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Last_Warrior
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Last_Warrior » 31 Out 2013, 00:16

Então, aquela que citei dos discos do Omega é adaptação, teria que medir o cubo do disco de freio, o encaixe da pinça e ver se precisa adaptar alguma coisa pra prender a pinça ou não, se for só refurar o disco fica bem mais fácil. Isso é pra quem quer chutar o pau da barraca, porque o diâmetro do disco bem maior vai fazer com o que o mesmo tenha menor chance de fadding por aquecimento.

Dei a opção do 288mm porque é do próprio Vectra e simplifica muito, dá uma melhorada nesse quesito e facilita bastante a adaptação, só trocar as pinças, discos e pastilhas.

Discos frisados e pastilhas de composto especial ajudam, mas não fazem milagre, o freio vai esquentar do mesmo jeito, porém as pastilhas vão ser mais resistentes a alta temperatura, porém vai correr o mesmo risco de empenar os discos em uso severo. A diferença é que, empenando ou não o disco, vai continuar freando.

No caso do Omega 6cil, a vantagem seria um aquecimento bem menor, tem que fazer muiiiiiiiita arte pra superaquecer o conjunto, recomendaria pra quem gosta de altas velocidades mesmo... Mas como disse, teria que ver a viabilidade no quesito de furação da pinça e medida interna do disco onde o cubo vai alojado.
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Luiz Antunes
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 31 Out 2013, 02:10

Last_Warrior escreveu:Então, aquela que citei dos discos do Omega é adaptação, teria que medir o cubo do disco de freio, o encaixe da pinça e ver se precisa adaptar alguma coisa pra prender a pinça ou não, se for só refurar o disco fica bem mais fácil. Isso é pra quem quer chutar o pau da barraca, porque o diâmetro do disco bem maior vai fazer com o que o mesmo tenha menor chance de fadding por aquecimento.

Dei a opção do 288mm porque é do próprio Vectra e simplifica muito, dá uma melhorada nesse quesito e facilita bastante a adaptação, só trocar as pinças, discos e pastilhas.

Discos frisados e pastilhas de composto especial ajudam, mas não fazem milagre, o freio vai esquentar do mesmo jeito, porém as pastilhas vão ser mais resistentes a alta temperatura, porém vai correr o mesmo risco de empenar os discos em uso severo. A diferença é que, empenando ou não o disco, vai continuar freando.

No caso do Omega 6cil, a vantagem seria um aquecimento bem menor, tem que fazer muiiiiiiiita arte pra superaquecer o conjunto, recomendaria pra quem gosta de altas velocidades mesmo... Mas como disse, teria que ver a viabilidade no quesito de furação da pinça e medida interna do disco onde o cubo vai alojado.



Valeu L_W ,

então vou ver se consigo uma pinça e disco usado de omega , para poder medir !

A furação do VCD é 5 x 110 , e do Omega 6 c tabém é 5 x 110 , isso já é um bom começo !!!!!! rs

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Re: Medida do disco freio dianteiro

por bruno241281 » 31 Out 2013, 07:34

luiz antunes escreveu:
Last_Warrior escreveu:Então, aquela que citei dos discos do Omega é adaptação, teria que medir o cubo do disco de freio, o encaixe da pinça e ver se precisa adaptar alguma coisa pra prender a pinça ou não, se for só refurar o disco fica bem mais fácil. Isso é pra quem quer chutar o pau da barraca, porque o diâmetro do disco bem maior vai fazer com o que o mesmo tenha menor chance de fadding por aquecimento.

Dei a opção do 288mm porque é do próprio Vectra e simplifica muito, dá uma melhorada nesse quesito e facilita bastante a adaptação, só trocar as pinças, discos e pastilhas.

Discos frisados e pastilhas de composto especial ajudam, mas não fazem milagre, o freio vai esquentar do mesmo jeito, porém as pastilhas vão ser mais resistentes a alta temperatura, porém vai correr o mesmo risco de empenar os discos em uso severo. A diferença é que, empenando ou não o disco, vai continuar freando.

No caso do Omega 6cil, a vantagem seria um aquecimento bem menor, tem que fazer muiiiiiiiita arte pra superaquecer o conjunto, recomendaria pra quem gosta de altas velocidades mesmo... Mas como disse, teria que ver a viabilidade no quesito de furação da pinça e medida interna do disco onde o cubo vai alojado.



Valeu L_W ,

então vou ver se consigo uma pinça e disco usado de omega , para poder medir !

