O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaProblema com arrefecimento - temperatura alta
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

401 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 22 Dez 2021, 17:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É estranho pensar que um brazado que esteja ruim é porque vai passar pouca água, e o de tubo é todo ruim porque passa muita água e tem muita gente comprando este de tubo Chines muito barato usando no Astra também.

acrecentando a info que achei corretisima , mesmo o brazado pasando menos agua seria mais eficiente a troca de calor e muito superior por causa do formato e o espesor das paredes das galerias .

BrunoVct94
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Dez 2021, 13:02
Nome Completo: Bruno Antonio
Cidade: Itaquaquecetuba
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994
Idade: 33

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por BrunoVct94 » 22 Dez 2021, 18:32

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
BrunoVct94 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde galera tenho um Vectra A e estou com um probleminha ele assim q vira a chave ele tá ligando a ventoinha mesmo com o motor frio e já ate tirei o plugin do da cebolinha de temperatura mais ainda continua alguém pode me dá uma dica doq pode ser

oi pode ser que o rele esteja colado , o rele ele abre e fecha dando contato ou nao se colo e fico em contato vai ligar sempre a ventoinha , ou pode estar em curto deixando pasar corrente direto .
nao se me ocorre outra coisa da uma olhada e comenta.

Então já troquei o relé e ainda continua com o mesmo problema e agora tá pior pq quando desligo o carro tem vez que o painel fica ligado
Tô tentando verificar todo o chicote pra ver

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 22 Dez 2021, 19:31

BrunoVct94 escreveu:Fuente del Mensaje Então já troquei o relé e ainda continua com o mesmo problema e agora tá pior pq quando desligo o carro tem vez que o painel fica ligado

puts pode ter alguma coisa encostando na lata ou algo do tipo que fica em contato ,
algo comum em carros qu ja aconteceu comigo foi na lanterna que aonde coloca as lampadas um dos contatos positivo encosto no terroa e o carro fico doido ficaba com painel ligado e coisa do tipo nao custa dar uma olhada . nas luces para ver se tem algo errado .
nao imagino o que poderia ser mais o que comente ja aconteceu em um carro meu .

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 22 Dez 2021, 19:35

BrunoVct94 escreveu:Fuente del Mensaje Tô tentando verificar todo o chicote pra ver

uma vez deu ruim na eletrica do meu fusca e o que eu fiz para achar o defeito foi tirar um por um os fusiveis para ver cuando deixaba de apresentar o defeito e asim consegui chegar mais facil no problema , por exemplo se ao tirar o fusivel das luces o defeito some vc disminui muito a procura so a uma pequena area
e o que eu faso geralmente coando da algum defeito do tipo eletrico e nao consigo achar o curto .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 22 Dez 2021, 20:29

BrunoVct94 escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
BrunoVct94 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde galera tenho um Vectra A e estou com um probleminha ele assim q vira a chave ele tá ligando a ventoinha mesmo com o motor frio e já ate tirei o plugin do da cebolinha de temperatura mais ainda continua alguém pode me dá uma dica doq pode ser

oi pode ser que o rele esteja colado , o rele ele abre e fecha dando contato ou nao se colo e fico em contato vai ligar sempre a ventoinha , ou pode estar em curto deixando pasar corrente direto .
nao se me ocorre outra coisa da uma olhada e comenta.

Então já troquei o relé e ainda continua com o mesmo problema e agora tá pior pq quando desligo o carro tem vez que o painel fica ligado
Tô tentando verificar todo o chicote pra ver


Seu caso é o cebolão que estragou, uma forma de defesa deste componente é estragar e manter armado a ventoinha. 99% que estragou o cebolão e eu não estou certo mas acho que o seu é aquele MTE 741 e quando é wahler6031-88, os dois são 88/83 e esta marca wahler é muito boa, abre um pouquinho mais tarde que o MTE, mas é super esta marca, eu as vezes nem informo ela porque não conheço o numero correspondente deles para MTE se eu soubesse qual seria o correspondente MTE 763, com certeza indicaria ele também nos casos dos carros que usam o cebolão duplo.

