O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaDúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

176 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Almeidão » 01 Jan 2021, 15:23

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Pensei - Sábado compro uma e troco, será um azar muito grande ela estragar até lá kakakkakaka.

nao nos 100 ainda nao chega no vermelho do manometro, se parar para pensar com calma meu carro tem cebolao duplo e a temperatura dele de fabrica se nao me engano é 95°primeiro estagio e 105° segundo so que no geral o carro em bom estado mal chega a 92 dificil escutar a ventoinha ligar sem o ar condicionado .

agora fala serio e muito azar a desgrasada da termostatica nao esperar 3 dias para estragar.
a junta acredito que nao queimo ja que a temperatura nao paso dos 110° e vc foi ligado e deixo o carro esfriar bem , ao chegar .


Testei ele hoje e tudo certo. Na verdade não passou mesmo dos 100, eu diria 99,5 o máximo que foi. Olha o que é o trabalho bem feito, meus cebolões foram transferido para saída do radiador, ali se a termostática travar, adeus motor porque as ventoinhas não arma mesmo e nem tem como pela circulação fechada, Como eu dobro um pouco a termostática fazendo duas passagens pequena de água, ainda insuficiente para armar estas ventoinhas por este cebolão simples MTE 741 que faz duas funções, sem ar primeiro estágio, com ar ele vira segundo estágio. Só que na entrada do radiador se fecha a termostática também não liga as ventoinhas porque sem água quente, o cebolão não tem como armar. Ali coloquei um cebolão MTE 740 para segundo estágio que liga somente se o 741 falhar, (tipo ontem). Este MTE 740 arama perto dos 95 porque recebe um pouquinho de água por eu ter dobrado dois lados da termostática. Foi isto que salvou o motor, desliguei o ar condicionado chegando em casa, o segundo estágio acionado por este cebolão MTE 740 e fui acelerando o carro e baixando muito pouco, tipo uns 5 minutos para chegar em 96 graus e ai eu desliguei ele. Na saída do radiador a mangueira estava fria porque o pouco de água que passava a ventoinha levava a temperatura dela lá embaixo.

Relatando outra coisa que eu esqueci, a bomba d'água que eu tinha uma schadek estava perfeita com dois anos de uso, desmontei ela na prensa e o rolamento que parece um tubo estava ainda novo. Coloquei uma Nakata e considerando como elas são fabricadas, acho 2 anos pouco para trocar uma bomba desta, mesmo eu usando o carro todos os dias.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por chirola » 02 Jan 2021, 00:22

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje , meus cebolões foram transferido para saída do radiador, ali se a termostática travar, adeus motor porque as ventoinhas não arma mesmo e nem tem como pela circulação fechada,

e uns dos motivos pelo cual no odelos mais novos a ventoinha arma com o sensor de temperatura no cabecote so que nao sei se resolveria ja que nao tinha como esfriar agua que nao circula , ja deveria ter algum tipo de solenoide de acionamento eletrico para remplasar a termostatica asim daria para colocar um testigo que avise se arma ou nao .
em uma epoca ate procurei so que nao achei nada do diametro da mangueira do radiador.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Relatando outra coisa que eu esqueci, a bomba d'água que eu tinha uma schadek estava perfeita com dois anos de uso, desmontei ela na prensa e o rolamento que parece um tubo estava ainda novo. Coloquei uma Nakata e considerando como elas são fabricadas, acho 2 anos pouco para trocar uma bomba desta, mesmo eu usando o carro todos os dias.

sim a bomba de agua e roletada a menos que tenha defeito de fabricacao ela dura trancuilo 3 ou 4 anos se o carro tem seu aditivo e sistema em dia , antigamente as bombas de bucha sim elas tinham uma vida util menor .
uma coisa que me incomoda no meu carro e acredito que vai sair do lugar e a capa da correia dentada fica um acabamento legal, so que para conferir as coisas ela atrapalha no caso do 16v e no 2.0 e uma peca so , para conferir cualquer coisa tem que desmontar .
uma sorte seu carro nao ter quebrado nada abraco e um feliz ano para vc

