O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaProblema com arrefecimento - temperatura alta
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

398 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 28 Out 2020, 12:24

verdade test de preçao so vai acusar se tem vazamento e nao radiador entupido, alem do oxido gerado pelo aluminho outro drama mais evidente em cidades do interior ou no campo mesmo e a agua da torneira ela sempre tem resto de terra , se for colocar agua da torneira deixa ela num balde repousar ate baixar a terra vc vai ver no fundo do balde como acumula , e se for terra vermelha pior ainda depois que gruda pqp , quem mora no parana pode contar o que tem de pneus laranja por la rsrsrsr.
peguei uma fotos na internet para que tenha uma ideia do que anos de acumulo de terra e ferrugem faz no radiador a foto nao e do meu radiador mais tava cuase asim ,
Imagem
pode falar mais junta lama mesmo , eu coloco no minimo agua pasado pelo filtro para minimizar o drama junto com o aditivo.

Imagem
radiador com o aluminho enferrujado.
os dutos do radiador sao finos para ter uma ideia nao sei se da o grosor de uma moeda de um real , mais fala vcs acham que tem limpeza milagrosa que posa revertir a situaçao ?
eu concordo com almeidao , radiador tem que ser trucado acredito que nao tenha limpeza que posa deijar ele 100% funcional denovo , pode ate melhorar mais 100% so trocando.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 28 Out 2020, 15:20

chirola escreveu:Fuente del Mensaje verdade test de preçao so vai acusar se tem vazamento e nao radiador entupido, alem do oxido gerado pelo aluminho outro drama mais evidente em cidades do interior ou no campo mesmo e a agua da torneira ela sempre tem resto de terra , se for colocar agua da torneira deixa ela num balde repousar ate baixar a terra vc vai ver no fundo do balde como acumula , e se for terra vermelha pior ainda depois que gruda pqp , quem mora no parana pode contar o que tem de pneus laranja por la rsrsrsr.
peguei uma fotos na internet para que tenha uma ideia do que anos de acumulo de terra e ferrugem faz no radiador a foto nao e do meu radiador mais tava cuase asim ,
Imagem
pode falar mais junta lama mesmo , eu coloco no minimo agua pasado pelo filtro para minimizar o drama junto com o aditivo.

Imagem
radiador com o aluminho enferrujado.
os dutos do radiador sao finos para ter uma ideia nao sei se da o grosor de uma moeda de um real , mais fala vcs acham que tem limpeza milagrosa que posa revertir a situaçao ?
eu concordo com almeidao , radiador tem que ser trucado acredito que nao tenha limpeza que posa deijar ele 100% funcional denovo , pode ate melhorar mais 100% so trocando.


Com certeza nçao passa uma moeda de 10 centavos quando novo, talvez uma de 5. Eu fiz um teste uma vez e nçao passou um estilete. Por isto que digo que é impossível varear ele, aliás varetar somente os construídos de cobre, de alumínio e de tubo ao fazer isto e tiver oxidado, ele será furado ao meter a vareta. Já o brasado que é o do Vectra e que e igual a foto, impossível varetar mesmo que se quisesse.
Detalhe, cuidar dele usando o aditivo correto, ele estraga as caixas e nunca a parte de alumínio.
Imagem

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por FelipeVRS » 28 Out 2020, 18:22

chirola escreveu:Fuente del Mensaje verdade test de preçao so vai acusar se tem vazamento e nao radiador entupido, alem do oxido gerado pelo aluminho outro drama mais evidente em cidades do interior ou no campo mesmo e a agua da torneira ela sempre tem resto de terra , se for colocar agua da torneira deixa ela num balde repousar ate baixar a terra vc vai ver no fundo do balde como acumula , e se for terra vermelha pior ainda depois que gruda pqp , quem mora no parana pode contar o que tem de pneus laranja por la rsrsrsr.
peguei uma fotos na internet para que tenha uma ideia do que anos de acumulo de terra e ferrugem faz no radiador a foto nao e do meu radiador mais tava cuase asim ,
Imagem
pode falar mais junta lama mesmo , eu coloco no minimo agua pasado pelo filtro para minimizar o drama junto com o aditivo.

Imagem
radiador com o aluminho enferrujado.
os dutos do radiador sao finos para ter uma ideia nao sei se da o grosor de uma moeda de um real , mais fala vcs acham que tem limpeza milagrosa que posa revertir a situaçao ?
eu concordo com almeidao , radiador tem que ser trucado acredito que nao tenha limpeza que posa deijar ele 100% funcional denovo , pode ate melhorar mais 100% so trocando.


