O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaAtenção quando trocar bomba de gasolina
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

24 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
vectra cd
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 238
Registrado em: 31 Mai 2013, 16:33
Nome Completo: douglas simões
Cidade: Aguas Claras
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Atenção quando trocar bomba de gasolina

por vectra cd » 07 Out 2013, 11:07

Esse final de semana passei maior sufoco, troquei minha bomba de gasolina por uma nova, pois quando acelerava mais forte estava falhando, pensando em não ficar na mão, já me antecipei e comprei uma nova, sendo que a antiga não fabrica mais.
Imagem
Então comprei uma que já vem com o suporte que é só encaichar na peça que tem no tanque
Imagem
Mas para minha tristeza, cheguei ficar com o tanque na reserva, quando bati a chave, quem disse que o carro ligava, fiquei muito indignado, fiz a limpeza dos bicos pensando que ia ficar td zerado e essa merda.
Mas pesquisando aqui sobre bomba vi essa foto da bomba nova
Imagem

Fiquei matutando o que tinha dado errado.
Fui no posto compre num galão 5litros de gasolina e mandei pro tanque. Quando bati a chave ligou na hora, chei a conclusão que: vou ter que abrir tudo denovo e aumentar a mangueirinha que vai no filtro lá embaixo, senão antes mesmo de chegar na reserva vou passar esse sufoco denovo
Imagem
Tem que ficar desse jeito senão quando chegar perto da reserva o carro não vai ligar de jeito maneira.
Eu vi varios comentarios de carro que parou na garagem e não ligou mais, parece mistério!!
Mas se vc trcou bomba pensando não ter problémas e está dando pau no carro, dê uma olhada nisso

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Atenção quando trocar bomba de gasolina

por Bruno Cesário » 07 Out 2013, 11:40

Não entendi, deve ser porque desde ontem dormi apenas 2 horas...mas bem, eu mesmo troquei a bomba do celta. Do nada ela queimou, liguei o carro num sábado, domingo fui sair nele e não ligava de jeito nenhum, e depois de checar tudo que fosse elétrico, fui a bomba e vi que o filtro estava todo entupido e que ela estava queimada. Comprei outra nova e simplesmente troquei e o carro ligou na hora, mesmo estando beeeeeeeem na reserva mesmo.
:52:

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Atenção quando trocar bomba de gasolina

por Alcir Andreoni » 07 Out 2013, 12:30

Se tenho de trocar a bomba, já troco o kit todo e não faço em casa.

Não vale a pena o trabalho...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Atenção quando trocar bomba de gasolina

por Bruno Cesário » 07 Out 2013, 12:58

Alcir Andreoni escreveu:Se tenho de trocar a bomba, já troco o kit todo e não faço em casa.

Não vale a pena o trabalho...

No Vectra eu ainda não olhei debaixo do carpete, mas no Celta é só abrir a tampa e retirar os conectores da bomba que entra e sai combustível, girar a tampa e retirar ela. Coisa de 5min no máximo.
:52:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Atenção quando trocar bomba de gasolina

por Almeidão » 07 Out 2013, 13:17

Eu jamais troco o kite inteiro, só troco a bomba e sinceramente ainda não vi ela ficando de outro jeito e se ficar, eu não a troco. Já estragou uma na estrada e eu tenho 3 de reserva, lá no meio do nada eu gastei 15 minutos para trocar, em casa com calma gasto uns 30 minutos e não vejo nada difícil neste trabalho a não ser acertar o anel de vedação pra ficar perfeito na montagem.
Outra coisa que também não uso, são estas mangueiras de borracha, a minha estragou uma vez e ao procurar outra, custava o olho da cara, ai coloquei ela de plástico sanfonada e nunca mais usei outra. O problema é trocou a bomba e lá se vai mais uma mangueira plástica. A de retorno não precisa ser trocada neste caso.

Dá uma checada se o filtro está ok. Se ele estiver muito sujo, enfraquece o sistema e pode até queimar a bomba.

