O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMontagem correta da suspensão
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

80 mensagens
timmVCD
GL Member
GL Member
Mensagens: 111
Registrado em: 12 Fev 2014, 20:59
Nome Completo: miqueias nornberg
Cidade: pelotas
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Montagem correta da suspensão

por timmVCD » 02 Set 2018, 14:40

Boa tarde senhores. O meu desde que troquei os amortecedores dianteiros, também ficou aquela folga no prato superior. Peças boas da axios também

Avatar do usuário
mherpich
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Dez 2015, 13:30
Nome Completo: Maiquel Herpich
Cidade: Salto do Jacui
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Montagem correta da suspensão

por mherpich » 03 Set 2018, 09:08

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Vocês estão caçando problemas, travando em cima a haste sofre no vai e vem e amortecedores com haste forçando dura 50% menos que a vida útil normal dele.
Um detalhe as quatro buchas da balança duram normalmente sem fazer ruido em um carro de uso diário, em média 2 a 3 anos e começam a fazer um glug, glug e principalmente ao descer de um local mais alto, é ouvido também andando bem devagar em calçamentos.
Talvez vocês esteja, com um problema e tentando acertar em outro.

Sobre não lembrar como era, é impossível lembrar de tudo, mas que tinha esta folga ai, com certeza tinha. Como eu disse, basta fazer o teste e ver o movimento que ele faz em cima e precisa da folga para ser feito

Sds


Almeidão.

Quando sobe o carro no macaco até tirar as rodas dianteiras do chão, essa folga entre prato e caixa de roda desaparece. No que volta pro chão, elas se fazem presentes novamente. Essa condição realiza na prática também, só que de uma forma mais brusca, sendo audível a batida abafada daquelas gotas de borracha do prato na lataria. Mais fácil ainda perceber quando desce um "degrau" no meio de uma curva. Por experiencia própria, desaconselho a tirar a porca intermediária "44", bem como deixar o prato demasiadamente apertado: por alguma razão a direção fica pesada ao fazer isso.

Quanto ao trabalho de sobe e desce dos pratos ao esterçar o volante, minha modesta opinião é que não deveria ser normal. Esse jogo deveria ser neutralizado pelo conjunto amortecedor/mola/barra estabilizadora ou então torcendo o próprio monobloco. Cada vez que o prato sobe e desce, igualmente o coxim se desloca dentro da sede, penso eu que, desgastando prematuramente. De toda forma, é estranho essa folga existir, ainda mais nessa grandeza (https://uploaddeimagens.com.br/imagens/ ... 092133-jpg), mesmo depois de colocar coxins novos, com o mesmo SKU do original e da Axios. Pensei na hipótese das gotinhas de borracha dos pratos estarem desgastadas, mas essa folga da foto com toda certeza não seria suprimida por pratos novos.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Montagem correta da suspensão

por chirola » 03 Set 2018, 12:30

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Vocês estão caçando problemas, travando em cima a haste sofre no vai e vem e amortecedores com haste forçando dura 50% menos que a vida útil normal dele.
Um detalhe as quatro buchas da balança duram normalmente sem fazer ruido em um carro de uso diário, em média 2 a 3 anos e começam a fazer um glug, glug e principalmente ao descer de um local mais alto, é ouvido também andando bem devagar em calçamentos.
Talvez vocês esteja, com um problema e tentando acertar em outro.

Sobre não lembrar como era, é impossível lembrar de tudo, mas que tinha esta folga ai, com certeza tinha. Como eu disse, basta fazer o teste e ver o movimento que ele faz em cima e precisa da folga para ser feito

Sds

ta certo acredito que seja asim mesmo nao faz barulho nao incomoda, e vc tem vectra a mais tempo entao entende mais do tema agradeso a explicaçao.
mais ta certo tudo presisa de uma folga se nao nao teria como mexer sem muito esforço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Montagem correta da suspensão

por Almeidão » 03 Set 2018, 12:34

mherpich escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Vocês estão caçando problemas, travando em cima a haste sofre no vai e vem e amortecedores com haste forçando dura 50% menos que a vida útil normal dele.
Um detalhe as quatro buchas da balança duram normalmente sem fazer ruido em um carro de uso diário, em média 2 a 3 anos e começam a fazer um glug, glug e principalmente ao descer de um local mais alto, é ouvido também andando bem devagar em calçamentos.
Talvez vocês esteja, com um problema e tentando acertar em outro.

