O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaTroca de modulo de injeção.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

41 mensagens
Renod 5
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 17 Mai 2016, 00:32
Nome Completo: Renod da silva
Cidade: Soledade
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Troca da central do Vectra 8v pela do 16v

por Renod 5 » 11 Jun 2020, 19:22

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Renod 5 escreveu:Fuente del Mensaje :47: então galera, queria saber se é possível colocar a central do Vectra 2.0 16 v no Vectra 8v, se precisa muita adaptação, ou se só adaptar o sensor de fase e fazer o procedimento de desbloqueio já é suficiente pra dar partida


oi gero curiosidade , de cual seria o motivo , mais tudo e posivel na mecanica, no caso de adaptar o sensor de face na polia do comando teria que vercomo facer o resalto na polia ja que o sensor de face e do tipo hall, nao tenho presente mais teria que comparar a polia do 16v com a do 8 para ver a posivilidade de trocar a polia e criar um soporte com regulagem para o sensor ja que ele mede o ponto do comando e sempre e bom conseguir uma regulagem caso fique um pouquinho fora .
o carro em teoria deveria rodar sim , mais nas adaptacoes e sempre test e error , se vc facer o projeto eu vou acompanhar

Eu tenho um GLS 2.0 98 e ele tem o câmbio bem longo, é bem econômico na rodovia , e pelo fato do 16v ser sequencial ficaria mais econômico ainda, a central no mercado livre do 2.0 16v é bem barata e o encaixe é o mesmo, pelo que vi ela corrige a diferença no tempo de injeção que deve ser diferente por causa do maior fluxo de ar e compressão do 16v, a dúvida que fica é se os pinos dos sensores são iguais tipo atuador de marcha lenta e por aí vai, pq se for é muito pouca adaptação que teria que ser feito e aí ia valer a pena, só que pela internet não achei ninguém que tenha feito isso

Renod 5
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 17 Mai 2016, 00:32
Nome Completo: Renod da silva
Cidade: Soledade
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Troca de modulo de injeção.

por Renod 5 » 11 Jun 2020, 21:44

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Não precisa. Injeçnao sequencial no momento que não detecta a fase do motor, trabalha como uma injeção nao-sequencial comum.

Se o carro não pega, tem mais coisa a olhar, a começar pelo imobilizador.

Ele trocou só o chicote, pensei que tinha sido a central, aliás não sabia desse detalhe, eu tinha um A3 1.8 20v que deu problema no sensor de fase e não pegava, Marea também não pega sem sensor de fase, por isso achei que poderia ser, então nesse caso o módulo de injeção do Vectra 16v é plug an play no 8v, só fazer o procedimento de desbloqueio?

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Troca de modulo de injeção.

por danrmp » 11 Jun 2020, 22:07

Não sei se é compatível. tem que estudar os esquemas e pinagens.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca de modulo de injeção.

por chirola » 14 Jun 2020, 15:23

[quote="[/quote]


Eu tenho um GLS 2.0 98 e ele tem o câmbio bem longo, é bem econômico na rodovia , e pelo fato do 16v ser sequencial ficaria mais econômico ainda, a central no mercado livre do 2.0 16v é bem barata e o encaixe é o mesmo, pelo que vi ela corrige a diferença no tempo de injeção que deve ser diferente por causa do maior fluxo de ar e compressão do 16v, a dúvida que fica é se os pinos dos sensores são iguais tipo atuador de marcha lenta e por aí vai, pq se for é muito pouca adaptação que teria que ser feito e aí ia valer a pena, só que pela internet não achei ninguém que tenha feito isso[/quote]


o modulo do 2.0 16v da partida sem o senso ligado ,
uma vez que meu carro foi para a oficina para tirar o cabecote na hora da entrega a luz da injecao estaba acesa e chegando em casa foi procurar o porque , o motivo era o plug do sensor de face do comando desligado , o carro ligaba normal andaba meio amarrado , mais ligaba e andaba.
sim o sensor de face controla o tempo de injecao , e o de rotacao o tempo de ignucao , esta correto

Renod 5
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 17 Mai 2016, 00:32
Nome Completo: Renod da silva
Cidade: Soledade
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Troca de modulo de injeção.