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Almeidão » 02 Jan 2021, 10:56

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje , meus cebolões foram transferido para saída do radiador, ali se a termostática travar, adeus motor porque as ventoinhas não arma mesmo e nem tem como pela circulação fechada,

e uns dos motivos pelo cual no odelos mais novos a ventoinha arma com o sensor de temperatura no cabecote so que nao sei se resolveria ja que nao tinha como esfriar agua que nao circula , ja deveria ter algum tipo de solenoide de acionamento eletrico para remplasar a termostatica asim daria para colocar um testigo que avise se arma ou nao .
em uma epoca ate procurei so que nao achei nada do diametro da mangueira do radiador.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Relatando outra coisa que eu esqueci, a bomba d'água que eu tinha uma schadek estava perfeita com dois anos de uso, desmontei ela na prensa e o rolamento que parece um tubo estava ainda novo. Coloquei uma Nakata e considerando como elas são fabricadas, acho 2 anos pouco para trocar uma bomba desta, mesmo eu usando o carro todos os dias.

sim a bomba de agua e roletada a menos que tenha defeito de fabricacao ela dura trancuilo 3 ou 4 anos se o carro tem seu aditivo e sistema em dia , antigamente as bombas de bucha sim elas tinham uma vida util menor .
uma coisa que me incomoda no meu carro e acredito que vai sair do lugar e a capa da correia dentada fica um acabamento legal, so que para conferir as coisas ela atrapalha no caso do 16v e no 2.0 e uma peca so , para conferir cualquer coisa tem que desmontar .
uma sorte seu carro nao ter quebrado nada abraco e um feliz ano para vc


O Sensor antes da termostática não serve para nada se ela travar, no meu caso é igual. A diferença é que no meu caso a ventoinha nem vai armar e no carro mais novo ela arma e não tem efeito por não ter água circulando. Ao dobrar um pouquinho a termostática de dois lados opostos o meu carro passou a receber um pouquinho de água muito quente e armou o cebolão extra que tenho e este pouquinho fez a temperatura subir bem devagar, agora quero colocar neste cebolão específico um aviso o qual já tenho no carro, ou seja quando ele armar serei avisado e já poderei parar o carro, é o único aviso que eu não tenho porque nem eu sabia que este pouquinho de água passando iria aramar ele, agora eu sei que arma.

Obrigado Chirola, um feliz ano novo para você e toda família e um feliz ano novo para todos do grupo e seus familiares.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Almeidão » 20 Jan 2021, 13:16

Sobre as porcas de cobre do coletor, comprei 24 peças no Alie Express, chegaram hoje, paguei 50,30 e são perfeitas. Vejo no ML preços quando bom, o dobro mais 50% mais cara e pelo que vi nas fotos são as mesmas porcas compradas na China e sendo revendida no ML. Comprei de um anuncio para BMW e fico sem medo de recomendar a quem precisa.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por chirola » 20 Jan 2021, 16:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre as porcas de cobre do coletor, comprei 24 peças no Alie Express, chegaram hoje, paguei 50,30 e são perfeitas. Vejo no ML preços quando bom, o dobro mais 50% mais cara e pelo que vi nas fotos são as mesmas porcas compradas na China e sendo revendida no ML. Comprei de um anuncio para BMW e fico sem medo de recomendar a quem precisa.

boa a dica , uma pena que na argentina com o governo que tem as coisas compradas no exterior tem uma sobrecarga de 40% por causa dos impostos iso sempre que no ultrapase os 200 dolares anuales que permitem comprar se yltrapasar a cota fudeo paga o dobro do valor e completar uma declaraçao jurada da prosedencia do dinheiro

Avatar do usuário
ItssTZ
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Dez 2018, 20:09
Nome Completo: Matheus Victor Martins Campos
Cidade: Timóteo
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