A furação do VCD é 5 x 110 , e do Omega 6 c tabém é 5 x 110 , isso já é um bom começo !!!!!! rs


Luiz,

como sabe tenho muito interesse nesse up, se puder fazer algo para ajudar é só falar....

Valeu.
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Last_Warrior » 31 Out 2013, 07:34

Pega na auto peças pede para o vendedor trazer o disco do VCD e do Omega 4.1 e compara... Se pegar da TRW dá pra abrir a embalagem para comparar e fazer as medições.

Esqueci que o VCD tinha mesma furação do Omega, realmente já é um ótimo começo.
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Last_Warrior » 31 Out 2013, 07:44

Atualizando... Tem a mesma furação, o mesmo diâmetro do furo central, só do Omega é mais "alto", mas teria que ver a posição da sua respectiva pinça, é bem capaz de servir, agora é conseguir uma pinça e disco usados pra ver se é "plug and play"... Se for é uma ótima notícia hein...
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Ricardo Pinto » 31 Out 2013, 10:35

Alcir Andreoni escreveu:Voltando ao tópico, como a idéia e ter o freio com maior eficiência, acredito que o melhor seria retrabalhar os discos originais e colocar pastilhas macias.
De acordo?


Se nao quer gastar uma "baba" de dinheiro e quer manter o mais original possível... "sim" !

Agora mexer em todo o sistema... Economicamente proibitivo... Vai acabar gastando uma puta grana... até as vezes 10% do valor do carro.

Se vai manter o carro por anos na família ok... mas se é transitório... esquece.

Quer algo pesado ? procure a "Sigma" ela tem conjuntos de freios de competição que dá para usar na rua... São a verdadeira "ignorancia" em freios...

Abs

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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 31 Out 2013, 13:56

bruno241281 escreveu:
luiz antunes escreveu:
Last_Warrior escreveu:Então, aquela que citei dos discos do Omega é adaptação, teria que medir o cubo do disco de freio, o encaixe da pinça e ver se precisa adaptar alguma coisa pra prender a pinça ou não, se for só refurar o disco fica bem mais fácil. Isso é pra quem quer chutar o pau da barraca, porque o diâmetro do disco bem maior vai fazer com o que o mesmo tenha menor chance de fadding por aquecimento.

Dei a opção do 288mm porque é do próprio Vectra e simplifica muito, dá uma melhorada nesse quesito e facilita bastante a adaptação, só trocar as pinças, discos e pastilhas.

Discos frisados e pastilhas de composto especial ajudam, mas não fazem milagre, o freio vai esquentar do mesmo jeito, porém as pastilhas vão ser mais resistentes a alta temperatura, porém vai correr o mesmo risco de empenar os discos em uso severo. A diferença é que, empenando ou não o disco, vai continuar freando.

No caso do Omega 6cil, a vantagem seria um aquecimento bem menor, tem que fazer muiiiiiiiita arte pra superaquecer o conjunto, recomendaria pra quem gosta de altas velocidades mesmo... Mas como disse, teria que ver a viabilidade no quesito de furação da pinça e medida interna do disco onde o cubo vai alojado.



Valeu L_W ,

então vou ver se consigo uma pinça e disco usado de omega , para poder medir !

A furação do VCD é 5 x 110 , e do Omega 6 c tabém é 5 x 110 , isso já é um bom começo !!!!!! rs


Luiz,

como sabe tenho muito interesse nesse up, se puder fazer algo para ajudar é só falar....

Valeu.


Valeu Bruno ,
como vc sabe pq lhe falei pessoalmente em São Lourenço , tenho muitas restrições atuais , com respeito a saúde .
Sempre fiz tudo em meus carros , até na época em que tinha oficina, era eu quem botava a mão na massa .
Então com esse problema atual na coluna , acho que vai ser um projeto de igreja , vou ter que fazer aos poucos .
Até conseguir uma peça de cada , e pedir para algum amigo mecanico experimentar, vai levar algum tempo .
Mas vamos tentar começar , rs !!
Abs

Luiz Antunes
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 31 Out 2013, 14:03

Last_Warrior escreveu:Atualizando... Tem a mesma furação, o mesmo diâmetro do furo central, só do Omega é mais "alto", mas teria que ver a posição da sua respectiva pinça, é bem capaz de servir, agora é conseguir uma pinça e disco usados pra ver se é "plug and play"... Se for é uma ótima notícia hein...