por Renod 5 » 21 Jun 2020, 12:21

Só pra dar uma atualizada no projeto, comprei a central D6 acredito que ela seja do Vectra 2.0 de 136cv, comprei ela pela compreensão do motor ser mais próxima, tem a B3 que acredito que seja do 141cv, alguém sabe qual a diferença delas? A polia de exaustão tem o mesmo encaixe e o mesmo número de dentes também, acredito que ela de certo, aí é só fazer um suporte do sensor de fase com regulagem pra acertar a posição

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca de modulo de injeção.

por chirola » 21 Jun 2020, 17:23

Renod 5 escreveu:Fuente del Mensaje Só pra dar uma atualizada no projeto, comprei a central D6 acredito que ela seja do Vectra 2.0 de 136cv, comprei ela pela compreensão do motor ser mais próxima, tem a B3 que acredito que seja do 141cv, alguém sabe qual a diferença delas? A polia de exaustão tem o mesmo encaixe e o mesmo número de dentes também, acredito que ela de certo, aí é só fazer um suporte do sensor de fase com regulagem pra acertar a posição

cara bem legal o projeto , a diferenca geralmente das potencas e por programacao da central levando a curva de torque e potenca dentro do giro que a montadora procura , e tem tambem coisa de conseguir emicoes de poluentes e entrar dentro de potencas que favorece os impostos para as fabricas .

ivanduarte8894
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Mar 2020, 06:49
Nome Completo: Ivan Willian de Barros Rodrigues Duarte
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 35

Troca de modulo de injeção.

por ivanduarte8894 » 05 Set 2020, 10:37

Bom dia Galera, Recentemente adquiri um Vectra 2.2 8v mas começou a dar problemas na injeção, luz acendendo direto
Levei em um mecânico que disse que o módulo está com uma falha intermitente e que precisaria ser trocado, porém tenho um grande amigo que comprou uma injeção de Vectra 2.0 8v para adaptar em um monza, mas acabou que vendeu o Monza e a injeção do Vectra ficou com ele e disse quee daria o módulo, mas a minha dúvida é se o módulo do 2.0 é compatível com o meu 2.2, vi que os encaixes do chicote são mas gostaria de saber se ele configura no meu carro sem nenhum problema

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Troca de modulo de injeção.

por danrmp » 05 Set 2020, 10:48

não. são diferentes.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca de modulo de injeção.

por chirola » 05 Set 2020, 11:05

ivanduarte8894 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia Galera, Recentemente adquiri um Vectra 2.2 8v mas começou a dar problemas na injeção, luz acendendo direto
Levei em um mecânico que disse que o módulo está com uma falha intermitente e que precisaria ser trocado, porém tenho um grande amigo que comprou uma injeção de Vectra 2.0 8v para adaptar em um monza, mas acabou que vendeu o Monza e a injeção do Vectra ficou com ele e disse quee daria o módulo, mas a minha dúvida é se o módulo do 2.0 é compatível com o meu 2.2, vi que os encaixes do chicote são mas gostaria de saber se ele configura no meu carro sem nenhum problema


a que chamaria um mecanico de falha intermitente , ele foi generico de mais . no geral a luz acusa defeito em algum sensor ou atuador nao nela mesmo raro

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Troca de modulo de injeção.

por danrmp » 05 Set 2020, 11:12

\Sim. esqueci de perguntar quais os erros armazenados e os parâmetros.

ECU pifar acontece, mas é difícil. Na maioria das vezes é quando o mecânico não sabe o que é e chuta que é modulo.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca de modulo de injeção.

por chirola » 05 Set 2020, 11:16

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje \Sim. esqueci de perguntar quais os erros armazenados e os parâmetros.

ECU pifar acontece, mas é difícil. Na maioria das vezes é quando o mecânico não sabe o que é e chuta que é modulo.


nos casos que vi modulos com defeito na maioria nao acendia a luz , e se acendia a luz era porque tinha queimado alguma entrada de algum sensor , bem raro,
sao esas as oras que eu queria ter um scaner em casa

Renod 5
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 17 Mai 2016, 00:32
Nome Completo: Renod da silva
Cidade: Soledade
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Troca de modulo de injeção.

por Renod 5 » 28 Jun 2021, 18:29

Só pra dá uma atualizada, tinha desistido de trocar a central de injeção do 2.0 8v pelo 2.0 16v por que o vendedor do mercado livre tinha cancelado a venda, mas semana passada achei um com chave e imobilizador e comprei, chegou hj e coloquei ele e o carro deu partida normal, mas ficou muito amarado pra andar, acredito que colocando o sensor de fase e o de detonação ele fique bom