Dúvida sobre polias dos comandos VCD 16v

por ItssTZ » 11 Mar 2021, 15:45

Somente uma dúvida sobre as polias, estavam prestando atenção e 85% dos Vectra 16v que eu vejo utiliza a polia do escape em ambos comandos. Queria sabe se é somente gambiarra mesmo ou a polia original da admissão da algum problema pois no meu carro está assim no momento e queria trocar. Obs: Polia original da admissão ela é ''furada'' com círculos.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre polias dos comandos VCD 16v

por chirola » 12 Mar 2021, 02:48

ItssTZ escreveu:Fuente del Mensaje Somente uma dúvida sobre as polias, estavam prestando atenção e 85% dos Vectra 16v que eu vejo utiliza a polia do escape em ambos comandos. Queria sabe se é somente gambiarra mesmo ou a polia original da admissão da algum problema pois no meu carro está assim no momento e queria trocar. Obs: Polia original da admissão ela é ''furada'' com círculos.

Não e gambiarra tem carro que vem asim mesmo , a polia de escape se VC olha tem escrito admiçao e tem a marca , e tem outra marca e esta identifica como escape ,, geralmente esta escrito em alemão ou inglês , e ela tem dois rasgos para posicionar ela .
Pode utilizar as duas polias de escape em ambos comandos respeitando sua posição de admissão e escape , mais não pode utilizar duas de admissão porque a de escape tem o resalto para que o sensor de fase faza a leitura .

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre polias dos comandos VCD 16v

por chirola » 12 Mar 2021, 02:51

A polia de asmiçao não da problema não, acredito que faz parte da famosa redução de custos mesmo , a polia de admissão furada e mais barata , e na produção dela utiliza menos material.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Almeidão » 11 Out 2021, 16:14

Tudo que eu compro na Internet eu tenho que mexer para dar certo, e nem tudo podemos comprar como original, principalmente peças que se podem usar que não seja original. Comprei duas capas protetoras da correia dentada, achei as capas perfeita e me espantei com a qualidade e meti no carro sem problemas, porem ao ter que tirar a capa uns 15 dias atrás, somente os dois parafuso de cima sairam os outros 3 giravam, giravam e lógito tive que arrastar e la se foi a capa outra vez porque travou na rosca e não teve jeito e não entrou jambrado. Mas como eu disse as peças que compro que não são originais eu tenho que trabalhar, então comprei mais um jogo e a dica é usar 5 parafusos de 6mm com 15 mm comprimento, passar travarosca no pé dele, parafusar do lado ao contrário, assim poderei colocar a capa, colocar arruelas e porcas e pronto resolvido o problema com alguns centavos a mais e sai na boa quando eu quiser.
Uma capa original, VÍÌÍÍÍÍÍ´XI, eu precisaria vender dois parachoques, um farol, e a porta traseira esquerda e ser muito bom para não ter que dar a antena elétrica.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Almeidão » 12 Out 2021, 11:58

Minhas novas capas chegaram, são perfeitas e lógico que é um plastico aceitável, mas longe de ser original. Acabei de descobrir porque colocamos os parafusos e depois eles não saem, a rosca de 6mm Chinesa não bate com a nossa, nenhuma delas, todas agarram os parafusos, talvez elas são confeccionada em polegadas. Dicas: Nunca coloquem elas antes de passar um macho de 6mm, eu por sorte tenho esta ferramenta e acertei as 5 porcas e confesso que o macho entra meio agarrando mesmo, apesar que os 2 embaixo e o do meio eu fiz exatamente como comentei usando 3 parafusos de 6mm com 15mm de comprimento colocando ao contrário e ali usarei porcas, posso dizer que ao passar o macho nem precisava fazer isto.
Está ai a dica para quem comprar estas capas interna e externa, aliás é na interna que é feio e a externa não precisa fazer nada.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Almeidão » 12 Out 2021, 19:45

