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Pedro Josino
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Silencioso traseiro

por Pedro Josino » 22 Out 2013, 14:32

Olá amigos,

Venho mais uma vez, apresentar um problema que tenho tido com o meu carro, em busca de uma possível solução para o meu problema. Vou classificar os eventos pelas datas.

28 de Julho de 2008
Aquisição do veículo zero quilômetro.

08 de Junho de 2009
Aos 15.481Km foi substituído pela primeira vez o silencioso traseiro (2º equipamento desse instalado no carro).

13 de Junho de 2011
Aos 34.331Km foi substituído pela segunda vez o silencioso traseiro (3º equipamento desse instalado no carro).

15 de Outubro de 2013
Aos 52.244Km constatei novamente a necessidade da substituição do silencioso traseiro. As outras substituições foram feitas em garantia do veículo, essa será a primeira vez que irei precisar substituir fora da garantia.

As duas vezes que esse componente foi substituído, foi adotado o modelo de código 93353258 como substituto (consta na OS). Cotei essa peça na concessionária e tem o custo de R$ 840,76 com 15% de desconto à vista. Em uma loja de escapamento aqui na cidade, tem o silencioso com o mesmo modelo do original da marca MASTRA que segundo o vendedor é linha de montagem, com a ponteira cromada por R$ 350,00.

O carro é abastecido sempre com Gasolina aditivada e noto que sempre ele expulsa água pelo escapamento. Já troquei de posto para medir consumo e mesmo com gasolina de postos diferentes, existe essa água sendo expelida pelo escapamento. Já li pessoas dizendo que essa água é resultante do processo químico que acontece com os gases liberados quando ele passa pelo catalisador.

O que me incomoda é o fato de em 5 anos, haver a necessidade de colocar um 4º silencioso traseiro pois todos oxidam da mesma forma e furam, ficando aquele barulho de carro velho. O atual ainda não furou mas é questão de tempo.

Não sei se vale a pena investir tanto no Genuíno GM ou colocar o mais barato, pois imagino que não vá durar dois anos.

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Alguém me da uma luz! Será que tenho problema no catalisador? Na sonda lambda? No combustível? Na ignição? Ou é normal? :13:

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Re: Silencioso traseiro

por Arquiteto » 22 Out 2013, 14:40

acredito que o problema esteja + em função do combustivel e carro que roda pouco ...

media de 10mil por ano talvez em trajeto curtos ...

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Re: Silencioso traseiro

por sidnei cbm » 22 Out 2013, 15:07

Troquei o meu recentemente e coloquei um modelo genérico. Custou 210,00 da Tupper . O modelo é semelhante a esse. Não mudou nada em relação ao barulho e desempenho. A ponteira fica bem certinha, junto ao para choque.

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Re: Silencioso traseiro

por Bruno Cesário » 22 Out 2013, 15:20

O bom do original é que tem uma espécie de camada protetora, só é salgado.
:52:

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Re: Silencioso traseiro

por Alcir Andreoni » 22 Out 2013, 15:22

Meu relato.

Meu carro está começando agora a dar sinais de furos no silencioso. Chegou agora aos 47.600km. Rodei com ele 18.500km em 20 meses, ou seja quase 1.000km por mês.

A Mastra é uma marca excelente para escapamentos, eu recomendo, mas segundo os experts no assunto igual ao original é Arwin.

No seu caso eu acredito que seja combustível ruim...
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Isso deixa marcas profundas!

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Janderson
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Re: Silencioso traseiro

por Janderson » 22 Out 2013, 19:57

Acredito em combustível ruim ou algum outro problema, é muito escapamento em pouco tempo...

Veja meu exemplo, e isso que não sou exemplo pra ninguém em matéria de km percorrida:

O Vectra Elegance é de metade de 2007, mais precisamente de agosto, pouquissimo rodado, agora fechei 3 mil kms nele, e o escape é originalíssimo, sem uma marquinha sequer e nenhuma oxidação externa, tá do jeito que saiu da fábrica, brilhando.

O Elite estou indo para os 7 mil kms, ele é 2010, o escape tá como no dia que colocaram ele na linha de montagem.

O do CD tá bichado, começou a furar ano passado, mas não está do jeito do seu ainda, tá mais é com o miolo solto internamente e fazendo barulho, estou segurando ele assim já vai fazer quase um ano, mas ainda vou trocar esse ano e pelo original, mesmo que custe mil reais, pois se original durou praticamente 10 anos então eu tô no lucro, isso que estou com 43 mil kms no CD.

