O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaBarulho chato, aciono embreagem e ele some
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

38 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Bruno Cesário » 08 Out 2013, 14:16

Last_Warrior escreveu:O kit de embreagem é original do carro ou já foi trocado? O sintoma é típico do rolamento (ou colar) como foi dito pelos colegas, a peça em si é barata, exceto nos casos em que o colar e atuador são uma peça só... Caro é a mão de obra mesmo.


É o original ainda. Me cobraram 150 reais para fazer a troca, mesmo valor que paguei em um Siena que tive.

O barulho é como se alguém estivesse tentando assoviar mas sem sucesso, tipo soprando. rs. Aí só de encostar no pedal de embreagem, ele some. Eu ía mecher ontem e hoje, mas tá o tempo não ajuda.
:52:

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Bruno Cesário » 08 Out 2013, 14:21

rgapski escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:O que acontece se o rebaixo do volante ficar menor do que o recomendado? Quais os sintomas apresentados pelo carro?


O platô não prensa o disco de embreagem corretamente (vai gerar patinação indevida).
E além disso, existe o risco de quebra do volante.

Abs!

Isso ae é aquilo de o carro ficar parecendo carro automático ? Pq em um carro que tive a embreagem já estava trepidando e do nada ela ficou assim, você acelerava muito e o giro subia demais e a velocidade aumentava pouco, parecia carro aut. E neste caso foi a embreagem indo pro saco mesmo, diferente do Vectra agora que só dá esse barulho, e nem trepida.
:52:

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Alcir Andreoni » 08 Out 2013, 14:29

Bruno Cesário escreveu:Isso ae é aquilo de o carro ficar parecendo carro automático ? ... você acelerava muito e o giro subia demais e a velocidade aumentava pouco, parecia carro aut. ...

Isso é chamar para a briga! :51:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Bruno Cesário » 08 Out 2013, 14:44

kkkkkkkkk
sério, o barulho do motor fica igual...tbm tenho um aut, mas uma Grand Tour...na época o barulho do motor do Siena ficou igual de um aut. Mas o carro não desenvolvia, o giro subia demais e o carro nada. :38:
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 23 Fev 2017, 16:28, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
:52:

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Luiz Antunes » 08 Out 2013, 15:51

luiz antunes escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:O que acontece se o rebaixo do volante ficar menor do que o recomendado? Quais os sintomas apresentados pelo carro?



Perde força Cinética , ou seja perde torque , o giro sobe mais rápido , mas tb cai mais rapido .
Bom para acelerar rápido em retas , e provas de arrancada , mas péssimo em serras , ladeiras , e até mesmo manter velociades constantes . Vc vai ter que sempre acelerar mais do que o normal , para compensar a força cinética perdida pela falta e pêso do volante .



Desconsiderem o escrito acima , eu estava pensando que a pergunta era com respeito a desbastar para tirar pêso ( aliviar ) e não retífica ! :13:
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 23 Fev 2017, 16:29, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Alcir Andreoni » 08 Out 2013, 16:05

Dessa vez passa! :38:
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 23 Fev 2017, 16:29, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Luiz Antunes » 08 Out 2013, 17:42

:lol:
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 23 Fev 2017, 16:29, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Last_Warrior » 08 Out 2013, 18:58

O passe no volante pode ser dado desde que não se tenha riscos, arranhados ou empenos muito grandes, ou seja, desde que não vá comprometer a espessura do material, e só pode ser feito no máximo 2 vezes, na terceira é um volante novo mesmo.

O passe é obrigatório na troca do kit de embreagem, ou se preferir já coloca um volante novo, colocar kit novo sem dar passe vai diminuir bastante a vida útil do kit além de chance maior de trepidação e problemas crônicos com vibrações.

Só que, ao dar o passe, tem que ser feito por um torneiro experiente e honesto, honesto no sentido de ele falar se vale a pena comprar um novo logo, e experiente no sentido de deixar o rebaixo ou ressalto recomendado na superfície do platô, essas informações são fornecidas pelos manuais técnicos da GM ou então pelo fabricante do kit de embreagem.

