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vectra cd
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Re: Temperatura subindo muito

por vectra cd » 01 Nov 2013, 14:20

Almeidão escreveu:Alice se a ventuinhas não estiver funcionando e ao ligar o ar a ventuinha funcionar, seu raciocinio é perfeito e procede sim e pode também ligar o ar quente no máximo porque o ventilador do ar refrigera o radiador embaixo do painel. Se a ventuinha estiver funcionando normal e a temperatura estiver alta e voce ligar o ar ela subirá mais ainda.
Outra coisa, não importa se é inverno ou verão, noite ou dia. A temperatura do carro não muda se estiver 18º ou 38º, o que muda é que com o verão a ventuinha funcionará mais tempo.

Primeiro de tudo, cebolão precisa ser com a tempeatura do seu carro e nem sempre os mecanicos colocam o correto, eles colocam o que acham. Eu gosto e uso este 760 - MTE e em ultimo caso usaria este 761 também MTE, Os dois são para o Vectra, não indico outro. Se ele colocou um daqueles absurdos que abrem em 110º, logo logo terás problemas com a junta do cabeçote que poderá queimar se.

Mas pelo que voce informa, antes de qualquer outra manutenção, troque primeiro a Valvula termostática e não precisa ser ela completa, basta ser o refil MTE Série ouro com grau escrito nela =/- 82º.

DEPOIS VEREMOS SE HAVERÁ ALGO MAIS. Antes disto fica impossivel acertar e talvez já até acerte com a troca dela.

Mas volte para informar, assim daremos outras opniões como acertar os fios e conferir relês, ou seja uma geral no arrefecimento e tentaremos descobrir se o radiador não está entupido.

Nota sobre a temperatura: Estrada sem subida e sem transito 82º no máximo, ao parar o carro sobe logo até 90 e entra ventuinha trazendo até os 82º outra vez. Parar e seguir, tipo um quebra molas, sobe para uns 88 e demora um pouquinho e volta a estabilizar até 82.
Nas Ruas sem Ar ligado: Máximo 90 e arma ventuinha e tras até 82º
Nas ruas com Ar ligado: Maximo 93, entra a segunda velocidade da ventuinha e o trás até 87º. Raramente vai a 95.

Sds




Meu carro esta funcionando apenas a ventuinha do ar, fui compra um cebolão e me deram um MTE 838, a referencia de temperatura era muito alta , tipo 120 graus. É certo isso???

Almeidão
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Re: Temperatura subindo muito

por Almeidão » 01 Nov 2013, 14:38

vectra cd escreveu:
Almeidão escreveu:Alice se a ventuinhas não estiver funcionando e ao ligar o ar a ventuinha funcionar, seu raciocinio é perfeito e procede sim e pode também ligar o ar quente no máximo porque o ventilador do ar refrigera o radiador embaixo do painel. Se a ventuinha estiver funcionando normal e a temperatura estiver alta e voce ligar o ar ela subirá mais ainda.
Outra coisa, não importa se é inverno ou verão, noite ou dia. A temperatura do carro não muda se estiver 18º ou 38º, o que muda é que com o verão a ventuinha funcionará mais tempo.

Primeiro de tudo, cebolão precisa ser com a tempeatura do seu carro e nem sempre os mecanicos colocam o correto, eles colocam o que acham. Eu gosto e uso este 760 - MTE e em ultimo caso usaria este 761 também MTE, Os dois são para o Vectra, não indico outro. Se ele colocou um daqueles absurdos que abrem em 110º, logo logo terás problemas com a junta do cabeçote que poderá queimar se.

Mas pelo que voce informa, antes de qualquer outra manutenção, troque primeiro a Valvula termostática e não precisa ser ela completa, basta ser o refil MTE Série ouro com grau escrito nela =/- 82º.

DEPOIS VEREMOS SE HAVERÁ ALGO MAIS. Antes disto fica impossivel acertar e talvez já até acerte com a troca dela.

Mas volte para informar, assim daremos outras opniões como acertar os fios e conferir relês, ou seja uma geral no arrefecimento e tentaremos descobrir se o radiador não está entupido.

Nota sobre a temperatura: Estrada sem subida e sem transito 82º no máximo, ao parar o carro sobe logo até 90 e entra ventuinha trazendo até os 82º outra vez. Parar e seguir, tipo um quebra molas, sobe para uns 88 e demora um pouquinho e volta a estabilizar até 82.
Nas Ruas sem Ar ligado: Máximo 90 e arma ventuinha e tras até 82º
Nas ruas com Ar ligado: Maximo 93, entra a segunda velocidade da ventuinha e o trás até 87º. Raramente vai a 95.