Muito simples e quer ter certeza se é ele o problema? tira a tomada do cebolão se ele parar de funcionar não pode ser problema elétrico, se ele continuar ai sim seria um problema elétrico.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 22 Dez 2021, 20:32

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É estranho pensar que um brazado que esteja ruim é porque vai passar pouca água, e o de tubo é todo ruim porque passa muita água e tem muita gente comprando este de tubo Chines muito barato usando no Astra também.

acrecentando a info que achei corretisima , mesmo o brazado pasando menos agua seria mais eficiente a troca de calor e muito superior por causa do formato e o espesor das paredes das galerias .


Exatamente Chirola, ele é perfeito e por isto que se tapar 10% ele já terá problemas e não atenderá mais o que o carro precisa e como o pessoal brinca de não usar aditivo ou outro brincam de usar um que fica bonito no reservatório, verdinho, azuzinho, rosinha e esquecem que nem sempre o mais lindo vive mais que o mais feio.
Imagem

Claudemir cm
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Jan 2022, 05:56
Nome Completo: Claudemir Citriniti Machado
Cidade: MOGI DAS CRUZES
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Sistema de arrefecimento do vectra

por Claudemir cm » 12 Jan 2022, 21:56

Srs.estou com problema de superaquecimento no sistema de arrefecimento no Vectra 2.0 8V 2011,a temperatura no painel não passa do meio ,porém já por quatro vezes o começou a sair vapor da tampa do reservatório, (ferver),já foram trocadas as seguintes peças: tampa do reservatório do radiador, válvula termostática e sensor de temperatura.Ffzemos alguns teste , deixar o carro ligado,antes do marcador de temperatura chegar no meio a ventoinha ligou, deixei acionar por 5 vezes e funcionou normalmente.
A última vez que deu problema ,o carro estava sem a válvula termostática,no painel a temperatura estava no zero, fiz um trajeto de +/- 25Km em avenida/ cidade, novamente começou a sair vapor na tampa do reservatório.EU SEI QUE ISSO NAO ACONTECE,mas parece que o radiador que está esquentando o líquido.Se alguém poder me ajudar,fico muito grato.Obrigado

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sistema de arrefecimento do vectra

por chirola » 13 Jan 2022, 02:47

O radiador do vectra entope e estraga facil se não colocar aditivo bom pode ser o seu caso , a temperatura perto dos 90 normal mais deveria baixar ao ligar a ventoinha para uns 85 mais ou menos , radiador se esta ruim só trocando não adianta limpar ele. A tampa pelo que tenho entendido só a original gm da bom as paralelas não duram muito, meu carro na cidade roda com temperatura entre 85 e 90 normal na estrada a velocidade constante acima de 60kmh a temperatura fica entre 82 e 85 o que seria o certo

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Ju_Bueno » 13 Jan 2022, 09:01

Claudemir cm escreveu:Fuente del Mensaje Srs.estou com problema de superaquecimento no sistema de arrefecimento no Vectra 2.0 8V 2011,a temperatura no painel não passa do meio ,porém já por quatro vezes o começou a sair vapor da tampa do reservatório, (ferver),já foram trocadas as seguintes peças: tampa do reservatório do radiador, válvula termostática e sensor de temperatura.Ffzemos alguns teste , deixar o carro ligado,antes do marcador de temperatura chegar no meio a ventoinha ligou, deixei acionar por 5 vezes e funcionou normalmente.
A última vez que deu problema ,o carro estava sem a válvula termostática,no painel a temperatura estava no zero, fiz um trajeto de +/- 25Km em avenida/ cidade, novamente começou a sair vapor na tampa do reservatório.EU SEI QUE ISSO NAO ACONTECE,mas parece que o radiador que está esquentando o líquido.Se alguém poder me ajudar,fico muito grato.Obrigado

Pergunta: qual o grau da válvula termostática? Por ser flex, ideal é a de 87º, mas pode ser usada de 82º também.

