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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Arquiteto » 28 Nov 2013, 16:11

o bacana deste debate e que nos membros comuns mexânicos de fim de semana,(inclusive eu rsrs)

podemos ver a questão pelo por pontos de vista diferentes, pela questão do projeto de engenharia e pela

questão da mecanica empirica em si,

Alez
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Alez » 28 Nov 2013, 16:16

Ricardo Pinto escreveu:Tem um modo muito mais pratico e barato de resolver esta questão...

Retrabalhando os proprios discos...

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Abs


Levou no torneiro para fazer esses frisos no disco?

Almeidão
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Almeidão » 28 Nov 2013, 16:26

luiz antunes escreveu:A proporção a que vc se refere como "um louco descendo uma serra em ponto morto " , é quase a mesma de estar andando socialmente com um carro "Automático Blindado" , pois a blindagem equivale a 300 kg com carro vazio , ou seja 4 ou 5 pessoas de peso normal , acrescente em media mais 3 pessoas ( 200 kg ) em uso urbano , e mas uma possível carga ( até 50 kg ) .

Imagine o carro carregando com 300 kg + 200 kg + 50 kg todo dia num transito pesado , com certeza era para dar " fading " , e aquecimento , não esta dando por uma questão que, o sistema ainda assim é bem dimensionado .

Com discos maiores , pinças maiores , pastilhas , etc , áreas maiores , dissipação de calor é maior , meu fluido sempre foi o Motul sintético 5.1 .

Nessa área eu entendo bem, fique tranquilo , sou Engenheiro pleno graduado em eletrônica , elétrica, mecânica , trabalhei 39 anos na área , maior parte deles em Eng. de manutenção (com 57 anos , me aposentei tem 3 meses ) , em paralelo já tive oficina de preparação , infelizmente tive que parar com ela por motivos graves de saúde .

Aproveitando algo " mais ou menos" como vc disse em outro tópico : "Só não fuçei ainda , aviões e naves espaciais " ou algo parecido !


Quando eu disse louco descendo uma serra em ponto morto, não quiz dizer que neste caso o freio esquentará, é que em ponto morto ele usará mais os freios que um descendo descentemente como se deve descer.

Sobre o ponto de dissipação ao qual voce se refere e o qual estás buscando com 10mm a mais só fará efeito em competições onde tiram meio grau e já tomam vinhos para comemorar, bem não pensei sobre isto.
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Luiz Antunes
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 28 Nov 2013, 16:39

Alez escreveu:
Ricardo Pinto escreveu:Tem um modo muito mais pratico e barato de resolver esta questão...

Retrabalhando os proprios discos...

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Abs


Levou no torneiro para fazer esses frisos no disco?


Alex ,

eu não sei se estas fotos são realmente do carro do Ricardo Pinto , ou se ele pegou na net para ilustrar o que estava falando .
Deixe ele postar algo a respeito , mas adiantando , estes discos podem ser adquiridos prontos na Power Breakes e outras do tipo !

Alez
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Alez » 28 Nov 2013, 17:53

luiz antunes escreveu:
Alez escreveu:
Ricardo Pinto escreveu:Tem um modo muito mais pratico e barato de resolver esta questão...

Retrabalhando os proprios discos...

Imagem

Imagem

Abs


Levou no torneiro para fazer esses frisos no disco?


Alex ,

eu não sei se estas fotos são realmente do carro do Ricardo Pinto , ou se ele pegou na net para ilustrar o que estava falando .
Deixe ele postar algo a respeito , mas adiantando , estes discos podem ser adquiridos prontos na Power Breakes e outras do tipo !


Mas, se eu compra o disco liso e levar num torneiro, será que consigo este resultado?

Luiz Antunes
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 28 Nov 2013, 18:13

Alex
Se o torneiro tiver FRESA fica igual sim , mas acho que ele vai cobrar mais caro que uma loja , ou local que só faça isso !