Considerações:

Saí muita água mesmo pelo escape, em todos os nossos carros aqui de casa e em todos que passaram por aqui, perfeitamente normal, é do catalisador mesmo, chega a molhar e bem o chão da garagem, mas quando o motor tá quente não tem água não.

Pelo que olhei no Elegance o silencioso original é fabricado pela Mastra, tem inclusive o logo da Mastra bem pequeninho estampado ao lado do nº da GM, já o do CD é Magnetti Marelli, o do Elite não obrservei, mas acredito ser Mastra também.

Tem diferenças sim entre o comprado em concessionária e o mercado de reposição, mesmo sendo Mastra os dois vai haver diferenças, o feito para o mercado de reposição é feito com materiais de segunda linha na estampagem, é fabricado com chapa galvanizada, enquanto o mesmo escape, feito pela mesma fabricante mas para a linha de montagem e de reposição em concessionárias é feito em chapa aluminizada, isso influencia em muito a vida útil da peça, por fora, olhando os dois , um leigo nunca vai saber qual é qual, até para o mais experiente é impossível as vezes saber qual escape é genuíno, mas se olhar atentamente o de chapa aluminizada tem um brilho, enquanto o galvanizado é meio fosco e o material com aparência de granulado.

Historinha que vou contar e que ví ao vivo e acores aqui em Poa, uma concessionária GM famosa, em bairro e localização nobre (não vou citar o nome) , o cliente chegava lá para trocar o escape e eles trocavam falando que era original GM, porémmmm...., porém eles compravam de um atacadista o Mastra 2ª linha com o selo e a escrita estampado na peça escrita original, pagavam para o Sr. dono dessa distribuidora de escapes algo em torno de uns 100 reais, pois pagavam menos ainda que um cliente normal pois compravam em quantidade, daí cobravam do clinte que mandou trocar a peça o valor de tabela da GM, algo em torno de 600, 700, 800 reais conforme o modelo do carro, imaginem o lucro que eles tinham !!! , como descobri ? , porque fui na fonte uma vez que eu estava apertado $$ e o dono da distribuidora me disse que vendia para tal concessionária, e eu lá esperando trocar e me chega uma Montana com o logo da concessionária GM e levou um mega carregamento de escapes, é muita cara de pau né, tem que ver se não é isso que estão fazendo contigo Pedro, fica esperto.

Levei muito tufo com escape, principalmente por andar pouco com o carro, isso é o maior vilão do escape, ao andar pouco o escape não esquenta e a água fica parada no fundo do bojo e assim apodrece tudo, passei um aperto com um Astra sedan 16V que a gente tinha, troquei o escape original com apenas 5 mil kms, completamente podre, daí que descobri que era Mastra e descobri a tramóia dessa concessionária, mas então, era uma época que eu andava pouco e desligava o carro ou esquentava ele na garagem mas por tempo insuficiente de esquentar o escape, a partir de então começei a esquentar o carro (quando não saio com ele) na garagem até parar de sair água no escape, só daí desligo ele, e não faço percursos curtos sem deixar esquentar bem o escape, se chego em casa e o carro tá meio frio deixo ele ligado até parar a água, desde então nunca mais tive problema com escape, e isso que aqui ainda no sul é frio, o que agrava o apodrecimento do escape, coisa que achei estranho o teu estar assim pois aí em Natal é quase sempre clima quente né ?

Resumindo, quer ter escape por um bom tempo a fórmula é a seguinte:

-Gasolina de qualidade, pra quem roda pouco tem que ser a Podium, não tem jeito, não chegar a usar álcool com tempo frio (combinação que acaba com qualquer escape de qualquer carro), no inverno nunca usar 100 % alcool, pelo menos misturar 50% + 50%.

-Sempre deixar o escape esquentar, não é deixar o motor esquentar, é o escape mesmo, olhar se parou de sair água e dar uma aceleradinha até os 3.500 rpms pra sair alguma água que ainda ficou.

-Colocar sempre peça 100% original, comprada no balcão da concessionária e verificando de cabo a rabo se tem o nº de série estampado da GM e o logo da GM, não pode estar estampado logo escrito original, daí é falso.

Cuidando desses detalhes vai ter escape pelo menos por 10 anos.