Comprar ou não na internet peças de acabamentos para o Vectra e outros carros? Claro que sim, graças a Deus tenho habilidades para detectar defeitos e acertar e se você não tiver, arrume alguém para fazer para você que dará certo. Veja um exemplo no vídeo que fiz e afirmo que as capas da correia só tem este defeito minimo e fácil de resolver.

https://www.youtube.com/watch?v=AvRTD4f0mR4
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por chirola » 13 Out 2021, 12:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Comprar ou não na internet peças de acabamentos para o Vectra e outros carros? Claro que sim, graças a Deus tenho habilidades para detectar defeitos e acertar e se você não tiver, arrume alguém para fazer para você que dará certo. Veja um exemplo no vídeo que fiz e afirmo que as capas da correia só tem este defeito minimo e fácil de resolver.

asisti o video como sempre explicaços de como resolver coisas o masi facil e barato posivel , otimo nos dias de hoje.
e lamentavelmente as peças originais dos carros mais velinhos esta escasas e com preços ridiculos , comprar peças paralelas e adaptar vai ser cada vez mais frecuente , nois tem a facilidade e imaginaçao para fecer encaixar nao todo mundo tem , mais vai ter que aprender ou pagar pra fecer .
gosto a simplicidade que vc ensina nos videos para resolver rapido e barato parabens meu amigo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Almeidão » 13 Out 2021, 15:44

É isto ai Chirola tem que explicar tudo mesmo, e pra mim basta que a peça seja igual e com um produto bom, o resto eu me viro para ela encaixar e assim deve ser com peças que não são originais. As vezes também lemos algos e ficamos com medo de investir. Lí uma vez acho que aqui no forum, não estou certo, que lampada de led não fica legal no carro, fica sem foco e que é ruim etc, foi ai a ideia de eu colocar 2 lampadas para acender sempre como segue a lei aqui no Brasil em algumas estradas. Daí muito tempo vi uma moto aqui na empresa com uma led branca que parecia um dia de sol. Pensei, nçao pode dar ruim em um carro e ai comprei duas amarelas para colocar no farol baixo, e ficou muito bom. Testei antes com uma branca, mas chamava muito a atenção e eu iria levar multa logo com elas.
Por isto gosto de comentar e tentar mostrar o que fiz e que produto usei para colar, lixar, soldar etc.

Sobre os videios, já reinvindicaro o que fiz em Dubai, da Burj Khalifa, não querem deixar eu ganhar um dindim com isto kakakakakak
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Almeidão » 06 Mai 2022, 10:10

Alguem ai por favor usa tensionador da correia do alternador com a marca Roltens? Ou sebem informar sobre esta marca? preciso comprar uma peça desta e estou meio indeciso, o meu hoje no carro é um Litens.
Imagem

Avatar do usuário
João Eduardo Sobiecki
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 14 Abr 2020, 20:41
Nome Completo: João Eduardo Sobiecki
Cidade: São Bento do Sul
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por João Eduardo Sobiecki » 06 Mai 2022, 10:43

Almeidão escreveu:Alguem ai por favor usa tensionador da correia do alternador com a marca Roltens? Ou sebem informar sobre esta marca? preciso comprar uma peça desta e estou meio indeciso, o meu hoje no carro é um Litens.

Quanto ao tensor do Vectra não posso dizer porque nunca usei, mas a marca já usei em correia dentada de L200 e TR4 e são bem feitos, usam rolamentos NSK.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Almeidão » 06 Mai 2022, 12:02

João Eduardo Sobiecki escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Alguem ai por favor usa tensionador da correia do alternador com a marca Roltens? Ou sebem informar sobre esta marca? preciso comprar uma peça desta e estou meio indeciso, o meu hoje no carro é um Litens.

Quanto ao tensor do Vectra não posso dizer porque nunca usei, mas a marca já usei em correia dentada de L200 e TR4 e são bem feitos, usam rolamentos NSK.


Obrigado
Imagem

176 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 136 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.