É isso aí L_W ,
nessa madrugada fiquei vendo os catalagos da TRW e verifiquei a mesma coisa que vc falou :
VCD tem 280 / 25 / 22 / 42 / 70 / 5 furos
Omega tem 296 / 28 /26 /58,4 / 70 / 5 furos

A unica medida que realmente pode dar algum problema é a 58,4 que é a tal altura , mas isso so com a pinça apontada na manga de eixo , é que vai dizer se dá .
Valeu , começamos com uma pequena luz .

Luiz Antunes
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 31 Out 2013, 14:05

Ricardo Pinto escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Voltando ao tópico, como a idéia e ter o freio com maior eficiência, acredito que o melhor seria retrabalhar os discos originais e colocar pastilhas macias.
De acordo?


Se nao quer gastar uma "baba" de dinheiro e quer manter o mais original possível... "sim" !

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Abs


Ricardo ,

é uma ideia vou ver essa tal de Sigma , freio hoje é uma coisa que não vou economizar !

valeu

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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Rooocker » 03 Nov 2013, 13:47

Sempre senti falta de um freio melhor no meu vectra!
Estou acompanhando o tópico!
Abraço!

Luiz Antunes
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 03 Nov 2013, 15:03

Acho que esse up ia bem , discos de 314 , devem montar com as rodas 16 , pois é original !!!
Só que ia tentar as peças zero e não usadas !

VAUXHALL VECTRA C SRi V6 314MM BRAKE UPGRADE SET CALIPERS DISKS PADS

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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Last_Warrior » 24 Nov 2013, 19:13

luiz antunes escreveu:Acho que esse up ia bem , discos de 314 , devem montar com as rodas 16 , pois é original !!!
Só que ia tentar as peças zero e não usadas !

VAUXHALL VECTRA C SRi V6 314MM BRAKE UPGRADE SET CALIPERS DISKS PADS

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Veja bem aí já fica exagerado, porque o V6 é mais pesado que o 4cil, se vc colocar no Vectra nacional vai correr o risco de ficar tão forte a ponto de travar as rodas em qualquer frenagem, o que também não é o ideal, agora se o ABS estiver em dia, é outra conversa, mesmo assim fica ruim porque o ABS vai funcionar o tempo todo podendo dar desgaste prematuro na unidade hidráulica do mesmo...

A menos que se faça uma alteração pra restringir o fluxo de ar na mangueira de vácuo do servo freio, a ponto de deixar o pedal mais duro pra poder dosar melhor e não ficar travando as rodas toda hora...
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 24 Nov 2013, 23:09

Last_Warrior escreveu:
luiz antunes escreveu:Acho que esse up ia bem , discos de 314 , devem montar com as rodas 16 , pois é original !!!
Só que ia tentar as peças zero e não usadas !

VAUXHALL VECTRA C SRi V6 314MM BRAKE UPGRADE SET CALIPERS DISKS PADS

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Veja bem aí já fica exagerado, porque o V6 é mais pesado que o 4cil, se vc colocar no Vectra nacional vai correr o risco de ficar tão forte a ponto de travar as rodas em qualquer frenagem, o que também não é o ideal, agora se o ABS estiver em dia, é outra conversa, mesmo assim fica ruim porque o ABS vai funcionar o tempo todo podendo dar desgaste prematuro na unidade hidráulica do mesmo...

A menos que se faça uma alteração pra restringir o fluxo de ar na mangueira de vácuo do servo freio, a ponto de deixar o pedal mais duro pra poder dosar melhor e não ficar travando as rodas toda hora...



Meu carro é mais pesado que o V6 , o meu é blindado !!!

Por isso quero um upgrade !!! :88:

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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Last_Warrior » 27 Nov 2013, 19:16

Nesse caso então fica perfeito o único porém vão ser pastilhas na hora da troca.
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 27 Nov 2013, 20:52

Last_Warrior escreveu:Nesse caso então fica perfeito o único porém vão ser pastilhas na hora da troca.


Tendo o "plate " é fácil mandar fazer , e tb não sai caro !!!

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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Last_Warrior » 28 Nov 2013, 07:51

luiz antunes escreveu:
Last_Warrior escreveu:Nesse caso então fica perfeito o único porém vão ser pastilhas na hora da troca.


Tendo o "plate " é fácil mandar fazer , e tb não sai caro !!!

No seu caso seria a melhor opção deve ser totalmente plug and play sem adaptação nenhuma.

Mas num carro que não seja blindado acredito que fique exagerado.... Só testando pra ver.
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Almeidão » 28 Nov 2013, 12:00

Não seria melhor neste caso usar pneues menores? Sendo o carro mais pesado ele ganha alem do freio um torque bem maior. E não é muito menor não, o meu por exemplo que é original 195x70x14 e eu uso 195x60x14. E usando 185x65x14 fica igual no meu caso já que 185 abre pela largura das rodas.