Sobre não lembrar como era, é impossível lembrar de tudo, mas que tinha esta folga ai, com certeza tinha. Como eu disse, basta fazer o teste e ver o movimento que ele faz em cima e precisa da folga para ser feito

Sds


Almeidão.

Quando sobe o carro no macaco até tirar as rodas dianteiras do chão, essa folga entre prato e caixa de roda desaparece. No que volta pro chão, elas se fazem presentes novamente. Essa condição realiza na prática também, só que de uma forma mais brusca, sendo audível a batida abafada daquelas gotas de borracha do prato na lataria. Mais fácil ainda perceber quando desce um "degrau" no meio de uma curva. Por experiencia própria, desaconselho a tirar a porca intermediária "44", bem como deixar o prato demasiadamente apertado: por alguma razão a direção fica pesada ao fazer isso.

Quanto ao trabalho de sobe e desce dos pratos ao esterçar o volante, minha modesta opinião é que não deveria ser normal. Esse jogo deveria ser neutralizado pelo conjunto amortecedor/mola/barra estabilizadora ou então torcendo o próprio monobloco. Cada vez que o prato sobe e desce, igualmente o coxim se desloca dentro da sede, penso eu que, desgastando prematuramente. De toda forma, é estranho essa folga existir, ainda mais nessa grandeza (https://uploaddeimagens.com.br/imagens/ ... 092133-jpg), mesmo depois de colocar coxins novos, com o mesmo SKU do original e da Axios. Pensei na hipótese das gotinhas de borracha dos pratos estarem desgastadas, mas essa folga da foto com toda certeza não seria suprimida por pratos novos.


Esteticamente sim, concordo que ao esterçar as rodas nçao deveria ter esta folga, mas por questão de segurança os carros são assim e precisamos esterçar ele para que o mesmo não vá em linha reta. Você os quem está aqui interessado neste assunto precisam ter em mente que as peças que se movimentam mudam a posição devido ao grau que a mesma tem que seguir e em cima mexe também ao descer e subir os amortecedores e isto é simples.
1 - observem que os amortecedores são aberto para fora tendo o carro na posição normal.
2 - a posição do amortecedor muda quando a balança desce, neste caso ele fica mais reto, não totalmente, mas fica mais reto. Isto pelo grau da balança que ao descer faz com que a distancia da ponta do eixo fique menor até onde está a base dela. Igual a homocinética se movimenta para dentro e para fora para compensar esta distancia ao subir e descer a balança, ela estando nivelada a homocinética é mais curta, ao descer ou subir a homocinética tem que crescer e assim são com os amortecedores.
3 - se ele fosse totalmente reto, ao descer a balança, ele poderia mudar de grau para dentro e seria forcado ao voltar, ou poderia até agarrar.
4 - A batida seca ao tocar em cima, pode ser o batente que esteja provocando, talvez por ter estourado, colocado errado ou talvez sejam as buchas das balanças que fazem os batentes sofrerem.
Tudo isto envolve segurança, é o mesmo que fazer os amortecedores dianteiro de uma motocicleta totalmente nivelado sendo eles retos para cima e não como são hoje com as canelas para frente.

Vou ajudar a todos e dizer que no local deste coxim se tivesse uma homocinética, com certeza ficaria fixo e perfeito, mas seria bem mais caro.

O meu carro está com uma batida seca nos de trás, são novos e eu troquei recente, só agora vi que as buchas onde movimentam os braços precisam serem trocadas. Será feito isto em dezembro.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Montagem correta da suspensão

por chirola » 03 Set 2018, 12:39

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Vocês estão caçando problemas, travando em cima a haste sofre no vai e vem e amortecedores com haste forçando dura 50% menos que a vida útil normal dele.
Um detalhe as quatro buchas da balança duram normalmente sem fazer ruido em um carro de uso diário, em média 2 a 3 anos e começam a fazer um glug, glug e principalmente ao descer de um local mais alto, é ouvido também andando bem devagar em calçamentos.
Talvez vocês esteja, com um problema e tentando acertar em outro.

