O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaVazão Correta de um radiador
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

13 mensagens   •   Página 1 de 1
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazão Correta de um radiador

por Almeidão » 01 Nov 2013, 09:21

http://www.youtube.com/watch?v=n-5KuLlfPmY


Bem pessoal, aqui eu consegui fazer um filme 20.12.08 em um radiador meu com 2 anos de uso com aditivos errado e que o carro estava aquecendo. Este aquecimento era na estrada algo perto de 90º e na rua 92 e a ventuinha ficava ligada direto e não desligava quase nunca. Infelizmente não filmei a entrada da agua a qual eu não conseguia segurar no radiador usado ou seja ia o que conseguia e retornava uma boa porcentagem e eu tentando tapar o máximo com um pano para não deixar ela voltar, enquanto no novo foi a agua por completo e ainda poderia colocar mais, como esta mangueira é uma mangueira de uma polegada com agua constante, eu diria que cabe no novo quase meia polegadas a mais de agua. Observem também que no usado a agua sai com borbulhas ou seja estão vendo menos do que seus olhos podem ver porque borbulas não são aguas, então eu diria que pelo menos 20% ai são borbulhas enquanto no novo sai agua pura.

Os dois são da marca Visconde, o novo está no meu carro até hoje e usando sempre o mesmo aditivo que é para 5 anos e eu troco a cada 2, todas as vezes que troco, tiro toda a agua do sistema e coloco a mesma mangueira com a mesma quantidade de agua e sai sempre igual está saindo, embora eu nem precisasse fazer isto já que minha temperatura não mudou mais depois deste 20/12/2008.

O objetivo deste video é para aqueles que acham que tudo é normal e vão na conversa de muitos e que mesmo estando entupido, ainda sai bastante agua, só que a bomba não tem esta pressão que a mangueira tem.

Bem, eu consegui uma mangueira de uma polegada de agua com vazão constante e boa pressão tipo jogando uns 60 cm pra frente da mangueira e sei que se eu colocar essa mangueira e não consegui segurar o retorno da agua dela com o radiador aberto do outro lado, certamente ele está entupido.

Crédito para o Ricardo Crispim, ele quem postou para mim este video.
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Vazão Correta de um radiador

por Ricardo Crispim » 01 Nov 2013, 10:44

Bem ilustrativo realmente esse vídeo, realmente a diferença é gritante...
Parabéns aí pelo material, mais uma colaboração muito útil...

Forte abraço!!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vazão Correta de um radiador

por Alcir Andreoni » 01 Nov 2013, 10:46

Ricardo Crispim escreveu:Bem ilustrativo realmente esse vídeo, realmente a diferença é gritante...
Parabéns aí pelo material, mais uma colaboração muito útil...

Forte abraço!!

Só porque a gente abusa do Almeidão ela está abusando de você?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vazão Correta de um radiador

por Almeidão » 01 Nov 2013, 12:17

Hahahha, aqui nem consigo ver o vídeo mas não é nem desculpa porque não sei fazer mesmo e como trabalho o dia inteiro com computador, quando chego em casa não gosto nem de ver. Salvo algumas vezes entro aqui para ver se tem gente mexendo no carro fim de semana hahhah.

Mas pode estar certo que este é o radiador que estava no meu carro por 2 anos e eu fiz questão de comprar outro da mesma marca para ter certeza que o problema era o aditivo errado, e o novo está até hoje no meu carro. Este velho eu serrei ele no meio e não pensei em fotografar, e ai que descobrir que é IMPOSSIVEL limpar esta joça. Bem, na verdade filmei nem pensando em postar um dia, filmei para comparar tempos depois como ele ficaria e graças a Deus está igual na vazão que é testada a cada 2 anos e no dia a dia, faça chuva ou faça sol a temperatura está sempre no mesmo local.