Você deve ter essa informação do rebaixo ou ressalto em mãos e passar para o torneiro, para que fique tudo dentro do padrâo de fábrica.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Alcir Andreoni » 09 Out 2013, 07:26

Isso me deixa na dúvida e contrariado!

Por que nunca me falaram de trocar o volante do motor na troca da embreagem?

Nenhum mecânico, nunca me pediu isso! Nem nos meus Opalas, Chevettes, monzas da vida que eu já tive...

Tudo isso é novo para mim!
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 23 Fev 2017, 16:30, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Almeidão » 09 Out 2013, 08:43

Alcir, esta é uma peça que dificilmente estraga a não ser que o proprietário seja muito ruim, aquele tipo que a embreagem já estragou faz tempo e ele insiste em andar.
O Last_Warrior tem razão e eu já começo a pensar como ele está pensando, porque tem gente que vai com a embreagem patinando até o carro parar, ou seja não tem a sensibilidade de sentir que hoje ela patinou um pouquinho, vamos acertar logo. Na verdade há casos de carro subindo uma ladeira pequena e soltando fumaça do disco deslizando nela.
Igualmente, já vi carros que soltou rodas na estrada e sabemos que muito antes de soltar, ele faz um ruido impossivel de não ouvir, e mesmo assim o péssimo condutor insiste em ir sem saber o motivo do ruido.

Este exemplo não encaixam em todos, e nem quero que pense que estou encaixando voce nele, aliás nem lhe conheço para tal e se sua embreagem não trepida e só faz o chiado, melhor abrir e ver, mas eu não trocaria ou mexeria no volante se ela não trepida com esta sua atual embreagem sendo que ao abrir, o disco estivesse em perfeito estado e não tivesse nada raspando no volante.

Há outras partes na embreagem que pode estar pegando, tipo alguma peça mal colocada que pode roçar nas costa do plátô, mas isto é muito difíci.
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por rgapski » 09 Out 2013, 09:12

Alcir Andreoni escreveu:Isso me deixa na dúvida e contrariado!

Por que nunca me falaram de trocar o volante do motor na troca da embreagem?

Nenhum mecânico, nunca me pediu isso! Nem nos meus Opalas, Chevettes, monzas da vida que eu já tive...

Tudo isso é novo para mim!


Alcir,

Dependendo do caso, não é preciso dar passe no volante, principalmente quando se troca o kit pela primeira vez (por volta dos 70~90 mil km, em média).
Na primeira troca, se o disco não chegar ao rebite e o carro for conduzido de modo "civilizado", o volante nem chega a ter marcas.

Eu só tive um carro que troquei a embreagem mais de duas vezes.
Foi um Fiesta 97 (primeiro carro) que precisou de nova embreagem com 90 mil km.
O volante esta lisinho, sem marcas! Em compensação o platô, já estava bem judiado.
Troquei sem dar passe e ficou tudo belezinha até os 150 mil km, quando começou a patinar.
Quando tiramos a embreagem, o volante apresentada alguns riscos, e plato bem cansado (com molas quebradas, inclusive).
O mecânico só trocou o kit e de cara já ficou trepidando. Ele disse que logo ela ia assentar, e eu acreditei, por pura inexperiência. Cheguei até a verificar os coxins, mas não havia nada errado.

Rodei até os 160mil km com essa embreagem trepidando na saída. O carro que já era ruim, ficou pior ainda.
E o pior era que o mecânico insistia que isso era "normal" e chegou até me dizer que eu que tava com frescura!
Fiquei p#to da vida e briguei com o cara. Pra se livrar de mim, ele topou me devolver metade da mão-de-obra.