Almeidão
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Almeidão » 28 Nov 2013, 19:29

E será que fica balanceado? A fábrica tem o gabarito perfeito e a quantidade certa a ser tirada na fresa, se o torneiro tiver isto para manter a distancia correta, ok, ficará igual. Mas se o torneiro não tiver este feeling de saber que pode ficar fora do balanceamento, adeus disco.
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por bruno241281 » 29 Nov 2013, 23:00

123
Editado pela última vez por bruno241281 em 29 Nov 2013, 23:08, em um total de 1 vez.
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por bruno241281 » 29 Nov 2013, 23:06

Acrescentando uma informação ao debate, quando peguei o carro, ficou claro que o fluido era original ou próximo disso. Para ter uma idéia peguei acreditando que teria que trocar o cilindro mestre pois o sintoma do freio era o de o pistão estar dando passagem.
Como primeira providencia substitui o fluido que estava até fedendo...
Enquanto pesquisava um cilindro mestre para substituir...o freio foi normalizando até o ponto de estar perfeito...
Creio que as válvulas direcionais estivessem emperradas...
Após essa novela substitui também os mangotes de freio das rodas dianteiras que estavam ressecadas. E neste ponto que quero contribuir. O volume de fluido que saiu da pinça quando da substituição dos mangotes é consideravel, e este volume não sai na subsituição pressurizada que é oferecida normalmente no comercio.
Não sei o quanto isso influenciaria quanto a geração de vapor no sistema, mas pelo volume que observei creio que não deve passar de forma despercebida.

Ai lanço a pergunta, estou me preocupando demais??? Lembrando que o meu é tão pesadão quanto o do Luiz....
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 30 Nov 2013, 00:33

bruno241281 escreveu:Acrescentando uma informação ao debate, quando peguei o carro, ficou claro que o fluido era original ou próximo disso. Para ter uma idéia peguei acreditando que teria que trocar o cilindro mestre pois o sintoma do freio era o de o pistão estar dando passagem.
Como primeira providencia substitui o fluido que estava até fedendo...
Enquanto pesquisava um cilindro mestre para substituir...o freio foi normalizando até o ponto de estar perfeito...
Creio que as válvulas direcionais estivessem emperradas...
Após essa novela substitui também os mangotes de freio das rodas dianteiras que estavam ressecadas. E neste ponto que quero contribuir. O volume de fluido que saiu da pinça quando da substituição dos mangotes é consideravel, e este volume não sai na subsituição pressurizada que é oferecida normalmente no comercio.
Não sei o quanto isso influenciaria quanto a geração de vapor no sistema, mas pelo volume que observei creio que não deve passar de forma despercebida.

Ai lanço a pergunta, estou me preocupando demais??? Lembrando que o meu é tão pesadão quanto o do Luiz....


Bruno ,
fluido de freio pode durar um monte de tempo , mas a recomendação dos fabricantes é troca a cada um ano , o que eu tb recomendo veemente .
Fluido de freio é uma substancia ( higroscópica ), começa agregar agua assim que vc tira o lacre da embalagem .
O reservatório do carro não é uma coisa hermética , e nem pode ser , pois tem que deixar o fluido subir descer , dilatar, etc .
Então esse reservatório , recebe calor ( favorece evaporação do álcool contido ) , contato com o ar ( assimila agua ) , e outras coisas prejudiciais .

Vale a pena a troca anual , pois é uma coisa barata, e que previne que peças , cilindros , tubulação , pinças , etc , não se oxidem, causando um prejú muito maior .

Fizeste muito bem em trocar o fluido junto com mangotes , já foi uma manutenção que já produziu bom efeitos .

Fluido velho , com muita agua , evaporado do seu teor de álcool , deixa o sistema impreciso , e como disse antes , oxidação total !
abs

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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Ricardo Crispim » 30 Nov 2013, 07:32

luiz antunes escreveu:Bruno ,
fluido de freio pode durar um monte de tempo , mas a recomendação dos fabricantes é troca a cada um ano , o que eu tb recomendo veemente .
Fluido de freio é uma substancia ( higroscópica ), começa agregar agua assim que vc tira o lacre da embalagem .
O reservatório do carro não é uma coisa hermética , e nem pode ser , pois tem que deixar o fluido subir descer , dilatar, etc .
Então esse reservatório , recebe calor ( favorece evaporação do álcool contido ) , contato com o ar ( assimila agua ) , e outras coisas prejudiciais .