Abraços
Janderson
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Re: Silencioso traseiro

por Janderson » 22 Out 2013, 20:11

Tem mais uma coisinha aqui, dá uma olhada:

http://www.novoservicochevrolet.com.br/ ... o_2012.pdf

Abraços :88:
Janderson
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Re: Silencioso traseiro

por tadeu_pc » 22 Out 2013, 21:01

Concordo com o Janderson...
Segundo informações do dono do estabelecimento onde troque o intermediário os principais vilões da baixa duração dos escapamento atuais são dois: falta de qualidade no material e processo de fabricação por consequência da redução de custos e trajetos curtos percorridos com o carro, a ponto da água que se forma pela troca térmica não evaporar por completo pelo calor gerado no escapamento, justamente por "andar pouco". E tenho que concordar com a opinião sensata dele, acho e é a soma dos fatores.
O problema da qualidade no caso do vectra B poderia ser sanado com escapamento original, pois nesse modelo a construção era diferente e mais robusta, onde a água que eventualmente fica presa demora mais para "atacar" o material ao meu ver mais nobre, no vectra C que acredito já tenha sofrido com a redução de custos não sei como reduzir esse gasto com trocas constantes.
Só pra constar, troquei o intermediário e a malha original somente com +- 93.000Km e coloquei outro marelli, já o silencioso traseiro está se entregando com 95.000Km e já estou procurando outro original...é uma boa diferença né!
Abraço!

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Janderson
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Re: Silencioso traseiro

por Janderson » 22 Out 2013, 21:22

Realmente o amigo Tadeu falou uma coisa que é a mais pura verdade, o escape do Vectra B é muito superior em relação ao C, não sei tem a ver com a marca ou até mesmo a construção mais apurada e materiais mais nobres, ou a soma disso tudo, mas de modo geral o escape original do Vectra, fabricado pela Magnetti Marelli dá de 10 a zero no original fabricado pela Mastra e usado nos Vectras C e nos Astras.

Os relatos de durabilidade do escape do Vectra B são muitos (desde que seja original) , até mesmo eu, tive um Vectra CD 99 que peguei ele com 21 mil kms e vendi ele com 82 mil kms, mas fiquei 8 anos e uns meses com ele, e o escape estava quase zero ainda, só troquei o escape dele para vender e isso porque o miolo tava solto e fazendo barulho, por fora nenhum sinal de corrosão.

Já nos 2 Astras que tivemos o escape original que veio de fábrica era Mastra, o primeiro, o Sedan ano 2000 o escape durou até os 5000 kms. , mas aí fui eu que ratiei, era uma época que não tinha muito tempo para deixar o carro esquentar e logo logo destruiu o escape, daí aprendi a lição, perco hoje uns minutinhos mas não perco dinheiro em escape podre, já o meu ex-Astra hatch 2006 , já flex, que vendi ano passado e que abusei do alcool (colocava mais alcool que gasolina) o escape já estava mostrando pontos de corrosão aos 21 mil kms, (km que vendi ele), mas o escape era original de fábrica ainda, então de 2006 até 2012 já era 6 anos, o que estava dentro da média, mesmo bem cuidado, porém senti na prática que o uso predominante de alcool em carro que é flex acaba mesmo com o escape devido a maior quantidade de água no combustível.

Em tempo, estavamos falando do escape do Vectra B, já ví ao vivo e acores aqui em Poa, um amigo meu que tinha um VCD 99 igual ao meu e que ele ficou mais tempo com o Vectra dele, fechou 12 anos de uso e 165 mil kms, com mesmo escape original de fábrica :102:

Abração
Janderson
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Pedro Josino
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Re: Silencioso traseiro

por Pedro Josino » 23 Out 2013, 00:12

Acho que tem mais haver com a baixa qualidade do material da GM mesmo. Além do Vectra eu tenho o Gol e a minha namorada um Ka. O percurso dos carros são bem parecidos e o Ka tem um agravante, roda muito menos e somente no etanol. O escapamento do Gol e do Ka estão perfeitos, sem nenhuma oxidação. Abastecemos os três carros no mesmo posto, e o Gol e Vectra usam o mesmo combustível, Shell V Power. O Gol é apenas 1 ano mais novo que o Vectra e vai completar essa semana 40.000Km.

Em Natal é quase impossível rodar longas distâncias, a não ser que você more na Zona Norte e precise atravessar a ponte se trabalhar na Zona Sul. Até a minha faculdade eu rodo menos de 2Km. Para o trabalho eu rodo 6Km. Para a casa da minha namorada eu rodo 1Km. Acho que esse é o vilão do alto consumo, apesar dessa ser a mimha rotina há muitos anos, desde a época que eu tinha um bom consumo.

Acho que junta um combustível lá não muito bom, rodo curtas distâncias e o material ruim do silencioso, eu tenho a receita do desastre. Só estranhava porque os três carros tem hábitos iguais e somente o Vectra tem o problema do silencioso, o que indica realmente uma baixa qualidade no material.