Mais uma dica: Cuidado ao trocar o filtro, ele tem lado certo e deve ser respeitado. Para quem tem duvida se é necessário respeitar o lado ou não, vai a explicação dele internamente. Ele tem um rolo de papelão vedado dos dois lados por duas tampas metálicas e uma dela com um furo no meio encaixada em um tubo que é a saida do combustível e o outro lado não encosta na parede plastica porque ali entra o combustivel que passa pelo papelão e sai do outro lado limpo. Caso colocarem ao contrário, a gasolina entrará dentro do rolo de papel fazendo pressão ao contrário e este rolo corre o risco de soltar do tubo de encaixe principalmente quando sujo e assim não teremos mais a gasolina filtrada e ai sim os bicos sofrerão as consequencias.

É NECESSÁRIO TROCAR FILTRO COMBUSTIVEL ENTRE 10 e 15 MIL KM, ainda que ele dure 80 mil
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Atenção quando trocar bomba de gasolina

por Alcir Andreoni » 07 Out 2013, 13:40

Almeidão escreveu:É NECESSÁRIO TROCAR FILTRO COMBUSTIVEL ENTRE 10 e 15 MIL KM, ainda que ele dure 80 mil

Essa eu não sabia.

Achei que era só trocar a cada ano!

Vivendo e aprendendo...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
vectra cd
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 238
Registrado em: 31 Mai 2013, 16:33
Nome Completo: douglas simões
Cidade: Aguas Claras
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Atenção quando trocar bomba de gasolina

por vectra cd » 07 Out 2013, 17:00

vectra cd escreveu:Esse final de semana passei maior sufoco, troquei minha bomba de gasolina por uma nova, pois quando acelerava mais forte estava falhando, pensando em não ficar na mão, já me antecipei e comprei uma nova, sendo que a antiga não fabrica mais.
Imagem
Então comprei uma que já vem com o suporte que é só encaichar na peça que tem no tanque
Imagem
Mas para minha tristeza, cheguei ficar com o tanque na reserva, quando bati a chave, quem disse que o carro ligava, fiquei muito indignado, fiz a limpeza dos bicos pensando que ia ficar td zerado e essa merda.
Mas pesquisando aqui sobre bomba vi essa foto da bomba nova
Imagem

Fiquei matutando o que tinha dado errado.
Fui no posto compre num galão 5litros de gasolina e mandei pro tanque. Quando bati a chave ligou na hora, chei a conclusão que: vou ter que abrir tudo denovo e aumentar a mangueirinha que vai no filtro lá embaixo, senão antes mesmo de chegar na reserva vou passar esse sufoco denovo
Imagem
Tem que ficar desse jeito senão quando chegar perto da reserva o carro não vai ligar de jeito maneira.
Eu vi varios comentarios de carro que parou na garagem e não ligou mais, parece mistério!!
Mas se vc trcou bomba pensando não ter problémas e está dando pau no carro, dê uma olhada nisso


Me aventurei em trocar porque me cobraram 100 reais pra trocar a peça aqui em brasília.
Na ultima foto,da pra ver que o filtro fica bem lá em cima. A minha estava mais embaixo.

Christianbruno
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 12 Jun 2013, 20:27
Nome Completo: Christian Bruno de Souza
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Atenção quando trocar bomba de gasolina

por Christianbruno » 15 Out 2013, 19:05

Alcir Andreoni escreveu:
Almeidão escreveu:É NECESSÁRIO TROCAR FILTRO COMBUSTIVEL ENTRE 10 e 15 MIL KM, ainda que ele dure 80 mil

Essa eu não sabia.

Achei que era só trocar a cada ano!

Vivendo e aprendendo...

E é, desde que vc rode até 10mkm por ano!

O vectra c traz bem claro no manual: filtro a cada 10mkm..

Abraço!

