O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaProblema com arrefecimento - temperatura alta
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

401 mensagens
Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Temperatura subindo muito

por Thiago Menezes » 15 Fev 2016, 15:55

Tópico fundido por tratar do mesmo assunto.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

velocibill
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Fev 2016, 16:27
Nome Completo: Edilson Costa Terra
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Superaquecimento!!!!

por velocibill » 25 Fev 2016, 16:53

Opa, saudações pessoal do Fórum, sou novo aqui! Caras, estou enfrentando um problema chato de superaquecimento, estou pisando em ovos! Não rodo muito com meu Vectra, é um 95 CD, 2.0 8 válvulas, completo. De umas duas semanas pra cá é que começou o problema, sendo que um dia quase deu merda grossa! A água ferveu, o bom é que foi na porta da minha casa. Chegou a quebrar o tubo de distribuição da água, aquele preto que fica embaixo do coletor de admissão. saiu um jato de água e vapor de lá, sob alta pressão que batia na parede corta fogo!. Trocado o tubo, notei que ele continua aquecendo demasiadamente, se passa de 90º (coisa que ele nunca fez, chegava a 90º, a ventoinha armava e a temperatura baixava, desarmando a ventoinha), mas agora ele vai embora, ventoinha arma e não pára mais. Já tirei a válvula termostática, já testei pondo pressão (2bar) no reservatório de expansão, já testei a tampa, não há vazamentos, junta do cabeçote está íntegra (ainda). Água está sem ferrugem, mangueiras dos radiadores quentes, acusando circulação da água, tem pressão de circulação ou seja a bomba d'água funciona. Só não sei testar o sistema de ar quente. Eu desconfio do ar quente, e da ventoinha, eu creio que ela não tá girando na mesma velocidade de sempre, preciso de uma luz! Valeu!

CAZEXA
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 03 Dez 2015, 15:20
Nome Completo: felipe guimaraes
Cidade: SAMAMBAIA
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Superaquecimento!!!!

por CAZEXA » 25 Fev 2016, 17:15

E provável que o mostrador não esteja acusando a temperatura correta.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Temperatura subindo muito

por Ju_Bueno » 26 Fev 2016, 09:01

Velocibill, movi sua postagem para este tópico já existente tratando do mesmo assunto!
Recomendo que dê uma lida nas postagens anteriores pois as informações podem ser de ajuda, mas vou dar uns palpites:

Não precisa fazer nada quanto ao ar quente, pois como o Vectra A não tem válvula para habilitar/desabilitá-lo funciona sempre junto com o arrefecimento.

Seu radiador ainda é o original? Há a possibilidade de ele estar parcialmente entupido (sujeira ou corrosão).
Se suspeita da ventoinha, vc tem a opção de mandar recondicioná-la (serviço bem barato).

Segue um link com acesso a alguns tópicos que tratam de problemas com temperatura alta:

viewtopic.php?f=39&t=10615
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

David Jr
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Abr 2016, 08:46
Nome Completo: David Machado de Oliviera Junior
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Temperatura subindo muito

por David Jr » 25 Abr 2016, 10:09

vectra cd escreveu:Fuente del Mensaje Não sei se é normal isso, quando a segunda ventuinha aciona no meu, aquela maior do lado do motor desliga, seria isso normal??? Não era pra funcionar as duas??
Troquei o sebolão do radiador mas até agora nada.


Oi Meu nome é David Jr, seu problema esta em uma caixa de fusível na frente do motor perto da bateria, verifica la pois tem um fusível queimado.