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca de modulo de injeção.

por chirola » 30 Jun 2021, 00:00

Renod 5 escreveu:Fuente del Mensaje Só pra dá uma atualizada, tinha desistido de trocar a central de injeção do 2.0 8v pelo 2.0 16v por que o vendedor do mercado livre tinha cancelado a venda, mas semana passada achei um com chave e imobilizador e comprei, chegou hj e coloquei ele e o carro deu partida normal, mas ficou muito amarado pra andar, acredito que colocando o sensor de fase e o de detonação ele fique bom


Sim o sensor de fase cuando não e detetado pelo modulo ele atrasa o ponto e fica amarrado mesmo, o sensor de detonação e filme de adaptar ele é parafusado no bloco , já o sensor de fase ele tem ponto e é quem da o sinal para o tempo de injeção se conseguir acertar o ponto dele vai ficar top e vai sentir que gasta menos por causa da injeção sequencial , abria que estudar o ressalto da polia do 16v para ver como chegar no ponto do sensor ou ver se da para adaptar a polia mesmo , o soporte do sensor e ate fácil de fabricar.
Acho bem legal cuando alguem faz um projeto novo , vai atualizando para ver acompanhar e tentar ajudar em alguma coisa

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca de modulo de injeção.

por Almeidão » 30 Jun 2021, 07:36

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Renod 5 escreveu:Fuente del Mensaje Só pra dá uma atualizada, tinha desistido de trocar a central de injeção do 2.0 8v pelo 2.0 16v por que o vendedor do mercado livre tinha cancelado a venda, mas semana passada achei um com chave e imobilizador e comprei, chegou hj e coloquei ele e o carro deu partida normal, mas ficou muito amarado pra andar, acredito que colocando o sensor de fase e o de detonação ele fique bom


Sim o sensor de fase cuando não e detetado pelo modulo ele atrasa o ponto e fica amarrado mesmo, o sensor de detonação e filme de adaptar ele é parafusado no bloco , já o sensor de fase ele tem ponto e é quem da o sinal para o tempo de injeção se conseguir acertar o ponto dele vai ficar top e vai sentir que gasta menos por causa da injeção sequencial , abria que estudar o ressalto da polia do 16v para ver como chegar no ponto do sensor ou ver se da para adaptar a polia mesmo , o soporte do sensor e ate fácil de fabricar.
Acho bem legal cuando alguem faz um projeto novo , vai atualizando para ver acompanhar e tentar ajudar em alguma coisa


Chirola sempre tive duvida sobre o sensor de detonação, digo isto porque comprei um motor que tem este sensor, mas como eu uso minha central do 97 8V e não quis mudar nada, deixei como estava e não usei o sensor que sinceramente não me lembro, mas acho que está ainda preso no motor e não faço a mínima ideia se tem como ligar ele com a minha central.
Minha pergunta é: Como funciona isto no meu carro que é mais antigo sem este sensor? Como a central lê sobre a detonação? Ou simplesmente não existe nada e ela não lê isto?
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca de modulo de injeção.

por chirola » 30 Jun 2021, 13:23

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Minha pergunta é: Como funciona isto no meu carro que é mais antigo sem este sensor? Como a central lê sobre a detonação? Ou simplesmente não existe nada e ela não lê isto?


o sensor de detonaçao ele fica preso no bloco como vc jadeve ter visto e caso detectar detonaçao atrasa o ponto para nao ter detonaçao , ele é ativado pela bibraçao do motor e transforma a vibraçao em uma onda eletrica que é interpretada pela central , a onda e variavel dependendo do regimen .
falando de forma facil de entender seria mais ou menos asim , tem uma onda com cuatro exploçoes sempre no mesmo tempo e ordem, se algum cilindro explota fora do tempo ele sai do ritmo e a central atrasa o ponto ate a onda encaixar as exploçoes nos tempos corretos denovo e as cuatro exploçoes tenham a mesma intensidade.
tem pouco trabalho hoje entao fiz uma grafica facil de interpretar o sensor tem um sinal continuo e com cada exploçao ele sofre uma interferencia (chamado asim de forma grosera para entender)

Imagem

imagino que uma bobina defeituosa que nao da as 4 faisca parelhas , cabo de vela ou vela ruim pode interferir na intensidade do sinal e modificar o ponto do carro

para instalar o sensor , nao sei se o modulo esta programado para iso , ou tem como programar .

