O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaProblema com arrefecimento - temperatura alta
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

401 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Temperatura passando de 90 graus

por Almeidão » 16 Jan 2016, 14:11

Se voce colocou a Termostática certa, que é com 82 graus e se voce tem os cebolões certos que não deixa passar de 93º e mesmo assim ela sobe? Radiador foi pro saco e se isto aconteceu, só colocando outro para não ficar penando e tentado consertar lo. Saiba que esta peça não tem conserto e não tem como tirar a oxidação interna a qual muitos chamam de sujeira e na verdade não é, é Oxidação por falta de prevenção.

Seu carro tem esta termostática? MTE 211.82
Seu carro tem o cebolão MTE 760 ou 763?

Se não tem, quais tem e que graus tem?

Sds
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Temperatura subindo muito

por Almeidão » 16 Jan 2016, 15:15

na verdade eu nem consigo limpar, o video que passei seria uma troca anual de aditivo e assim tirar o velho e colocar o novo. Infelizmente é impossível acertar um radiador que na verdade nem suja, ele oxida e por ser de aluminio ele vai criar um zinabre que se for tirado com certeza vai vazar água. O zinabre funde com o Aluminio e bira uma coisa só, este é o motivo que não tem recuperação esta peça e muitos ainda insiste trocando caixa, dizem que foi varetado. Bem, esta é a mais engraçada, ele limpo não passa entre as palhetas um estilete, Voces sabem o que é um estilete. Não é? Ai eu pergunto, se não passa este estilete. Como ele pode ser varetado? completando com o que eu informei acima, se caso conseguirem varetar, ele será furado. Solução para isto, comprar um novo e que seja de palheta porque o Vectra é de palheta e eu assumo que se usar 3 litros de Havoline Long Life e for trocado a cada 3 anos, ele durará bem mais que 10 anos.

Outa coisa que os mecanicos fazem, colocam agua de um lado e sai do outro e dizem está bom. 10% tapado a Temperatura já vai chegar perto dos 100 e sabemos que 10% tapado vai passar agua. Outra pergunta. Como os mecanicos sabem que o que está passando é o suficiente? As vezes eu penso que sou meio tonto em não saber isto e eles saberem.

O melhor teste para saber se o radiador está bom é: Tirar a termostáticas, colocar o carro na estrada em baixadas, sem ar ligado e ver se a temperatura mantem 80 graus no painel, quando muito 82. Com certeza a noite tem que dar 80, faça este teste e depois diga aqui pra ver se alguem pode te ajudar.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: Temperatura subindo muito

por Renato_RJ » 16 Jan 2016, 15:30

Jeferson.eng escreveu:
Renato_RJ escreveu:
Será Brother? Oque poderia ser?

Cara, pra entupir alguma coisa do sistema de arrefecimento, ou ta tudo muito sujo com ferrugem devido a falta do uso de aditivo ou por usar aditivo ruim, ou ter formado alguma espécie de borra pela mistura de aditivos. Veja bem, se a mangueira de retorno entupiu, tem muita chance de o radiador ja estar ineficiente.
Para evitar dores de cabeça com superaquecimento, queima de junta e todas essas coisas, te sugiro fazer uma BOA limpeza no sistema seguindo o how to do Almeidão no link abaixo. Além da limpeza, é de grande importância trocar refil da válvula termostática, sensor de temperatura e bomba d'água, seguido do uso de 3 litros de um bom aditivo, como o Havoline XLC ou Bardahl Rad Cool long Life.

viewtopic.php?f=49&t=2456



Entendi. Olha, o carro estava sem aditivo, não sei a quanto tempo...
Depois de ter desentupido, foi colocado aditivo... Vou ver se faço outra troca até maio agora para verificar o estado...
Válvula termostática estava sem, coloquei, sensor de temp foi trocado junto... Só bomba que ainda não mexi...

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: Temperatura subindo muito

por Renato_RJ » 16 Jan 2016, 15:33

Almeidão escreveu:na verdade eu nem consigo limpar, o video que passei seria uma troca anual de aditivo e assim tirar o velho e colocar o novo. Infelizmente é impossível acertar um radiador que na verdade nem suja, ele oxida e por ser de aluminio ele vai criar um zinabre que se for tirado com certeza vai vazar água. O zinabre funde com o Aluminio e bira uma coisa só, este é o motivo que não tem recuperação esta peça e muitos ainda insiste trocando caixa, dizem que foi varetado. Bem, esta é a mais engraçada, ele limpo não passa entre as palhetas um estilete, Voces sabem o que é um estilete. Não é? Ai eu pergunto, se não passa este estilete. Como ele pode ser varetado? completando com o que eu informei acima, se caso conseguirem varetar, ele será furado. Solução para isto, comprar um novo e que seja de palheta porque o Vectra é de palheta e eu assumo que se usar 3 litros de Havoline Long Life e for trocado a cada 3 anos, ele durará bem mais que 10 anos.

