O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaDúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

176 mensagens
Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Arquiteto » 12 Jun 2016, 16:32

Gilvan Junior escreveu:Fuente del Mensaje
Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje os roletes e que dão maior diferença de preços entre as marcas ...

de repente vc comprando separado sai mais em conta

:47:


Arquiteto, mais uma vez obrigado!

Eu queria saber pelo menos saber quem é o fabricante do esticador e roletes, porque se for de marca inferior, não vale a pena né!
Alguém ai já usou este kit da Gates ou outro semelhante?
Vou dar uma pesquisada nos preços e postarei aqui em breve para vermos qual será o melhor custo x benefício.

Vlw!!


quando fiz a troca dos do 04 aos 56 mil km os roletes Tinham ina/GM gravados na peça

e o esticador opel mande in Canada

:88:

Avatar do usuário
Gilvan Junior
Member
Member
Mensagens: 46
Registrado em: 17 Mai 2016, 00:59
Nome Completo: JOSE GILVAN JUNIOR
Cidade: RIO DAS OSTRAS
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Gilvan Junior » 12 Jun 2016, 18:31

Encontrei esse esticador Made in Canada mas fiquei com receio de comprar, porém achei também o esticador SKF - VKM 4845 por R$ 190,00. Um pouco "salgado" né!!
No ML achei um Original GM (Ref SKF.: VKM15202L e INA F232488) por R$ 70,00. Será que é original GM mesmo??

Já os roletes encontrei o VKM 25212 H REF.: INA F-224964 no valo de R$ 58,36 cada. A dúvida é: os dois roletes são iguais ou tem modelos diferentes?

Quanto a Correia Dentada - Gates - 40819x24hnbr, o mais barato que achei foi R$ 124,12 - CARACTERÍSTICAS: 171d / 24 X 1368 Cva / 171d/ 24 Mm

A Válvula Termostática será a Série Ouro - MTE-THOMSON - VT373.82 - R$ 79,45 com FRETE GRATIS

Vou continuar a busca por melhores ofertas e pretendo fechar em breve.
Gilvan Junior
___________________________________________________________________________
Garagem: Vectra Elite 2.2 16V (The Shockwave) & Ford New Fiesta 1.5 S

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Arquiteto » 12 Jun 2016, 19:27

os dois roletes são iguais ...

quanto a termoestatica fique atento a temperatura ok

82º / 87º ...

Daniel Piovesana
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 03 Mar 2015, 21:12
Nome Completo: Luiz Daniel Cordeiro Piovesana
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Daniel Piovesana » 12 Set 2016, 08:15

Bom dia pessoal.

Já li o tópico todo, mas continuo em dúvida quanto aos itens que devo comprar pra fazer a troca das correias, esticadores e afins...

Os itens que devo comprar para uma troca completa no vectra C 2.0 8v e marcas recomendadas:

* correia dentada - Gates ou GM
* tensionador da correia dentada - INA, SFK ou GM
* bomba dagua - URBA
* correia de acessórios - Gates ou Contitech
* rolete/apoio correia de acessórios - INA ou SFK
* tensionador da correia de acessórios - INA ou SFK

Vou aproveitar pra fazer a manutenção do arrefecimento e gostaria de indicação de aditivo com bom custo benefício.

Seria isso que coloquei acima mesmo, ou tem mais alguma peça ou alteração de marca que vc sugerem?

Obrigado

Enviado de meu LG-D802 usando Tapatalk
Imagem

Avatar do usuário
Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 281
Registrado em: 22 Nov 2013, 23:52
Nome Completo: Renato Gobato
Cidade: Goiatuba
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Marcatto » 12 Set 2016, 15:26

Daniel, boa tarde!,

Quanto a aditivos para radiador, eu recomendo qualquer um daqueles que foram muito bem avaliados naquele teste do Inmetro (Havoline, Total, Valeo, Delphi, Bardhall, Visconde RV e outros que não lembro).

