O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaProblema com arrefecimento - temperatura alta
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

398 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 20 Abr 2022, 14:10

bom o mais preocupante que era a temperatura e as ventoinhas ja sabe o motivo e consegue arrumar facil, a luz da injeção não acusa falhas mecanicas como junta queimada ou velas , cabos etc , então se acende a luz geralmente é um problema de sensor ou atuador , o unico que pode acender a luz por causa de um problema mecanico é se acusa mistura errada vai aparecer como defeito de sonda lambda ou sonda lambda mistura rica ou pobre ,
cuando for instalar o opcom lembra de desligar a conexão a internet o antvirus e o firewall porque com o antivirus não funcionam o crack do china clone depois de instalado pode ligar denovo o antivirus geralmente os drivers que vem no cd são para win 7 , caso o computador no reconhesa o interface opcom e vai correr em win 10 vai ter que procurar os drivers se não tem no cd que vem junto , aconselho não atualizar o opcom porque pode dar errado e bloquear deixando ele inutilizavel a verção que vem geralmente ja esta atualizada e para o vectra não faz diferença .

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Alexdh8 » 26 Abr 2022, 15:41

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje Ontem removi o miolo da valvula e a agua circulou e acionou as duas ventoinhas quando o ponteiro chegou no meio, portanto essa parte ok ja sei que foi ela um dos problemas, agora preciso descobrir qual é o erro que a injeçao está acusando no painel. Ontem comprei um scanner opcom e deve chegar hj ai vou ver qual é o erro. Há uma pequena falha em marcha lenta, mas se pisar ele sobe o giro normalmente. Tomara que nao seja o cabeçote que foi pro espaço pq ja havia sido feito pelo dono anterior inclusive ja esta com a junta de aço.

Por enquanto nao vejo agua misturado no oleo, mas ainda nao tirei as velas para dar uma conferida. Vou pegar esse feriado prolongado e começar a desmontar para trocar a correia e bomba dágua e ja vejo isso tbm.


Então o problema era a termostática que colocaram uma não apropriada para o seu carr, deve ser para carro flex ou carro a álcool que é pior ainda. Você deve repor uma outra, compre uma da MTE com 82 graus e nem um grau a mais. Mas não deixe sem ela e sobre a luz da injeção pode ser ainda o sensor de agua este 4051, pode ser sonda lambda tem que procurar. Sobre a junta de aço, as duas funcionam perfeita, ela só é mais moderna e nem sempre os modernos são melhores, muitas vezes o moderno vem para agregar lucros, tanto que a de aço exige mais regularidade no cabeçote para colocar e as duas queimam com a mesma temperatura. Caso ela tenha queimado do lado de uma câmara, vai sim passar agua para um cilindro, nem sempre aparece logo e muitas vezes é sentido em retomadas quando quente, ou saida de quebra molas em marcha fraca e pisando fundo que pode dar uma falhadinha e dedurar esta passagem e sem contar que o reservatório vai baixar bem mais que o normal. vá andando com ele e torcer para que não tenha queimado.
Sobre o Aditivo, resolva o problema primeiro para repor, não vai estragar de uma hora pra outra sem ele, mas é muito importante usar lo depois de fesolvido o problema e muito cuidado com os baratos tipo menos que 30 reais o litro.


Fui na Accyoli e paguei 86 reais na termostatica completa original GM e o aviso da injeçao era da valvula EGR, foi feita a limpeza e a marcha lenta estabilizou. Agora vou rodar alguns dias e completar o aditivo do radiador pq eu tinha acabado de trocar entao só vou completar com mais aditivo.

QUero rodar alguns dias pra ver se nao aparece nenhum problema novo kkk , e ai começar a resolver uns vazamentos de oleo, tem vazamento nos dois carters e aparentemente tbm na junta do bolachao da semi arvore. Mas isso é tudo coisa que vou fazendo aos poucos aqui na garagem mesmo.

Ah mais uma coisa, tem alguma marca de eletroventilador que recomendam? As desse carro parecem meio como vamos dizer? sabe qdo vc gira um rolamento que está seco sem graxa e faz um barulho seco? é esse barulho que uma delas fazem qdo armam.