Renod 5
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 17 Mai 2016, 00:32
Nome Completo: Renod da silva
Cidade: Soledade
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Troca de modulo de injeção.

por Renod 5 » 30 Jun 2021, 18:57

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Minha pergunta é: Como funciona isto no meu carro que é mais antigo sem este sensor? Como a central lê sobre a detonação? Ou simplesmente não existe nada e ela não lê isto?


o sensor de detonaçao ele fica preso no bloco como vc jadeve ter visto e caso detectar detonaçao atrasa o ponto para nao ter detonaçao , ele é ativado pela bibraçao do motor e transforma a vibraçao em uma onda eletrica que é interpretada pela central , a onda e variavel dependendo do regimen .
falando de forma facil de entender seria mais ou menos asim , tem uma onda com cuatro exploçoes sempre no mesmo tempo e ordem, se algum cilindro explota fora do tempo ele sai do ritmo e a central atrasa o ponto ate a onda encaixar as exploçoes nos tempos corretos denovo e as cuatro exploçoes tenham a mesma intensidade.
tem pouco trabalho hoje entao fiz uma grafica facil de interpretar o sensor tem um sinal continuo e com cada exploçao ele sofre uma interferencia (chamado asim de forma grosera para entender)

Imagem

imagino que uma bobina defeituosa que nao da as 4 faisca parelhas , cabo de vela ou vela ruim pode interferir na intensidade do sinal e modificar o ponto do carro

para instalar o sensor , nao sei se o modulo esta programado para iso , ou tem como programar .

Agora veio uma dúvida, os 2.0 8v não tem sensor de detonação, mas no módulo tem os três pinos, será se colocando o sensor ele reconhece e funciona? Ou não tem nada naqueles pinos?

Renod 5
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 17 Mai 2016, 00:32
Nome Completo: Renod da silva
Cidade: Soledade
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Troca de modulo de injeção.

por Renod 5 » 30 Jun 2021, 19:05

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Renod 5 escreveu:Fuente del Mensaje Só pra dá uma atualizada, tinha desistido de trocar a central de injeção do 2.0 8v pelo 2.0 16v por que o vendedor do mercado livre tinha cancelado a venda, mas semana passada achei um com chave e imobilizador e comprei, chegou hj e coloquei ele e o carro deu partida normal, mas ficou muito amarado pra andar, acredito que colocando o sensor de fase e o de detonação ele fique bom


Sim o sensor de fase cuando não e detetado pelo modulo ele atrasa o ponto e fica amarrado mesmo, o sensor de detonação e filme de adaptar ele é parafusado no bloco , já o sensor de fase ele tem ponto e é quem da o sinal para o tempo de injeção se conseguir acertar o ponto dele vai ficar top e vai sentir que gasta menos por causa da injeção sequencial , abria que estudar o ressalto da polia do 16v para ver como chegar no ponto do sensor ou ver se da para adaptar a polia mesmo , o soporte do sensor e ate fácil de fabricar.
Acho bem legal cuando alguem faz um projeto novo , vai atualizando para ver acompanhar e tentar ajudar em alguma coisa

A polia de escape do 16v da certo, é o mesmo tamanho e mesmo número de dentes, hj fui no desmanche atrás dela e só tinha um Vectra e era 8v, já soldei os fios do sensor de fase e detonação no módulo, soldei por dentro e fiz um furo na lateral dele pra passar os fios, não pretendo mexer no chicote original do carro, agora o próximo passo é conseguir a polia, vou procurar primeiro nos desmanches, se não conseguir aí vou comprar no mercado livre, e o sensor de detonação vai ser tranquilo porque já tem o lugar dele no bloco, o mais difícil mesmo vai ser achar o ponto do sensor de fase, mas acredito que levando numa oficina top e colocando no osciloscópio de certo,

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca de modulo de injeção.

por chirola » 01 Jul 2021, 12:55

Renod 5 escreveu:Fuente del Mensaje Agora veio uma dúvida, os 2.0 8v não tem sensor de detonação, mas no módulo tem os três pinos, será se colocando o sensor ele reconhece e funciona? Ou não tem nada naqueles pinos?

nao tem ideia mesmo esa fico devendo .