Seria bom conectar um scanner pra monitorar a leitura da temperatura. Estranho ocorrer isso e no painel do carro não indicar o excesso. Pensei também na possibilidade da bomba d'água não estar fazendo a água circular.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 13 Jan 2022, 09:10

Se não for a bomba dágua, sem duvida que o problema é no radiador ou no motor com junta queimada. O certo é torcer que seja radiador, fica mais simples acertar trocandio por outro. E sempre avisamos aqui, radiador Brazado e nunca o de tubo, Termostatica do carro gasolina 82º, Flex 87º Se usar a gasolina, eu prefiro usar a MTE 200-82 e o sensor de temperatura eu usaria um MTE também, ele arama as ventoinhas um pouquinho mais cedo que o original.
Outra coisa, radiador entupido nçao quer dizer que não passa agua, ele entope 10% da vazão e já começa os problemas.
Aditivo de péssima procedencia faz isto também, eles criam uma camada de CORAL, no sistema e tapa tudo, sim a unica coisa que conseguir batizar isto é de coral mesmo, por isto muito cuidado ao comprar aditivos que sempre digo dos 100 tem uns 3 bons e eu conheço só um.

Testar a bomba é a coisa mais fácil do mundo, tira a termostatica fora e faça como está no video abaixo e no minuto 6:30 pra frente, ao acelerar sairá agua em abundancia, se não tiver fazendo isto ela está ruim e rodando o rotor e pode também ter uma ideia como está o radiador, se ele tiver ruim irá sair bem pouca agua quando ele estiver desligado e pode voltar agua ali onde está a mangueira se for uma mangueira com muita força.

https://www.youtube.com/watch?v=oQSe_Kt-x-E
Imagem

Claudemir cm
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Jan 2022, 05:56
Nome Completo: Claudemir Citriniti Machado
Cidade: MOGI DAS CRUZES
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Claudemir cm » 14 Jan 2022, 06:44

Srs.obrigado pela dica, tentarei fazer os testes no final de semana.Qualquer novidade entrarei em contato

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Alexdh8 » 19 Abr 2022, 08:31

Ola amigos tudo bem! Li as 17 paginas deste topico mas nao cheguei num consenso do que pode ser o problema do meu carro, vamos la...

CD 2001 2.2 16v MT

Peguei esse carro a menos de um mes e ainda nao rodei muito com ele pq de cara ja precisava de algumas correçoes, por ordem foi feito o seguinte:

Troca do comutador e cilindro da chave
troca da valvula termostatica (magneti mareli)
Radiador novo valeo
fluido de arrefecimento

O que acontece é, andei alguns dias para ver como estava o funcionamento e sempre o ponteiro ficava travado ali no meio ou um pouquinho acima da lista bem pouco mesmo. Esse feriado peguei a estrada para dar uma acelerada e testar mais um pouco, porem, mesmo com transito livre sempre ficava ali no meio ou bem pouco acima encostado na lista branca do meio, como dito antes nunca ficou abaixo do meio rodando a 100 km/h. Após uma saida de pedagio dei uma acelerada mais forte e ok, depois de um tempo percebi a temperatura subindo, passou do meio e foi ate a proxima risca antes do ultimo estagio vermelho e a luz da injeçao acendeu. A ventoinha estava no estagio 2, porem logo na sequencia a temperatura voltou pro meio e voltei assim com a temperatura oscilando do meio para cima, nao chegou a ferver nem vaporizar. Em casa troquei o sensor de temperatura (MT 4051) mas mesma coisa, outra coisa, coloquei uma bateria nova Heliar tambem. Desconectei o plug do sensor e liguei o carro e esperava que a ventoinha ligasse de cara mas isso nao ocorreu. Deixei ele funcionando e apenas a ventoinha da frente (ar condicionado) estava ligando, qdo passou do meio desliguei o carro e ai a ventoinha de tras (a do radiador) ligou e ficou ligada.

Agora qdo ligo na marcha lenta ele fica oscilando um pouco. Pela experiencia de voces o que acham? ah um detalhe, desde que comprei esse carro o ar condicionado ja estava desligado e ainda nao parei pra ver isso, mas estou suspeitando que tenha alguma coisa relacionada, principalmente depois de ter desligado o sensor e mesmo assim a ventoinha nao armar logo de cara.