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Alexdh8 » 14 Jul 2022, 10:07

Ola pessoal tudo bem! gostaria da opiniao de voces sobre uma questao. Vamos la;

meu vcd 2.2 16v apresentou o tipico problema do balanceador de massa e estava acedendo a luz do oleo em marcha lenta pq estourou a carcaça do balanceador entao devia faltar pressao por isso, pois bem, comprei uma bomba de oleo nova, o defletor e o pescador do 8v e fiz a remoção do balanceador, fiz em casa mesmo uma sujeira danada mas ok economizei muito com mecanico kkk . Ao tirar a parte de baixo do carter percebi uma folga axial consideravel nas bielas, depois dessa introdução vou chegar no ponto que queria.
Quando desmontei tudo eu ja havia comprado uma bomba dagua nova para colocar, pois suspeitava que ela nao estava boa, pois, com o carro na rodovia a temperatura sempre fica cravada no meio, nao abaixa mesmo andando livre e com temperatura ambiente baixa agora no inverno, normalmente ele oscila para baixo nessas condiçoes (ja tive astra e tbm baixava na estrada), entao ao desmontar tudo vi que a bomba dagua é novinha. Como deu problema no balanceador e o oleo que estava nele estava mto espesso e tinha passado da hora de trocar, imaginei que um dos motivos da temperatura nao baixar é pq pela falta de circulaçao adequada do oleo estava influenciando nisso, ja que o oleo tbm é responsavel por trocar o calor do motor.

Agora com tudo montado certinho, bomba oleo nova, conferencia do ponto, bomba dagua nova, oleo 15w40 a temperatura ainda fica cravada no meio. Esse carro qdo comprei vi que a circulaçao da agua quente foi desativada. Será que alguma galeria obstruida poderia ocasionar isso? alguem tem alguma suspeita do que pode ser?

Qdo peguei ele ja fiz uma baita manutençao, entao radiador é novo, valvula termostatica é nova original GM, bomba agua nova.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 14 Jul 2022, 12:58

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje Ola pessoal tudo bem! gostaria da opiniao de voces sobre uma questao. Vamos la;

meu vcd 2.2 16v apresentou o tipico problema do balanceador de massa e estava acedendo a luz do oleo em marcha lenta pq estourou a carcaça do balanceador entao devia faltar pressao por isso, pois bem, comprei uma bomba de oleo nova, o defletor e o pescador do 8v e fiz a remoção do balanceador, fiz em casa mesmo uma sujeira danada mas ok economizei muito com mecanico kkk . Ao tirar a parte de baixo do carter percebi uma folga axial consideravel nas bielas, depois dessa introdução vou chegar no ponto que queria.
Quando desmontei tudo eu ja havia comprado uma bomba dagua nova para colocar, pois suspeitava que ela nao estava boa, pois, com o carro na rodovia a temperatura sempre fica cravada no meio, nao abaixa mesmo andando livre e com temperatura ambiente baixa agora no inverno, normalmente ele oscila para baixo nessas condiçoes (ja tive astra e tbm baixava na estrada), entao ao desmontar tudo vi que a bomba dagua é novinha. Como deu problema no balanceador e o oleo que estava nele estava mto espesso e tinha passado da hora de trocar, imaginei que um dos motivos da temperatura nao baixar é pq pela falta de circulaçao adequada do oleo estava influenciando nisso, ja que o oleo tbm é responsavel por trocar o calor do motor.

Agora com tudo montado certinho, bomba oleo nova, conferencia do ponto, bomba dagua nova, oleo 15w40 a temperatura ainda fica cravada no meio. Esse carro qdo comprei vi que a circulaçao da agua quente foi desativada. Será que alguma galeria obstruida poderia ocasionar isso? alguem tem alguma suspeita do que pode ser?

Qdo peguei ele ja fiz uma baita manutençao, entao radiador é novo, valvula termostatica é nova original GM, bomba agua nova.