Renod 5 escreveu:Fuente del Mensaje polia de escape do 16v da certo, é o mesmo tamanho e mesmo número de dentes, hj fui no desmanche atrás dela e só tinha um Vectra e era 8v, já soldei os fios do sensor de fase e detonação no módulo, soldei por dentro e fiz um furo na lateral dele pra passar os fios, não pretendo mexer no chicote original do carro, agora o próximo passo é conseguir a polia, vou procurar primeiro nos desmanches, se não conseguir aí vou comprar no mercado livre, e o sensor de detonação vai ser tranquilo porque já tem o lugar dele no bloco, o mais difícil mesmo vai ser achar o ponto do sensor de fase, mas acredito que levando numa oficina top e colocando no osciloscópio de certo,


coloca silicone preto no furo que vc fez no modulo para nao entrar humidade.
ideia , ou pelomenos o que eu tentaria facer para acertar a posiçao da polia .
o sensor de fase faz a leitura na polia de descarga enta a posiçao da polia tem que ser descarga nao tem outra posiçao .
olhando a polia do 8v e a posiçao dela no ponto difere porque a do 8v marca o ponto no meio dos dentes e a do 16v de descarga marca no dente mesmo , e coisa de 2 milimetros entao e facil de resolver com regulagem , o sensor de fase fica na esquerda da polia entao o furo de soporte do bloco nao vai ter como utilizar para fixar o sensor ja que no 16v a polia fica desfasada para a esquerda (olhando o motor de frente).
Imagem
a linha vermelha marca o ponto do 8v se colocar pela polia interna do birabrequim e a bermelha e a marca da carcaza (muita gente sabe que nao coincide mesmo )e a marca da carcaza fica justo no dente entao seria a referença que eu tomaria para a nova polia do 16v asim fica ate facil colocar no ponto (sempre na marca de exaust da polia do 16v )
Imagem
pode ver que a marca da polia do do 16v fica bem no dente entao como fale colocaria a marca da polia alinhada com a marca da carcaza do 8v , tem que furar a polia do 16v para encaixar no pino guia do comando 8v e nao e dificil se utilizar as marcas como falei so alinha uma polia em cima da outra com as marcas alinhadas e maca o foro do 8v na polia do 16v e fura asim ela encaixa na posiçao certa e nao tem dor de cabeça para montar e colocar no ponto .

como fale o sensor fica na esquerda entao vai ter que fabricar un soporte mesmo , pode ser uma chapa firme parafusada no bloco aonde posa fixar o sensor .
o sensor e fixo so com um parafuso na parte inferior dele o que permite corregir facilmente ou facer alguma regulagem aomentando o furo dele tipo corredeira caso for nesesario , e a posiçao nao e tao dificil asim para achar pelo que vi ,
Imagem
a polia tem o resalto da fase ocupando a metade dela e pelo que vi o ponto fica justo aonde acaba uma fase e comensa a outra (meio logico ne)
Imagem
alinha amarela e a posiçao de referença que eu tomaria para a posiçao do sensor de fase utilizando o resalto da polia como guia a linha imaginaria pega justino aonde acaba a parte preta do sensor , imagino que um grau a mais ou a menos pode ser corregido com regulagem que seria facil de facer como fale acima .
ou derepente nao tem nesecidade imagina que o caro roda sem sensor ou ate com a correia um dente fora , e garanto o retardado do mecanico tinha montado meu carro um dente fora e fique rodando um mes ate ter tempo de checar em casa e corregir .

Renod 5
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 17 Mai 2016, 00:32
Nome Completo: Renod da silva
Cidade: Soledade
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Troca de modulo de injeção.

por Renod 5 » 02 Jul 2021, 01:19

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Renod 5 escreveu:Fuente del Mensaje Agora veio uma dúvida, os 2.0 8v não tem sensor de detonação, mas no módulo tem os três pinos, será se colocando o sensor ele reconhece e funciona? Ou não tem nada naqueles pinos?

nao tem ideia mesmo esa fico devendo .

