O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaProblema com arrefecimento - temperatura alta
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

398 mensagens
fchagas
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Set 2020, 08:39
Nome Completo: Francislei S Chagas
Cidade: Sete Lagoas
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 45

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por fchagas » 23 Out 2020, 16:41

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
fchagas escreveu:Fuente del Mensaje 1 - Qual o eletroventilador corretor? (3 pinos com resistência)?

Os dois eletroventiladores nao possuem resistor. São ligados série-paraleo para fazer as duas velocidades.

fchagas escreveu:Fuente del Mensaje
2 - Precisa de 1 cebolão no radiador, ou somente a ECU faz tudo?

Pelo esquema GM, todos os 2.2 não utilizam interruptor térmico no radiador. Veja se saem os pinos 6 e 23 da ECU para a caixa de relés na frente da bateria.

fchagas escreveu:Fuente del Mensaje Pergunta, consigo adaptar essa resistencia no atual eletroventilador que possuo? é seguro?

Adaptar dá, mas desconheço vectra B que utilize resistor no eletroventilador.

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje ou descrever como o carro se comporta: No percurso urbano ele tende a demorar a chegar em 82°c

Sua descrição parece bater com ausencia de válvula termostática.

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje a temperatura do painel estava passando dos 92°c, chegando lentamente até uns 94°c (

Lembre que a marcação do painel não é exata, é apenas indicativa. Não a toa removeram os números nos anos seguintes, e hoje em dia é raro ter algum carro que informe a real temperatura.

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje Certo, o meu Vectra acaba que não tem o cebolão na carcaça da válvula termostática, acredito que como descrevi na resposta acima ela fique naquele cavalete de alumínio junto da válvula EGR e da bobina correto? ou ainda pode ser que exista outro sensor no radiador?

Por ser 98, deve ter um na lateral direita do radiador (lado carona). No cavalete da bobina, fica o sensor do painel e o da ECU.

Utilizando a foto do chicote a venda no Mercado Livre para ilustrar, dá pra ver o conector de 3 vias do interruptor térmico (plug mais abaixo na foto) e do pressostato de alta (plug cinza redondo)

Imagem

Já este é dos modelos controlados pela ECU. Veja que não existe o plug do interruptor e o pressostato foi substituído por um transdutor de pressão (plug com borracha roxa, 3 pinos)

Imagem


Meu amigo, acredito q seja o ultimo.

Meu sistema de ar-condicionado possui esta conexão do transdutor de pressão.

Consegue me mandar o link do último chicote no mercado livre, por gentileza.

Estou começando a enxergar uma luz neste limbo..rsrsrs

Agradeço demais a disponibilidade, o compartilhamento dos conhecimentos e ajuda de todos envolvidos na minha luta.

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por danrmp » 23 Out 2020, 18:17


FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por FelipeVRS » 23 Out 2020, 20:12

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
fchagas escreveu:Fuente del Mensaje 1 - Qual o eletroventilador corretor? (3 pinos com resistência)?

Os dois eletroventiladores nao possuem resistor. São ligados série-paraleo para fazer as duas velocidades.

fchagas escreveu:Fuente del Mensaje
2 - Precisa de 1 cebolão no radiador, ou somente a ECU faz tudo?

Pelo esquema GM, todos os 2.2 não utilizam interruptor térmico no radiador. Veja se saem os pinos 6 e 23 da ECU para a caixa de relés na frente da bateria.

fchagas escreveu:Fuente del Mensaje Pergunta, consigo adaptar essa resistencia no atual eletroventilador que possuo? é seguro?

Adaptar dá, mas desconheço vectra B que utilize resistor no eletroventilador.

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje ou descrever como o carro se comporta: No percurso urbano ele tende a demorar a chegar em 82°c

Sua descrição parece bater com ausencia de válvula termostática.

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje a temperatura do painel estava passando dos 92°c, chegando lentamente até uns 94°c (

Lembre que a marcação do painel não é exata, é apenas indicativa. Não a toa removeram os números nos anos seguintes, e hoje em dia é raro ter algum carro que informe a real temperatura.

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje Certo, o meu Vectra acaba que não tem o cebolão na carcaça da válvula termostática, acredito que como descrevi na resposta acima ela fique naquele cavalete de alumínio junto da válvula EGR e da bobina correto? ou ainda pode ser que exista outro sensor no radiador?