Aliás, o aditivo concentrado Visconde RV está num ótimo preço (R$17,00 o litro) no site Altese. Veja: http://www.altese.com.br/rv61005-altese-aditivo/p

[s]
Pacote R6N (quase um GT-X)

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Opinião - Marca correia dentada, esticador e rolo guia

por SirChico » 14 Ago 2018, 12:08

Olá mais uma vez pessoal,

estive procurando pelo forum informações sobre "melhores marcas" para a substituição da correia dentada, esticador e rolo guia.
Como as informações que encontrei ficaram meio dispersas em outros tópicos, resolvi abrir esse tópico específico.
Acredito que, especialmente os "proprietários de Vectra de primeira viagem", como eu, tenham dúvidas na troca desses componentes.

No meu caso, tenho um Vectra 2.0 16v, mas acho que em termos de "melhores marcas" isso não vai fazer diferença, se é pro 8v ou 16v (ou será que faz...?)

Como coloquei no título, isso é uma questão de opinião. Li em alguns comentários gente que não teve sorte com uma marca ou outra.
A intenção aqui é compartilhar opiniões e experiências, boas ou não, com as marcas utilizadas.

O que vi até agora são bons comentários sobre as correias da marca Gates e Contitech.
Mas em relação ao(s) rolo(s) guia? E o esticador?

Vi que existe um kit completo da marca Gates. Será que dá pra confiar?

Desde já agradeço, e espero que esse tópico ajude outros proprietários.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Opinião - Marca correia dentada, esticador e rolo guia

por Almeidão » 14 Ago 2018, 15:37

Eu não sei como você quer as respostas, comento algo antes se for desnecessário podem apagar.
A Contitech comprou Goodyears, isto eu fiquei sabendo e entrou com preços para destruir as outras, preços que fez com que aqui não existe outra. Original hoje é Contitech, porem você paga 100 por uma na GM e paga 25 a 30 em uma auto peças e é a mesma correia. A GM nem troca o nome, só a caixa e mais nada. Não pense que GM usa esta porque são super boas, mas com certeza porque são super baratas.

Eu não gosto da Contitech, ela é ruidosa e possa ser também que sou muito enjoado, mas tenho meus motivos, ser ruidosa não quer dizer que são para todos ruins, mas para mim é.
Sobre uns que não tiveram sorte com tal marca, possa ser que compraram errado ou é aqueles que tem o carro vazando óleo por toda parte e acha que a correia que é ruim. Não levam em conta o que o mecânico fez para colocar ela no local, não levam em conta o aperto errado nela e muito menos se ela foi colocada na direção correta.

O que interessa: Eu só uso Gates XS ou HNBR, isto tem que está escrito nela e não somente na caixa. Uma Gates que não tenha isto, é um produto para outros tipos de carros mais antigos e com durabilidade bem inferior as mais novas com estas siglas. Hoje as antigas nçao se fabricam mais, mas tem ainda em estoque para serem vendidas.

Esticador, uso Daycon não tive problemas com ele ainda e troco a cada 2 anos junto com a bomba d'água que é outro item que quando está mal, estragam as correias. Não tenho escolha aqui. tive que usar este e espero sugestões também sobre este item.
Imagem

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Opinião - Marca correia dentada, esticador e rolo guia

por SirChico » 14 Ago 2018, 19:15

Valeu pela opinião Almeidão.
Ainda com informações extras na questão de aquisições de grandes empresas hehe

Ia perguntar em relação ao(s) rolo(s) guia, mas no 8v acho que não tem, né?

Pergunto pois na imagem que tem no site da Chevrolet a do 16v eu sei que está errada, pois são dois rolos guias.
Daí não dá pra confiar muito na imagem pro 8v também.
Imagem

No 16v está mais parecido com essa imagem aqui
Imagem

...sendo um dos rolos com a "bordinha" pra fora, e o outro pra dentro.