Vale a pena a troca anual , pois é uma coisa barata, e que previne que peças , cilindros , tubulação , pinças , etc , não se oxidem, causando um prejú muito maior .

Fizeste muito bem em trocar o fluido junto com mangotes , já foi uma manutenção que já produziu bom efeitos .

Fluido velho , com muita agua , evaporado do seu teor de álcool , deixa o sistema impreciso , e como disse antes , oxidação total !
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Eu adoro isso, informação precisa...
Lembrando que principalmente para vocês que moram em cidade onde existem muitas ladeiras, serras, etc, cuidado é bem maior.
Tudo que o Luiz explicou acima, leva ao tamponamento e ao fadding, causado pela higroscopia, pois a umidade vai baixando o ponto de ebulição de freio e a deterioração pela oxidação é antecipada..
Professor Luiz colocando seus ensinamentos à disposição, continue assim..


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Re: Medida do disco freio dianteiro

por weltinhow » 30 Nov 2013, 09:38

E o bundão aqui simplismente trocou as pastilhas de freio e achou que tava tudo certo heheheh. Nossa depois desse tópico eu vou ter que bulir no meu freio, estou sentindo que ele não está legal, mesmo depois de ter melhorado um pouco quando troquei as pastilhas, acho que ele não está 100%, tenho que pressionar o pedal até próximo ao fundo pra funcionar bem, sendo que meu "corsinha" eu só dava um toque e o fi da peste freiava. Qual a revisão de prache que se faz nos freios, e seus respectivos compontentes a trocar, se possível e não for incomodo, informar as marcas pra o cabeção aqui comprar :D
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Almeidão » 30 Nov 2013, 09:47

So acrescentando algo, os mangotes devem ser trocados a cada 5 anos e junto deles os reparos das pinças que inclui pistões e os vedadores.

Sobre a troca do fluido, é importante saber o motivo: La na pinca fica um deposito maior de óleo e ali ele não esquenta, ele ferve e vai perdendo o poder hidráulico que é a não compressão. Ou seja este óleo não comprime como os outros líquidos justamente para ter a ação pefeita do hidráulico, e com o exesso de uso em alta temperatura ali vai adquirindo humidade e logo o pedal vai ficando bobo, tipo voce pisa ele comprime e depois empurra a pinça, óbvio que iniciamnete voce não percebe isto, mas o sistema sim. Porem em uma descida mais longa, com pouco tempo de uso ele já não freia mais.
Partindo do momento que voce colocou óleo, o reservatório é somente reserva, o que está ali não desce nunca a não ser que houver um furo no mangote, por este motivo devemos ter a luz de freio sempre em funcionamento para evitar um possivel acidente. Para os carros com embreagem hidráulicas, além da luz acender, ainda somos avisado antes que o óleo está sendo jogado fora por algum motivo porque primeiro perderemos a embreagem.
Bem, isto se for um vazamento pequeno porque se estourar um mangote, já ficaremos sem freio de imediato.

Completo ainda que o reservatório sendo reserva e o óleo não descer por estar a linha cheia, mesmo assim ele é contaminado pelo que está na ponta dele que sofre o excesso de calor pelas fadigas das pinças. Por estas e outras que devemos trocar por completo e não somente sangrar o sistema e completar com óleo novo.

Sobre a sangria, eu ainda uso o método antigo, que é muito simples e perfeito. Não só por não confiar nas máquinas, e sim por não confiar em quem as operam.
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 30 Nov 2013, 16:57

Ricardo Crispim escreveu:
luiz antunes escreveu:Bruno ,
fluido de freio pode durar um monte de tempo , mas a recomendação dos fabricantes é troca a cada um ano , o que eu tb recomendo veemente .
Fluido de freio é uma substancia ( higroscópica ), começa agregar agua assim que vc tira o lacre da embalagem .
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Então esse reservatório , recebe calor ( favorece evaporação do álcool contido ) , contato com o ar ( assimila agua ) , e outras coisas prejudiciais .

