O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMontagem correta da suspensão
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

80 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Montagem correta da suspensão

por Almeidão » 11 Out 2013, 22:30

Me mande seu e.mail por MP e eu te mando ela amanhã, só tenho ela no meu serviço agora estou em casa.

Voce observou que as molas são iguais, ou seja lado direito e lado esquerdo não muda e o quite também, não importa ele pode ir para direita o esquerda. Só que neste caso ficaria mais ao contrário ainda, é só pensar e entender onde ela fica.

Mais uma vez lhe informo que isto não tem nada a ver com o parafuso apontando para cima, mas sim com a peça superior não ficar torta como está a sua da foto e nem a peça onde está o rolamento ficar de lado como está a sua foto ou seja dançando quando o amortecedor desce e sobe.
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Montagem correta da suspensão

por Luiz Antunes » 11 Out 2013, 23:38

Almeidão escreveu:Desculpa Luiz, sobre a montagem eu sou obrigado a discordar contigo, e montei o meu não tem nem um mês e tirei fotos.
Ali onde ele está há possibilidade de ruido chato e estragar o kite por ficar torto. Eu enviei uma foto para o Ricardo Crispim postar aqui é do meu amortecedorfora antes de desmontar, observe a direção do elo e não só isto, observe que está justo, não tem nada torto para ser endireitado quando estiver no carro.

Sds


Sem problemas Almeidão sobre debater o assunto , estamos aki para isso mesmo !

Bom , eu troquei o jogos de molas por novas Fabrini tem alguns meses , como preventivo .

Traseira tb muito facil e rápido !!

Dianteiras montei 5 vzs as molas e só fazia barulho, principalmente nas curvas , quebraram alguns copos com rolamentos , troquei por outros novos , mais barulho , montamos variando a rotação de 90 em 90 graus , barulhos e quebras .

Dia seguinte fuçei na Net até achar esse video , montei de 1ª com td novo outra vez , carro perfeito até agora !

Sendo assim , se eu tiver que montar novamente, vou seguir esse procedimento .

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Montagem correta da suspensão

por Kaduskate » 12 Out 2013, 08:43

luiz antunes escreveu:
Almeidão escreveu:Desculpa Luiz, sobre a montagem eu sou obrigado a discordar contigo, e montei o meu não tem nem um mês e tirei fotos.
Ali onde ele está há possibilidade de ruido chato e estragar o kite por ficar torto. Eu enviei uma foto para o Ricardo Crispim postar aqui é do meu amortecedorfora antes de desmontar, observe a direção do elo e não só isto, observe que está justo, não tem nada torto para ser endireitado quando estiver no carro.

Sds


Sem problemas Almeidão sobre debater o assunto , estamos aki para isso mesmo !

Bom , eu troquei o jogos de molas por novas Fabrini tem alguns meses , como preventivo .

Traseira tb muito facil e rápido !!

Dianteiras montei 5 vzs as molas e só fazia barulho, principalmente nas curvas , quebraram alguns copos com rolamentos , troquei por outros novos , mais barulho , montamos variando a rotação de 90 em 90 graus , barulhos e quebras .

Dia seguinte fuçei na Net até achar esse video , montei de 1ª com td novo outra vez , carro perfeito até agora !

Sendo assim , se eu tiver que montar novamente, vou seguir esse procedimento .


pois é acho que no caso dele sao tres contra um mas o debate é normal acredito que ele teve sorte em montar assim e nao dar errado, pois da primeira vez que eu montei ficou arrastando a mola no cofre e como a mola nao tinha lado de certo (digo ficar certo ou pra cima ou pra baixo entende) eu desmontei e virei ela ou acertei o guia nao me lembro um dos dois foi, ele parou de fazer barulho entao eu ainda aposto no video e no guia, mas a duvida maior é essa folga e a gora quero por as peças novas e originais, pois nao levei fé nessas molas tigre.