Sobre não lembrar como era, é impossível lembrar de tudo, mas que tinha esta folga ai, com certeza tinha. Como eu disse, basta fazer o teste e ver o movimento que ele faz em cima e precisa da folga para ser feito

Sds

ta certo acredito que seja asim mesmo nao faz barulho nao incomoda, e vc tem vectra a mais tempo entao entende mais do tema agradeso a explicaçao.
mais ta certo tudo presisa de uma folga se nao nao teria como mexer sem muito esforço

ase-le
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Jul 2014, 05:54
Nome Completo: Alexandre Soares Esperidião
Cidade: Serrana
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Montagem correta da suspensão

por ase-le » 06 Set 2018, 21:05

Estou com dúvidas em relação às buchas da barra estabilizadora dianteira do meu carro (Vectra B, 2.2, 8 válvulas, ano 1998). Comprei buchas novas, originais GM, código original 90468567, mas as buchas que comprei tem o código 94724797, que de acordo com o vendedor, é o novo número usado pra esta peça. Ela é idêntica à bucha velha, mas o furo dela é menor, com 16 milímetros de diâmetro (talvez o da bucha velha estava maior por ter se alargado com o tempo). De acordo com o catálogo Monroe/Axios, a bucha equivalente deles pra esse carro também tem a medida de 16 milímetros nesse furo, então acredito que seja essa a medida original. Mas o problema é que quando fui fazer a substituição, ao colocar a bucha na barra ela ficou com aquele corte que ela tem aberto em cerca de quase 1 centímetro, aparentando ser o furo dela muito pequeno pra barra estabilizadora. Então pensei: "ao se apertar a braçadeira que prende ela, o corte irá se fechar", mas não foi o que aconteceu! A barra ainda ficou dura pra se mover, e ao tentar move-la, a bucha rasgou! Alguém saberia me dizer se a bucha fica tão apertada assim na barra?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Montagem correta da suspensão

por chirola » 07 Set 2018, 12:14

ase-le escreveu:Fuente del Mensaje Estou com dúvidas em relação às buchas da barra estabilizadora dianteira do meu carro (Vectra B, 2.2, 8 válvulas, ano 1998). Comprei buchas novas, originais GM, código original 90468567, mas as buchas que comprei tem o código 94724797, que de acordo com o vendedor, é o novo número usado pra esta peça. Ela é idêntica à bucha velha, mas o furo dela é menor, com 16 milímetros de diâmetro (talvez o da bucha velha estava maior por ter se alargado com o tempo). De acordo com o catálogo Monroe/Axios, a bucha equivalente deles pra esse carro também tem a medida de 16 milímetros nesse furo, então acredito que seja essa a medida original. Mas o problema é que quando fui fazer a substituição, ao colocar a bucha na barra ela ficou com aquele corte que ela tem aberto em cerca de quase 1 centímetro, aparentando ser o furo dela muito pequeno pra barra estabilizadora. Então pensei: "ao se apertar a braçadeira que prende ela, o corte irá se fechar", mas não foi o que aconteceu! A barra ainda ficou dura pra se mover, e ao tentar move-la, a bucha rasgou! Alguém saberia me dizer se a bucha fica tão apertada assim na barra?

venderon a bucha do corsa ela e igual so que o diametro da barra é menor, a bucha fica justa mais nao apertada.
para nao acontecer denobo tira amedida da barra cuando for comprar outra
boa sorte

ase-le
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Jul 2014, 05:54
Nome Completo: Alexandre Soares Esperidião
Cidade: Serrana
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Montagem correta da suspensão

por ase-le » 07 Set 2018, 18:48

Obrigado pela resposta chirola, mas se você ver aqui no site da Nova Chevrolet e aqui no site da Accioly, verá que a bucha que comprei com o código 94724797 se aplica no Vectra de 1997 a 2005. Eu comprei na Nova Chevrolet, mas no Mercado Livre também tem vários vendedores vendendo essa bucha com esse código como compatível com o Vectra 97/05. Como falei antes, no catálogo da axios mostra que a bucha deles para os Vectra 97/05 tem o furo com 16 milímetros, que é a mesma medida da bucha que comprei, então acho que seja esta a medida correta. Lá tem uma bucha com 17 milímetros, mas informa que é para os Vectras 2006 e acima. A não ser que a barra que está no meu carro seja mais grossa. Será que alguém poderia medir a barra para que eu possa comparar com a minha?