Sem dúvidas não adiantará limpar, muito menos fazer algum procedimento de limpeza quimica, é trocando por um novo mesmo, o que vocês me indicam em relação ao radiador sobre questão de marca, o Viscondi que consigo aqui na minha cidade e em uso com aquele aditivo citado pelo nosso amigo Almeidão, o long life Havoline, ficará 100%?
Outra dúvida mais técnica, em relação ao bloco do motor e consequentemente a junta do cabeçote, este aditivo irá preservar a partir do momento que eu colocar ele no sistema controlando os danos existêntes no metal? Obviamente se vocês souberem me responder sobre ficaria agradecido mesmo que seja uma pergunta talvez para um engenheiro quimico ou mecânico, pois ao meu ver quando se tem um ponto de corrosão no metal este estará sempre em eletrólise o que fará a corrosão do élo fraco do sistema que é a junta do cabeçote, então pensando neste sentido, futuramente antes desta junta romper, seria interessante programar um desmonte do cabeçote antes que ocorra a mistura de água e óleo e consequentemente algum dano maior? Peço isso por questão de vocês terem uma maior experiência com relação á isso do que eu.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 29 Out 2020, 08:49

Sobre o radiador Visconde e junto com este aditivo eu usei um por uns 10 anos e a vazão era a mesma, troquei este ano porque começou a vazar na caixa lateral e eu preferi trocar o radiador ao consertar lo pela dificuldade de desmontar e remontar etc. Coloquei ouro Visconde e não abro mão do Havoline que era Long Life e hoje é o Extended Life Concentrado 3 litros e restante agua da torneira mesmo e troco a cada 3 anos e as vezes 2 e sempre nesta época troco a bomba d'agua também. Vale lembrar lhe que eu ando com o carro todos os dias.
Sobre a corrosão interna que possível possa ter, eu não mexeria em nada no momento, trocaria a agua velha, tem um vídeo que eu fiz e está por ai de como trocar a agua do radiador e colocando outra, montava o sistema novo usando este aditivo e manda vê, a possibilidade de não acontecer nada de ruim no sistema é muito maior do que acontecer um vazamento e caso isto ocorra você já está preparado para isto.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Ju_Bueno » 29 Out 2020, 09:34

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje este aditivo irá preservar a partir do momento que eu colocar ele no sistema controlando os danos existêntes no metal?

Eu suponho que sim. Tanto no Vectra A que tive e agora no Astra o sistema não tinha aditivo qdo comprei. Fiz uma boa limpeza e no Vectra usei aditivo da Bardhal e posteriormente Delphi - ótimos produtos. Não tive mais problemas com arrefecimento e a água se conservou limpa.

No Astra usei só o Delphi; após uns 2 anos retirei para renovar o líquido e ele estava limpinho. Tentei usar um outro da High Torque, que só depois vi que é fabricado pela Radiex (quanto arrependimento) e esse sim soltou sujeira do sistema em uma semana. Retirei e voltei com o Delphi para conservar.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

fabianomachado76
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Dez 2018, 23:24
Nome Completo: fabiano da silva machado
Cidade: gravatai
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 47

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por fabianomachado76 » 15 Dez 2020, 17:25

Ola pessoal do grupo! estou tendo problema de aquecimento no meu vectra que é um 2.2 8v 2001 . o que acontece é que o carro acima de 100kmh com o ar ligado vai a 100 graus , isto começou depois que o mecânico trocou o tubo d'agua, aquele que fica na parte de trás do motor . bem eu olhei um video no youtube em que o mecânico fala que a mangueira de retorno do ar quente deve ser ligada na saída(ou entrada do cavalete d'agua) e o meu esta com o retorno ligado na parte de baixo do cavalete, poderia ser esse o problema. lembrando que a valvula esta abrindo pouco depois dos 80 graus e os eletroventiladores estão acionado . se alguem poder me passar essas informações eu agradaço. olhei no cep chev e pelo que vi a mangueira de retorno é ligado embaixo como esta no meu.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 15 Dez 2020, 18:51

fabianomachado76 escreveu:Fuente del Mensaje Ola pessoal do grupo! estou tendo problema de aquecimento no meu vectra que é um 2.2 8v 2001 . o que acontece é que o carro acima de 100kmh com o ar ligado vai a 100 graus , isto começou depois que o mecânico trocou o tubo d'agua, aquele que fica na parte de trás do motor . bem eu olhei um video no youtube em que o mecânico fala que a mangueira de retorno do ar quente deve ser ligada na saída(ou entrada do cavalete d'agua) e o meu esta com o retorno ligado na parte de baixo do cavalete, poderia ser esse o problema. lembrando que a valvula esta abrindo pouco depois dos 80 graus e os eletroventiladores estão acionado . se alguem poder me passar essas informações eu agradaço. olhei no cep chev e pelo que vi a mangueira de retorno é ligado embaixo como esta no meu.