Sds




Meu carro esta funcionando apenas a ventuinha do ar, fui compra um cebolão e me deram um MTE 838, a referencia de temperatura era muito alta , tipo 120 graus. É certo isso???


Errado, compra o MTE 760 ou em ultimo caso 761. Eu uso o 760 também MTE
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Re: Temperatura subindo muito

por Paty1521 » 01 Nov 2013, 15:24

Nossaa!!!

Fiquei passada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :15:

Até que enfim uma mulher aqui pra me fazer CIA AQUI HAHAHAH


e o melhor: Uma que entende o minimo de mecanica do vecao!!


Seja bem vinda!!! :52:
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Re: Temperatura subindo muito

por Alcir Andreoni » 01 Nov 2013, 16:10

Paty1521 escreveu:Nossaa!!!

Fiquei passada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :15:

Até que enfim uma mulher aqui pra me fazer CIA AQUI HAHAHAH


e o melhor: Uma que entende o minimo de mecanica do vecao!!


Seja bem vinda!!! :52:

Paty,

Já deu várias opiniões. Manja muito!!!
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Isso deixa marcas profundas!

Ricardo Crispim
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Re: Temperatura subindo muito

por Ricardo Crispim » 11 Nov 2013, 16:18

O Almeidão havia me enviado um e-mail sobre esse assunto da Válvula termostática e eu pedi permissão a ele para encaminhar aqui no tópico:

"Fui comprar uma Vávula Termostática e sempre uso 82º e o vendedor me trouxe uma 87º. Disse para ele que não é esta que eu quero e ele mostrou a tela do computador que a do Vectra é esta e eu disse que do meu Vectra não, no meu eu só uso a 82º. Ele entrou la pra dentro e veio ele com outra e esta sim VT211-82, tem foto da embalagem e este 82 final é o grau, mostrei isto a ele e ali está escrito Vectra, Asta, Ipanema, Monza, Gasolina, Carburador, 8V e 16V. Perguntei a ele porque escreveram nesta caixa isto tudo se ela não é do Vectra. Bem, ele não soube explicar.
Se procurarem alguns tópicos meus verão que eu várias vezes comentei que vendem o que querem porem não querem nem saber se é ou não para seu carro e se eu não soubesse teria levado a de 87º e muitos mecânicos nem estão ai, porque pedem a peça e ao chegar na oficina já vão montando.
Observem como ela é, e veja se dá para ficar 10 anos com esta peça a qual estraga por completo o motor quando ela estraga. Ficar sem ela não podemos, mas não podemos abusar dela também.
Foto 01 – Embalagem e a descrição.
Obs, a caixa pode ser diferente caso seja estoque antigo e não importa porque funcionará igual.
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Foto 02 – Estes itens tem que vir, este tubo de papelão é para colocar no local, apesar que eu nem uso ele mas com ele é bem mais fácil
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Foto 03 – Numero gravado nela, não imprta se na caixa está este 82º, nela tem que ter este numero, se não tiver não compre e cuidado porque a de 87 pode confundir por serem parecidos, principalmente eu que preciso de óculos para perto.
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04 – com o pino desmontado. Ai está o segredo dela, onde entra o pino é uma câmara
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e na foto 5 podem ver o retentor dele que é um anelzinho branco e la dentro tem uma massa expansiva, tipo graxa. Com este pino no local, a câmara aquece e empurra este pino pra frente, como o pino vai estar travado no bico da saida da agua, então ao invez dele ir para frente, é a válvula que vem para trás e assim ela abre. (farei um filme para isto) Só que esta mola é dura pra caramba, não dá para empurrar com as mãos e este pino aguenta o tranco, mas não dá para ficar 10 anos com esta peça sem trocar. Detalhe, quando o grau é maior, a mola é mais forte e dificulta mais.
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Foto 06 – Pino no local de montagem
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Sds"

Forte abraço!!

Ricardo Crispim
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Re: Temperatura subindo muito

por Ricardo Crispim » 11 Nov 2013, 16:32

Já tem vídeo do assunto acima, com um tutorial de qual válvula utilizar e como testar..

viewtopic.php?f=49&p=31571#p31571

Forte abraço!!!!!!!!!!!