Sobre o isolamento do ar quente nçao tem nada a ver.
Que radiador voce colocou? ´Compraste novo? O do Vectra é brazado se voce colocou um de tubo vai dar ruim.
Que termostática voce colocou? A do Vectra é 83 graus, se voce colocou de 87 vai dar uim e se for de 92 vai dar pior que ruim. Se for 8V é só comprar o refil, MTE 211-82.
Sobre a bomba se não mudou nada não acredito que ela seja o problema, mas tem um video que eu fiz que dá para testar a bomba, veja bem a bomba porque a circulação de agua seja um radiador ruim ou bom vai vircular do mesmo jeito. Tem um momento que dou umas acelerada e dá pra ver que aumenta o fluxo de saida, isto quer dizer que a bomba está boa.
Eu chuto que o problema é Radiador ou Termostática.

https://www.youtube.com/watch?v=oQSe_Kt-x-E
Imagem

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Alexdh8 » 14 Jul 2022, 16:38

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje Ola pessoal tudo bem! gostaria da opiniao de voces sobre uma questao. Vamos la;

meu vcd 2.2 16v apresentou o tipico problema do balanceador de massa e estava acedendo a luz do oleo em marcha lenta pq estourou a carcaça do balanceador entao devia faltar pressao por isso, pois bem, comprei uma bomba de oleo nova, o defletor e o pescador do 8v e fiz a remoção do balanceador, fiz em casa mesmo uma sujeira danada mas ok economizei muito com mecanico kkk . Ao tirar a parte de baixo do carter percebi uma folga axial consideravel nas bielas, depois dessa introdução vou chegar no ponto que queria.
Quando desmontei tudo eu ja havia comprado uma bomba dagua nova para colocar, pois suspeitava que ela nao estava boa, pois, com o carro na rodovia a temperatura sempre fica cravada no meio, nao abaixa mesmo andando livre e com temperatura ambiente baixa agora no inverno, normalmente ele oscila para baixo nessas condiçoes (ja tive astra e tbm baixava na estrada), entao ao desmontar tudo vi que a bomba dagua é novinha. Como deu problema no balanceador e o oleo que estava nele estava mto espesso e tinha passado da hora de trocar, imaginei que um dos motivos da temperatura nao baixar é pq pela falta de circulaçao adequada do oleo estava influenciando nisso, ja que o oleo tbm é responsavel por trocar o calor do motor.

Agora com tudo montado certinho, bomba oleo nova, conferencia do ponto, bomba dagua nova, oleo 15w40 a temperatura ainda fica cravada no meio. Esse carro qdo comprei vi que a circulaçao da agua quente foi desativada. Será que alguma galeria obstruida poderia ocasionar isso? alguem tem alguma suspeita do que pode ser?

Qdo peguei ele ja fiz uma baita manutençao, entao radiador é novo, valvula termostatica é nova original GM, bomba agua nova.


Sobre o isolamento do ar quente nçao tem nada a ver.
Que radiador voce colocou? ´Compraste novo? O do Vectra é brazado se voce colocou um de tubo vai dar ruim.
Que termostática voce colocou? A do Vectra é 83 graus, se voce colocou de 87 vai dar uim e se for de 92 vai dar pior que ruim. Se for 8V é só comprar o refil, MTE 211-82.
Sobre a bomba se não mudou nada não acredito que ela seja o problema, mas tem um video que eu fiz que dá para testar a bomba, veja bem a bomba porque a circulação de agua seja um radiador ruim ou bom vai vircular do mesmo jeito. Tem um momento que dou umas acelerada e dá pra ver que aumenta o fluxo de saida, isto quer dizer que a bomba está boa.
Eu chuto que o problema é Radiador ou Termostática.

https://www.youtube.com/watch?v=oQSe_Kt-x-E


Confesso que nao verifiquei a temperatura de abertura da valvula qdo comprei, entao comprei agora uma MTE com abertura em 82 para testar, deve chegar amanha e ja coloco, fds vou pegar estrada e vejo se surtiu efeito. O radiador é novo e compativel com o modelo, nao lembro a marca mas foi uns 800 reais. Ao acelerar ele joga agua normalmente pelo retorno do reservatorio de expansao.