Por ser 98, deve ter um na lateral direita do radiador (lado carona). No cavalete da bobina, fica o sensor do painel e o da ECU.

Utilizando a foto do chicote a venda no Mercado Livre para ilustrar, dá pra ver o conector de 3 vias do interruptor térmico (plug mais abaixo na foto) e do pressostato de alta (plug cinza redondo)

Imagem

Já este é dos modelos controlados pela ECU. Veja que não existe o plug do interruptor e o pressostato foi substituído por um transdutor de pressão (plug com borracha roxa, 3 pinos)

Imagem


Desconfio realmente que o mexanico tenha retirado a válvula termostática, antes de fazer essa revisão da bomba d'água ele era perfeito em relação á temperatura como vocês sempre comentaram sobre o funcionamento da temperatura no painel do Vectra.
Sobre qual dos chicotes está no meu carro precisarei ver amanhã, aí indico qual é dos dois, de certa forma precisarei verificar então 2 sensores, aquele ao lado da EGR apenas informa a temperatura para a ECU correto? então se eu remover ele com o carro ligado, que no meu caso ele imediatamente ligou o 2º estágio das ventoinhas, qual a funcionalidade do cebolão do radiador? comanda caso a ECU falhe?

Rafael_sc
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 09 Ago 2020, 17:00
Nome Completo: Rafael Felipe Brignoli
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 40

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Rafael_sc » 24 Out 2020, 19:23

Então, tava lendo o tópico o meu fica em 90, vai a 92 na cidade e não sai disso, na estrada ele baixa pra 85, e gostaria de saber sobre a mangueira de retorno para o reservatório e expansão, ela soh da retorno quando abre a válvula termostática, ou fica girando direto, no meu eu não vejo circular água a frio e quando quente a manqueira tá fria

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por FelipeVRS » 24 Out 2020, 22:12

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje
danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
fchagas escreveu:Fuente del Mensaje 1 - Qual o eletroventilador corretor? (3 pinos com resistência)?

Os dois eletroventiladores nao possuem resistor. São ligados série-paraleo para fazer as duas velocidades.

fchagas escreveu:Fuente del Mensaje
2 - Precisa de 1 cebolão no radiador, ou somente a ECU faz tudo?

Pelo esquema GM, todos os 2.2 não utilizam interruptor térmico no radiador. Veja se saem os pinos 6 e 23 da ECU para a caixa de relés na frente da bateria.

fchagas escreveu:Fuente del Mensaje Pergunta, consigo adaptar essa resistencia no atual eletroventilador que possuo? é seguro?

Adaptar dá, mas desconheço vectra B que utilize resistor no eletroventilador.

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje ou descrever como o carro se comporta: No percurso urbano ele tende a demorar a chegar em 82°c

Sua descrição parece bater com ausencia de válvula termostática.

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje a temperatura do painel estava passando dos 92°c, chegando lentamente até uns 94°c (

Lembre que a marcação do painel não é exata, é apenas indicativa. Não a toa removeram os números nos anos seguintes, e hoje em dia é raro ter algum carro que informe a real temperatura.

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje Certo, o meu Vectra acaba que não tem o cebolão na carcaça da válvula termostática, acredito que como descrevi na resposta acima ela fique naquele cavalete de alumínio junto da válvula EGR e da bobina correto? ou ainda pode ser que exista outro sensor no radiador?

Por ser 98, deve ter um na lateral direita do radiador (lado carona). No cavalete da bobina, fica o sensor do painel e o da ECU.

Utilizando a foto do chicote a venda no Mercado Livre para ilustrar, dá pra ver o conector de 3 vias do interruptor térmico (plug mais abaixo na foto) e do pressostato de alta (plug cinza redondo)

Imagem

Já este é dos modelos controlados pela ECU. Veja que não existe o plug do interruptor e o pressostato foi substituído por um transdutor de pressão (plug com borracha roxa, 3 pinos)

Imagem


Desconfio realmente que o mexanico tenha retirado a válvula termostática, antes de fazer essa revisão da bomba d'água ele era perfeito em relação á temperatura como vocês sempre comentaram sobre o funcionamento da temperatura no painel do Vectra.
Sobre qual dos chicotes está no meu carro precisarei ver amanhã, aí indico qual é dos dois, de certa forma precisarei verificar então 2 sensores, aquele ao lado da EGR apenas informa a temperatura para a ECU correto? então se eu remover ele com o carro ligado, que no meu caso ele imediatamente ligou o 2º estágio das ventoinhas, qual a funcionalidade do cebolão do radiador? comanda caso a ECU falhe?