Edit: achei um anúncio no ML da barra estabilizadora original do Vectra 97/05, onde o vendedor informa a medida do diâmetro da barra: 18 milímetros, a mesma medida da minha. Como a barra tem 18 milímetros e o furo da bucha tem 16 milímetros?!?! Agora tá explicado porque a bucha ficou espremida até rasgar!! E agora? Devo colocar a bucha dos Vectras mais novos então?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Montagem correta da suspensão

por chirola » 08 Set 2018, 12:21

ase-le escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado pela resposta chirola, mas se você ver aqui no site da Nova Chevrolet e aqui no site da Accioly, verá que a bucha que comprei com o código 94724797 se aplica no Vectra de 1997 a 2005. Eu comprei na Nova Chevrolet, mas no Mercado Livre também tem vários vendedores vendendo essa bucha com esse código como compatível com o Vectra 97/05. Como falei antes, no catálogo da axios mostra que a bucha deles para os Vectra 97/05 tem o furo com 16 milímetros, que é a mesma medida da bucha que comprei, então acho que seja esta a medida correta. Lá tem uma bucha com 17 milímetros, mas informa que é para os Vectras 2006 e acima. A não ser que a barra que está no meu carro seja mais grossa. Será que alguém poderia medir a barra para que eu possa comparar com a minha?

Edit: achei um anúncio no ML da barra estabilizadora original do Vectra 97/05, onde o vendedor informa a medida do diâmetro da barra: 18 milímetros, a mesma medida da minha. Como a barra tem 18 milímetros e o furo da bucha tem 16 milímetros?!?! Agora tá explicado porque a bucha ficou espremida até rasgar!! E agora? Devo colocar a bucha dos Vectras mais novos então?


Realmente venderon as do corsa da uma olhada embaijo da descriçao do anuncio que vc me mando fala claramente ----novo corsa----- e vectra esa bucha se server no seu carro so se for para a barra traseira nem o numero coinside
Imagem
faz o reclamo e ve como pode resolver pq eles venderam errado tenho um par desas buchas em casa tiro a medida do buraco mais serteza a bucha nao e essa a barra do seu carro esta original a medida e esa cualquer duvida manda uma mensagem para poder ajudar asi que puder paso a medida do boraco das buchas que tenho em casa

ase-le
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Jul 2014, 05:54
Nome Completo: Alexandre Soares Esperidião
Cidade: Serrana
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Montagem correta da suspensão

por ase-le » 09 Set 2018, 07:48

Mais uma vez, agradeço a ajuda chirola.
De acordo com o CEP Chev, o código dessa bucha é 90468567 e tem somente essa lá e inclusive é o código da que estava no meu carro. A que estava no carro tem o furo com 18mm, mas pode ser pelo fato de ter alargado com o tempo. Se as buchas que você tem são do mesmo código 90468567 e você puder medir eu ficarei muito agradecido. Eu encontrei também três vendedores no ML que tem essas buchas com o código original 90468567 e também perguntei a medida do furo, mas ainda não obtive resposta. Em relação ao código 94724797 não coincidir é que, de acordo com o vendedor, a bucha é a mesma mas a GM mudou o número da peça, por isso não tem no CEP Chev.

ase-le
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Jul 2014, 05:54
Nome Completo: Alexandre Soares Esperidião
Cidade: Serrana
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Montagem correta da suspensão

por ase-le » 10 Set 2018, 11:14

ase-le escreveu:Fuente del Mensaje Eu encontrei também três vendedores no ML que tem essas buchas com o código original 90468567 e também perguntei a medida do furo, mas ainda não obtive resposta. Em relação ao código 94724797 não coincidir é que, de acordo com o vendedor, a bucha é a mesma mas a GM mudou o número da peça, por isso não tem no CEP Chev.