Valeu pelas dicas!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 14 Jul 2022, 17:40

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje qdo comprei vi que a circulaçao da agua quente foi desativada. Será que alguma galeria obstruida poderia ocasionar isso? alguem tem alguma suspeita do que pode ser?

geralmente o ar quente é isolado por dois motivos , um as mangueiras original ta dificil de achar e são caras , dois o radiador interno do console esta furado vc teria que conferir .

tambem coloco no meu carro oleo 14w40 a tempos e funciona muito bem no meu motor .

a valvula termostatica do vectra B cuando compra em autopeças geralmente pedimos como valvula termostatica para vectra 97(exemplo) o vendedor olha no computador ou na etiqueta da peça que diz vectra 8v todos e vende cualquer coisa vectra 8v todos é generico de mais tem 8v flex que utiliza valvula mais quente , como almeidão fala não tem como errar ao pedir pelo modelo da valvula especifico , ja pasi raiva comcoisas asim porque muitos não trocam por vc ter usado mesmo tendo vendido errado .
vamos cer se consegue resolver no seu carro , no meu carro que ja tenho ele a uma par de anos o relogio de temperatura do painel ele fica fixo se marca 93' liga a ventoinha desliga a ventoinha e o painel marca sei la 90' iso sempre foi asim no meu carro mais eu sei que o sistema esta tudo em dia e a ventoinha liga no vectra 97 por cebolão entçao se desligo aventoinha a temperatura baixo mesmo o painel marcando o que ele achar melhor .

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Ju_Bueno » 15 Jul 2022, 07:43

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje O radiador é novo e compativel com o modelo, nao lembro a marca mas foi uns 800 reais.

Bem, pelo preço deve ser o correto - alumínio brasado. O outro também é vendido como compatível, pois dá para colocá-lo sem adaptações... e o atrativo é o preço bem mais em conta. O problema é que a troca de calor é insuficiente, e um dos resultados é justamente a temperatura não abaixar, como você relata.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 15 Jul 2022, 08:19

Eu sempre uso o Visconde, é uma marca que já atendeu as mongadoras e se não atende hoje é pelo custo. Na internet vejo ele bem mais caro que nas autopeças da minha cidade, as vezes até o dobro do preço, aliás vale dizer que pelo menos peças de Vectra pela internet está assustando bem e não vale pagar tais valores por comodidade. O ultimo que usei durou bem mais que 10 anos e só troquei porque deu fisuras nas caixas e por usar o aditivo correto a vazão sempre foi a mesma. O simples fato de comprar o Visconde para o Vectra, terão a certeza que ele já é brazado, mas olhando aqui ao vivo, jamais eu erraria.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 16 Jul 2022, 12:14

cuando compre meu radiador fui na autopeças de um amigo e ele tinha um GM original e um paralelo (deve ser da china) pedi para ver os dois para comparar e depois de ficar olhando e comparando não sabia cual era cual para guardar na caixa certa eram igual so consegui identificar o original por uma etiqueta com numero de peça da distribuidora da GM que checamos no computador com o distribuidor .
ese radiador teve um acidente e foi atropelado pelo pino do pistão cuando meu motor quebrou biela , agora no meu carro tem um da marca DENSO . se comparar ele com o chines ou com o GM original se tem a sensação de que éa mesma fabrica que faz tudos e so muda alguma etiqueta akkakakak
ate as caixas são igual , compare peso do radiador grosor das paredes das conexoes acabamento grosor das palhetas tudo e a cualidade é similar entre eles a unica difereça era o preço do öriginal¨um pouco mais caro e não era tanto asim se odenso era 800reais o original era 1000, coisa pouca.
troque tambem na epoca a ventoinha interna e ela sim foi bem china mesmo o plug do carro é de 3 fios e a ventoinha de dois vou ver se acho as fotos para compartir porque ja vi que tem gente com esa duvida da cuantidade dos fios ou da resistencia e coisa do tipo asim que achar farei um How To com fotos acho que estão em algum dos telefones velhos