Edit

Fiz um novo teste agora e nao tinha me atendado, novamente a temperatura passou um pouco acima do risco do meio e entrou a ventoinha da frente (ar condicionado) e nao ligou a de tras, desliguei o carro e a ventoinha de tras ligou, coloquei a mao nas mangueiras e a de baixo proxima ao cambio esta fria e a que vem da valvula deveria estar mais quente, portanto ja me acendeu uma luz que seja a bomba ou a propria valvula que travou, porem, a luz da injeçao acesa e a oscilaçao da marcha lenta me deixa com a pulga atras da orelha pq tanto bomba qto VA nao tras esse sintoma.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Ju_Bueno » 19 Abr 2022, 10:34

Do seu texto pude entender que as ventoinhas não estão trabalhando em paralelo. Isso de ligar uma e a outra não, está errado. Pode ser por isso que não esteja abaixando do meio da escala - funcionar a ventoinha do radiador já no primeiro estágio é essencial para a troca de calor adequada.

Vai ser preciso conferir a parte elétrica, especialmente os relés - eles que são os responsáveis pelo funcionamento em paralelo das ventoinhas. Eu não entendo de elétrica, mas daqui a pouco o Almeidão e o Chirola pintam por aqui e já te dão algumas dicas.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 19 Abr 2022, 13:26

oi seu carro pelo ano não tem cebolão , e a ventoinha liga pelo sensor de temperatura (que vc troco) original no seu carro a ventoinha deveria ligar pelos 87graus do painel o primeiro estagio , se liga so uma ventoinha feralmente é problema em algum dos reles , indiferente do problema das ventoibhas que é preocupante ja que so uma não da conta no trafego pesado , o raro é a temperatura que vc comenta na estrada ja que na estrada libre rodando acima de 60\70 constante as ventoinhas não ligam se o ar condicionado não esta ligado e a temperatura fica por debaixo dor 85 graus ,
teste que deveria facer para tirar a duvida seria rodar sem a termostatica para ver como se comporta a temperatura na estrada se sem a termostatica a temperatura não baixa eu apostaria na bomba da agua e descartaria a termostatica como defeito na estrada basta 5 minutos acima de 70km\h constante para ver o ponteiro cair no painel .
pergunta mesmo com o ar condicionado sem funcionar se vc liga ele as ventoinhas ligam?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 19 Abr 2022, 14:23

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje Ola amigos tudo bem! Li as 17 paginas deste topico mas nao cheguei num consenso do que pode ser o problema do meu carro, vamos la...

CD 2001 2.2 16v MT

Peguei esse carro a menos de um mes e ainda nao rodei muito com ele pq de cara ja precisava de algumas correçoes, por ordem foi feito o seguinte:

Troca do comutador e cilindro da chave
troca da valvula termostatica (magneti mareli)
Radiador novo valeo
fluido de arrefecimento

O que acontece é, andei alguns dias para ver como estava o funcionamento e sempre o ponteiro ficava travado ali no meio ou um pouquinho acima da lista bem pouco mesmo. Esse feriado peguei a estrada para dar uma acelerada e testar mais um pouco, porem, mesmo com transito livre sempre ficava ali no meio ou bem pouco acima encostado na lista branca do meio, como dito antes nunca ficou abaixo do meio rodando a 100 km/h. Após uma saida de pedagio dei uma acelerada mais forte e ok, depois de um tempo percebi a temperatura subindo, passou do meio e foi ate a proxima risca antes do ultimo estagio vermelho e a luz da injeçao acendeu. A ventoinha estava no estagio 2, porem logo na sequencia a temperatura voltou pro meio e voltei assim com a temperatura oscilando do meio para cima, nao chegou a ferver nem vaporizar. Em casa troquei o sensor de temperatura (MT 4051) mas mesma coisa, outra coisa, coloquei uma bateria nova Heliar tambem. Desconectei o plug do sensor e liguei o carro e esperava que a ventoinha ligasse de cara mas isso nao ocorreu. Deixei ele funcionando e apenas a ventoinha da frente (ar condicionado) estava ligando, qdo passou do meio desliguei o carro e ai a ventoinha de tras (a do radiador) ligou e ficou ligada.