É... os vendedores responderam e a bucha original 90468567 tem mesmo 16mm. Então, a bucha de código 90468567 e a de código 94724797 são a mesma peça mesmo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Montagem correta da suspensão

por Almeidão » 10 Set 2018, 11:43

Pessoal, a bucha nova é bem apertada, são todas com uma medida, pelo menos penso assim e o problema é que tem uma foram para colocar e elas se ajustarem sem rasgar. Eu uso graxa de silicone ali, uma camada fina por dentro e por cima e ao abraçar a barra deve se dividir ao apertar um pouco o parafuso da frente e um pouco o de trás que ela fechará e com muita disposição porque é um local ruim de trabalhar. O furo é bem pequeno enquanto do carro mais novo é bem mais aberto.
Se ao colocar não prender bem, melhor continuar com a velha, e na falta de graxa de silicone que não agride a borracha, podem usar vaselina, mas nunca use graxa comum.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Montagem correta da suspensão

por chirola » 10 Set 2018, 12:01

ase-le escreveu:Fuente del Mensaje
ase-le escreveu:Fuente del Mensaje Eu encontrei também três vendedores no ML que tem essas buchas com o código original 90468567 e também perguntei a medida do furo, mas ainda não obtive resposta. Em relação ao código 94724797 não coincidir é que, de acordo com o vendedor, a bucha é a mesma mas a GM mudou o número da peça, por isso não tem no CEP Chev.

É... os vendedores responderam e a bucha original 90468567 tem mesmo 16mm. Então, a bucha de código 90468567 e a de código 94724797 são a mesma peça mesmo.

oi amigao dei uma olhada nas buchas que comprei e nao coloque ainda a de 16 mm e da barra traseira a da barra dianteira tem cuasi 20 mm e a mesma da zafira e astra.
na autorizada da vw montavam com talco o grafite em po para evitar barulho a dica pasou para mim um senhor aposentado da vw com o cual aprendi muita coisa
o vendedor fala que a bucha e do vectra mais nem deve ter carro como o vectra e o corsa terian a mesma barra se um pesa a metade do outro, barra de 16mm utilizaba a puma que era de fibra e pesaba menos de 750 kilos tira a tua duvida midindo a barra traseira

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Montagem correta da suspensão

por chirola » 10 Set 2018, 12:04

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, a bucha nova é bem apertada, são todas com uma medida, pelo menos penso assim e o problema é que tem uma foram para colocar e elas se ajustarem sem rasgar. Eu uso graxa de silicone ali, uma camada fina por dentro e por cima e ao abraçar a barra deve se dividir ao apertar um pouco o parafuso da frente e um pouco o de trás que ela fechará e com muita disposição porque é um local ruim de trabalhar. O furo é bem pequeno enquanto do carro mais novo é bem mais aberto.
Se ao colocar não prender bem, melhor continuar com a velha, e na falta de graxa de silicone que não agride a borracha, podem usar vaselina, mas nunca use graxa comum.

verdade lugarcinho ruim, para tirar o parafuso de tras e um sofoco

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Montagem correta da suspensão

por Almeidão » 10 Set 2018, 16:51

Eu uso graxa de silicone, mas esta ideia de usar talco ou grafite muito boa, aliás o grafite serve para isto mesmo. A dica para estes parafusos, seriam fabricar 4 deles com porcas duplas, ou com porcas mais larga como se fossem duas e isto não é difícil, o problemal é depois de pronto achar que não vai mexer mais.
Imagem

ase-le
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Jul 2014, 05:54
Nome Completo: Alexandre Soares Esperidião
Cidade: Serrana
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Montagem correta da suspensão

por ase-le » 11 Set 2018, 00:21

chirola escreveu:Fuente del Mensajeoi amigao dei uma olhada nas buchas que comprei e nao coloque ainda a de 16 mm e da barra traseira a da barra dianteira tem cuasi 20 mm e a mesma da zafira e astra.
na autorizada da vw montavam com talco o grafite em po para evitar barulho a dica pasou para mim um senhor aposentado da vw com o cual aprendi muita coisa
o vendedor fala que a bucha e do vectra mais nem deve ter carro como o vectra e o corsa terian a mesma barra se um pesa a metade do outro, barra de 16mm utilizaba a puma que era de fibra e pesaba menos de 750 kilos tira a tua duvida midindo a barra traseira