checa se ao ligar o ar liga a as ventoinha com ar ligado tem que ficar ligadas direto , na verdade o ar quente nao teria que influir mais sai do cavalete embaixo da bobina e volta pelo tubo .
sem o ar ligado da o mesmo problema?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 16 Dez 2020, 08:34

Considerando que a temperatura sobe ou aparece alta aos 100 km/h, já nem é problema de ventoinha porque nesta velocidade elas estando ligadas ou não nem importa. O retorno da água do ar quente também não influencia nada para aumentar a temperatura, onde ela retornar seja no tubo ou qualquer parte só melhora o arrefecimento. Aliás com ar quente ligado a temperatura do carro tende a baixar, ainda que seja imperceptível, mas sim aumenta da cabine e baixa do motor.

A pergunta é. E sem o ar condicionado ligado como é a temperatura dele na cidade e nas rodovias?
Imagem

iago197
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Abr 2020, 00:25
Nome Completo: Iago Andrade Pereira
Cidade: Jundiaí
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 28

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por iago197 » 04 Jan 2021, 19:58

Fala turma, tudo certo?

Bom, estou com um problema semelhante ao do amigo Fabiano.
Tenho um Vectra 98 8v 2.2, E quando estou em altas velocidades, por volta de 110, 120km/h, a temperatura chega a 95, 98 graus, creio que chegaria a 100, mas eu sempre reduzo a velocidade para ela reduzir para 90 graus. To com esse problema tem quase um mês, e o mecânico meu de confiança aqui não tem muita ideia do que pode ser. A Válvula é nova, a bomba d'água também, Aditivo ACDelco. Na cidade, a temperatura fica entre 88 e 92 graus, mas geralmente crava nos 90 graus. Essas situações sempre com ar condicionado ligado. Levei hoje para ver o radiador, e o rapaz disse que está tudo certo, até elogiou o reservatório que está bem limpo hahahah

Se alguém souber de algo que possa ajudar, fico grato!

Abraços e grande 2021 a todos!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 04 Jan 2021, 20:37

iago197 escreveu:Fuente del Mensaje Fala turma, tudo certo?

Bom, estou com um problema semelhante ao do amigo Fabiano.
Tenho um Vectra 98 8v 2.2, E quando estou em altas velocidades, por volta de 110, 120km/h, a temperatura chega a 95, 98 graus, creio que chegaria a 100, mas eu sempre reduzo a velocidade para ela reduzir para 90 graus. To com esse problema tem quase um mês, e o mecânico meu de confiança aqui não tem muita ideia do que pode ser. A Válvula é nova, a bomba d'água também, Aditivo ACDelco. Na cidade, a temperatura fica entre 88 e 92 graus, mas geralmente crava nos 90 graus. Essas situações sempre com ar condicionado ligado. Levei hoje para ver o radiador, e o rapaz disse que está tudo certo, até elogiou o reservatório que está bem limpo hahahah

Se alguém souber de algo que possa ajudar, fico grato!

Abraços e grande 2021 a todos!

oi , cuando comprei meu vectra tinha uma temperatura de funcionamento similar ao seu carro e eu na conhecia muito do modelo .
e foi um dos motivos pelo cual cheguei no forum , procurei defeito sem achar ate que achei uns post mais antigos do almeidao que falaba em radiador e modelo dele indicado , so resolvi meu problema depois de trocar o radiador (obrigatorio radiador de palheta e nunca de cano tubular) se tem pouca circulacao de agua o motor nao chega a ter o fluxo nesesario para refrigerar , a temperatura nurmal do vectra na estrada a 120 km/h e de 85° aproximado e na cidade mal chega a 90° , eu sospeito do radiador porque pelo que vc fala o resto do arrefecimento foi feito a manutencao , se nao fose vc andar com o ar ligado a temperatura seria maior ja que com ar ligado a ventoinha esta sempre ligada no 1° estagio e disfrasa um pouco o problema , nao deixa pra depois confere o radiador porque um cabecote sai mais caro .

iago197
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Abr 2020, 00:25
Nome Completo: Iago Andrade Pereira
Cidade: Jundiaí
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 28

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por iago197 » 04 Jan 2021, 21:23

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
iago197 escreveu:Fuente del Mensaje Fala turma, tudo certo?