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Re: Temperatura subindo muito

por Reginaldo Oliveira » 11 Nov 2013, 18:32

Domingo eu assustei também ,foi pra cidade vizinha e dá uns 60km meu carro o normal trabalho sempre nos 90°graus nesse dia estava muito quente o clima e estava com o ar ligado e assustei quando via temperatura chegar nos 93° graus +ou - ,desliguei o ar na hora e vi que a temperatura abaixou pro 90°graus ,na volta eu vi com o ar desligado e a ventoinha trabalhou nos 90°graus . conclusão ! então é normal em dias quentes com o ar ligado a temperatura chegar nos 93°°graus + ou - ? :2:
Como arroz e ovo frito só pra ter o vectra bonito
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Re: Temperatura subindo muito

por José Leal » 12 Nov 2013, 12:52

Meu Vectra, na estrada, com o AC ligado, ficava cravado ali nos 90°C. Com o AC desligado e tempo frio, ficava por volta dos 80°C.

Não serve de comparação, mas nesse fim-de-semana passado, fiz uma viagem com o Classic. Na estrada, com o AC ligado 100% do tempo e temperatura externa acima de 30°C, a temperatura ficou em 1/4 da escala. O sistema de arrefecimento do meu carro está 100% original de fábrica, pois está com pouco mais de 16000KM rodados e as revisões foram feitas na concessionária.
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Re: Temperatura subindo muito

por Paty1521 » 12 Nov 2013, 14:49

Reginaldo Oliveira escreveu:Domingo eu assustei também ,foi pra cidade vizinha e dá uns 60km meu carro o normal trabalho sempre nos 90°graus nesse dia estava muito quente o clima e estava com o ar ligado e assustei quando via temperatura chegar nos 93° graus +ou - ,desliguei o ar na hora e vi que a temperatura abaixou pro 90°graus ,na volta eu vi com o ar desligado e a ventoinha trabalhou nos 90°graus . conclusão ! então é normal em dias quentes com o ar ligado a temperatura chegar nos 93°°graus + ou - ? :2:



O meu acontece a mesma coisa... dia desses surtou e foi pra uns 95 com ar ligada e MTO calor...


depois desse dia, estabilizou e nao subiu mais tanto.. ainda vou trocar essa valvula termostaica pela de 82 pra ver se e isso!!!! so faltou ela e o cebolao pra testar isso! :103:
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Re: Temperatura subindo muito

por RicardoGLS » 12 Nov 2013, 15:12

O meu não sabe mais o que é 80ºC , 85ºC, a 88ºC. Sempre trabalha em 90º e 95º tanto faz no ar como sem. Já troquei os sensores da IE, painel e bomba d'água teve até um relé que estava derrentendo, mais infelizmene nada resolveu. O almeidão já me deu uma luz de que seja o radiador :61: só falta ele! Por enquanto a máquina fica trabalhando nessa temperatura. Quando eu resolver, posto aqui o problema sanado.
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Re: Temperatura subindo muito

por Paty1521 » 12 Nov 2013, 15:15

RicardoGLS escreveu:O meu não sabe mais o que é 80ºC , 85ºC, a 88ºC. Sempre trabalha em 90º e 95º tanto faz no ar como sem. Já troquei os sensores da IE, painel e bomba d'água teve até um relé que estava derrentendo, mais infelizmene nada resolveu. O almeidão já me deu uma luz de que seja o radiador :61: só falta ele! Por enquanto a máquina fica trabalhando nessa temperatura. Quando eu resolver, posto aqui o problema sanado.



Pio que eu acho que temos muitos casos de Vectra assim igual ao nosso! Meu radiador nao e zero, mas todos mecanicos dizem que esta bom!! :103: Vai saber.. vou trocar essa termostatica primeiro.. nao e possivel hahahaha
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Re: Temperatura subindo muito

por Ju_Bueno » 12 Nov 2013, 16:40

RicardoGLS escreveu:O almeidão já me deu uma luz de que seja o radiador :61: só falta ele!

Ricardo estou orçando a troca do meu radiador. Também acho que ele é o causador de dos 96°~97° com ar ligando em velocidade baixa. Tá salgado os valores, mas se isso te anima, o do Vectra A é mais caro e mais difícil de encontrar que o do B, ...
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Re: Temperatura subindo muito

por vectra cd » 12 Nov 2013, 17:31

Não sei se é normal isso, quando a segunda ventuinha aciona no meu, aquela maior do lado do motor desliga, seria isso normal??? Não era pra funcionar as duas??
Troquei o sebolão do radiador mas até agora nada.