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 16 Jul 2022, 14:41

chirola escreveu:Fuente del Mensaje cuando compre meu radiador fui na autopeças de um amigo e ele tinha um GM original e um paralelo (deve ser da china) pedi para ver os dois para comparar e depois de ficar olhando e comparando não sabia cual era cual para guardar na caixa certa eram igual so consegui identificar o original por uma etiqueta com numero de peça da distribuidora da GM que checamos no computador com o distribuidor .
ese radiador teve um acidente e foi atropelado pelo pino do pistão cuando meu motor quebrou biela , agora no meu carro tem um da marca DENSO . se comparar ele com o chines ou com o GM original se tem a sensação de que éa mesma fabrica que faz tudos e so muda alguma etiqueta akkakakak
ate as caixas são igual , compare peso do radiador grosor das paredes das conexoes acabamento grosor das palhetas tudo e a cualidade é similar entre eles a unica difereça era o preço do öriginal¨um pouco mais caro e não era tanto asim se odenso era 800reais o original era 1000, coisa pouca.
troque tambem na epoca a ventoinha interna e ela sim foi bem china mesmo o plug do carro é de 3 fios e a ventoinha de dois vou ver se acho as fotos para compartir porque ja vi que tem gente com esa duvida da cuantidade dos fios ou da resistencia e coisa do tipo asim que achar farei um How To com fotos acho que estão em algum dos telefones velhos


Esta da ventoinha é aproveitamento de peças Chirola, os 3 fios nunca se usa, o meu na tomada tinha 3 fios, ligava na tomada da ventoinha de fora que tinha dois fios, ai eu abri tudo e vi que as duas ventoinahas tinham 3 fios e só dois eram conectado e a resistencia tipo tubo na ventoinha estava sendo peso morto. Eu achei aqueles fios de primeira linha, cortei os dois e aproveitei em outro lugar no carro kakakak.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 16 Jul 2022, 20:33

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Esta da ventoinha é aproveitamento de peças

Sim o vectra B só utiliza dois fios na ventoinha achei as fotos no computador do trabalho kakakakak vou facer o how to com as fotos ainda tem gente com duvidas de como fazer e nas fotos fica bem claro o do fio extra ,tem foto das duas para comparar e cual fio ligar , só tem que lembrar como racer um tópico novo já faz tempo abri um e não lembro como kakakkakak
Aquela resistência e um enfeite de mal gosto rsrrsr

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 17 Jul 2022, 09:14

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Esta da ventoinha é aproveitamento de peças

Sim o vectra B só utiliza dois fios na ventoinha achei as fotos no computador do trabalho kakakakak vou facer o how to com as fotos ainda tem gente com duvidas de como fazer e nas fotos fica bem claro o do fio extra ,tem foto das duas para comparar e cual fio ligar , só tem que lembrar como racer um tópico novo já faz tempo abri um e não lembro como kakakkakak
Aquela resistência e um enfeite de mal gosto rsrrsr


Ai é fácil, entra em manutenção, mecanica eletrica. entra como exemplo Vectra B, em cima a esquerda aparece em verde novo topico. Ou geral onde voce quiser.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 17 Jul 2022, 22:37

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ai é fácil,

valeu as fotos estao no computador do trabalho amanha vou dar uma olhada VLW

biroli
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jul 2022, 23:45
Nome Completo: Breno Biroli Barão
Cidade: Tupi Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 29

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por biroli » 19 Jul 2022, 15:04

[VECTRA B]

Pessoal boa tarde!
Tenho um Vectra gls 97 8v 2.0.
Estou com um problema, meu carro está jogando agua pra fora do reservatório sem nem aquecer a temperatura.
Foi feito ou trocado no carro:
*Cabeçote
*Radiador
*Válvula termostatica
*cebolao
*Mangueiras
*Reservatório d'água e tampa (3X)
*Bomba d'agua
* Arrefecimento tudo novo

Fiz tudo já. Motor é todo refeito.
E ainda assim joga agua pra fora do reservatório sem aquecer.