mais ainda aposto que essas molas nao estao levantando o carro....
Essas molas fabrine sao boas?
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Montagem correta da suspensão

por Almeidão » 12 Out 2013, 10:09

Caramba, peguei um carro que só tinha lataria boa há 10 anos atrás, hoje ele é meu xodó, só por ter arranhado uma porta recentemente, eu pintei ele inteiro. Fiz tudo SEM PESQUISAR NA INTERNET porque tudo que pesquisei até hoje em mecanica e antena parabolica (MEU OUTRO HOBBY) só veio ao contrário por isto sempre usei meus conhecimentos e entendendo a engenharia de funcionamento, porque sabendo como funciona, saberemos como consertar. DEVO TER TROCADO NO DECORRER DESTE TEMPO EM OUTROS CARROS, 200 amortecedores e ainda cuido de um Agiles da minha filha e cuidei de um Novo Corsa, um Monza e mais um Vectra de um amigo que só teve decepção mecanica. Alem disto fiz todos os meus carros dede um fusca que basicamente não é nada e até minha bicicleta quando eu tinha 13 anos já a consetava, tive algumas motocicletas e nelas ninguem colocou as mãos para consertar. Vou partir para o Avião.

Realmente eu sou um cara sortudo, as coisas dão certo para mim.

Bem, sobre mola levantar o carro isto acontece sim, mas entenda a engenharia da peça e logo vai ver que não são as molas que levantam o parafuso porque ele tem que topar no rolamento então por mais que voce diminua ou aumente a mola o parafuso ficará sempre no mesmo lugar. O carro mais alto ou mais baixo é uma coisa, o parafuso ultapassando é outra. Ali onde está o coxim e o parafuso subindo, se o coxim for mais comprido. O que acontecerá com o parafuso? Isto é estudar o funcionamento da peça.

Fabrini e original são iguais.

Um bom fim de semana
Imagem

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Montagem correta da suspensão

por Kaduskate » 12 Out 2013, 10:33

Almeidão escreveu:Caramba, peguei um carro que só tinha lataria boa há 10 anos atrás, hoje ele é meu xodó, só por ter arranhado uma porta recentemente, eu pintei ele inteiro. Fiz tudo SEM PESQUISAR NA INTERNET porque tudo que pesquisei até hoje em mecanica e antena parabolica (MEU OUTRO HOBBY) só veio ao contrário por isto sempre usei meus conhecimentos e entendendo a engenharia de funcionamento, porque sabendo como funciona, saberemos como consertar. DEVO TER TROCADO NO DECORRER DESTE TEMPO EM OUTROS CARROS, 200 amortecedores e ainda cuido de um Agiles da minha filha e cuidei de um Novo Corsa, um Monza e mais um Vectra de um amigo que só teve decepção mecanica. Alem disto fiz todos os meus carros dede um fusca que basicamente não é nada e até minha bicicleta quando eu tinha 13 anos já a consetava, tive algumas motocicletas e nelas ninguem colocou as mãos para consertar. Vou partir para o Avião.

Realmente eu sou um cara sortudo, as coisas dão certo para mim.

Bem, sobre mola levantar o carro isto acontece sim, mas entenda a engenharia da peça e logo vai ver que não são as molas que levantam o parafuso porque ele tem que topar no rolamento então por mais que voce diminua ou aumente a mola o parafuso ficará sempre no mesmo lugar. O carro mais alto ou mais baixo é uma coisa, o parafuso ultapassando é outra. Ali onde está o coxim e o parafuso subindo, se o coxim for mais comprido. O que acontecerá com o parafuso? Isto é estudar o funcionamento da peça.

Fabrini e original são iguais.

Um bom fim de semana


entendi oke vc falou, vamos la entao, eu nao acho que o parafuso esteja grande ou muito pra fora o fato é que o prato fica afastado correto... entao eu entendo que qnd levantamos o carro e a mola se estica se aliviando do peso do carro, esse prato desse, logo eu entendo que se a mola perde a pressao a força de levantar o carro esse prato sobe, por isso ainda penso a a mola pode ser um dos problemas... nao sei posso nao estar entendendo claramente por aki oke vc esta falando mas é oke eu eu acho tirando o debate da direção do guia... pois isso independente de estar certo ou nao essa folga nao deveria existir... a minah unica solução é procurar ajuda aki, pois em autopeças, e mecanicos na otenho respostas, um exemplo foi sobre bieletas traseiras o mecanico disse estar ruim qnd fui na autopeças ele disse que a bieleta traseira tinha um certo molejo uma folguinha mesmo e nao tem, entao o mecanico estava certo e o vendedor errado, tem horas que acertam e tem horas que erram rsrsrs.