Vale a pena a troca anual , pois é uma coisa barata, e que previne que peças , cilindros , tubulação , pinças , etc , não se oxidem, causando um prejú muito maior .

Fizeste muito bem em trocar o fluido junto com mangotes , já foi uma manutenção que já produziu bom efeitos .

Fluido velho , com muita agua , evaporado do seu teor de álcool , deixa o sistema impreciso , e como disse antes , oxidação total !
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Lembrando que principalmente para vocês que moram em cidade onde existem muitas ladeiras, serras, etc, cuidado é bem maior.
Tudo que o Luiz explicou acima, leva ao tamponamento e ao fadding, causado pela higroscopia, pois a umidade vai baixando o ponto de ebulição de freio e a deterioração pela oxidação é antecipada..
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Tinha que ter alguma consistência no relato , pq nessa área o amigo Crispim conhece bem , e o medo de ser puxado na orelha !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :6:

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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Peko » 03 Dez 2013, 22:09

E sobre a colocação dos discos dianteiros do omega no vectra, alguma notícia?
Se desse certo talvez daria tbm para trocar os discos traseiros :47:

Isso me interessa muito...
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Almeidão » 04 Dez 2013, 09:07

Peko escreveu:E sobre a colocação dos discos dianteiros do omega no vectra, alguma notícia?
Se desse certo talvez daria tbm para trocar os discos traseiros :47:

Isso me interessa muito...


Só lembrar que o Omega tem tração na traseira com diferencial fixo, tipo o fusca que tem ele fixado e os braços se movimentam para cima e para baixo e assim fazendo ele com suspensão independente. Óbvio com eixo cardán.

Será que o disco dele sendo assim encaixa na traseira do vectra?
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Last_Warrior » 06 Dez 2013, 21:38

Almeidão escreveu:Aliás para os não ABS o Vectra B tem o melhor freio entre todos os carros e em asfalto seco não perde nada pelo ABS, veja bem sêco e sem areia.

Hum, não esquecendo o Omega 6cil que está no mesmo patamar, ou possivelmente até melhor... Mas concordo o Vectra é muito bom de freios, o problema é quando se leva ao extremo, seja por peso ou por velocidade.
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Peko » 11 Dez 2013, 00:05

Almeidão escreveu:
Peko escreveu:E sobre a colocação dos discos dianteiros do omega no vectra, alguma notícia?
Se desse certo talvez daria tbm para trocar os discos traseiros :47:

Isso me interessa muito...


Só lembrar que o Omega tem tração na traseira com diferencial fixo, tipo o fusca que tem ele fixado e os braços se movimentam para cima e para baixo e assim fazendo ele com suspensão independente. Óbvio com eixo cardán.

Será que o disco dele sendo assim encaixa na traseira do vectra?


Pois agora..

Que o omega possui tração traseira eu já sabia.

A questão é: da para trocar os discos?

Alguém aqui é mecânico?
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por Almeidão » 11 Dez 2013, 09:42

Peko escreveu:
Almeidão escreveu:
Peko escreveu:E sobre a colocação dos discos dianteiros do omega no vectra, alguma notícia?
Se desse certo talvez daria tbm para trocar os discos traseiros :47:

Isso me interessa muito...


Só lembrar que o Omega tem tração na traseira com diferencial fixo, tipo o fusca que tem ele fixado e os braços se movimentam para cima e para baixo e assim fazendo ele com suspensão independente. Óbvio com eixo cardán.

Será que o disco dele sendo assim encaixa na traseira do vectra?


Pois agora..

Que o omega possui tração traseira eu já sabia.

A questão é: da para trocar os discos?

Alguém aqui é mecânico?


Não dá para colocar o disco do Ômega no Vectra como plug and play. Sobre ser mecanico, todos nós somos e somos técnicos de futebol também.
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Re: Medida do disco freio dianteiro

por bruno241281 » 11 Dez 2013, 09:59

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