Olhei hoje o sistema do meu, a princípio é o sistema que é do segundo chicote que o nosso amigo danrmp enviou a imagem, apenas não consegui identificar aonde fica o cebolão do radiador, simplesmente o cabo desce para a frente do carro entre o radiador e o condensador do ar e some por ali, terei que retirar o para-choques para ver aonde o cabo vai, as caixas lateriais do meu foram substituidas, acredito que ou o cebolção fica em outro local pela parte da frente ou não faço ideia do que o mechanico fez.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Ju_Bueno » 26 Out 2020, 09:31

O cebolão fica assim: (considere que a foto a bem dizer está de cabeça pra baixo)

Imagem

Se no seu não está aí nessa caixa lateral, então não usa cebolão.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Ju_Bueno » 26 Out 2020, 09:37

Rafael_sc escreveu:Fuente del Mensaje ...gostaria de saber sobre a mangueira de retorno para o reservatório e expansão, ela soh da retorno quando abre a válvula termostática, ou fica girando direto, no meu eu não vejo circular água a frio e quando quente a manqueira tá fria

Sempre observei nos meus carros (Vectra e Astra) que a água só retorna mesmo quando abre a termostática. A propósito, quando se retira líquido do sistema e depois completa, é por esse retorno que o ar é eliminado automaticamente (com o reservatório aberto).
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 26 Out 2020, 09:51

Na verdade este retorno não existe como retorno, ele nada mais é que uma mangueira de expansão que é exatamente isto tirar o ar do sistema e não se vê ela circular por ali pelo fato que a bomba com certeza empurra agua para o radiador mas por outro lado ela puxa também e sendo assim irá ela puxar pelas mangueiras mais grossas e como o reservatório é de expansão e não de circulação se esta mangueirinha fosse circular constantemente, este reservatório iria perder a função de expandir e liberar o vapor pela tampa e assim iria estourar algumas mangueira com mais frequência. Resumindo ali não circula água depois de fechado a não ser o excesso quando desligado e muito quente e praticamente imperceptível.
Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por danrmp » 26 Out 2020, 10:14

Sim, há um pequeno fluxo de água na mangueira fina que sai da termostática e vai para o reservatório.
Ela começa a aquecer pela passagem de água quente assim que o motor é ligado, pois ela fica antes da termostática fechada.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Ju_Bueno » 26 Out 2020, 10:17

Nos carros em que eu mexi, que eram 8 válvulas, essa mangueira vem do alto do radiador.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por danrmp » 26 Out 2020, 10:22

o 16V possui as duas.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 26 Out 2020, 12:23

Mas não espere que seja retorno e que fica circulando porque isto não acontece no 8V e sem este suspiro que fica no alto do radiador, seria impossível colocar agua nele. Se eu não me encano o 16 V tem antes da termostática uma saída para aquecer algo ali na TBI, não estou certo mas este é o motivo de ter mais uma e a que tem no radiador é apenas o suspiro mesmo e os 8 V não usa esta segunda.
Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por danrmp » 26 Out 2020, 14:18

No 16v o corpo de borboleta e a válvula PCV são alimentadas por uma saída atrás do cabeçote (junto com o alternador).

Na carcaça da termostática vai direto para o reservatório e há circulação de água.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 26 Out 2020, 14:28

oi galeirinha ,
FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje Olhei hoje o sistema do meu, a princípio é o sistema que é do segundo chicote que o nosso amigo danrmp enviou a imagem, apenas não consegui identificar aonde fica o cebolão do radiador, simplesmente o cabo desce para a frente do carro entre o radiador e o condensador do ar e some por ali, terei que retirar o para-choques para ver aonde o cabo vai, as caixas lateriais do meu foram substituidas, acredito que ou o cebolção fica em outro local pela parte da frente ou não faço ideia do que o mechanico fez.

o cebolao fica originalmente embaixo da mangueira que vai do radiador ate a termostatica, se tem cebolao tem chicote entao teria que procurar com calma .