Vou tentar ir ao encontro e ver oke a galera tem a dizer
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Montagem correta da suspensão

por Ricardo Crispim » 12 Out 2013, 10:56

Abaixo, torre do amortecedor dianteiro. Montagem realizada pelo Almeidão

Imagem

Forter abraço!!!!!!!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Montagem correta da suspensão

por Almeidão » 12 Out 2013, 11:15

Ricardo Crispim escreveu:Abaixo, torre do amortecedor dianteiro. Montagem realizada pelo Almeidão

Imagem

Forter abraço!!!!!!!!!


Obrigago Ricardo.

Observem que nesta posição onde estou com o dedo que o coxim está levemente inclinado para direita e a parte debaixo para esquerda em perfeita harmonia com o local onde ele entra. Agora, vão nos carros de voces e observem por cima do local onde ele fica que é levemente inclinado para entrar exatamente como está se colocarem errado, mesmo que ela esteja alinhada, na hora que o peso do carro arreia em cima dele haverá uma torção e levará este tubo plastico dentro da mola para um lado e assim ficar torta e correr riso de ruido ao amortecer. Nesta foto voces podem ver que está perefeitamente alinhada dentro da mola e existe a inclinação correta no coxim e não haverá torção dela ao arriar o carro em cima e esta inclinação está perfeita com o local de encaixe do amortecedor.
Este amortecedor eu troquei há uns 2 ou 3 meses.

Outra coisa, coxim fora da posição = Haste de amortecedor forçando para um lado. Vida útil do conjunto cai 30% ou mais.

Olhe sua foto. Seu coxim está totalmente inclinado ao contrário da posição onde ele fica. Por isto que ele estourou e nem precisa ir no carro não, na foto que voce postou já tem o local de encaixe com a inclinação para dentro e para quem não entende, é só olhar que o lado mais alto dele fica do lado onde ele é parafusado ou seja lado de fora.

Sem mais nada para falar, a foto já diz tudo
Imagem

vectrathebest
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Jun 2013, 09:31
Nome Completo: Luís Otávio Machado dos Santos Duarte
Cidade: Araquari
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Montagem correta da suspensão

por vectrathebest » 06 Fev 2015, 07:13

Eu fiz a troca dos kits do amortecedor em casa e na hora da montagem fiquei em dúvida. Preciso fazer cambagem ou alinhamento das rodas? Na hora que apertei os parafusos eu não olhei se a acoplagem entre o cubo e o amortecedor poderia trabalhar ao ponto de gerar algum desgaste nos pneus. Vocês podem me ajudar por favor?

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Montagem correta da suspensão

por larussosan » 06 Fev 2015, 07:40

vectrathebest escreveu:Eu fiz a troca dos kits do amortecedor em casa e na hora da montagem fiquei em dúvida. Preciso fazer cambagem ou alinhamento das rodas? Na hora que apertei os parafusos eu não olhei se a acoplagem entre o cubo e o amortecedor poderia trabalhar ao ponto de gerar algum desgaste nos pneus. Vocês podem me ajudar por favor?


Olá amigo!!

Sim você deve verificar a cambagem e o alinhamento sempre que for mexer na torre de suspensão.

Leve as medidas/geometria que constam no manual para seu alinhador obedecer a tolerância. Linha GM geralmente trabalha com câmber negativo.

Abs!!