Avatar do usuário
alex.zabel
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Mai 2016, 22:20
Cidade:

Temperatura subindo muito

por alex.zabel » 26 Mai 2016, 20:33

Olá galera tenho um vectra 98 completo com GNV, acabei de compra-lo e tô percebendo que a temperatura está sempre muita alta, sempre de 85 a 100, é só andar um pouco mais devagar que já sobe aos 95 e as vezes até 100, creio q algo está errado né?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Temperatura subindo muito

por Almeidão » 28 Mai 2016, 21:05

Amigo. Qual a temperatura dele em rodovias sem ar ligado?
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 02 Jan 2017, 08:29, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

jonas xonics
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Mai 2016, 10:42
Nome Completo: JONAS AFONSO SCHWARTZ
Cidade: CANDIDO GODOI
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

temperatura

por jonas xonics » 17 Jun 2016, 10:57

Bom dia pessoal,
tenho um Vectra 99, e ele quase ferveu( a válvula termostática não abriu), a temperatura chegou ao extremo, ai fui até uma oficina e eles fizeram a troca da válvula. Mas agora ele demora entre 5 até uns 20 segundos para ligar, fico tocando arranque e ele não quer ligar, tbm está dando uns trancos na hora de cambiar (quando tiro o pé e acelero novamente) e ainda a ventilação interna tbm parou de funcionar,
alguém sabe me dizer algo sobre isso? pode ser o sensor de temperatura? :13:

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

temperatura

por JoãodoValle » 17 Jun 2016, 11:31

jonas xonics escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia pessoal,
tenho um Vectra 99, e ele quase ferveu( a válvula termostática não abriu), a temperatura chegou ao extremo, ai fui até uma oficina e eles fizeram a troca da válvula. Mas agora ele demora entre 5 até uns 20 segundos para ligar, fico tocando arranque e ele não quer ligar, tbm está dando uns trancos na hora de cambiar (quando tiro o pé e acelero novamente) e ainda a ventilação interna tbm parou de funcionar,
alguém sabe me dizer algo sobre isso? pode ser o sensor de temperatura? :13:

Eu daria uma fuçada em junta de cabeçote, raros os casos que o carro chega no vermelho e ele não rompa. Justificaria a demora na partida pois o cilindro enche de agua e fica difícil a partida até expulsão dela. Sensor de temperatura com problemas geralmente acende luz da injeção.

Avatar do usuário
Brendo Bernardes
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 24 Jan 2016, 15:33
Nome Completo: Brendo Bernardes
Cidade: Martinópolis
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Temperatura subindo muito

por Brendo Bernardes » 28 Jun 2016, 08:22

Fransman escreveu:Fuente del Mensaje Meus amados, venho aqui hoje compartilhar meu triste caso rs :/ :62:

O motor do carro literalmente "fritou": biela, pistao, bronzina, empenou tudo!
O Mecanico ta vendo se consegue salvar o virabrequim.

O cano em cima do motor estourou e vazou a água tudo duma vez, e ai ja elvis! Estourou tudo!
To pra receber as fotos das peças aqui e posto pra vcs verem..

Me falaram de uns 3 mil pra fazer tudo.. :13:

3 mil não sei
Sei que fiz o motor todo do meu GLS 97 2.0 8v
Troquei tudo
Até o virabrequim que tava 0.50 (comprei assim) eu troquei e coloquei um stander
Troquei pistões, coloquei 0.50
Comando
Cabeçote
E ficou aproximadamente 5 mil reais

Daniel camacari
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Mai 2016, 17:08
Nome Completo: Daniel camaçari de oliveira
Cidade: Marilia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Temperatura subindo muito

por Daniel camacari » 11 Jul 2016, 18:47

Almeidao curti mto seu vídeo sobre arefecimento e funcionamento da ventoinha ..como faço pra minha temperatura manter na casa dos 90graus mais ou menos...vlw

wagner russi
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Jul 2016, 12:57
Nome Completo: wagner russi
Cidade: gaspar
Estado: Santa Catarina
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1996/1996

VECTRA 2.2 8V 99 GNV

por wagner russi » 12 Ago 2016, 11:45

GALERA MEU CARRO ESTA ESQUENTANDO MUITO RAPIDO, MAIS AINDA QUANDO PAGO TRANSITO E ELE FICA PARADO EM 10 MINUTOS PARADO ELE JA VAI A 100 GRAUS E A VENTUINHA N LIGA, SO LIGA QUANDO DESLIGO O CARRO, MEU CARRO ESTA NO GAS, OQ PODE SER ?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Temperatura subindo muito

por Ju_Bueno » 12 Ago 2016, 13:17

Postagem movida para o tópico já existente tratando do assunto.