Bem, cada qual com suas preferencia, mas o meu carro com estes pneus e usando rodas de 8", ficou bem ágil nas arrancadas e subidas e o freio melhorou em 30%, se bem que o freio do Vectra B não é ruim mesmo quando não ABS. Aliás para os não ABS o Vectra B tem o melhor freio entre todos os carros e em asfalto seco não perde nada pelo ABS, veja bem sêco e sem areia.
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 28 Nov 2013, 14:04

O freio do meu VCD é simplesmente excepcional , fantástico , mesmo com todo peso adicional ele é muito bom , a única coisa que fico cabreiro é a temperatura que ficam os componentes depois de algum tempo de uso , colocar a mão nas rodas dianteiras pode ser perigoso .
Só queria mesmo era dimensionar um pouco mais as peças para diminuir a temp. do fluido , e espelhamento das pastilhas , caso venham a acontecer , mas até agora só ficou mesmo a desconfiança , desde 2008 não tive surpresas

No caso de carros blindados a diminuição da largura da roda acarreta em diminuir tb a carga suportada em cada eixo , ( o que não é nada seguro ) em função do pneu mais fino suportar menos carga , no meu caso seria melhor aumentar a largura em função disso , coisa que não farei no momento em que estou com os 4 zerados .

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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Almeidão » 28 Nov 2013, 15:05

luiz antunes escreveu:O freio do meu VCD é simplesmente excepcional , fantástico , mesmo com todo peso adicional ele é muito bom , a única coisa que fico cabreiro é a temperatura que ficam os componentes depois de algum tempo de uso , colocar a mão nas rodas dianteiras pode ser perigoso .
Só queria mesmo era dimensionar um pouco mais as peças para diminuir a temp. do fluido , e espelhamento das pastilhas , caso venham a acontecer , mas até agora só ficou mesmo a desconfiança , desde 2008 não tive surpresas

No caso de carros blindados a diminuição da largura da roda acarreta em diminuir tb a carga suportada em cada eixo , ( o que não é nada seguro ) em função do pneu mais fino suportar menos carga , no meu caso seria melhor aumentar a largura em função disso , coisa que não farei no momento em que estou com os 4 zerados .


Mas neste caso voce não acerta mesmo, temperatura será igual sendo grande ou pequeno e pra isto voce não precisa nem estar freiando, basta estar andando há algum tempo e parar e já é impossivel colocar o dedo no disco sem ficar a ponta da péle nele. Agora a alta temperatura a ponto de ficar sem freio por estar usando um fluido errado ou velho, só acontece quando um louco resolve descer por exemplo serra das Araras em ponto morto e freiando, caso contrário eu diria que voce pode tentar de tudo que não altera a temperatura ali.
Lembrando que quanto mais frio o freio, mais ele trava e não é por estar o disco quente que o freio será detonado e sim ao esquentar muito o óleo que está ali na pinça empurando os pistões, neste caso ele perde a ação hidráulica dele e passa a ser um líquido comum que comprime como qualquer outro. Bem, ai ele já está quase encandecente.
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 28 Nov 2013, 15:39

A proporção a que vc se refere como "um louco descendo uma serra em ponto morto " , é quase a mesma de estar andando socialmente com um carro "Automático Blindado" , pois a blindagem equivale a 300 kg com carro vazio , ou seja 4 ou 5 pessoas de peso normal , acrescente em media mais 3 pessoas ( 200 kg ) em uso urbano , e mas uma possível carga ( até 50 kg ) .

Imagine o carro carregando com 300 kg + 200 kg + 50 kg todo dia num transito pesado , com certeza era para dar " fading " , e aquecimento , não esta dando por uma questão que, o sistema ainda assim é bem dimensionado .

Com discos maiores , pinças maiores , pastilhas , etc , áreas maiores , dissipação de calor é maior , meu fluido sempre foi o Motul sintético 5.1 .

Nessa área eu entendo bem, fique tranquilo , sou Engenheiro pleno graduado em eletrônica , elétrica, mecânica , trabalhei 39 anos na área , maior parte deles em Eng. de manutenção (com 57 anos , me aposentei tem 3 meses ) , em paralelo já tive oficina de preparação , infelizmente tive que parar com ela por motivos graves de saúde .

Aproveitando algo " mais ou menos" como vc disse em outro tópico : "Só não fuçei ainda , aviões e naves espaciais " ou algo parecido !

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