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Avatar do usuário
Elizandro
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 06 Out 2014, 16:39
Nome Completo: Elizandro Dall Oglio
Cidade: Palotina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Montagem correta da suspensão

por Elizandro » 02 Mar 2015, 10:04

Olá amigos no meu elite b 2005 está um barulho horrivel na frente e atras quando passo em trepidaçoes ele faz uns ploc ploc na frente e atras mas acho que é mais na frente na traseira já troquei as buchas hidraulicas e as buchas do braço pq falaram que era isso e na frente troquei as barras axiais e nao mudou nada o meu nao tem barrra estabilizadora atras...
O que devo trocar para ver se para esse barulho? se puderem me ajuda agradeço muito pois já gastei bastante e não resolveu nada.

Avatar do usuário
Elizandro
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 06 Out 2014, 16:39
Nome Completo: Elizandro Dall Oglio
Cidade: Palotina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Montagem correta da suspensão

por Elizandro » 02 Mar 2015, 10:14

perecbi que no meu tmbem tem aquele espaço e tmbm tem aquela 44 tirei e ele fica encostado, e agora oque eu troco.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Montagem correta da suspensão

por Almeidão » 03 Mar 2015, 12:29

Na frente, sem as peças móveis tipo bieletas, amortecedores e axiais em ainda:

coxin e rolamento na parte superior da torre.
bucha do estabilizador dianteiro
Caixa de direção frouxa, folgada ou desregulada
Agregado frouxo - São todos os parafusos embaixo na frente do carro parafusados para cima. Alguns mecanicos costumam esquecr de dar o ultimo aperto dem alguns.

Atras fora suspensão, tem os bancos quando bipartido, costuma frouxar os parafusos da lateral do banco, os que prendem as dobradiças.

Sds
Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: Montagem correta da suspensão

por mdemarquinho » 03 Mar 2015, 13:56

Pessoal, não sei se eu posso aproveitar esse tópico para tirar uma dúvida.

Como alguns sabem, tenho um Elite 2010, recentemente troquei os amortecedores (todos), na frente fiz o básico que amortecedore, batentes superiores e inferiores e bieletas. Mas meu problema está na traseira. não sei se eu estou esquecendo de algo mas troquei os amortecedores e suporte da mola, e mesmo assim o carro parece que está com uma batida seca, uma coisa que já percebi é que o pneu que uso não é um dos melhores, é um Pirelli Phanton, Achei muito bom no inicio mas agora depois de um tempo vejo que é muito duro e olha que ainda estou usando 27 libras atrás pois ando vazio.

A pergunta é, tem mais alguma coisa que eu poderia estar revisando na traseira? alguma bucha? Alguma coisa que possa fazer barulho de batida seca?

Agradeço pela ajuda pois ainda não consegui acertar a suspensão do meu vectra. estou muito descontente por gastar e esse barulho seco persistir.

Os amortecedores em questão são cofap turbo gas

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 19:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Montagem correta da suspensão

por larussosan » 06 Mar 2015, 17:23

Olá amigo!!

Chegou a conferir a posição da mola? :47:
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 31 Ago 2018, 15:01, em um total de 1 vez.
Razão: remoção de citação
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Avatar do usuário
mherpich
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Dez 2015, 13:30
Nome Completo: Maiquel Herpich
Cidade: Salto do Jacui
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Montagem correta da suspensão

por mherpich » 27 Ago 2018, 13:25

Troquei os amortecedores dianteiros e kits (coxim, batente e copo localizador) esse fim de semana em casa. Estou com o mesmo problema do colega que criou o post. Usei amortecedores Cofap Turbogás GP32681 e GP32682 e kits Axios 044.1493. Meu vectra é o GTX 2011 manual. Os isoladores inferiores das molas usei novos e os superiores usei os velhos. Tudo montado conforme vídeo explicativo do canal da Monroe/Axios no Youtube. Acontece que ao montar os pratos "32" de fixação dos conjuntos lá em cima da caixa de roda, parece que o pratos "32" dão assento nas porcas "44" antes de tocar a carroceria do carro. Fica uma folga, como se estivesse usando um coxim velho, e se percebe a pancada ao estender toda a suspensão do carro, ao descer um degrau. Muito estranho. A única hipótese que me ocorre é que esse coxim da Axios tem medidas diversas das originais, porque o código GM 90538936 é o mesmo em ambos!