Alguém pode me ajudar por gentileza?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 19 Jul 2022, 15:29

biroli escreveu:Fuente del Mensaje [VECTRA B]

Pessoal boa tarde!
Tenho um Vectra gls 97 8v 2.0.
Estou com um problema, meu carro está jogando agua pra fora do reservatório sem nem aquecer a temperatura.
Foi feito ou trocado no carro:
*Cabeçote
*Radiador
*Válvula termostatica
*cebolao
*Mangueiras
*Reservatório d'água e tampa (3X)
*Bomba d'agua
* Arrefecimento tudo novo

Fiz tudo já. Motor é todo refeito.
E ainda assim joga agua pra fora do reservatório sem aquecer.

Alguém pode me ajudar por gentileza?


Se o carro frio joga agua pra fora isto quer dizer que se voce ligar o carro sem a tampa ele vai transbordar. Só tem uma explicação amigo, o cabeçote foi mal apertado e está escapando compressão. Ou o cabeçote está avariado com alguma trinca.
Há uma pequena possibilidade de ser o radiador, mas acho difícil ser ele, se bem que voce diz que foi tudo feito, bem radiador não tem recuperação, se voce fez isto ao invez de colocar um novo, ai pode ser ele.
A dica é pedir ao mecanico testar a pressão do sistema, se ele não tiver este equipamento, ai voce deve procurar um que tenha. Outro detalhe, Tampa para o reservatorio tem que ser original e reservatorio paralelo não sei te informar como são na real.
Imagem

biroli
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jul 2022, 23:45
Nome Completo: Breno Biroli Barão
Cidade: Tupi Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 29

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por biroli » 19 Jul 2022, 16:16

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
biroli escreveu:Fuente del Mensaje [VECTRA B]

Pessoal boa tarde!
Tenho um Vectra gls 97 8v 2.0.
Estou com um problema, meu carro está jogando agua pra fora do reservatório sem nem aquecer a temperatura.
Foi feito ou trocado no carro:
*Cabeçote
*Radiador
*Válvula termostatica
*cebolao
*Mangueiras
*Reservatório d'água e tampa (3X)
*Bomba d'agua
* Arrefecimento tudo novo

Fiz tudo já. Motor é todo refeito.
E ainda assim joga agua pra fora do reservatório sem aquecer.

Alguém pode me ajudar por gentileza?


Se o carro frio joga agua pra fora isto quer dizer que se voce ligar o carro sem a tampa ele vai transbordar. Só tem uma explicação amigo, o cabeçote foi mal apertado e está escapando compressão. Ou o cabeçote está avariado com alguma trinca.
Há uma pequena possibilidade de ser o radiador, mas acho difícil ser ele, se bem que voce diz que foi tudo feito, bem radiador não tem recuperação, se voce fez isto ao invez de colocar um novo, ai pode ser ele.
A dica é pedir ao mecanico testar a pressão do sistema, se ele não tiver este equipamento, ai voce deve procurar um que tenha. Outro detalhe, Tampa para o reservatorio tem que ser original e reservatorio paralelo não sei te informar como são na real.


Então... o mecânico já testou a pressão do sistema é disse que está normal. O radiador é novo original GM. A tampa tbm é original GM.

biroli
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jul 2022, 23:45
Nome Completo: Breno Biroli Barão
Cidade: Tupi Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 29

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por biroli » 19 Jul 2022, 16:18

biroli escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
biroli escreveu:Fuente del Mensaje [VECTRA B]

Pessoal boa tarde!
Tenho um Vectra gls 97 8v 2.0.
Estou com um problema, meu carro está jogando agua pra fora do reservatório sem nem aquecer a temperatura.
Foi feito ou trocado no carro:
*Cabeçote
*Radiador
*Válvula termostatica
*cebolao
*Mangueiras
*Reservatório d'água e tampa (3X)
*Bomba d'agua
* Arrefecimento tudo novo

Fiz tudo já. Motor é todo refeito.
E ainda assim joga agua pra fora do reservatório sem aquecer.

Alguém pode me ajudar por gentileza?