Outa coisa que os mecanicos fazem, colocam agua de um lado e sai do outro e dizem está bom. 10% tapado a Temperatura já vai chegar perto dos 100 e sabemos que 10% tapado vai passar agua. Outra pergunta. Como os mecanicos sabem que o que está passando é o suficiente? As vezes eu penso que sou meio tonto em não saber isto e eles saberem.

O melhor teste para saber se o radiador está bom é: Tirar a termostáticas, colocar o carro na estrada em baixadas, sem ar ligado e ver se a temperatura mantem 80 graus no painel, quando muito 82. Com certeza a noite tem que dar 80, faça este teste e depois diga aqui pra ver se alguem pode te ajudar.

Sds



Então brother, o carro quando tava batendo quase 100ºC estava sem a termostática, como a temp subiu, fui verificando e foi colocado a termostática e troquei o sensor de temp...
Achar uma baixada aqui é tenso, terreno muito irregular, ou se está subindo ou se está descendo, dificilmente esta no plaino...

Avatar do usuário
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 299
Registrado em: 05 Ago 2014, 19:13
Nome Completo: Jeferson da Silva
Cidade: Capinzal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Temperatura subindo muito

por Jeferson.eng » 16 Jan 2016, 16:04

Só acrescentando a informação, a limpeza é só a troca da água mesmo, tirar aquela água contaminada e colocar água nova com um bom aditivo para estabilizar a situação e evitar que tudo oxide mais. Se o radiador estiver oxidado (o que acontece muito rápido se usar somente água), só trocando mesmo. Até existe aqueles produtos que prometem limpar, como o Rad Clean, mas nunca usei então não posso opinar.
Se o carro não está aquecendo em excesso, faria essa manutenção básica que citei acima: troca da água, termostática, bomba d'água e sensor (ou cebolões dependendo do modelo). Mas se mesmo assim a temperatura custar a abaixar, aí restaria a troca do radiador mesmo.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Temperatura subindo muito

por Almeidão » 16 Jan 2016, 20:29

Estes produtos não resolvem porque a oxidação do alumínio no local onde está ou seja fechando a passagem, se ela sair sai a parte externa e o radiador ficará furado.

Sobre a temperatura em baixadas, amigo, não precisa ser 509 km baixada não, se o meu carro tiver saindo de uma cidade e as ventoinhas não armarem e ela chegar em 95, eu não preciso mais que 2 Km de baixada para ela ir lá no 80.

O teste é para saber se o problema é ele ou cebolões que não aramam as ventoinhas, por isto precisa de testar nas BR, se o problema for em centro de cidades, pode ser que não seja o radiador, veja bem, pode ser. Sem esta informação de BR, fico sem opção de te ajudar. Não quero que você saia trocando peças por nada e um radiador novo não é tão barato assim.

Já escrevi isto várias vezes. Nunca soube o motivo de o carro vir com aditivo de fábrica e o primeiro mecânico que mexer nele fora da concessionária, tirar e colocar agua.

Uma peça fácil de esquecer que ela existe e que desempenha um papel primordial para o motor sendo destruída por falta de aditivo e por fim um aditivo correto. Bem, eu perdi dois no meu carro o que veio nele já estava ruim quando comprei, um novo oxidou com um ano por usar aditivo errado, E OLHA QUE TAPOU UNS 10% SÓ, o que estou com ele já perdi a data que coloquei, mas tem bem mais de 8 anos e é só alegria.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: Temperatura subindo muito

por Renato_RJ » 17 Jan 2016, 07:53

Jeferson, a troca da termostática e sensor no meu caso seria realmente necessária? elas não tem nem 4 meses de uso...


Almeidão, então brother, hj vou ver se consigo fazer isso e posto o resultado aqui...

Sobre as ventoinhas armarem, ontem em um teste na garagem mesmo, liguei pra ver um chiado, a temp bateu 88~89, armou a ventoinha e depois de um tempo voltou aos 80 e desarmou a ventoinha...

Avatar do usuário
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 299
Registrado em: 05 Ago 2014, 19:13
Nome Completo: Jeferson da Silva
Cidade: Capinzal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Temperatura subindo muito

por Jeferson.eng » 17 Jan 2016, 20:51

Renato_RJ escreveu:Jeferson, a troca da termostática e sensor no meu caso seria realmente necessária? elas não tem nem 4 meses de uso...


Almeidão, então brother, hj vou ver se consigo fazer isso e posto o resultado aqui...

Sobre as ventoinhas armarem, ontem em um teste na garagem mesmo, liguei pra ver um chiado, a temp bateu 88~89, armou a ventoinha e depois de um tempo voltou aos 80 e desarmou a ventoinha...