Mas beleza... estou fugindo um pouquinho do tópico que é na verdade FALAR DAS MARCAS! hehe

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Opinião - Marca correia dentada, esticador e rolo guia

por chirola » 15 Ago 2018, 13:05

cara aqui na argentina so consegui correia dentada marca contitech e os esticadores (os 3 ) era tudo gm o algo muito chinesco entao foi gm o bomba de agua foi a mesma coisa era gm brasileira o uma nacional (argentina) definitivamente mesmo custando cuasi o dobro foi a brasileira da gm. a poli-v é gates- troquei faz uns seis meses rodei uns 10 mil km aprox todos os componentes estao sem defeito de fabricaçao e nao apresentan barulhos de funcionameto fora do normal a poli-v nao faz barulho algum nao apresenta desgaste prematuro nenhuma peça das substituidas esto totalmente satisfeito com a cualidade dos produtos mencionados .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Opinião - Marca correia dentada, esticador e rolo guia

por Almeidão » 15 Ago 2018, 13:23

Só um detalhe, e deixarei em paz para não ficar cheio de informações duplicadas. Curiosidade, ondem eu achei na maior auto peças na minha cidade a correia dentada Gates XS que estava sumida há mais de 2 anos e eu tinha que comprar no Mercado livre. Imagino que o pessoal deva ter acordado que muitos preferem a mesma que eu prefiro e estavam comprando em outra cidades. Só lembrando que Gates por anos foi a correia de quase todas as montadoras aqui no Brasil, perdeu com certeza por uma concorrência mais barata.
Imagem

Gutobill
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Jan 2019, 21:54
Nome Completo: Luiz Augusto Flores
Cidade: Bataguassu
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2008/2008
Idade: 49

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Gutobill » 29 Jan 2019, 17:39

Boa tarde pessoal. Tenho um vectra 2008 8v com + ou - 180.000 km e mesmo lendo a opinião no grupo, eu gostaria de saber se atualmente(Jan 2019) as correias tanto do alternador e dentada, mais confiáveis são as comentadas em que ordem? Ex.: Gates, Contitech etc...

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Ju_Bueno » 30 Jan 2019, 08:10

Tenho ouvido bons relatos da Gates, tanto que tive que comprar pela internet para o meu Astra pois na cidade onde moro não as encontrava, apenas Contitech. Confesso ter sido influenciado pelo Almeidão aqui do clube e pelo ADG para exigir a Gates.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Almeidão » 30 Jan 2019, 09:17

Isto ai e acho que Gates, Havoline, MTE já bem podia me mandar um cachê, aliás o MTE 760 ou 763 dispararam no preço nos últimos anos, com certeza influência do nosso fórum kakakkakka.

Na verdade Gates é bem superior e nunca esquecer que tem que ter nela escrito, nela mesmo não na caixa. HNBR ou XS, só as muito antigonas não tem isto. A Contitech entrou no mercado arrebentando os preços de todas a um ponto de não achar mais Gates ou qualquer outra marca em várias cidades, inclusive na minha.
Porém parece que o pessoal andou discordando com isto com o passar dos tempo, porque recém comprei aqui a dentada e a do Alternador, algo aconteceu que voltaram a mexer com a Gates outra vez e por ser uma das auto peças maiores do Brasil, devem ter monitorado os clientes.
Não quero dizer que Contitech seria uma que pode quebrar etc, isto não, aliás GM te vende ela ao comprar uma original, mas o fip, fip que ela fazia no meu carro com menos de um mês de uso me chateava muito.
Imagem

Avatar do usuário
Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 447
Registrado em: 07 Jan 2016, 16:13
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Diesel » 04 Fev 2019, 06:00

Aqui em SP meu mecânico relatou muitos problemas em relação às falsificação de correias Dayco e Contitech.

E tem optado sempre por Gates.

Tomem cuidado com o local da compra, principalmente via ML.



Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por FelipeVRS » 03 Abr 2019, 17:07

Boa tarde pessoal do clube! alguém que tenha comprado tensor, polias guias e correia dentada do kit Gates, tem algum link para o anúncio? eu achei este no mercado livre:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... v-9805-_JM
A principio a correia sendo com o código Gates 40819X24XS, mas este tensor e polia Rolt do Brasil com rolamentos Nachi ou NSK, alguém recomenda essas marcas ou alguém indicaria outro kit com correia dentada Gates?