Agora qdo ligo na marcha lenta ele fica oscilando um pouco. Pela experiencia de voces o que acham? ah um detalhe, desde que comprei esse carro o ar condicionado ja estava desligado e ainda nao parei pra ver isso, mas estou suspeitando que tenha alguma coisa relacionada, principalmente depois de ter desligado o sensor e mesmo assim a ventoinha nao armar logo de cara.

Edit

Fiz um novo teste agora e nao tinha me atendado, novamente a temperatura passou um pouco acima do risco do meio e entrou a ventoinha da frente (ar condicionado) e nao ligou a de tras, desliguei o carro e a ventoinha de tras ligou, coloquei a mao nas mangueiras e a de baixo proxima ao cambio esta fria e a que vem da valvula deveria estar mais quente, portanto ja me acendeu uma luz que seja a bomba ou a propria valvula que travou, porem, a luz da injeçao acesa e a oscilaçao da marcha lenta me deixa com a pulga atras da orelha pq tanto bomba qto VA nao tras esse sintoma.


Eu acho ser problema na bomba. Mas deves rodar sem a termostática pra testar sim como o Chirola disse, esta marca de termostática que voce está usando se for a correta do seu carro é muiro boa, mas só troca inteira, prefiro a MTE que voce tem a opção de usar o refil e conheço o numero correto da MTE para o carro. Caso esta sua seja de um carro a álcool como um Monza, também dá este problema. Gasolina usa com 82º.
Sobre as ventoinhas pode ser um problema que você arrumou pensando ser elas, mas como você em rodovias tem este problema de tamperatura onde as ventoinhas não são exigidas, com certeza não era problemas com as ventoinha, pode ser somado agora depois que você mexeu ou era mais de um problema.

Eu faria isto hoje como teste e se você não conseguir fazer, peça um mecanico a fazer igual ao video abaixo carro 100% frio. Observe la pelos minutos 4,50 que ao acelerar o carro com ele ligado você verá a agua saindo e assim mostrando que a bomba está boa. Só assim você terá uma ideia se a bomba do seu carro está realmente funcionando corretamente e neste caso 8V iu 16V serão iguais.

https://www.youtube.com/watch?v=oQSe_Kt-x-E

Bem, sobre onde a temperatura foi é uma incógnita se queimou ou não a junta, o meu chegou em 100 uma vez e já foi pro saco, muitos chegam ali e não acontece nada.
Imagem

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Alexdh8 » 19 Abr 2022, 14:58

Obrigado pelas respostas pessoal! Hoje depois do trampo vou la tirar a termostatica e ver como vai se comportar, se eu perceber que a mangueira de cima continuar fria ja vou para o plano B que é trocar a bomba, na verdade eu ja ia troca-la junto com a correia dentada, mas ai ja antecipo essa troca e faço tudo junto.

Quanto ao rele, pensando aqui comigo, se ele estivesse com problema a ventoinha nao iria ligar de forma alguma correto? Neste caso como ela liga somente qdo eu desligo o carro entao posso descartar essa hipotese? Chega ser engraçado (no meu caso) a ventoinha ligar só depois de desligar o carro kkkk

"pergunta mesmo com o ar condicionado sem funcionar se vc liga ele as ventoinhas ligam?"

