por Janderson »
22 Out 2013, 19:57
Acredito em combustível ruim ou algum outro problema, é muito escapamento em pouco tempo...
Veja meu exemplo, e isso que não sou exemplo pra ninguém em matéria de km percorrida:
O Vectra Elegance é de metade de 2007, mais precisamente de agosto, pouquissimo rodado, agora fechei 3 mil kms nele, e o escape é originalíssimo, sem uma marquinha sequer e nenhuma oxidação externa, tá do jeito que saiu da fábrica, brilhando.
O Elite estou indo para os 7 mil kms, ele é 2010, o escape tá como no dia que colocaram ele na linha de montagem.
O do CD tá bichado, começou a furar ano passado, mas não está do jeito do seu ainda, tá mais é com o miolo solto internamente e fazendo barulho, estou segurando ele assim já vai fazer quase um ano, mas ainda vou trocar esse ano e pelo original, mesmo que custe mil reais, pois se original durou praticamente 10 anos então eu tô no lucro, isso que estou com 43 mil kms no CD.
Considerações:
Saí muita água mesmo pelo escape, em todos os nossos carros aqui de casa e em todos que passaram por aqui, perfeitamente normal, é do catalisador mesmo, chega a molhar e bem o chão da garagem, mas quando o motor tá quente não tem água não.
Pelo que olhei no Elegance o silencioso original é fabricado pela Mastra, tem inclusive o logo da Mastra bem pequeninho estampado ao lado do nº da GM, já o do CD é Magnetti Marelli, o do Elite não obrservei, mas acredito ser Mastra também.
Tem diferenças sim entre o comprado em concessionária e o mercado de reposição, mesmo sendo Mastra os dois vai haver diferenças, o feito para o mercado de reposição é feito com materiais de segunda linha na estampagem, é fabricado com chapa galvanizada, enquanto o mesmo escape, feito pela mesma fabricante mas para a linha de montagem e de reposição em concessionárias é feito em chapa aluminizada, isso influencia em muito a vida útil da peça, por fora, olhando os dois , um leigo nunca vai saber qual é qual, até para o mais experiente é impossível as vezes saber qual escape é genuíno, mas se olhar atentamente o de chapa aluminizada tem um brilho, enquanto o galvanizado é meio fosco e o material com aparência de granulado.
Historinha que vou contar e que ví ao vivo e acores aqui em Poa, uma concessionária GM famosa, em bairro e localização nobre (não vou citar o nome) , o cliente chegava lá para trocar o escape e eles trocavam falando que era original GM, porémmmm...., porém eles compravam de um atacadista o Mastra 2ª linha com o selo e a escrita estampado na peça escrita original, pagavam para o Sr. dono dessa distribuidora de escapes algo em torno de uns 100 reais, pois pagavam menos ainda que um cliente normal pois compravam em quantidade, daí cobravam do clinte que mandou trocar a peça o valor de tabela da GM, algo em torno de 600, 700, 800 reais conforme o modelo do carro, imaginem o lucro que eles tinham !!! , como descobri ? , porque fui na fonte uma vez que eu estava apertado $$ e o dono da distribuidora me disse que vendia para tal concessionária, e eu lá esperando trocar e me chega uma Montana com o logo da concessionária GM e levou um mega carregamento de escapes, é muita cara de pau né, tem que ver se não é isso que estão fazendo contigo Pedro, fica esperto.
Levei muito tufo com escape, principalmente por andar pouco com o carro, isso é o maior vilão do escape, ao andar pouco o escape não esquenta e a água fica parada no fundo do bojo e assim apodrece tudo, passei um aperto com um Astra sedan 16V que a gente tinha, troquei o escape original com apenas 5 mil kms, completamente podre, daí que descobri que era Mastra e descobri a tramóia dessa concessionária, mas então, era uma época que eu andava pouco e desligava o carro ou esquentava ele na garagem mas por tempo insuficiente de esquentar o escape, a partir de então começei a esquentar o carro (quando não saio com ele) na garagem até parar de sair água no escape, só daí desligo ele, e não faço percursos curtos sem deixar esquentar bem o escape, se chego em casa e o carro tá meio frio deixo ele ligado até parar a água, desde então nunca mais tive problema com escape, e isso que aqui ainda no sul é frio, o que agrava o apodrecimento do escape, coisa que achei estranho o teu estar assim pois aí em Natal é quase sempre clima quente né ?
Resumindo, quer ter escape por um bom tempo a fórmula é a seguinte:
-Gasolina de qualidade, pra quem roda pouco tem que ser a Podium, não tem jeito, não chegar a usar álcool com tempo frio (combinação que acaba com qualquer escape de qualquer carro), no inverno nunca usar 100 % alcool, pelo menos misturar 50% + 50%.
-Sempre deixar o escape esquentar, não é deixar o motor esquentar, é o escape mesmo, olhar se parou de sair água e dar uma aceleradinha até os 3.500 rpms pra sair alguma água que ainda ficou.
-Colocar sempre peça 100% original, comprada no balcão da concessionária e verificando de cabo a rabo se tem o nº de série estampado da GM e o logo da GM, não pode estar estampado logo escrito original, daí é falso.
Cuidando desses detalhes vai ter escape pelo menos por 10 anos.
Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)