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Re: Temperatura subindo muito

por RicardoGLS » 13 Nov 2013, 13:41

Ju_Bueno escreveu:
RicardoGLS escreveu:O almeidão já me deu uma luz de que seja o radiador :61: só falta ele!

Ricardo estou orçando a troca do meu radiador. Também acho que ele é o causador de dos 96°~97° com ar ligando em velocidade baixa. Tá salgado os valores, mas se isso te anima, o do Vectra A é mais caro e mais difícil de encontrar que o do B, ...

Uma coisa eu já sei... Se a temperatura chegar aos 90ºc e a ventuinha da 1ª veloc. entrar em funcionamento e não parar, é o radiador que está com zinabre ou entupido.
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Re: Temperatura subindo muito

por RicardoGLS » 25 Nov 2013, 09:02

Pessoal? tem algum problema de deixar aquele sensor de temperatura da IE desligado e fazer que a ventuinha fique acionada direta? Ontem fiz uma pequena viagem de 85 Km, e ainda ñ resolvi o meu problema com a temp. do carro, pois em BR a 120 e 130, sem AR e principalmente subindo ladeiras, a temp. chegou aos 100cº, ai parei o carro, e soltei o sensor da IE entendeu para forçar a ventuinha ficar acionada direto, foi como cheguei ao meu destino.
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Re: Temperatura subindo muito

por Almeidão » 25 Nov 2013, 12:53

RicardoGLS escreveu:Pessoal? tem algum problema de deixar aquele sensor de temperatura da IE desligado e fazer que a ventuinha fique acionada direta? Ontem fiz uma pequena viagem de 85 Km, e ainda ñ resolvi o meu problema com a temp. do carro, pois em BR a 120 e 130, sem AR e principalmente subindo ladeiras, a temp. chegou aos 100cº, ai parei o carro, e soltei o sensor da IE entendeu para forçar a ventuinha ficar acionada direto, foi como cheguei ao meu destino.


Já respondi pra voce que não terás grandes problemas fazendo isto se é que a ventuinha funciona quando voce desliga este sensor, mas para isto a temperatura terá que baixar. Sem duvida seu carro vai funcionar bem beberrão porque ele sempre vai receber informações que ele estará frio e lógico que não está.
Mas entenda uma coisa, se a temperatura estiver alta e a ventuinha funcionando direto e não baixar, é porque não está circulando agua pelo radiador e lógico logo ela não estará fazendo efeito nenhum estando ligada e piores problemas poderão ainda vir.

Mas se ao ligar as ventuinhas a temperatura estiver baixando, este sensor estando desligado não afetará mais nada no carro alem do consumo
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Re: Temperatura subindo muito

por RicardoGLS » 25 Nov 2013, 15:51

Almeidão escreveu:
RicardoGLS escreveu:Pessoal? tem algum problema de deixar aquele sensor de temperatura da IE desligado e fazer que a ventuinha fique acionada direta? Ontem fiz uma pequena viagem de 85 Km, e ainda ñ resolvi o meu problema com a temp. do carro, pois em BR a 120 e 130, sem AR e principalmente subindo ladeiras, a temp. chegou aos 100cº, ai parei o carro, e soltei o sensor da IE entendeu para forçar a ventuinha ficar acionada direto, foi como cheguei ao meu destino.


Já respondi pra voce que não terás grandes problemas fazendo isto se é que a ventuinha funciona quando voce desliga este sensor, mas para isto a temperatura terá que baixar. Sem duvida seu carro vai funcionar bem beberrão porque ele sempre vai receber informações que ele estará frio e lógico que não está.
Mas entenda uma coisa, se a temperatura estiver alta e a ventuinha funcionando direto e não baixar, é porque não está circulando agua pelo radiador e lógico logo ela não estará fazendo efeito nenhum estando ligada e piores problemas poderão ainda vir.