Wagner, eu começaria pelo sensor de temperatura. Seu carro por ser ano 99 acho que já não usa cebolão, então é esse sensor que comanda o acionamento da ventoinha.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Papik
GL Member
GL Member
Mensagens: 76
Registrado em: 08 Nov 2013, 10:27
Nome Completo: Alexandre Papik
Cidade: Itatiba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Problema com Temperatura, dúvidas

por Papik » 01 Set 2016, 09:06

Bom dia galera!
Meu nome é Alexandre e eu costumava ser mais ativo aqui no clube quando o forum ainda tinha outra interface/layout, meu vectra é um GL 2.2 8v ano 99, branco com suspensão down e tsw kyalami, talvez alguns se lembrem. Já comprei molas e farol do pessoal aqui.

O problema em questão é com a temperatura. Eu vou tentar explicar como e o que acontece, e oque já foi trocado:

Quando dada a primeira partida do dia (motor frio), ou então depois de tempo suficiente desligado a ponto de esfriar totalmente a água, a temperatura vai subindo normalmente até que passa dos 100º, sem ligar a ventoinha, e logo após desce rapidamente para os 90º, sem ligar a ventoinha. Desse episódio em diante, tudo fica normal, a ventoinha liga em torno dos 95º, enfim, tudo nos conformes. Só volta a se repetir caso esfrie totalmente.
Troquei a válvula termostática, achando que ela travava, troquei duas vezes. Atualmente com uma Whaller (tbm ja usei MTE).
Troquei sensor de temperatura do painel e do motor.
Cabeçote, juntas etc tudo novo.
Mangueiras tudo ok, sem vazamento.
Radiador aparentemente não esta entupido, pois esquenta uniformemente.

O fato curioso é que eu tenho uma termostática aqui, com 4 furos de 3mm cada, que proporciona vazão constante, como se ela trabalhasse sempre aberta. Com ela montada, nunca acontece esse lance de passar dos 100º no primeiro aquecimento.

Minhas dúvidas:
Seria ar no sistema?
Cebolão? Só não liga no primeiro aquecimento (oque me fez pensar que seria sensor de painel)

Sinceramente eu e o mecânico ficamos com cara de "nada" :47: . Para evitar gastos desnecessários eu gostaria de saber se alguém tem uma luz pra me dar.

Muito obrigado, parabéns a todos pelas colaborações aqui e um abraço.
1999 2.2 8v Branco
Kyalami 17 - Yokohama A-Drive R1 205/40
DownWorks
2º dono

Avatar do usuário
Papik
GL Member
GL Member
Mensagens: 76
Registrado em: 08 Nov 2013, 10:27
Nome Completo: Alexandre Papik
Cidade: Itatiba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Problema com Temperatura, dúvidas

por Papik » 01 Set 2016, 09:15

Imagem
Imagem
1999 2.2 8v Branco
Kyalami 17 - Yokohama A-Drive R1 205/40
DownWorks
2º dono

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura, dúvidas

por Almeidão » 01 Set 2016, 20:22

Amigo, Acontece que você está usando a Termostática errada, não é marca que vai determinar que ela é a correta ou não, é o grau. Se você continuar com ela seu carro vai queimar a junta se é que não queimou ainda. Você deve está usando uma termostática com 87 ou 92 graus, a CORRETA É 82º, se você comprar MTE, será MTE 211-82 e nela vem gravado em alto relevo 82, muito cuidado porque 87 ali parece ser 82 e vendedor insiste em dizer que a 82 não é do Vectra, só depois que vem na caixa escrito isto que ele vai arrumar uma desculpa meio envergonhado dizendo que nunca viu isto. Original? huummm, se você der sorte virá uma correta, isto é sorte porque nem eles sabem qual é do seu carro fisicamente, no papel sim, mas fisicamente nunca.