Bom, estou com um problema semelhante ao do amigo Fabiano.
Tenho um Vectra 98 8v 2.2, E quando estou em altas velocidades, por volta de 110, 120km/h, a temperatura chega a 95, 98 graus, creio que chegaria a 100, mas eu sempre reduzo a velocidade para ela reduzir para 90 graus. To com esse problema tem quase um mês, e o mecânico meu de confiança aqui não tem muita ideia do que pode ser. A Válvula é nova, a bomba d'água também, Aditivo ACDelco. Na cidade, a temperatura fica entre 88 e 92 graus, mas geralmente crava nos 90 graus. Essas situações sempre com ar condicionado ligado. Levei hoje para ver o radiador, e o rapaz disse que está tudo certo, até elogiou o reservatório que está bem limpo hahahah

Se alguém souber de algo que possa ajudar, fico grato!

Abraços e grande 2021 a todos!

oi , cuando comprei meu vectra tinha uma temperatura de funcionamento similar ao seu carro e eu na conhecia muito do modelo .
e foi um dos motivos pelo cual cheguei no forum , procurei defeito sem achar ate que achei uns post mais antigos do almeidao que falaba em radiador e modelo dele indicado , so resolvi meu problema depois de trocar o radiador (obrigatorio radiador de palheta e nunca de cano tubular) se tem pouca circulacao de agua o motor nao chega a ter o fluxo nesesario para refrigerar , a temperatura nurmal do vectra na estrada a 120 km/h e de 85° aproximado e na cidade mal chega a 90° , eu sospeito do radiador porque pelo que vc fala o resto do arrefecimento foi feito a manutencao , se nao fose vc andar com o ar ligado a temperatura seria maior ja que com ar ligado a ventoinha esta sempre ligada no 1° estagio e disfrasa um pouco o problema , nao deixa pra depois confere o radiador porque um cabecote sai mais caro .


Beleza amigo, vou conferir sim. Deve ser isso mesmo, pois onde levei hoje, o rapaz disse que o radiador era muito difícil de entupir que era tubular e tal. Vou verificar aqui. Saberia qual o modelo correto do radiador? Bom, vou procurar nos posts antigos aqui também. Muito obrigado!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 05 Jan 2021, 02:26

iago197 escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
iago197 escreveu:Fuente del Mensaje Fala turma, tudo certo?

Bom, estou com um problema semelhante ao do amigo Fabiano.
Tenho um Vectra 98 8v 2.2, E quando estou em altas velocidades, por volta de 110, 120km/h, a temperatura chega a 95, 98 graus, creio que chegaria a 100, mas eu sempre reduzo a velocidade para ela reduzir para 90 graus. To com esse problema tem quase um mês, e o mecânico meu de confiança aqui não tem muita ideia do que pode ser. A Válvula é nova, a bomba d'água também, Aditivo ACDelco. Na cidade, a temperatura fica entre 88 e 92 graus, mas geralmente crava nos 90 graus. Essas situações sempre com ar condicionado ligado. Levei hoje para ver o radiador, e o rapaz disse que está tudo certo, até elogiou o reservatório que está bem limpo hahahah

Se alguém souber de algo que possa ajudar, fico grato!

Abraços e grande 2021 a todos!

oi , cuando comprei meu vectra tinha uma temperatura de funcionamento similar ao seu carro e eu na conhecia muito do modelo .
e foi um dos motivos pelo cual cheguei no forum , procurei defeito sem achar ate que achei uns post mais antigos do almeidao que falaba em radiador e modelo dele indicado , so resolvi meu problema depois de trocar o radiador (obrigatorio radiador de palheta e nunca de cano tubular) se tem pouca circulacao de agua o motor nao chega a ter o fluxo nesesario para refrigerar , a temperatura nurmal do vectra na estrada a 120 km/h e de 85° aproximado e na cidade mal chega a 90° , eu sospeito do radiador porque pelo que vc fala o resto do arrefecimento foi feito a manutencao , se nao fose vc andar com o ar ligado a temperatura seria maior ja que com ar ligado a ventoinha esta sempre ligada no 1° estagio e disfrasa um pouco o problema , nao deixa pra depois confere o radiador porque um cabecote sai mais caro .


