por Last_Warrior »
09 Jul 2015, 18:24
Bem, vou dar minha opinião com anos de experiência mexendo com carros, especialmente Omega 4cil, Vectra 4cil e Omega 6cil.
Sobre essa de marca de correia dentada e rolamento tensor, já usei de tudo o que possam imaginar.
O que posso dizer é o seguinte, usem as marcas que normalmente são fornecedoras da GM.
Rolamento tensor da dentada do meu Omega 2.2, pra vcs terem noção, comprei recentemente um SKF e veio um "Litens" dentro. Já para o meu Omega 2.0, comprei um genuíno gm e adivinhem... Litens dentro da embalagem!! Pesquisando sobre essa marca descobri que fornece também tensores da correia de acessórios pra GM.
Não conheço muitas paralelas, apenas algumas como Nytron que são de boa qualidade.
Só lembrando que, no caso da dentada, existem 2 marcas que garanto que poucos mecânicos observam, até mesmo os da concessionária: "NEW" e "USED", que significam, do ingês, "NOVA" e "USADA", obviamente se referindo ao estado da dentada.
O que quero dizer é que, na hora de instalar a dentada, deve-se observar a agulha do tensor de maneira com que ela fique na respectiva marca, no caso "NEW" se for tudo novo. Por isso a dentada prefiro eu mesmo instalar em casa.
Já teve mecânico que, ao abrir pra trocar a minha bomba dágua, falou que a correia tava frouxa e que já fez o "favor" de deixar bem apertada. Nem discuti... Cheguei em casa e regulei novamente, pois o conjunto ainda era bem novo e coloquei de volta na marca "NEW", o mecânico apertou com muito excesso.
Quanto a correia, basta que não seja de estoque muito velho, daquelas que até a embalagem tá apagada e a borracha, antes preta, já está cinza... Do resto, pode confiar nas marcas que estão há mais tempo no mercado.
A idéia que queria passar é que, antes de falar que tal tensor X ou Y é ruim, deve-se observar se o mesmo está instalado com o aperto correto, pois o que mais vejo são correias "estranguladas", de tanto aperto, o que obviamente pode reduzir drasticamente a vida útil do conjunto.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
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