Avatar do usuário
vectra cd
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 238
Registrado em: 31 Mai 2013, 16:33
Nome Completo: douglas simões
Cidade: Aguas Claras
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Atenção quando trocar bomba de gasolina

por vectra cd » 15 Out 2013, 22:21

Tive que trocar na oficina, comprei uma original por 180 e 40 de mão de obra.

zackspeed
GL Member
GL Member
Mensagens: 88
Registrado em: 22 Jan 2014, 09:03
Nome Completo: Elyerton Marques
Cidade: fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Atenção quando trocar bomba de gasolina

por zackspeed » 27 Ago 2014, 07:22

vou tentar fazer em casa...

Depois mando os resultados!

abraxxx

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Atenção quando trocar bomba de gasolina

por Almeidão » 27 Ago 2014, 07:50

zackspeed escreveu:vou tentar fazer em casa...

Depois mando os resultados!

abraxxx


Não é tão difícil, mas requer atenção de não esquecer de ligar as tomadas na tampa e nem esquecer de ligar o fio que envia sinal para o painel e mujito cuidado ao fechar a tampa, se o seu carro usa tampa de metal ele tem um anel de borracha grosso que deve ser colocado no tanque com bastante Vaselina e logo depois colocar a tampa e pressionar a mesma em simca dele. Antes disto, muita atenção ao colocar as mangueiras que não pode está com entrada de ar, caso contrário o sistema não mantem a pressão e o carro sempre levará mais tempo para pegar, tipo umas 3 a 4 voltas a mais no motor. Já se voce usar a mangueira plástica que para mim é a melhor opção, antes de encaixar ela, use um assoprador de calor na ponta ou agua fervendo, não use fogo e mesmo usando o assoprador, fique longe do tanque que estará aberto. Lembro que a de borracha voce pode usar outras vezes caso não esteja estufando, gorda e se a sua já for a de plástico, ela deve ser trocada, na verdade se tirar uma de plástico ela não funciona mais porque não vedará e por isto sempre deve ser trocada e pode usar uma abraçadeira comum para prender mesmo a de plástico.
Imagem

marcelo462
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Mar 2016, 21:06
Cidade:

Atenção quando trocar bomba de gasolina

por marcelo462 » 20 Mar 2016, 12:48

poxa eu queria da uma olha na boia do vectra mas eu nao consigo tira o banco ja vi aqui um encinando a tira mas o meu pareci ser diferente diz que tem que aperta uma travinha mas no meu caso aqui nao tem essa travinha tem tipo uma dobladista pensei em puxa o pino dela com um alicate mas tenho medo de nao ser assim e quebra o meu e um vectra gl 2.0 99 8v qqueria ver porque minha boia as vezes marca e as vezes cai no fazio ai quando eu ligo o carro novamente ele volta marcanddo normal e derrepenti sera dinovo

marcelo-roberta.de-albuquerque-gonçalves
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Nov 2015, 16:37
Nome Completo: Marcelo Gonçalves
Cidade: Lapa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Atenção quando trocar bomba de gasolina

por marcelo-roberta.de-albuquerque-gonçalves » 20 Ago 2016, 11:55

Bom dia pessoal, uma. Ez tentei retirar a bomba , abri a tampa metálica mas não consegui desencaixar a bomba do fundo do tanque para sacar ela fora tem algum macete? Não quis forçar de medo de quebrar e fechei o tanque novamente.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

PabloBauer
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Ago 2016, 12:30
Nome Completo: Pablo Roberto da Silva Bauer
Cidade: Campo bom
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Atenção quando trocar bomba de gasolina

por PabloBauer » 22 Ago 2016, 12:06

Só não sei como rebater o banco traseiro do vectra GTX 2010, quero trocar a bomba, mas não consigo erguer o acento do bco traseiro. ):

ismaelfalves
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 14 Ago 2016, 08:59
Nome Completo: ismael franca alves
Cidade: limeira
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Atenção quando trocar bomba de gasolina

por ismaelfalves » 04 Out 2016, 20:43

como faço para desconectar as mangueira da tampa da bomba??? tem algum macete preciso trocar a guarnição da flange mas nao consigo tirar as mangueira da tampa com medo de forçar e danifica-las !!!! tenho um Vectra GT 2008
Ismael França Alves