Esse silencioso tinha o logo da GM mas confesso não saber a marca. Não tem nenhum silencioso desse a pronta entrega aqui, teria que fazer pedido e aguardar uns 10 dias, pelo que disseram na concessionária.

Alez
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Re: Silencioso traseiro

por Alez » 23 Out 2013, 07:58

Normal não pode ser.

O Collection está com 134milkm e o final ainda é original de fábrica. Foram trocados catalisador e intermediário MASTRA.

rgapski
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Re: Silencioso traseiro

por rgapski » 23 Out 2013, 08:17

Pedro,

Vou te falar uma coisa, quem roda pouco com o carro, em trajetos curtos, com baixa RPM, pode se acostumar a trocar escapamento.

O meu Challenge mesmo corroeu tudo! Peguei o carro com 70mil km e já estava tudo comido, inclusive o catalisador.
O antigo dono só usava o carro em trajetos curtos, não gostava de subir o rpm e devia usar combustível de procedência duvidosa, rs.
Mas não era furinho, era corrosão das bravas! Inclusive o abafador traseiro chegou a cair no meio da rua!
Tive que refazer o escape inteirinho.

Hoje eu uso o carro em trajetos curtos ou estrada. Já rodei 30mil km com conjunto mastra, que esta no carro há mais de um ano e até agora esta tudo perfeito.
O que eu procuro fazer é manter o motor com giro por volta dos 3mil rpm, e nas subidas, ao invés de baixar marcha, eu afundo o pé, o que ajuda a dar uma limpada no escapamento.
Toda vez que saio com o carro, procuro dar uma "esticada" nele, o que ajuda a manter o motor descarbonizado e o óleo circulando.

Não sei se é esse meu costume, mas todos os meus carros sempre tiveram boa durabilidade do escapamento.
Procuro sempre utilizar os abafadores da mastra, pois já usei em varios carros e nunca deu problema.
Nenhum escape que coloquei (mastra) durou menos de 2 anos.

O único problema que tive foi com um Tuper que coloquei na emergência quando o final original caiu na estrada.
Não durou 3 meses e já abriu um rombo no meio da peça. Acho que devo ter dado azar, mas depois do péssimo atendimento que tive quando fui reclamar da durabilidade, não coloco no meu carro nem que me paguem.

Abs!
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Pedro Josino
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Re: Silencioso traseiro

por Pedro Josino » 23 Out 2013, 13:49

Na cidade eu costumo fazer a troca das marchas por volta dos 3.000 a 3.500RPM, mas minha mãe ou anda direto com 3.500RPM ou troca de marcha com 2.500RPM, o carro fica até sem força depois da troca de marcha.

Tivemos uma Zafira 2001 e ficamos com ela até 2007, foram 6 anos de uso e cerca de 96.000Km se não me falha a memória, vendemos ela com o escapamento original, sem nenhuma oxidação. O Gol tem 4 anos e 2 meses e vai completar 40.000Km e zero de oxidação. O Ka tem 5 anos e 4 meses e 27.000Km e roda somente no etanol e zero de oxidação, porém como é 1.0, ele trabalha com rotações mais altas.

Eu ainda suspeito de algum problema. Na concessionária eles já me disseram que não é um item que costuma trocar muito mas pelo que eu vejo na rua, tem muuuitos Vectras C com o silencioso substituído e sequer colocaram o modelo original. Os NE que eu vejo a maioria ainda estão com os originais, ou com modelos originais, mas o anterior, a maioria usa outro modelo, o que me leva a crê que o pessoal da concessionária não vê saída pois todo mundo troca fora.

Vou esperar ele furar para trocar, apesar da oxidação bem acentuada, o silencioso não faz barulho, o que eu acho estranho. Ele tem corroído de fora para dentro? Pois se fosse de dentro para fora, já devia ter aquele barulho ou a água pingando na parte de baixo do silencioso e não pela saída. A minha dúvida é pagar R$ 840,00 numa peça que talvez dure dois anos novamente, ou arriscar pagar R$ 350,00 na Mastra não genuína GM.

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Re: Silencioso traseiro

por Alez » 23 Out 2013, 14:06

Pedro Josino escreveu:
Vou esperar ele furar para trocar, apesar da oxidação bem acentuada, o silencioso não faz barulho, o que eu acho estranho. Ele tem corroído de fora para dentro? Pois se fosse de dentro para fora, já devia ter aquele barulho ou a água pingando na parte de baixo do silencioso e não pela saída. A minha dúvida é pagar R$ 840,00 numa peça que talvez dure dois anos novamente, ou arriscar pagar R$ 350,00 na Mastra não genuína GM.