Rafael_sc escreveu:Fuente del Mensaje Então, tava lendo o tópico o meu fica em 90, vai a 92 na cidade e não sai disso, na estrada ele baixa pra 85, e gostaria de saber sobre a mangueira de retorno para o reservatório e expansão, ela soh da retorno quando abre a válvula termostática, ou fica girando direto, no meu eu não vejo circular água a frio e quando quente a manqueira tá fria

os 16 valvulas tem duas mangueiras uma vai uma mangueira fina do radiador ate o reservatorio igual que no 8v , e a outra mangueira vem da termostatica ate o reservatorio , e aquele caninho que pasa na frente da tampa de valvulas , mais como falo o almeidao e para purga , o retorno mesmo ele vem do cano plastico atrais do motor e chega no reservatorio na parte de baixo dele . nao fica circulando agua como nos volks AP que retorna pela mangueira fina.
e como falo juliano essas mangueiras finas sao sempre ligadas nas partes mais altas do sistema para facilitar a saida do ar do radiador e bloko .

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 26 Out 2020, 14:33

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje No 16v o corpo de borboleta e a válvula PCV são alimentadas por uma saída atrás do cabeçote (junto com o alternador).

Na carcaça da termostática vai direto para o reservatório e há circulação de água.


sim a tbi no 16v e ligada a entrada vai da valvula antichamas PCV) ate a tbi e no retorno tem dois modelos um deles, o retorno vai da TBI ate fino do cano de agua,
e no outro modelo oretorno de agua da TBI vai ligada no retorno de agua do ar quente nese caso a mangueira do ar quente tem uma bifurcaçao no meio que sai a mangueira fina ate a TBI

fchagas
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Set 2020, 08:39
Nome Completo: Francislei S Chagas
Cidade: Sete Lagoas
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 45

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por fchagas » 27 Out 2020, 11:43

Bom dia pessoal,

Mantendo vcs informando sobre minha situação.

Depois da aula do Daniel (danrmp), e Almeidão, e ajuda do Felipe que me enviou umas fotos do dele (98), identifiquei que o meu vectroso esta com o chicote do arrefecimento gambiarrado, adaptaram para um radiador do vectra 97 com cebolão. Os porta relés estão ruins, derretidos ou quebrados, soldas mal feitas etc. Fusíveis errados (40 no lugar de 30, etc) muita fita isolante com muita emenda se posso chamar aquelas junções de emendas. Os reles n sei se estão bons.

Enfim, para a substituição de alguns porta reles originais ($ 50 cada) mas a troca dos reles, os conectores n estão bons, também precisaria substituir, no fritas dos ovos eu gastaria uns +/- $300 para deixar funcional (não perfeito) mas funcional.

Então resolvi comprar o chicote novo, vou perder meu outro rim, rsrsr mas vai ficar muito melhor.

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por FelipeVRS » 27 Out 2020, 15:21

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje O cebolão fica assim: (considere que a foto a bem dizer está de cabeça pra baixo)

Imagem

Se no seu não está aí nessa caixa lateral, então não usa cebolão.


Justamente estas saídas que você mostrou, ali fica um sinal circular, mas é fechado de plástico da própria caixa do radiador (se é que posso chamar assim kkk), e aquele chicote que passa por cima do radiador que é um plug com dois cabos sendo um preto e outro marrom, pelo que falei com o fchagas, poderia ser da ventoinha que fica na frente do condensador, existe no Vectra B de algum ano um sistema desta maneira apenas com o sensor de temperatura no cavalete da EGR informando a ECU sobre quando ligar os elétro-ventiladores ou realmente pode ser que o cebolão tenha sido isolado?, supostamente se for isolado isso deveria fazer acusar 100% do tempo no painel com a luz da injeção correto?

Edit.: Por desencargo de consiência por causa do tempo que estou com o carro, substituirei o sensor de temperatura que está no carro para um MTE 4051, já achei ele na minha cidade, está 57,00 reais a unidade.

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por FelipeVRS » 27 Out 2020, 17:00

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje O cebolão fica assim: (considere que a foto a bem dizer está de cabeça pra baixo)

Imagem

Se no seu não está aí nessa caixa lateral, então não usa cebolão.


Justamente estas saídas que você mostrou, ali fica um sinal circular, mas é fechado de plástico da própria caixa do radiador (se é que posso chamar assim kkk), e aquele chicote que passa por cima do radiador que é um plug com dois cabos sendo um preto e outro marrom, pelo que falei com o fchagas, poderia ser da ventoinha que fica na frente do condensador, existe no Vectra B de algum ano um sistema desta maneira apenas com o sensor de temperatura no cavalete da EGR informando a ECU sobre quando ligar os elétro-ventiladores ou realmente pode ser que o cebolão tenha sido isolado?, supostamente se for isolado isso deveria fazer acusar 100% do tempo no painel com a luz da injeção correto?