Beleza amigo, vou conferir sim. Deve ser isso mesmo, pois onde levei hoje, o rapaz disse que o radiador era muito difícil de entupir que era tubular e tal. Vou verificar aqui. Saberia qual o modelo correto do radiador? Bom, vou procurar nos posts antigos aqui também. Muito obrigado!

Sim uma marca muito utilizada pela galera do club e visconde ele ė de palheta igual ao original ,o radiador tubular não e a melhor opção e sim pode gerar problema de temperatura tem um tópico que se llama problema de temperatura vectra b e tem muuuuuuita informação nos ultimosposrt se falava justamente dos problemas com radiadores tubulares no vectra e astra

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 05 Jan 2021, 08:48

Radiador do Vectra é Brasado, o de tubo não funciona, não porque ele é de tubo, é porque ele é mal feito com tubos muito grosso, difícil de dissipar e a agua passa tão rápida por eles que nem pega o vento necessário para refrigerar la. Eu uso Visconde e por ser Vectra já vem Brasado, o meu é novo e o ultimo eu usei por mais de 10 anos sem furar, sem entupir. Estragou a caixa lateral e ele estava perfeito ainda e sempre uso aditivo Havoline Extended Life concentrado e agua comum de torneira. Hoje em Rodovias o meu anda em 80º, eu aceito nele até 82 com ela livre.
Se o radiador for de tubo, a solução é trocar por um Brasado, se for um brasado entupido, a solução é trocar por um brasado novo e usar o aditivo correto que ele se mantém novo até estragar as caixas plástica.

O do Monza até 90 era de Tubo, mas não esta aberração fabricada para o Vectra, Astra etc. o do Monza os tubos tinham paredes muito fina e com isto a temperatura se mantinha normal, se os fabricado para o Vectra tivessem tubos mais fino, não estaria nunca igual ao brasado, mas não seria tão ruim ao ponto de uns ter que desligar carro em subida etc.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 05 Jan 2021, 16:29

Estou tentando ajudar um com um Astra 95 com radiador de tubo, achamos na internet somente radiador com ar para carro automático e o dele é manual, isto com radiador brasado.
Me ajudem ai por favor. Será que encaixa corretamente no carro dele? Lógico que iremos deixar a entrada e saída de lubrificação do óleo da caixa sem usar.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 05 Jan 2021, 17:11

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Estou tentando ajudar um com um Astra 95 com radiador de tubo, achamos na internet somente radiador com ar para carro automático e o dele é manual, isto com radiador brasado.
Me ajudem ai por favor. Será que encaixa corretamente no carro dele? Lógico que iremos deixar a entrada e saída de lubrificação do óleo da caixa sem usar.

oi almeidao por acaso e o do anoncio ? da uma olhada brasado sem ar e sem direçao
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 77ab2f3f4b
se a saida de agua é na lateral (aponta para o farol e nao para o motor ) procura radiador de kadette .
o problema é que astra 95 tinha mais de um modelo o opel diferia em peças com o chevrolet e tinha uns opel que era vendido com emblema chevrolet
e mais tinha astra com radiador tubular de fabrica so que como vc falo era um tubo fino e nao a groseria que se faz hoje na chinalandia

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por FelipeVRS » 05 Jan 2021, 21:58

Boa noite amigos!, já tenho guardado e esperando substituição o radiador Viscondi, a válvula termostática MTE 373.82, não encontrei o aditivo da Havoline na minha cidade mas achei interessante e acabei comprando o Tirreno que atende a norma da GM concentrado junto de água desmineralizada e também o sensor de temperatura MTE 4051 (este já substitui e o carro voltou a ter uma temperatura mais aceitável, mas não corretamente como vocês comentam e que eu gostaria de ver na leitura do painel), irei substituir o radiador e também a válvula termostática e posteriormente entrar com os aditivos e água, a minha dúvida é a seguinte, como fazer uma boa limpeza para que a sujeira existente de ferrugem dentro do sistema de arrefecimento não venha a prejudicar o radiador novo (ou isso é besteira)? posso fazer uma lavagem do tipo flush com aqueles produtos tipo o Koube Limpa Radiador antes da troca do radiador ou apenas fazer enxagues até obter uma água limpa saindo do retorno do vaso de expansão? no caso do flush sei que estes químicos podem acarretar em limpar tudo e acabar apresentando vazamentos de selo de bloco e até mesmo junta de cabeçote se esta estiver no fim da vida causada pela água, o que vocês me indicam?
Uma observação que tenho em mente agora observando o estado geral das mangueiras, é de que precisarei substituir algumas por estarem um tanto ressequidas e também aquele tubo metálico de desaerarão que passa na frente do motor e vai para o vaso de expansão, este tem bastante corrosão interna.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 06 Jan 2021, 03:37