Vectra GT 2.0 8V Flexpower

:47: :47: :88: :88:

josuelavorcosta
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 08 Set 2015, 07:04
Nome Completo: Josué Lavor Costa
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Atenção quando trocar bomba de gasolina

por josuelavorcosta » 20 Fev 2017, 14:23

para remover o banco, solte as linguetas pretas na frente do banco, 1 de cada lado, perto do porta copos, depois pressionando o banco para baixo e para tras sai do encaixe metalico.

para remover o copo do fundo do tanque, sao 3 encaixes _ vai soltando cada um e segurando pra nao se reencaixar sozinho.
\ /

Ricardo Fernandes
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Abr 2017, 21:38
Nome Completo: Ricardo Fernandes
Cidade: Jacarei
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Atenção quando trocar bomba de gasolina

por Ricardo Fernandes » 15 Mai 2017, 12:19

Boa tarde, realmente é simples a troca da bomba e da boia, mas esse final de semana quase vi meu carro virar cinzas, eu sempre levo no auto elétrico para esses tipos de serviço e dessa vez foi apenas a troca da flange da bomba pq os conectores estavam comprometidos, até ai blz, tirou a tampa desconectou as mangueiras, mas na flange nova o encaixe da mangueira ficou muito apertado e elas não entraram, dai o cara pegou um soprador térmico para aquecer a ponta e encaixar, dai deu merda a boca do tanque pegou fogo com o calor do soprador, desespero total , o cara conseguiu conter o abafando a boca do tanque com a camiseta molhada, por fim não queimou nada do banco ou forro mas todas as fiações e mangueiras foram pro saco, precisou tirar o tanque fora para trocar todas a manqueiras que aqueceram, agora depois do susto fica a dica, se precisar aquecer as mangueiras o ideal é esquentar agua num recipiente e mergulhar a ponta delas na água quente, ele disse que é rotineiro o uso do soprador mas nunca mais vai usar para essa finalidade

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Atenção quando trocar bomba de gasolina

por Almeidão » 15 Mai 2017, 14:47

Que Kgada meu? Soprador ou secador de cabelos emitem fogo e faíscas dentro dele, não foi o calor que fez pegar fogo e com certeza tanque aberto tem gases que entram principalmente no soprador que tem mais fogo que ar assoprando. Esta mangueira plástica é a melhor que existe e não pode ser reutilizada e a pior parte é colocar ela na bomba, porem podemos colocar antes de colocar no tanque. Eu não uso nada do ouro lado para colocar na tampa, quando muito aquecida, ela pode dar entrada de ar e dá para colocar ela na marra com calma e jeito e em último caso mesmo, eu uso uma panela com agua fervendo e coloca esta ponta dentro. A última que coloquei no meu carro, faz uns 3 anos e na parte onde está a bomba nem abraçadeira eu usei, tamanha pressão ela faz quando colocada da forma correta. Faço isto fumando, mas aceder o cigarro ali não kakakakkakak
Imagem

josuelavorcosta
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 08 Set 2015, 07:04
Nome Completo: Josué Lavor Costa
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Atenção quando trocar bomba de gasolina

por josuelavorcosta » 18 Mai 2017, 07:32

essa mangueira penei pra colocar no lugar, nem secador de cabelo nem agua fervendo por mais de 30 minutos amolece a mangueira. é um plástico muito duro. precisa mesmo é de um equipamento para pressionar ela no lugar corretamente.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Atenção quando trocar bomba de gasolina

por Almeidão » 18 Mai 2017, 11:46

Só ter calma e ir pressionando devagar que ela entra, é que todos querem tudo rápido. Esta é a ideia, penar um pouco mesmo, mas é algo garantido, não da entrada de ar por nada e nem solta se for colocada assim. E nem precisa abraçadeiras, aliás na tampa que é metal ela entra com mais facilidade, mas não é uma facilidade fácil kakkakakakkakak.
As tampas mais novas que são plásticos ai é bem mais complicado porque quebra com mais facilidade e as vezes nem quebra, mas trinca e deixa o carro fraco.
Imagem

24 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 149 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.