Edit.: Por desencargo de consiência por causa do tempo que estou com o carro, substituirei o sensor de temperatura que está no carro para um MTE 4051, já achei ele na minha cidade, está 57,00 reais a unidade.

Edit 2, li um outro tópico em que era comentado de Vectras que não possuem cebolão, deve ser o meu caso, então com disse acima substituirei o sensor de temperatura, na verdade já fiz um orçamento das peças que realmente pretendo substituir:

Fiz um orçamento pensando em gabaritar o arrefecimento do Vectra em relação ao funcionamento com as principais peças que ainda não mexi:
Sensor de temperatura MTE 4051: R$ 57,00
Válvula termostática MTE VT373.82: R$ 175,00
Radiador Viscondi (Sempre em alumínio brasado, tem também da marca Valéo sob emcomenda), verifiquei em 3 lugares diferentes valores do Viscondi brasado: 1º: R$ 350,00, 2º: R$ 550,00 e 3º: R$ 750,00, vou verificar pessoalmente eles cuidando se ele realmente é o brasado de palheta e não o tubular.

Estou pensando em fazer isso pois me basseie na seguinte análise, liguei o carro uns minutos, no meu caso sem abrir um parafuso sequer do carro, provavelmente ele não tenha válvula termostática ou ela travou aberta, então a água circula 100% do tempo, e a segunda verificação que fiz e refarei de novo é em relação ao radiador, na mangueira da esquerda (olhando o carro de frente) ela estava amornando, já a mangueira da direita, nesta mesma perspectiva do carro estava fria, fria o que me faz pensar no radiador totalmente entupido, correto isso pessoal?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 27 Out 2020, 23:31

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje liguei o carro uns minutos, no meu caso sem abrir um parafuso sequer do carro, provavelmente ele não tenha válvula termostática ou ela travou aberta, então a água circula 100% do tempo, e a segunda verificação que fiz e refarei de novo é em relação ao radiador, na mangueira da esquerda (olhando o carro de frente) ela estava amornando, já a mangueira da direita, nesta mesma perspectiva do carro estava fria, fria o que me faz pensar no radiador totalmente entupido, correto isso pessoal?


so desmontando para ver , a termostatica pode ficar parcialmente aberta (travada) e deixa pasar agua o tempo tudo , mais nao chega a abrir totalmente e o fluxo nao da conta . foi asim no meu carro .
os radiador de reposicao geralmente e um modelo unico que no lugar dos dois cebolao tem duas tampas com sua respectiva junta.
o radiador do meu carro estaba entupido de barro, e nao foi muito dificil checar colque uma termostatica nova e tirei a mangueira que vai do radiador ate a termostatica , fui colocando agua no reservatori esperando que vaze pela boca do radiador que nao tinha a mangueira instalada so que na estaba tao entupido que mesmo sem a mangueira a agua chegaba a subir o nivel no reservatorio.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 28 Out 2020, 08:35

O Alumínio por incrível que pareça é bem corrosivo com agua e cria um zinabre nele tapando as passagens. Dificilmente um radiador sobreviva a este problema se ele não usa um aditivo correto e posso dizer que os bons são bem pouco, portanto se nunca usou este bom aditivo, dificilmente ele estará bom. Já comentei várias vezes que a pressão da bomba é bem pouca e quando em marcha lenta ou baixa aceleração é a hora que ela menos tem força para fazer circular e é a hora que mais se precisa dele e sem contar que a circulação do cabeçote é livre e qualquer impedimento no radiador vai fazer ela ficar circulando somente no cabeçote e só esquentando e por isto o radiador precisa está 100% limpo para poder empurrar a agua que passou pelo cabeçote e fazer ela ir para o radiador e ser refrigerada para ter uma temperatura ideal a qual não prejudica o motor.

Este é o erro de muitos mecânicos, coloca agua de um lado e sai do outro sobre pressão, mas esquecem que a agua vai encontrar o caminho mais fácil e o mais fácil é ficar circulando no cabeçote e o teste sobre pressão é errado. 10% dele tapado já é problema e um mecânico nunca sabe se ele tem 10% tapado e o radiador é uma peça de duas notas 10 ou 0.
Imagem

398 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 133 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.