Avatar do usuário
GuilhermeGobras
Member
Member
Mensagens: 38
Registrado em: 09 Nov 2016, 00:42
Nome Completo: GUILHERME GONCALVES
Cidade: São José
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por GuilhermeGobras » 03 Abr 2019, 18:58

ola, a polis podem nao ser necessarias, caso tenha necessidade troque, mais de resto sim, troca as 2 correias, tensionador, ja de uma conferida nos retentores do eixo dos comando e do virabrequim, e da uma conferida na bomba da agua, ja indico ate trocar se possivel, para evitar mao de obra extra furutamente so pra trocar isso.
Guilherme Gonçalves
Vectra GLS 96/97

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por FelipeVRS » 04 Abr 2019, 07:58

GuilhermeGobras escreveu:Fuente del Mensaje ola, a polis podem nao ser necessarias, caso tenha necessidade troque, mais de resto sim, troca as 2 correias, tensionador, ja de uma conferida nos retentores do eixo dos comando e do virabrequim, e da uma conferida na bomba da agua, ja indico ate trocar se possivel, para evitar mao de obra extra furutamente so pra trocar isso.

Bom dia Guilherme, irei trocar o kit completo pois peguei o carro no fim do ano passado, e estou tardando a fazer essa manutenção das correias/tensores, em relação a este kit em especifico, teria outro kit com componentes mais confiáveis em relação ao tensor e polias Rolts? pois aqui na minha cidade encontro apenas correias contitech a preços estratosféricos de mais de 200 reias e tensor e polias da marca nytron também com valores acima de 150 reais cada dando um total de 500 reais apenas nestas peças, estes tensores nytrion já citados em outros tópicos como de baixa qualidade. Peço se este anúncio em especifico eu poderia comprar tranquilo ou o pessoal indica outro local para eu comprar estas peças?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Ju_Bueno » 04 Abr 2019, 09:59

Rolamento NSK está entre os melhores. Tensor, já vi Litens sendo vendido como peça genuína. Eu tive problema com tensor novo da Dayco.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por FelipeVRS » 18 Abr 2019, 20:06

Boa noite pessoal! recebi hoje de tarde o Kit Gates KS311 para o VCD 98 2.2 16V, uma orientação que vocês poderiam me dar! nunca tive contato com esse tipo de produto, a principio o kit veio lacrado tudo certo, devido eu ter comprado por conta própria na internet abri e verifiquei junto ao mecânico que irá instalar tudo, a caixa lacrada, segue abaixo algumas imagens da correia, tensor e polias guia! (desculpem-me caso tenha anexado as imagens do jeito errado)

Tensor Litens com rolamento NTN infiltrado dentro da caixa Gates!
Imagem

Fiquei intrigado com esta caixinha ao qual veio o tensor, a caixa do kit estava lacrada, tudo bem embalado, mas a caixa individual do tensor estava amassada e rascada, como a imagem abaixo:
Imagem
Imagem

Detalhe do rolamento
Imagem

Parte traseira do tensor Litens fabricado no Brasil e com o código 979195
Imagem

Detalhe das inscrições e informações da correia dentada com a caixa da mesma ao fundo
Imagem

Uma das polias guia que acredito estar correta no kit que comprei, contendo um rolamento NSK com os códigos que o pessoal mencionou anteriormente neste tópico
Imagem
Imagem

Peço aos amigos que me digam, será que instalo o kit inteiro com este tensor (Litens) ou devolvo o Kit e adio mais um pouco esta manutenção?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre marcas de Correia dentada, tensor e polia

por Almeidão » 19 Abr 2019, 18:52

A correia que vejo com final XS e logo na frente HNBR é perfeita. Marca Litens é perfeita, pode instalar sem problema. Peça ao mecânico para colocar a correia da forma que você olha para ela no carro e consiga ler como uma escrita normal e não de cabeça para baixo, assim estará perfeito. Se ele ficar zangado porque você pediu isto, ótimo. O que não pode é você ficar zangado por ele ter colocado errado.
Imagem

176 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 124 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.