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite amigos!, já tenho guardado e esperando substituição o radiador Viscondi, a válvula termostática MTE 373.82, não encontrei o aditivo da Havoline na minha cidade mas achei interessante e acabei comprando o Tirreno que atende a norma da GM concentrado junto de água desmineralizada e também o sensor de temperatura MTE 4051 (este já substitui e o carro voltou a ter uma temperatura mais aceitável, mas não corretamente como vocês comentam e que eu gostaria de ver na leitura do painel), irei substituir o radiador e também a válvula termostática e posteriormente entrar com os aditivos e água, a minha dúvida é a seguinte, como fazer uma boa limpeza para que a sujeira existente de ferrugem dentro do sistema de arrefecimento não venha a prejudicar o radiador novo (ou isso é besteira)? posso fazer uma lavagem do tipo flush com aqueles produtos tipo o Koube Limpa Radiador antes da troca do radiador ou apenas fazer enxagues até obter uma água limpa saindo do retorno do vaso de expansão? no caso do flush sei que estes químicos podem acarretar em limpar tudo e acabar apresentando vazamentos de selo de bloco e até mesmo junta de cabeçote se esta estiver no fim da vida causada pela água, o que vocês me indicam?
Uma observação que tenho em mente agora observando o estado geral das mangueiras, é de que precisarei substituir algumas por estarem um tanto ressequidas e também aquele tubo metálico de desaerarão que passa na frente do motor e vai para o vaso de expansão, este tem bastante corrosão interna.

Se VC tira a termostática e desliga o retorno ao reservatório de expansão , com a mangueira na entrada da termostática coloca agua ate Asir limpos pelos retornos , lembra de ligar o ar quente para limpar o radiador interno de ar quente, depois monta tudo coloca a agué e aditivo e suficiente ,limpeza tipo flush eu não utilizaria porque não sei que químico pode ter e como VC falo pode ate piorar a situação, o cano fino que vai da carcaza da termostática ate o pote de expamxçao tem costume de entupir com sujeira oiu ferrugem pode trocar ou testar para ver se nao esta entupido , já que esta mexendo pode limpar o reservatório , e montar tudo com cuidado se seu carro tem as a braçadeiras de preçao originais ainda coloca elas e não troca po outras de parafuso , as elásticas são melhores com o radiador novo e tudo revisado acredito que seu carro vai rodar com a temperatura dentro do padrão .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 06 Jan 2021, 08:45

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Estou tentando ajudar um com um Astra 95 com radiador de tubo, achamos na internet somente radiador com ar para carro automático e o dele é manual, isto com radiador brasado.
Me ajudem ai por favor. Será que encaixa corretamente no carro dele? Lógico que iremos deixar a entrada e saída de lubrificação do óleo da caixa sem usar.

oi almeidao por acaso e o do anoncio ? da uma olhada brasado sem ar e sem direçao
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 77ab2f3f4b
se a saida de agua é na lateral (aponta para o farol e nao para o motor ) procura radiador de kadette .
o problema é que astra 95 tinha mais de um modelo o opel diferia em peças com o chevrolet e tinha uns opel que era vendido com emblema chevrolet
e mais tinha astra com radiador tubular de fabrica so que como vc falo era um tubo fino e nao a groseria que se faz hoje na chinalandia


O Dele é com ar condicionado e era brasado, comprou um e se ferrou com o tubo. A opção foi comprar um brasado com ar, porem com o sistema de refrigeração da caixa. A ideia é montar ele e deixar esta refrigeração da caixa desligado ou tapado etc. Chequei a pensar em um brasado sem ar mas eu lembrei que os com ar tem uns detalhe par poder prender a ventoinha da frente e depois 99% dos anúncios tem a foto brasado e ao perguntar vem a resposta que ele é de tubo. Resumindo comprou o automático e de longe vou tentar ajudar o cara que ama o Astra 95 dele e que pela foto é um perfeito carro. Está pagando quase 800,00 no radiador da marca Notus.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Ju_Bueno » 06 Jan 2021, 08:57