Mas se ao ligar as ventuinhas a temperatura estiver baixando, este sensor estando desligado não afetará mais nada no carro alem do consumo


Obrigado Almeidão! Como sempre vc nunca deixou de responder aqui as perguntas dos vectreiros, sempre prestativo. Eu postei aqui, pq não estou conseguindo ver e enviar mensagens privadas :61: A temp. saiu de 100ºc e ficou entre 90 e 95º isso em uma velocidade de 120 km, já em velocidade baixa, a temperatura fica ali nos 88ºc.
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Re: Temperatura subindo muito

por CaioMs » 28 Nov 2013, 00:30

Pessoal, dia do meu aniversário e eu ganhei um presente: Meu vectra superaqueceu!!
Tava tudo normal, sistema de arrefecimento funcionando sem nenhum problema, perfeito. Dei uma esticada de segunda marcha com ele, nada de muito exagerado, com o motor em temperatura de trabalho ideal. Depois de uns 40s eu cheguei em casa (tava bem perto) e ao estacionar vi que o ponteiro de temperatura estava na escala vermelha.
Abri o capo pra esfriar, nao tinha vazado agua e a ventuinha nao estava armada, porém eu ouvia uns barulhos parecendo que a agua estava borbulhando la dentro.
Deixei esfriar completamente, dei uma olhada na vareta do oleo e sem sinal de agua, no reservatorio sem sinal de oleo, tudo normal.
Liguei o carro, funcionamento normal, liguei o ar e a ventuinha armou. Deixei o carro esquentando ate acionar a ventuinha automaticamente porem ela só foi armar aos 97graus +/- e baixou pra 90. Liguei o ar e baixou proximo dos 80.
Oque deve ter acontecido? Só pra constar, eu perdi a um tempo atras o aditivo que estava nele, estava rodando com muito pouco ou nada de aditivo (iria arrumar isso esse final de semana).

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Re: Temperatura subindo muito

por Almeidão » 28 Nov 2013, 08:00

Muitas coisas fazem com que a ventuinha não acione o primeiro ou segundo estágio que são independente um do outro. A principal causa é elétrica, problemas seimples como fusível queimado, relês que superaquecerom e derreteu o contato, ou até mesmo falta de manutenção nos relês e de zinabre e não passa corrente e por ultimo o Sensor principal que é o cebolão dele.
Outra causa é o radiador entupido que não deixa circular a agua e o cebolão não receber agua quente, então ele não ar a ventuinha. Pelas suas informações, já posso descartar esta ultima hipótese.

Sobre o carro estar sem aditivo ou não, isto não influencia na temperatura estando tudo normal. Ou se influenciar é algo que não é notado pelos leigos.

Alta temperatura de ontem, não é de imediato que voce vê se queimou uma junta ou não, e nem sempre queima do lado do óleo, aliás queima 90% das vezes no lado da agua para as camaras. ENTÃO, O TEMPO LHE DIRÁ.

Voce deveria ter feito isto já que voce chegou em casa: Pegar uma mangueira de agua e com o carro ligado, ir jogando esta agua no radiador, (pela grade frontal) e ir vigiando a temperatura a ver se ela ia baixar, caso não ai sim desligar o carro.

Qual é ou era a temperatura dele nas estradas sem ar ligado?
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CaioMs
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Re: Temperatura subindo muito

por CaioMs » 28 Nov 2013, 11:52

Almeidão escreveu:Muitas coisas fazem com que a ventuinha não acione o primeiro ou segundo estágio que são independente um do outro. A principal causa é elétrica, problemas seimples como fusível queimado, relês que superaquecerom e derreteu o contato, ou até mesmo falta de manutenção nos relês e de zinabre e não passa corrente e por ultimo o Sensor principal que é o cebolão dele.
Outra causa é o radiador entupido que não deixa circular a agua e o cebolão não receber agua quente, então ele não ar a ventuinha. Pelas suas informações, já posso descartar esta ultima hipótese.

Sobre o carro estar sem aditivo ou não, isto não influencia na temperatura estando tudo normal. Ou se influenciar é algo que não é notado pelos leigos.

Alta temperatura de ontem, não é de imediato que voce vê se queimou uma junta ou não, e nem sempre queima do lado do óleo, aliás queima 90% das vezes no lado da agua para as camaras. ENTÃO, O TEMPO LHE DIRÁ.

Voce deveria ter feito isto já que voce chegou em casa: Pegar uma mangueira de agua e com o carro ligado, ir jogando esta agua no radiador, (pela grade frontal) e ir vigiando a temperatura a ver se ela ia baixar, caso não ai sim desligar o carro.

Qual é ou era a temperatura dele nas estradas sem ar ligado?


Deixei o carro no mecanico.. ele suspeitou da valvula termostatica ou da bomba de agua. Denovo, bateu 100graus e nada de ventuinha.
Em relação a temperatura, nao me lembro em quanto ela estabiliza..

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