Renod 5 escreveu:Fuente del Mensaje polia de escape do 16v da certo, é o mesmo tamanho e mesmo número de dentes, hj fui no desmanche atrás dela e só tinha um Vectra e era 8v, já soldei os fios do sensor de fase e detonação no módulo, soldei por dentro e fiz um furo na lateral dele pra passar os fios, não pretendo mexer no chicote original do carro, agora o próximo passo é conseguir a polia, vou procurar primeiro nos desmanches, se não conseguir aí vou comprar no mercado livre, e o sensor de detonação vai ser tranquilo porque já tem o lugar dele no bloco, o mais difícil mesmo vai ser achar o ponto do sensor de fase, mas acredito que levando numa oficina top e colocando no osciloscópio de certo,


coloca silicone preto no furo que vc fez no modulo para nao entrar humidade.
ideia , ou pelomenos o que eu tentaria facer para acertar a posiçao da polia .
o sensor de fase faz a leitura na polia de descarga enta a posiçao da polia tem que ser descarga nao tem outra posiçao .
olhando a polia do 8v e a posiçao dela no ponto difere porque a do 8v marca o ponto no meio dos dentes e a do 16v de descarga marca no dente mesmo , e coisa de 2 milimetros entao e facil de resolver com regulagem , o sensor de fase fica na esquerda da polia entao o furo de soporte do bloco nao vai ter como utilizar para fixar o sensor ja que no 16v a polia fica desfasada para a esquerda (olhando o motor de frente).
Imagem
a linha vermelha marca o ponto do 8v se colocar pela polia interna do birabrequim e a bermelha e a marca da carcaza (muita gente sabe que nao coincide mesmo )e a marca da carcaza fica justo no dente entao seria a referença que eu tomaria para a nova polia do 16v asim fica ate facil colocar no ponto (sempre na marca de exaust da polia do 16v )
Imagem
pode ver que a marca da polia do do 16v fica bem no dente entao como fale colocaria a marca da polia alinhada com a marca da carcaza do 8v , tem que furar a polia do 16v para encaixar no pino guia do comando 8v e nao e dificil se utilizar as marcas como falei so alinha uma polia em cima da outra com as marcas alinhadas e maca o foro do 8v na polia do 16v e fura asim ela encaixa na posiçao certa e nao tem dor de cabeça para montar e colocar no ponto .

como fale o sensor fica na esquerda entao vai ter que fabricar un soporte mesmo , pode ser uma chapa firme parafusada no bloco aonde posa fixar o sensor .
o sensor e fixo so com um parafuso na parte inferior dele o que permite corregir facilmente ou facer alguma regulagem aomentando o furo dele tipo corredeira caso for nesesario , e a posiçao nao e tao dificil asim para achar pelo que vi ,
Imagem
a polia tem o resalto da fase ocupando a metade dela e pelo que vi o ponto fica justo aonde acaba uma fase e comensa a outra (meio logico ne)
Imagem
alinha amarela e a posiçao de referença que eu tomaria para a posiçao do sensor de fase utilizando o resalto da polia como guia a linha imaginaria pega justino aonde acaba a parte preta do sensor , imagino que um grau a mais ou a menos pode ser corregido com regulagem que seria facil de facer como fale acima .
ou derepente nao tem nesecidade imagina que o caro roda sem sensor ou ate com a correia um dente fora , e garanto o retardado do mecanico tinha montado meu carro um dente fora e fique rodando um mes ate ter tempo de checar em casa e corregir .

Vlw, vai ajudar muito essas dicas, essa de fazer o furo colocando uma polia sobre a outra eu não tinha pensado, até porque eu ia colocar em um dos furos dela mesmo e fazer uma marca nova, comprei o sensor de fase e a polia hj no mercado livre, vai demorar umas duas semanas pra chegar, eu tinha pensado em colocar o sensor na frente da polia, assim ele vai lá pro lado direito e fica muito fácil fazer o suporte pq da pra usar o furo da capa pra prender, não sei se vai ter espaço pra colocar atrás, também não sei se o sensor lê direito o lado da frente por que tem umas letras, quando chegar a polia eu vou estudar bem como fazer, se ficar muito fora a posição pelo que vi acende a luz da injeção, acredito que vai ser fácil acertar a posição do sensor de fase, eu vou ir tirando foto, depois se der certo e ficar bom eu coloco aqui ou da pra fazer tipo um passo a passo caso alguém queira copiar, tem doido pra tudo não é mesmo kkk

[Junior
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Ago 2023, 22:47
Nome Completo: Jr alto mecânica
Cidade: URUAÇU
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Idade: 32

Troca de modulo de injeção.

por [Junior » 10 Set 2023, 19:50

Boa noite amigos tenho um vectra b 2.2 16v at não tem sinal no conector do sensor de temperatura testei o chicote e troquei o sensor mas não resolveu então e a central alguém pode me dar alguma dica desde já agradeço :88:

41 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 164 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.