Entao Chirola esse carro o ar condicionado está mortinho, nao da nem sinal de vida no painel totalmente desligado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 19 Abr 2022, 15:18

Sobre os relês vamos deixar para depois, mas ao ligar o carro não era para ligar a ventoinha, isto pode ser problema do sensor 4051 ou relês, mas vamos esperar o teste da bomba. Caso a sua termostática seja esta com 87º do link abaixo, também pode dar ruim, e sobre o aditivo eu prefiro outra marca, mas isto não tem nada a ver com a temperatura e principalmente com radiador novo Delphi que com certeza ´deve ser Brazado, poque de tubo seria uma porccaria.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... b9041335f5
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 19 Abr 2022, 16:48

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje o ar condicionado está mortinho, nao da nem sinal de vida no painel totalmente desligado

pelo que vc fala o ar é digital , no ar analogico liga sim no meu carro ar analogico so coloca a chave em contato e liga as ventoinhas , no digital ja não sberia falar ao certo .
o problema das ventoinhas acredito que seja rele mesmo não sei se seu carro tem os reles original ainda mais se não tem os originais pode ser que tenham trocado por rele errado e mude os termonal de posição tem um deles não lembro cual que tem um diodo dentro para não ficar energizado ao desligar sefoi colocado um sem diodo pode ser que o rele continue colado ao desligar . teria que checar se os reles estão certos e se estão na posição certa ou algum foi trocado de lugar e esta causando o problema porque o sistema funciona as duas ventoinhas so que de foema desordenada

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Alexdh8 » 20 Abr 2022, 08:58

Ontem removi o miolo da valvula e a agua circulou e acionou as duas ventoinhas quando o ponteiro chegou no meio, portanto essa parte ok ja sei que foi ela um dos problemas, agora preciso descobrir qual é o erro que a injeçao está acusando no painel. Ontem comprei um scanner opcom e deve chegar hj ai vou ver qual é o erro. Há uma pequena falha em marcha lenta, mas se pisar ele sobe o giro normalmente. Tomara que nao seja o cabeçote que foi pro espaço pq ja havia sido feito pelo dono anterior inclusive ja esta com a junta de aço.

Por enquanto nao vejo agua misturado no oleo, mas ainda nao tirei as velas para dar uma conferida. Vou pegar esse feriado prolongado e começar a desmontar para trocar a correia e bomba dágua e ja vejo isso tbm.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 20 Abr 2022, 09:43

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje Ontem removi o miolo da valvula e a agua circulou e acionou as duas ventoinhas quando o ponteiro chegou no meio, portanto essa parte ok ja sei que foi ela um dos problemas, agora preciso descobrir qual é o erro que a injeçao está acusando no painel. Ontem comprei um scanner opcom e deve chegar hj ai vou ver qual é o erro. Há uma pequena falha em marcha lenta, mas se pisar ele sobe o giro normalmente. Tomara que nao seja o cabeçote que foi pro espaço pq ja havia sido feito pelo dono anterior inclusive ja esta com a junta de aço.

Por enquanto nao vejo agua misturado no oleo, mas ainda nao tirei as velas para dar uma conferida. Vou pegar esse feriado prolongado e começar a desmontar para trocar a correia e bomba dágua e ja vejo isso tbm.


Então o problema era a termostática que colocaram uma não apropriada para o seu carr, deve ser para carro flex ou carro a álcool que é pior ainda. Você deve repor uma outra, compre uma da MTE com 82 graus e nem um grau a mais. Mas não deixe sem ela e sobre a luz da injeção pode ser ainda o sensor de agua este 4051, pode ser sonda lambda tem que procurar. Sobre a junta de aço, as duas funcionam perfeita, ela só é mais moderna e nem sempre os modernos são melhores, muitas vezes o moderno vem para agregar lucros, tanto que a de aço exige mais regularidade no cabeçote para colocar e as duas queimam com a mesma temperatura. Caso ela tenha queimado do lado de uma câmara, vai sim passar agua para um cilindro, nem sempre aparece logo e muitas vezes é sentido em retomadas quando quente, ou saida de quebra molas em marcha fraca e pisando fundo que pode dar uma falhadinha e dedurar esta passagem e sem contar que o reservatório vai baixar bem mais que o normal. vá andando com ele e torcer para que não tenha queimado.
Sobre o Aditivo, resolva o problema primeiro para repor, não vai estragar de uma hora pra outra sem ele, mas é muito importante usar lo depois de fesolvido o problema e muito cuidado com os baratos tipo menos que 30 reais o litro.
Imagem

401 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 105 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.