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/ ... 092133-jpg

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Montagem correta da suspensão

por Almeidão » 31 Ago 2018, 10:06

Esta folga ai não é anormal, se tivesse uns 6 milimetro pra cima sim. Para sentir esta peça batendo na carroceria o carro estaria sem duvida disputando um enduro, embora temos que tomar cuidado porque tem cidades com uns buracos destes. Ai está perfeito e ela nunca fica totalmente apertada e se ficasse com certeza a haste do amortecedor não aquentaria porque precisa desta folga para vira o volante.
Faça este teste visual, peça alguém para girar todo para direita e depois esquerda e depois comece a imaginar se fosse totalmente fixada.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 31 Ago 2018, 15:01, em um total de 1 vez.
Razão: remoção de citação
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Montagem correta da suspensão

por chirola » 31 Ago 2018, 13:09

realmente troque tudo e sim a cazoleta superior fica afastada da lata deve ser normal o a cazoleta superior que nao achei para comprar pode estar cansada

Avatar do usuário
mherpich
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Dez 2015, 13:30
Nome Completo: Maiquel Herpich
Cidade: Salto do Jacui
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Montagem correta da suspensão

por mherpich » 31 Ago 2018, 13:20

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Esta folga ai não é anormal, se tivesse uns 6 milimetro pra cima sim. Para sentir esta peça batendo na carroceria o carro estaria sem duvida disputando um enduro, embora temos que tomar cuidado porque tem cidades com uns buracos destes. Ai está perfeito e ela nunca fica totalmente apertada e se ficasse com certeza a haste do amortecedor não aquentaria porque precisa desta folga para vira o volante.
Faça este teste visual, peça alguém para girar todo para direita e depois esquerda e depois comece a imaginar se fosse totalmente fixada.


Sim, eu percebi que tem um certo jogo pra cima e pra baixo quando esterça o volante. Mas eu não recordo de ser assim quando novo (tenho o carro desde os 8mil km). Casualmente eu tinha feito o mesmo que o amigo relatou lá no inicio do post: tirei aquela porca chata (44) que prende o coxim na haste, montei o prato (32) e fixei tudo só com a porca de cima. Daí sim, o prato ficou bem apertado na carroceria. Só que, senti a direção mais dura e desconfiei que essa montagem pudesse não ser uma boa ideia. Bolei uma outra solução: fiz umas "arruelas" de borracha pra usar como calço para os pratos, conforme links abaixo. Ficou bom. O peso da direção voltou ao normal e o amortecedor tem a liberdade de jogar subindo e descendo no esterçamento. Não fez mais barulho ao descer degraus transversais na pista. A questão agora é quanto tempo essa borracha vai aguentar esse trabalho com o calor do cofre.

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/ ... 183749-jpg
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/ ... 183803-jpg
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/ ... 183940-jpg
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 31 Ago 2018, 15:02, em um total de 1 vez.
Razão: remoção de citação

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Montagem correta da suspensão

por chirola » 31 Ago 2018, 13:28

legal eu tinha pensado algo parecido com o prato afastado fica aquela sensaçao de que tem alguma coisa ruim
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 31 Ago 2018, 15:02, em um total de 1 vez.
Razão: remoção de citação

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Montagem correta da suspensão

por Almeidão » 01 Set 2018, 22:15

Vocês estão caçando problemas, travando em cima a haste sofre no vai e vem e amortecedores com haste forçando dura 50% menos que a vida útil normal dele.
Um detalhe as quatro buchas da balança duram normalmente sem fazer ruido em um carro de uso diário, em média 2 a 3 anos e começam a fazer um glug, glug e principalmente ao descer de um local mais alto, é ouvido também andando bem devagar em calçamentos.
Talvez vocês esteja, com um problema e tentando acertar em outro.

Sobre não lembrar como era, é impossível lembrar de tudo, mas que tinha esta folga ai, com certeza tinha. Como eu disse, basta fazer o teste e ver o movimento que ele faz em cima e precisa da folga para ser feito

Sds
Imagem

80 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 162 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.