Se o carro frio joga agua pra fora isto quer dizer que se voce ligar o carro sem a tampa ele vai transbordar. Só tem uma explicação amigo, o cabeçote foi mal apertado e está escapando compressão. Ou o cabeçote está avariado com alguma trinca.
Há uma pequena possibilidade de ser o radiador, mas acho difícil ser ele, se bem que voce diz que foi tudo feito, bem radiador não tem recuperação, se voce fez isto ao invez de colocar um novo, ai pode ser ele.
A dica é pedir ao mecanico testar a pressão do sistema, se ele não tiver este equipamento, ai voce deve procurar um que tenha. Outro detalhe, Tampa para o reservatorio tem que ser original e reservatorio paralelo não sei te informar como são na real.


Então... o mecânico já testou a pressão do sistema é disse que está normal. O radiador é novo original GM. A tampa tbm é original GM.

E só mais um detalhe... ele já apresentava este problema antes de fazer tudo isso . E o problema continua entende

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 19 Jul 2022, 17:53

biroli escreveu:Fuente del Mensaje Então... o mecânico já testou a pressão do sistema é disse que está normal. O radiador é novo original GM. A tampa tbm é original GM.

pergunto , o carro esta com a termostatica? cual a temperatura dela ?
a que temperatura liga a ventoinha no primeiro estagio ?
ligam as duas ventoinhas juntas?
a agua que sobe no reservatorio ele bobulha ou so sobe?
a agua tem cheiro de gasolina?

eu teve algo similar mais so dava se dese pau no carro mesmo coisa de esticar na BR de 100 km\h a 180km\h ou mais ele fervia , no meu carro era junta ,naverdade nem a junta o cabeçote estaba corroido e so tirando ele mesmo prenchendo e plainando para resolver iso foi no meu carro .
mais da mais informação tem vez que o cebolão esta ruim e a ventoinha não esta ligando dereito ou na temperatura certa e apresenta o defeito .
a distancia e mais dificil mais vamos ver se podemos ajudar , foi medida a compreção dos cilindros falta de compreção em agum dele pode indicar defeito na vedaçao do cabeçote com o bloco .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 20 Jul 2022, 09:32

Pode ser bomba de agua com rotor em falso, para isto, só tirando a mangueira de saida e a termostatica fora, colocar agua na entrada do radiador com uma mangueira, ligar o carro e acelerar para ver se ele está expulsando a agua pra fora. Este video lhe dará um exemplo como. Tem umas marcas que mudaram como sempre para economizar e parece que deu ruim com a Urba que acontecia muito disto e é possivel que existem elas no mercado. O teste precisa ser com tempo, muitas começam bem e depois roda em falço.

https://www.youtube.com/watch?v=oQSe_Kt-x-E
Imagem

biroli
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jul 2022, 23:45
Nome Completo: Breno Biroli Barão
Cidade: Tupi Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 29

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por biroli » 21 Jul 2022, 09:02

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
biroli escreveu:Fuente del Mensaje Então... o mecânico já testou a pressão do sistema é disse que está normal. O radiador é novo original GM. A tampa tbm é original GM.

pergunto , o carro esta com a termostatica? cual a temperatura dela ?
a que temperatura liga a ventoinha no primeiro estagio ?
ligam as duas ventoinhas juntas?
a agua que sobe no reservatorio ele bobulha ou so sobe?
a agua tem cheiro de gasolina?

eu teve algo similar mais so dava se dese pau no carro mesmo coisa de esticar na BR de 100 km\h a 180km\h ou mais ele fervia , no meu carro era junta ,naverdade nem a junta o cabeçote estaba corroido e so tirando ele mesmo prenchendo e plainando para resolver iso foi no meu carro .
mais da mais informação tem vez que o cebolão esta ruim e a ventoinha não esta ligando dereito ou na temperatura certa e apresenta o defeito .
a distancia e mais dificil mais vamos ver se podemos ajudar , foi medida a compreção dos cilindros falta de compreção em agum dele pode indicar defeito na vedaçao do cabeçote com o bloco .

Então foi testado compressão dos cilindros e está tudo ok. Quando a agua vaza, ela apenas sobe no reservatório. Não borbulha! Nao chega nem ligar a ventoinha pq a agua já sobe antes de ligar. Tipo... da uns 80° é já sobe a agua no reservatório e sai pela tampa.

398 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 126 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.