » 08 Out 2013, 12:54

Perde força Cinética , ou seja perde torque , o giro sobe mais rápido , mas tb cai mais rapido .
Bom para acelerar rápido em retas , e provas de arrancada , mas péssimo em serras , ladeiras , e até mesmo manter velociades constantes . Vc vai ter que sempre acelerar mais do que o normal , para compensar a força cinética perdida pela falta e pêso do volante .
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Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por rgapski » 08 Out 2013, 13:00

Alcir Andreoni escreveu:O que acontece se o rebaixo do volante ficar menor do que o recomendado? Quais os sintomas apresentados pelo carro?


O platô não prensa o disco de embreagem corretamente (vai gerar patinação indevida).
E além disso, existe o risco de quebra do volante.

Abs!
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Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Alcir Andreoni » 08 Out 2013, 13:16

Mais uma anotada! :88:
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Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Almeidão » 08 Out 2013, 13:32

Dar passe em um volante do motor é muito arriscado. Eu não faria isto no meu pelo tabalho que é montar e ter que desmontar etc.
O ruido que voce fala é chiado tipo assovio? se for isto sim pode ser o colar de embragem. Colar é um rolamento que quando é acionado a embreagem este rolamento encosta nas molas do plató que são em formas unhas e pressiona para dentro e fica o plató girando e consequentemente o colar girando junto. Es o motivo de não ser bom ficar com o pé apoiado na embragem, porque força este rolamento e as molas do platô por nada. E em um semáfaro, colocando ponto morto já economisa o conjunto inteiro e ainda acende a luz do freio atrás avisando que voce está parado. Psicológicamente em ponto morto todos pisam no freio, mesmo sem precisar ou melhor até precisa mas não dão conta disto.

Se o ruido for algo batendo de leve tipo blac, blac, blac, isto é normal porque são os movimentos dentro da caixa girando quando em ponto morto. Ao pisar na embreagem ele some. Ao contrário do colar que zuni ao pisar na embregem.

Neste link abaixo tem uma foto com a esquerda disco, meio platô com as molas em forma de unhas no centro e logo o colar que toca nele quando acionada a embreagem. No caso do Vectra B, este colar está junto com o atuador e envolvido por uma membrana tipo borracha sanfonada por ele ser hidráulico.

http://www.lenafembreagens.com.br/produ ... TO-E-DISCO).html
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Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Alcir Andreoni » 08 Out 2013, 13:36

Mas você pode notar que está todo mundo falando/instruindo a dar passe no volante do motor.

Na sua opinião, está certo ou errado?

Nunca fiz isso nos meus carros, porém de um tempo para cá muitos estão recomendando.
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Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Almeidão » 08 Out 2013, 14:29

Eu não digo que seja errado eu só acho arriscado. É o mesmo que dar um passe no disco de freio depois que ele já gastou os 3 mm dele, é um risco porque um milimetro a menos em um local crítico é muita coisa, não quero dizer que precisa tirar um milímetro, mas se ele tiver gasto e logo tirar alguns décimos já alcança o que não deveria.

Só um deltalhe, um disco de freio eu troco com meia hora, um volante do motor leva dois dias. O risco de dar errado é muito grande para uma mão de obra cara e se der erado, só a mão de obra dupla quase que paga ele.

Adianto que é muito difícil esta peça estragar, a não ser por erro de montagem. Isto dura 50 anos fácil em seu uso normal
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por Alcir Andreoni » 08 Out 2013, 14:38

Eu tinha esse mesmo conceito sobre o volante do motor, mas agora parece que virou febre. Todo mundo fala que se trocou a embreagem tem de dar passe no volante.
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Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por rgapski » 08 Out 2013, 14:44

Eu falo por experiência própria.
Sempre que mando trocar a embreagem eu levo o volante para dar um passe.
O único carro que não fiz, a embreagem ficou trepidando na saída e mesmo depois de uns 30 mil km rodados ela não assentou. Me arrependi de não ter feito.

O volante do motor sofre um desgaste menor, mas também sofre.
Em geral o disco acaba criando pequenas ranhuras no volante (menores que 1/5 de mm).
Essas ranhuras acabam interferindo na total aderência do conjunto novo, o que pode gerar trepidações até o completo assentamento do novo kit, além de favorecerem a retenção de partículas de sujeira e óleo.

Acontece que algumas pessoas deixam a embreagem chegar até o fim, fazendo raspar os rebites do disco no volante, o que causará ranhuras mais profundas que poderão prejudicar ainda mais o contato do novo disco.

O certo seria trocar o volante sempre que houver ranhuras, mas como é uma peça cara (não menos que R$ 350,00), compensa dar passe...
O fato é que quem entende do assunto faz um desbaste muito leve no volante, o que não afeta de modo significativo o peso/espessura da peça.

Mas tem que tomar cuidado. Se pegar um torneiro meia boca, ele pode arrancar um bife do volante, aí pode dar problema.
Em geral, retíficas de motor sabem fazer o passe sem prejudicar a peça.

Abs.
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Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Almeidão » 08 Out 2013, 14:52

Eu ia comentar sobre isto, mas achei que não deveria e não comentei. Estou escrevendo sobre uma embreagem em fim de vida mas que foi usada como deveria ser usada. Ou seja, se ela esta trepidando antes de trocar, ai sim acertar o volante ou trocar ele, agora dar passe em um volante que não trepida mas que a embreagem precisa ser trocada, pra mim é desnecesário. Troquei a minha em 2010 porque estourou o atuador e não trepidava (ela era original 97), coloquei disco e platô novo e está perfeita, 2012 atuador estourou outra vez, comprei original e coloquei somente ele e segue perfeita.

Se partir para segunda linha, ai não há desbaste que dpa jeito.
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Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Alcir Andreoni » 08 Out 2013, 14:58

Sempre usei peças da BorgWarner, que depois virou Amortex. Nunca usei Luk ou outra marca, como também nunca tive tais problemas de embreagem trepidando.

Para se ter uma idéia, quando o rolamento do meu último carro mecânico começou a cantar, eu troquei o kit todo, ficou perfeito, isso foi em 2007.
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