Ricardo Pinto escreveu:Tem um modo muito mais pratico e barato de resolver esta questão...
Retrabalhando os proprios discos...
Abs
luiz antunes escreveu:A proporção a que vc se refere como "um louco descendo uma serra em ponto morto " , é quase a mesma de estar andando socialmente com um carro "Automático Blindado" , pois a blindagem equivale a 300 kg com carro vazio , ou seja 4 ou 5 pessoas de peso normal , acrescente em media mais 3 pessoas ( 200 kg ) em uso urbano , e mas uma possível carga ( até 50 kg ) .
Imagine o carro carregando com 300 kg + 200 kg + 50 kg todo dia num transito pesado , com certeza era para dar " fading " , e aquecimento , não esta dando por uma questão que, o sistema ainda assim é bem dimensionado .
Com discos maiores , pinças maiores , pastilhas , etc , áreas maiores , dissipação de calor é maior , meu fluido sempre foi o Motul sintético 5.1 .
Nessa área eu entendo bem, fique tranquilo , sou Engenheiro pleno graduado em eletrônica , elétrica, mecânica , trabalhei 39 anos na área , maior parte deles em Eng. de manutenção (com 57 anos , me aposentei tem 3 meses ) , em paralelo já tive oficina de preparação , infelizmente tive que parar com ela por motivos graves de saúde .
Aproveitando algo " mais ou menos" como vc disse em outro tópico : "Só não fuçei ainda , aviões e naves espaciais " ou algo parecido !
Alez escreveu:Ricardo Pinto escreveu:Tem um modo muito mais pratico e barato de resolver esta questão...
Retrabalhando os proprios discos...
Abs
Levou no torneiro para fazer esses frisos no disco?
luiz antunes escreveu:Alez escreveu:Ricardo Pinto escreveu:Tem um modo muito mais pratico e barato de resolver esta questão...
Retrabalhando os proprios discos...
Abs
Levou no torneiro para fazer esses frisos no disco?
Alex ,
eu não sei se estas fotos são realmente do carro do Ricardo Pinto , ou se ele pegou na net para ilustrar o que estava falando .
Deixe ele postar algo a respeito , mas adiantando , estes discos podem ser adquiridos prontos na Power Breakes e outras do tipo !
bruno241281 escreveu:Acrescentando uma informação ao debate, quando peguei o carro, ficou claro que o fluido era original ou próximo disso. Para ter uma idéia peguei acreditando que teria que trocar o cilindro mestre pois o sintoma do freio era o de o pistão estar dando passagem.
Como primeira providencia substitui o fluido que estava até fedendo...
Enquanto pesquisava um cilindro mestre para substituir...o freio foi normalizando até o ponto de estar perfeito...
Creio que as válvulas direcionais estivessem emperradas...
Após essa novela substitui também os mangotes de freio das rodas dianteiras que estavam ressecadas. E neste ponto que quero contribuir. O volume de fluido que saiu da pinça quando da substituição dos mangotes é consideravel, e este volume não sai na subsituição pressurizada que é oferecida normalmente no comercio.
Não sei o quanto isso influenciaria quanto a geração de vapor no sistema, mas pelo volume que observei creio que não deve passar de forma despercebida.
Ai lanço a pergunta, estou me preocupando demais??? Lembrando que o meu é tão pesadão quanto o do Luiz....
luiz antunes escreveu:Bruno ,
fluido de freio pode durar um monte de tempo , mas a recomendação dos fabricantes é troca a cada um ano , o que eu tb recomendo veemente .
Fluido de freio é uma substancia ( higroscópica ), começa agregar agua assim que vc tira o lacre da embalagem .
O reservatório do carro não é uma coisa hermética , e nem pode ser , pois tem que deixar o fluido subir descer , dilatar, etc .
Então esse reservatório , recebe calor ( favorece evaporação do álcool contido ) , contato com o ar ( assimila agua ) , e outras coisas prejudiciais .
Vale a pena a troca anual , pois é uma coisa barata, e que previne que peças , cilindros , tubulação , pinças , etc , não se oxidem, causando um prejú muito maior .
Fizeste muito bem em trocar o fluido junto com mangotes , já foi uma manutenção que já produziu bom efeitos .
Fluido velho , com muita agua , evaporado do seu teor de álcool , deixa o sistema impreciso , e como disse antes , oxidação total !
abs
Ricardo Crispim escreveu:luiz antunes escreveu:Bruno ,
fluido de freio pode durar um monte de tempo , mas a recomendação dos fabricantes é troca a cada um ano , o que eu tb recomendo veemente .
Fluido de freio é uma substancia ( higroscópica ), começa agregar agua assim que vc tira o lacre da embalagem .
O reservatório do carro não é uma coisa hermética , e nem pode ser , pois tem que deixar o fluido subir descer , dilatar, etc .
Então esse reservatório , recebe calor ( favorece evaporação do álcool contido ) , contato com o ar ( assimila agua ) , e outras coisas prejudiciais .
Vale a pena a troca anual , pois é uma coisa barata, e que previne que peças , cilindros , tubulação , pinças , etc , não se oxidem, causando um prejú muito maior .
Fizeste muito bem em trocar o fluido junto com mangotes , já foi uma manutenção que já produziu bom efeitos .
Fluido velho , com muita agua , evaporado do seu teor de álcool , deixa o sistema impreciso , e como disse antes , oxidação total !
abs
Eu adoro isso, informação precisa...
Lembrando que principalmente para vocês que moram em cidade onde existem muitas ladeiras, serras, etc, cuidado é bem maior.
Tudo que o Luiz explicou acima, leva ao tamponamento e ao fadding, causado pela higroscopia, pois a umidade vai baixando o ponto de ebulição de freio e a deterioração pela oxidação é antecipada..
Professor Luiz colocando seus ensinamentos à disposição, continue assim..
Forte abraço!!1
Peko escreveu:E sobre a colocação dos discos dianteiros do omega no vectra, alguma notícia?
Se desse certo talvez daria tbm para trocar os discos traseiros
Isso me interessa muito...
Almeidão escreveu:Aliás para os não ABS o Vectra B tem o melhor freio entre todos os carros e em asfalto seco não perde nada pelo ABS, veja bem sêco e sem areia.
Almeidão escreveu:Peko escreveu:E sobre a colocação dos discos dianteiros do omega no vectra, alguma notícia?
Se desse certo talvez daria tbm para trocar os discos traseiros
Isso me interessa muito...
Só lembrar que o Omega tem tração na traseira com diferencial fixo, tipo o fusca que tem ele fixado e os braços se movimentam para cima e para baixo e assim fazendo ele com suspensão independente. Óbvio com eixo cardán.
Será que o disco dele sendo assim encaixa na traseira do vectra?
Peko escreveu:Almeidão escreveu:Peko escreveu:E sobre a colocação dos discos dianteiros do omega no vectra, alguma notícia?
Se desse certo talvez daria tbm para trocar os discos traseiros
Isso me interessa muito...
Só lembrar que o Omega tem tração na traseira com diferencial fixo, tipo o fusca que tem ele fixado e os braços se movimentam para cima e para baixo e assim fazendo ele com suspensão independente. Óbvio com eixo cardán.
Será que o disco dele sendo assim encaixa na traseira do vectra?
Pois agora..
Que o omega possui tração traseira eu já sabia.
A questão é: da para trocar os discos?
Alguém aqui é mecânico?
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 431 visitantes