Levei em outro mecânico, contei todo o histórico do carro. De cara ele me perguntou se tinha sido dado um passe no volante.
Como eu disse que acreditava que não (nem sabia que isso era possível), ele sugeriu fazer.
No fim, nem troquei o kit, pois ainda estava bem novo (nessa época o carro só andava em estrada).
Foi certeiro. Parou de vibrar e ficou com uma "pegada" bem melhor (igual quando novo).
Rodei até os 280mil km com essa embreagem sem problema nenhum.

A partir dos 280mil km, a embreagem começou a patinar um pouco e roncar.
O problema surgiu no atuador. Com vazamento de óleo, contaminou o disco e estragou o rolamento.
A embreagem, em si, pela km rodada estava muito boa, quase no rebite, mas ainda rodava um pouco!
Quando desmontou, vi que o volante esta em bom estado, igual na primeira troca.
O mecânico disse pra mim que poderia montar sem dar passe, pois o volante ainda estava bom, mas que a embreagem duraria menos. Como pretendia vender o carro, resolvi não gastar muito com isso.
Esse kit foi montado sem passe e não deu trepidação, mas notei que em algumas situações ela dava uma "deslizada" a mais.

Depois disso, mando dar passe sempre que troco a embreagem.
Se o volante ficar fino, mando trocar, pois ninguém merece carro com embreagem esquisita... rs

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Bruno Cesário » 09 Out 2013, 09:27

Galera, não postei nada ainda porque deixei o carro parado e vou mecher nisso somente dia 15, porque vou trocar os discos, suspensão e pneus, aí vou passar o card. em 100x )

Quando troquei a embreagem do Siena pela primeira vez, passou 1 mês e eu subindo a 381, começou a cheirar embreagem queimando e quando parei o carro tava saindo uma fumaça que não sei o porque. O transito estava ruim, parando toda hora, mas sempre que parava, eu colocava em ponto morto, encostava o pé no assoalho, e quando saía eu tirava o pé rápido. Aí do nada parou, será porque ? Embreagem tava zero.
:52:

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Last_Warrior » 14 Out 2013, 17:02

Interessante a experiência dos demais coletas, no caso do meu Omega prata, 2.2, com o passe no volante (foi muito pouca coisa mesmo) a embreagem ficou perfeita, não trepida nada, e olha que tem mecânico experiente dizendo que embreagem de Omega sempre vibra....kkkkkkk
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Bruno Cesário » 10 Nov 2013, 00:26

Esqueci de postar...esse barulho parou do nada, mas como a embreagem estava começando a vibrar, troquei.
:52:

GiseLeo332
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Abr 2016, 22:34
Nome Completo: Leonardo Pereira Vale
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por GiseLeo332 » 16 Abr 2016, 22:53

Boa noite a todos,
Troquei a embreagem do meu Vectra (kit completo), e ficou fazendo barulho, tipo como se estivesse raspando uma peça na outra, estou muito incomodado com isso, antes de trocar a embreagem o meu carro estava com o mesmo problema relatado, mais o barulho piorou com a troca, alguém tem idéia do que pode ser?

Andre Spies
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Nov 2017, 23:25
Nome Completo: Andre spies
Cidade: Itaipulandia
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por Andre Spies » 01 Jul 2018, 22:26

O meu vectra esta com barulho quando esta engatado e conforme vai perdendo velocidade começa um barulho e vai aumentando como se estivesse pegando algo, ai quando embrea ele some o barulho. O que pode ser?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3388
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por chirola » 02 Jul 2018, 16:16

pode ser o rolamento do atuador indo pra o saco.
e bom trocar junto com a embreagem. tem mecanico que fala ue ta bom e noa presisa maiss dai se estraga tem que pagar denovo para trocar a bosta do atuador sendo que poderia ter sido trocado preventibamente junto com a embreagem.

EltonCD
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Mai 2018, 17:34
Nome Completo: Elton Dos Santos Do Canto
Cidade: Criciúma
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Barulho chato, aciono embreagem e ele some

por EltonCD » 22 Dez 2019, 17:06

pelo visto o meu está com o mesmo problema, obrigado pessoal pelos comentários, ja me deu um norte do que fazer com meu vectroso

38 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 126 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.