Arriscaria o MASTRA, até porque no meu caso o catalisador e o intermediário já são MASTRA. E o final tá tranquilo. Como eu disse: original de fábrica e 134milkm rodados.

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Re: Silencioso traseiro

por Paty1521 » 23 Out 2013, 14:10

Eu coloquei o meu da Mastra. Ponteira Dupla cromada. Paguei R$ 380,00 contra R$700,00 da magnetti marelli. No meu caso, preferi o mastra pois ainda estou reformando o meu carro ate deixa lo 100%. Ao troco novamente quand estiver ruim! :38:
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Re: Silencioso traseiro

por Almeidão » 23 Out 2013, 16:56

sem duvida que o material de hoje é mais sucata que material e não aguenta muito tempo mesmo. No meu carro eu já acostumei a trocar um por ano, quando dura mais é um ano e meio e não coloco original porque o peço não compensa mesmo ele durando mais.

Sobre a agua, todos soltam agua com ou sem catalizador e isto é a condensação normal por algo quente assoprando e não tem nada a ver com o alcool. Os que tem catalizador vai empossar um pouco mais.

Sem duvida que ligar o carro e andar menos de 3 KM já vai ficar uma boa quantidade de agua armazenada para ir oxidando mais rápido e sempre do intermediário para trás. Se ligar e nem andar, tipo 3 minutos ou só manobrar o carro já deixará bastante agua e recente eu troquei o meu e tive que dar um ré no carro, nada mais que 30 segundos e ao soltar os parafusos dele já molhou minha cabeça kakkakak.

Atenção especial para quem gosta de usar alcool: Ele não solta mais agua que o gasolina, mas demora mais tempo para esquentar e secar por completo a descarga e mesmo com trajetos mais longos, ainda fica agua na descarga.

Sds
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Re: Silencioso traseiro

por Janderson » 23 Out 2013, 17:40

Pedro, esse aqui só de eu olhar pelas fotos posso te garantir que é 100% original da linha de montagem, esse é o verdadeiro fabricado em aço aluminizado, se vc. fôr detalhista e reparar bem verá as diferenças com outros também dito originais e fabricados pela mesma Mastra, vamos ver se vc. é experto e vai notar uma dessas diferenças :9: , depois me fala, é bem visível.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vrolet-_JM

Abração
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Re: Silencioso traseiro

por Alcir Andreoni » 23 Out 2013, 17:46

Janderson escreveu:Pedro, esse aqui só de eu olhar pelas fotos posso te garantir que é 100% original da linha de montagem, esse é o verdadeiro fabricado em aço aluminizado, se vc. fôr detalhista e reparar bem verá as diferenças com outros também dito originais e fabricados pela mesma Mastra, vamos ver se vc. é experto e vai notar uma dessas diferenças :9: , depois me fala, é bem visível.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vrolet-_JM

Abração
Janderson

Janderson,

Eu acho que não é Mastra não. É Arwin. E segundo informações dos experts e escapamento aqui de São Paulo, somente o Arwin é original de fábrica.

A etiqueta é da Itororó, aqui pertinho de casa...
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Re: Silencioso traseiro

por Janderson » 23 Out 2013, 18:33

Tem razão Alcir, esse é Arvin mesmo, me confundi, desculpe.

Pouca gente conheçe a marca Arvin, mas a Arvin se associou à Cofap que antes estava junto com a Magnetti Marelli se não me engano, a Arvin é uma multinacional poderosa, americana, responsável por diversos sistemas como suspensão, exaustão, etc...na real se chama ArvinMeritor.

Logo, podemos concluir que a GM usava escape de dois fabricantes diferentes, a Arvin (Cofap) e da Mastra, olhei o meu agora a pouco e é Arvin como este do anúncio.

Abraços
Janderson
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Re: Silencioso traseiro

por Alcir Andreoni » 23 Out 2013, 19:28

Janderson escreveu:Tem razão Alcir, esse é Arvin mesmo, me confundi, desculpe.

Pouca gente conheçe a marca Arvin, mas a Arvin se associou à Cofap que antes estava junto com a Magnetti Marelli se não me engano, a Arvin é uma multinacional poderosa, americana, responsável por diversos sistemas como suspensão, exaustão, etc...na real se chama ArvinMeritor.

Logo, podemos concluir que a GM usava escape de dois fabricantes diferentes, a Arvin (Cofap) e da Mastra, olhei o meu agora a pouco e é Arvin como este do anúncio.

Abraços
Janderson

O meu é Arvin também...
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