Só uma questão: mesmo que você solte todas as mangueiras, restará no bloco e até no radiador a água usada para o enxágue. Daí você vai adicionar a água desmineralizada que, ao se misturar com a outra perde suas propriedades e você perde o dinheiro gasto na compra dela. Se usar um bom aditivo ele dará a devida proteção mesmo usando água de torneira.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 06 Jan 2021, 09:03

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite amigos!, já tenho guardado e esperando substituição o radiador Viscondi, a válvula termostática MTE 373.82, não encontrei o aditivo da Havoline na minha cidade mas achei interessante e acabei comprando o Tirreno que atende a norma da GM concentrado junto de água desmineralizada e também o sensor de temperatura MTE 4051 (este já substitui e o carro voltou a ter uma temperatura mais aceitável, mas não corretamente como vocês comentam e que eu gostaria de ver na leitura do painel), irei substituir o radiador e também a válvula termostática e posteriormente entrar com os aditivos e água, a minha dúvida é a seguinte, como fazer uma boa limpeza para que a sujeira existente de ferrugem dentro do sistema de arrefecimento não venha a prejudicar o radiador novo (ou isso é besteira)? posso fazer uma lavagem do tipo flush com aqueles produtos tipo o Koube Limpa Radiador antes da troca do radiador ou apenas fazer enxagues até obter uma água limpa saindo do retorno do vaso de expansão? no caso do flush sei que estes químicos podem acarretar em limpar tudo e acabar apresentando vazamentos de selo de bloco e até mesmo junta de cabeçote se esta estiver no fim da vida causada pela água, o que vocês me indicam?
Uma observação que tenho em mente agora observando o estado geral das mangueiras, é de que precisarei substituir algumas por estarem um tanto ressequidas e também aquele tubo metálico de desaerarão que passa na frente do motor e vai para o vaso de expansão, este tem bastante corrosão interna.

Se VC tira a termostática e desliga o retorno ao reservatório de expansão , com a mangueira na entrada da termostática coloca agua ate Asir limpos pelos retornos , lembra de ligar o ar quente para limpar o radiador interno de ar quente, depois monta tudo coloca a agué e aditivo e suficiente ,limpeza tipo flush eu não utilizaria porque não sei que químico pode ter e como VC falo pode ate piorar a situação, o cano fino que vai da carcaza da termostática ate o pote de expamxçao tem costume de entupir com sujeira oiu ferrugem pode trocar ou testar para ver se nao esta entupido , já que esta mexendo pode limpar o reservatório , e montar tudo com cuidado se seu carro tem as a braçadeiras de preçao originais ainda coloca elas e não troca po outras de parafuso , as elásticas são melhores com o radiador novo e tudo revisado acredito que seu carro vai rodar com a temperatura dentro do padrão .


O Chirola já disse tudo, enxague até sair toda a agua suja sem usar produto nenhum porque a maioria dos produtos de limpeza são para alumínio do Radiador e se o seu radiador é novo não será preciso fazer nada a nçao ser trocar a água. Sobre o aditivo eu não conheço não posso falar por ele, achei ele muito barato comparando a um Havoiine que aqui custa 36,00 reais por litro e no mercado livre achei ele por 30,00 + frete. Espero que dê certo, e só lembrando que a temperatura do carro não é igual a outra peça que se deteriora, ela sempre será a mesma se o sistema tiver perfeito e não importa época, portanto não é edifício de monitorar, as vezes aparecem problemas que se consegue salvar a tempo.
Sobre a agua desmineralizada, pra mim é jogar dinheiro fora, a não ser que você tira o motor e vire ele de cabeça para baixo para sair toda a agua do carro ou até mesmo virar o carro de pneus para cima porque fora isto você só consegue tirar 50 a 60% da água que está lá dentro e se misturar agua desmineralizada com a que tem la dentro já nçao será mais agua desmineralizada. Eu uso Agua de torneira e o Havoline dá conta e tem hora que acho que eu devo usar papelão no radiador porque nas rodovias aqui com 38 graus externa não passa de 80 e com ar não passa de 82.
Imagem

398 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 121 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.