Digo o que acontece com seu carro, ele frio você liga ele, ele aquece a água dentro do bloco e a termostática fechada, a temperatura sobe, a termostática abre e entra água do radiador para o bloco se misturando e neste momento a temperatura abaixa.

Sobre o radiador, eu não posso dizer para você que está bom ou não sem ter a termostática correta e sobre a ventoinha, está armando muuuuito tarde, você deve trocar o sensor de temperatura da central, acho que o seu é o MTE 4051, (confere se é este mesmo), não é caro. E a termostática

Sobre o furo de 8 mm, não é errado fazer isto, mas não 4 furos, um ou no máximo 2, isto faz a água ir esquentando no radiador sem levar o choque da abertura repentina da termostática.

Para saber se o o radiador está bom, nas rodovias ele deve ficar em 80 a 82 graus nas baixadas sem ar ligado e na rua jamais passar dos 92 e não é ficar nos 92, é chegar e voltar sempre.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Papik
GL Member
GL Member
Mensagens: 76
Registrado em: 08 Nov 2013, 10:27
Nome Completo: Alexandre Papik
Cidade: Itatiba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Problema com Temperatura, dúvidas

por Papik » 02 Set 2016, 09:02

Bom dia Almeidão!

A termostática que está instalada é sim 82º.
Os sensores de temperatura, tanto de painel quanto do módulo, e também cebolão eu troquei.
Na verdade não é um furo de 8mm, e sim 4 de 3mm.


Com a termostática furada que tenho a temperatura ficar normal, e sim, corresponde as temperaturas que vc falou exatamente.
Mas é só eu colocar uma termostática "normal" que fica nessa zica, rs.
Eu só tirei a termo. furada, pois o carro demora a esquentar, e acaba consumindo mais combustivel e trabalhando com óleo fora da temperatura.


E tampa do reservatório de expansão? Poderia causar algo do tipo?


Muito obrigado pelo seu retorno, abraço.
1999 2.2 8v Branco
Kyalami 17 - Yokohama A-Drive R1 205/40
DownWorks
2º dono

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura, dúvidas

por JoãodoValle » 02 Set 2016, 09:38

Amigo, vc notou se acelerando com o vaso de expansão aberto a água circula corretamente? Já pensou que poderia ser bomba dagua? E o teste que o almeidão disse sobre o radiador em rodovias, já fez?

Avatar do usuário
Papik
GL Member
GL Member
Mensagens: 76
Registrado em: 08 Nov 2013, 10:27
Nome Completo: Alexandre Papik
Cidade: Itatiba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Problema com Temperatura, dúvidas

por Papik » 02 Set 2016, 12:34

Sim, circula normalmente.

Teste da rodovia procede.

Agora na hora do almoço voltei a valvula com furos... ficou tudo normal, vou deixar assim mesmo.
1999 2.2 8v Branco
Kyalami 17 - Yokohama A-Drive R1 205/40
DownWorks
2º dono

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura, dúvidas

por Almeidão » 02 Set 2016, 21:20

Eu estou achando que esta válvula nova está com problema e por isto não funciona legal, para isto só testando ela na panela quente e é por isto que testo todas antes de montar. Não esqueça o aditivo amigo e se seu carro usa cebolão, eu até nem pesei que usasse, coloque o cebolão correto par anão dar pau, não vai na onda de mecânico não que eles não estão nem ai com a temperatura do seu carro, eles dizem sempre que precisa está em 90 pra cima para está bom, só que eles não sabem que 90 no mainel é uns 110 a 120 na agua. Carro muito frio consome mais, carro muito quente consome ainda mais, sobre o Cebolão MTE 760 é o ideal para o seu carro, ou 761

Sds
Imagem

401 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 468 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.