Sds
Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Vazão Correta de um radiador

por Pedro Josino » 02 Nov 2013, 04:03

Sinistro!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vazão Correta de um radiador

por Alcir Andreoni » 02 Nov 2013, 21:13

Meu pai gostou mais dos canários que do radiador!
:38: :38: :38:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Paulinho SP
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 07 Mai 2013, 19:56
Nome Completo: João Paulo LUiz
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vazão Correta de um radiador

por Paulinho SP » 02 Nov 2013, 21:19

Vou fazer esse teste no meu , recentemente troquei o radiador do meu carro , pois o que estava apresentou uma trinca na parte inferior , depois que foi trocado notei que a temperatura sobe mais rapido , talvez não esteja com a vazão correta .
Comprei da marca DELPHI.
Imagem

Paulinho SP

Vectra CD 2.0 aut 141 cv.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vazão Correta de um radiador

por Almeidão » 03 Nov 2013, 11:18

Alcir Andreoni escreveu:Meu pai gostou mais dos canários que do radiador!
:38: :38: :38:


Caramba Alcir, juro que não tinha percebido isto tamanha a minha atenção sobre esta vazão e foi a primeira vez que vi este video que eu mesmo fiz porem com o som. Lembro a todos que este é meu local de trabalho, garage do escritório e é uma industria dentro de um sítio que pertence ao proprietário, por isto tem vários passaros lá inclusive muitos canários e todos soltos, aliás eu nem gosto de preder los. Tem piscina também e eu com 14 anos nesta empresa nunca entrei nela, se bem que o verão aqui é pesado tipo 42 pra cima, aos sabado eu volu lá pelo Vectra e as vezes a familia do dono estão na pisicina e do lado de fora estão as cervejas, acho que faço a escolha melhor kakkakak.

Sobre o Paulinho que colocou o radiador novo e diz esquentar rápido, não tem nada que se preocupar se a temperatura dele em funcionamneto for normal, ou seja não passar dos 90 nas ruas e estrada livre 80 e máximo 82. Se não for normal quando quente, pode ser válvula termostática e ela pode estar errada.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vazão Correta de um radiador

por Alcir Andreoni » 03 Nov 2013, 15:26

Meu pai e um criador fanático e isso de cara chamou a atenção dele. Ele nem gosta de carro mas de canário....
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vazão Correta de um radiador

por Almeidão » 03 Nov 2013, 16:13

Alcir Andreoni escreveu:Meu pai e um criador fanático e isso de cara chamou a atenção dele. Ele nem gosta de carro mas de canário....


Nossa, na porta do escritório que é um jardim, eles ficam comendo ali a 3 metros de distancia e tem aqueles locais na empresa que colocamos comidas para eles. Aqui em casa, no centro da cidade tem muitos também.
O que me mata são uns trinca ferros que tem na vizinhança o bicho terrivel, começam a cantar as 4 da manhã e uns cantam a noite inteira, não estão soltos são engaiolados. Cada cantada parece uma martelada na cabeça kkakkak
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vazão Correta de um radiador

por Alcir Andreoni » 03 Nov 2013, 19:26

Melhor isso que o som de São Paulo... :38:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Paulinho SP
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 07 Mai 2013, 19:56
Nome Completo: João Paulo LUiz
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vazão Correta de um radiador

por Paulinho SP » 04 Nov 2013, 20:00

Sobre o Paulinho que colocou o radiador novo e diz esquentar rápido, não tem nada que se preocupar se a temperatura dele em funcionamneto for normal, ou seja não passar dos 90 nas ruas e estrada livre 80 e máximo 82. Se não for normal quando quente, pode ser válvula termostática e ela pode estar errada.


Então ta tudo normal , ele esquenta mais rapido que antes mas não passa dos 90 na cidade , e quando pego estrada fica entre 80 e 82 , a valvula que troquei MTF e ta escrito 82 nela .
Imagem

Paulinho SP

Vectra CD 2.0 aut 141 cv.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vazão Correta de um radiador

por Almeidão » 04 Nov 2013, 20:40

Está perfeito e agora é só vigiar e não deixar ele mudar a temperatura. Ela sempre ficará assim se estiver normal o funcionamento seja verão ou seja inverno. A termostática é esta mesmo e se voce usa aditivo, procure saber se ele é o correto e se não usa, usar o que sempre informamos aqui.

Sds
Imagem

13 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 118 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.