Boa noite chirola. Agradeço a ajuda, mas depois de pesquisar aqui e alí, perguntar aqui alí, cheguei à conclusão que as medidas são essas mesmo. Vamos lá (lembrando que meu carro é um Vectra B, 1998): de acordo com o CEP Chev, a bucha da barra estabilizadora dianteira para meu carro tem o código 90468567 e somente essa para todos os modelos e anos do Vectra B. O furo dessa bucha tem 16mm mesmo. Se a bucha que você tem aí é a mesma da foto que postou, com o código 24421958, ela é para o Vectra de 2006 a 2012 e Zafira de 2001 a 2012, e realmente o furo tem 20mm, mas não se aplica ao Vectra B. A barra estabilizadora dianteira do Vectra B tem 18mm e, se não me engano, tem somente um código pra ela no CEP Chev também. Então, a bucha fica apertada mesmo na barra, assim como confirmou o colega Almeidão.
Agora em relação à barra e bucha traseira, no CEP Chev tem mais de um código, tanto pra bucha quanto pra barra (talvez na traseira as medidas mudem de acordo com o ano, não sei). A barra traseira eu não medi e não sei qual o diâmetro, mas a bucha traseira que se aplica ao ano do meu carro (1998) tem 16mm também.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, a bucha nova é bem apertada, são todas com uma medida, pelo menos penso assim e o problema é que tem uma foram para colocar e elas se ajustarem sem rasgar. Eu uso graxa de silicone ali, uma camada fina por dentro e por cima e ao abraçar a barra deve se dividir ao apertar um pouco o parafuso da frente e um pouco o de trás que ela fechará e com muita disposição porque é um local ruim de trabalhar. O furo é bem pequeno enquanto do carro mais novo é bem mais aberto.
Se ao colocar não prender bem, melhor continuar com a velha, e na falta de graxa de silicone que não agride a borracha, podem usar vaselina, mas nunca use graxa comum.

Sim, agora percebi que a bucha tem a medida um pouco menor do que a barra pra ficar firme. O problema foi justamente esse, erro de montagem meu! Quando montei a primeira vez, não passei nada nas buchas, daí, além delas não se assentarem direito ainda rasgaram quando tentei movimentar a barra. Por isso achei que as medidas estavam erradas! Agora fiz como você falou Almeidão, passei graxa de silicone e agora elas se assentaram perfeitamente, ficaram justinhas e a barra se movimenta livremente. Obrigado a todos pela atenção.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Montagem correta da suspensão

por chirola » 11 Set 2018, 11:58

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu uso graxa de silicone, mas esta ideia de usar talco ou grafite muito boa, aliás o grafite serve para isto mesmo. A dica para estes parafusos, seriam fabricar 4 deles com porcas duplas, ou com porcas mais larga como se fossem duas e isto não é difícil, o problemal é depois de pronto achar que não vai mexer mais.

obrigado pela dica nao tinha pensado niso uma porca mais alta seria muito mais facil acredito que a altura se fur um pouco acima da abrasadeira facilitaria muito daria para tirar com cualquer chavce valeu

Avatar do usuário
Rogerio Silva
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 19 Fev 2015, 14:55
Nome Completo: Carlos Rogerio Da Silva
Cidade: Mira Estrela
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Suspenção completa

por Rogerio Silva » 07 Jun 2019, 13:18

boa tarde galera, não sei se já postaram essa dúvida mas não consegui achar aqui no fórum, eu quero fazer a suspensão do meu vectra, é um 98 cd 16v, vou trocar as molas e amortecedores, mas para ficar redondinho quais as outras peças preciso trocar para a suspensão ficar zerinha? obs tbm vou trocar as bieletas pq já era para ter trocado, se alguem puder dar uma descrição das peças agradeço.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Montagem correta da suspensão

por Ju_Bueno » 07 Jun 2019, 14:13


Mensagem trazida para este tópico de assunto relacionado.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Montagem correta da suspensão

por chirola » 07 Jun 2019, 18:31

Rogerio Silva escreveu:Fuente del Mensaje boa tarde galera, não sei se já postaram essa dúvida mas não consegui achar aqui no fórum, eu quero fazer a suspensão do meu vectra, é um 98 cd 16v, vou trocar as molas e amortecedores, mas para ficar redondinho quais as outras peças preciso trocar para a suspensão ficar zerinha? obs tbm vou trocar as bieletas pq já era para ter trocado, se alguem puder dar uma descrição das peças agradeço.

na primeira pagina deste topico tem a foto com as peças das torres de suspençao completa, vieleta vc vai trocar faltaria as buchas das balanças e pivo, como vai desmontar da uma checada nas pastilhas de freio sempre e bom estar seguro, e confere a folga nas homocineticas e axiales daa caixa de direçao e buchas da barra estavilizadora

80 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 141 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.