por Almeidão »
14 Ago 2013, 14:59
Esta é para o pessoal que tem duvidas em trocar ou não o radiador e a diferença em andar na estrada e cidade. Tenho ligo algumas coisas e concordado com uns e não concordado com outros etc.
Muitos conhecem uma bomba d'água e sabem que o funcionamento dela é por rotação e quanto mais alta a rotação melhor mais agua ela puxa e obvio mais água ela joga pra frente. Quando estamos em uma rodovia aberta a rotação é alta e mesmo com o radiador previamente com as passagens comprometidas, ainda sim ela faz circular não o suficiente, mais uma boa quantidade a qual lhe dá uma temperatura favorável no painel. Não a ideal, mas uma que possa lhe dar ideia que está tudo normal entre 85/90 graus. Bem, na verdade não é esta a temperatura do Vectra em rodovias ou seja o correto neste caso seria no máximo 82, ficando entre 80/82 sem o ar ligado e com o ar ligado não altera muito, mas podemos considerar no máximo 84º. Lembrando que são temperaturas no painel do carro, não real temperatura que certamente é bem maior que isto.
Na cidade, ela sem ar ligado, no máximo chega em 90, sendo algo entre 88 a 90 já liga a ventoinha e baixa á para 82 e volta a subir. Neste caso, a bomba não tem uma rotação suficiente para circular a agua como devia e nem tem o vento frontal que para refrigerar o radiador, por este motivo a ventoinha entra em funcionamento e tira o calor que está na agua passando sobre o radiador e logo baixa a temperatura levando a nos graus que informei, estando tudo normal.
Estando o radiador tapado digamos uns 20 a 30% e a bomba estando em baixa rotação não somente não consegue puxar a agua suficiente como também não consegue empurrar para o radiador, ficando ela trabalhando em falso e assim que a ventoinha entra em funcionamento ela vai refrigerar a agua que está passando pelo radiador, porem por estar tapado ela refrigera a quantidade menor que a necessário para a temperatura ideal na cidade e a ventoinha fica ligada bem mais tempo que um radiador limpo e a temperatura a cada vez mais alta. Ao contrario de um radiador limpo que mesmo tendo a menor rotação na bomba, ainda tem passagem para ela puxar a agua que está atrás dela passando pelo radiador e tem um pouco de força para empurrar de volta para o radiador depois que passou pelo bloco. Quando eu dido rodar em falso, seria como uma entrada de ar em uma bomba comum, muitos conhecem isto e sabem que ela gira e não sai nada.
Se alguém testar esta pressão desta bomba certamente irão se surpreender, eu por exemplo quando limpo o sistema, eu tiro a válvula termostática e coloco agua direto com o carro funcionando. Tapo com a mão e acelero o carro e não sinto pressão nenhuma na bomba, ou seja algo insignificante e é assim que ele trabalha quando em baixa. Certamente que aumenta esta pressão em alta rotação, mas na cidade não existe alta rotação.
Muito cuidado com os mecânicos dizem sobre estar tudo normal e que 95º é normal. Podem ter certeza, não é não.
Lembrem se de cuidar do radiador, porque o sistema é muito simples e tudo que é simples precisa de cuidados especiais.
Não copiei este texto, escrevo por conhecer o sistema e o Vectra b quase que pelo avesso.
Sds