Se são novos não precisa, desde que estejam funcionando normalmente. É sempre bom ficar de olho na temperatura, onde o ideal é não passar dos 90° no painel.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Temperatura subindo muito

por Thiago Menezes » 18 Jan 2016, 07:40

Tópico fundido por tratar do mesmo assunto.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Vct GLS 97
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 06 Out 2015, 09:09
Nome Completo: Ari Odiclei Dos Santos
Cidade: Colombo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Temperatura subindo muito

por Vct GLS 97 » 20 Jan 2016, 10:00

Mestre almeidao,peço um pouco do seu conhecimento.Com a temperatura ambiente em torno dos 29 graus o ar condicionado para de gelar,principalmente quando o veículo está parado no trânsito e a temperatura marca 95 graus e a 02 velocidade da ventoinha está acionada

EliasSafadinho
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 03 Jan 2016, 11:52
Nome Completo: eliezer moreira da silva
Cidade: RIO DAS OSTRAS
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Temperatura subindo muito

por EliasSafadinho » 21 Jan 2016, 19:59

e sera porq quando acelera fundo numa rodovia com velocidade acima de 120 a temperatura sobe? eu ando normal com o carro e a temperatura so fica antes dos 90graus, quando viajo e se ficar acima dos 120km com giro alto a temperatura avanca ate perto dos 100graus. meu carro ta com todos sensores novos, sonda lambida. radiador. atuador de marcha lenta. valvula term de 82g, bomba dagua, cebolao mte760. tudo novo e o carro ta show. mas esse lance da temperatura me dxa com medo. sera q isso eh normal???? valeu galera

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4068
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Temperatura subindo muito

por Ju_Bueno » 22 Jan 2016, 07:38

Elias, ja houve casos assim em que o problema era aterramento. Dê uma checada na parte elétrica - tipo cabos da bateria, alternador...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Temperatura subindo muito

por leoborgesl » 22 Jan 2016, 11:26

Qdo a temperatura marcar acima do normal verifique nas mangueiras se realmente a temperatura delas está acima do normal. Se for problema com aterramento como a amigo falou acima, conseguirá identificar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

jolanailva48
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Jul 2015, 16:15
Nome Completo: jorlan silva
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Sistema de arrefecimento.

por jolanailva48 » 23 Jan 2016, 18:04

Olá tenho um Vectra cd 1997 2.0 16v queria saber se tem alguém que já passou por esse problema que vou contar meu Vectra quando esta frio ele funciona normal mais quando dispara a ventoinha umas 4 vezes ele continua normal já quando ele atinge a temperatura ideal para disparar a ventoinha na 5 vez o ponteiro da temperatura sobe e vai la pro vermelho depois vai baixando e fica normal dai pra frente fica assim quando dispara ele sobe pro vermelho queria saber oque esta acontecendo ?

Ruan Freire
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Dez 2015, 15:59
Nome Completo: Ruan da silva freire
Cidade: *curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

MEU VECTRA 97 8V

por Ruan Freire » 05 Fev 2016, 17:58

BOA TARDE SEGUINTE MEU VECTRA ESTA ESQUENTANDO, QUANDO CHEGA EM 100 ELE MORRE E ACENDE A LUZ LARANJADA NO PAINA DA INJEÇAO SERA QUE PODERIA ME AJUDAR???

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: MEU VECTRA 97 8V

por Andersonss » 06 Fev 2016, 14:29

Amigo as ventoinhas do carro estão funcionando?
tem várias motivos para esse problema..
Pode ser a valvula termostática que esta travada fechada, pode ser o cebolão do radiador que deu problema..
observe as ventoinhas se estão armando perto dos 90 graus.. se estiverem e uma olhada na valvula termostatica, e na sua agua do arrefecimento, lembrando que sempre deve se usar aditivo Boa sorte :88:

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: MEU VECTRA 97 8V

por Andersonss » 06 Fev 2016, 14:30

obs: se chegou em 100 graus ja deve ter queimado a junta do cabeçote :47:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: MEU VECTRA 97 8V

por Almeidão » 07 Fev 2016, 15:41

principalmente porque ele desliga, ou seja mata para não estragar mais. O problema de temperatura alta no painel bem mais complexa que a normal, ou seja 90 sendo normal, a temperatura real já é bem acima, digamos que uns 10%, já em 100 esta porcentagem aumenta. É mais ou menos parecido ao velocímetro que quanto mais rápido más próximo da velocidade real ele fica, e desta forma aumentando a porcentagem que em velocidades mais baixa é constatada.
Imagem

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Temperatura subindo muito

por Rafael Mogli » 13 Fev 2016, 04:22

Vct glstava com esse problema.
Vc usa aditivo? Caso contrario faça o teste do radiador .
Em uma reta tipo br de uns 10km mantenha uma velocidade razoavelmente entre 100km, isso depois do motor ja aquecido, o carro deve permanecer em 80 a 82° caso contrario seu radiador pode ta com problemas e ai somente trocando.
Mei vectra 16 segurava em 95 com ar ligado . Hj chega no maximo 92 e logo desce pra 85

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Temperatura subindo muito

por Rafael Mogli » 13 Fev 2016, 04:24

Elias nao é normal , bom averiguar se a ventuinha esta ligado o segundo estagio ...
Vc falou que trocou o radiador . Logo ai a cima expliquei o que ocorre ... na br se vc manter o carro em velocidade a temp n pode passar de 80 82° caso contrario seu radiador pode ta danificado ou sua termo n esta abrindo...
Na cidade a temp fica variando de 82/85 para 90/92

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

401 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: brandele e 216 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.