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Manutenção, Mecânica & ElétricaCorreia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.
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robsonlc
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por robsonlc » 27 Fev 2015, 19:52

O meu treme muito na saída, e quanto sobe o giro até uns 5000 rpm vibra bastante. Será que pode ser esse problema também?
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Almeidão
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 28 Fev 2015, 21:33

Mantenedor escreveu:Almeidão , encontrei este tutorial na NET , lá diz que tenho que tirar a polia do virabrequim para depois retirar a tampa.

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Veja foto do curso do tensionador trabalhando correto.

De acordo com o que vi no meu motor a seta esta na posição máxima de trabalho. Resta saber se a verificar correta da seta é funcionamento ou vale também para o motor em repouso.

[img]http://tapatalk.imageshack.com/v2/15/02/27/a2cdf487ba46f81054fc88d6eecfa49c.jpg[/img

Segue o link:

http://mecanicacaseira.blogspot.com.br/ ... v.html?m=1
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Para voce checar corretamente o esticador, precisa levantar a roda do lado do carona, colocar uma quinta e ir girando ela sentido horário, terá momento que ele afrouxa e momento que ele aperta, quando ele apertar, não pode ser no máximo e pro outro lado quando afrouxar não pode ser no minimo. Isto se pode ver com simplesmente um giro inteiro na roda direita dianteira direita com a quinta engatada. Se tiver no máximo ela dá estes tec tec.
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 01 Mar 2015, 01:12

Muito bom , entendi perfeita mente vou fazer amanhã este teste , retiro a pressurização solto aquele mancal Afasto a tampa da correia . Peço ao meu garoto para engatar a quinta girar a roda no sentido horário enquanto vejo e filmo o funcionamento do tensionador.

Marquei amanha cedo para ver este tec tec No mecânico. Mas quero ver o que ele vai me falar !!

ABS

Obrigado pela atenção

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figueiro
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por figueiro » 01 Mar 2015, 08:52

Poxa, fui em dois mecânicos diferentes e ambos ajustaram errado. Vou tentar eu mesmo hoje.
Meu carro está muito fraco.

Ótimas dicas Almeidão.

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por robsonlc » 01 Mar 2015, 14:52

Hoje eu mesmo pus a mão na massa, e fiz do jeito que o Almeidão falou. O carro ficou muito bom, parou a tremedeira e está respondendo muito melhor. Depois vou ver como ficou o consumo e posto aqui. Valeu pelas dicas
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por figueiro » 01 Mar 2015, 17:58

Então pessoal realizei o ajuste do ponto conforme as fotos que o Almeidao havia postado, polia inferior interna na marca do motor, e polia superior no centro do motor, um dente a frete da marca da capa da polia.
Porém ao dar a partida do carro o ronco ficou estranho, parecia algo batendo um tec tec.., fiquei com receio de rodar assim e voltei com edtava.

Será que fiz algo errado. :62:

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 02 Mar 2015, 07:25

Voce não fez algo errado, ao mexer no motor desligado um ou mais tuchos as vezes descarregam, é só deixar ele ligado sem acelerar que voltam a carregar outra vez.

Quando voce gira a roda em quinta com ele levantado, o motor está se movendo mas a bomba de óleo não está jogando óleo e neste vai e vem com a roda, muitas vezes ele descarrega.

Outra dica pra proteger os tuchos e é um caso que as vezes pode descareegar. Parar em um morro bem forte, engrenado e puxar o freio de mão, logo solta o freio e ele dá uma descidinha trepando em cima da primeira, isto as vezes faz descarregar tuchos. Apesar que vamos usar a primeira para ele não descer, o freio de mão deve ser neste caso suficiente para segurar o carro e ao soltar o freio ele estando em primeira, não pode se movimentar.

Entendeste agora o que aconteceu com o seu? Faltou paciencia e esperar ele voltar ao normal na lenta, sem acelerar ou mexer o minimo possivel para ajustar a correia.
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por figueiro » 02 Mar 2015, 12:10

Boa tarde Almeidao,
Pode ser realmente isso, fiquei com medo daquele barulho, e quando retornei na posição antiga o mesmo sumiu na hora.
Vou tentar novamente e depois lhe passo os resultados.

Obrigado.

Almeidão
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 03 Mar 2015, 12:21

Pura coincidencia, as vezes leva 30 minutos para recarregar e a dica é deixar quieto sem acelerar. E voce mexer outa vez, faça assim.

Desmonte tudo, veja se o ponto está muito longe, se tiver dá um toque na chave até ele se aproximar. Confere se embaixo está ok também, se tiver diferente terá que girar uma volta inteira para casar os dois, vai na chave e conferindo. Quando tiver bem próximo, voce não vai mexer muito para colocar a correia no local, assim eles não vão esvaziar. Se de tudo eles esvaziarem ou esvaziar um, deixe o carro funcionando numa boa na lenta que ao esquentar ficará perfeito, as vezes leva mesmo uns 30 minutos
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por figueiro » 04 Mar 2015, 04:51

Bom dia Alimeidao.

Ontem realizei o ajuste novamente e não deu os tec, tec..
Dei uma volta mas o carro parece estar mais barulhento e lento para desenvolver após os 3000 RPM.
Hoje a tarde vou verificar de novo, acho que ainda não está legal. :47:
Mas dúvida, está regra vale para todos para 8 V, 2.2 e 2.0.
Valeu. :88:

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 04 Mar 2015, 16:58

figueiro escreveu:Bom dia Alimeidao.

Ontem realizei o ajuste novamente e não deu os tec, tec..
Dei uma volta mas o carro parece estar mais barulhento e lento para desenvolver após os 3000 RPM.
Hoje a tarde vou verificar de novo, acho que ainda não está legal. :47:
Mas dúvida, está regra vale para todos para 8 V, 2.2 e 2.0.
Valeu. :88:


Os motores 8V são todos iguais, pode ser 1.0, 1.4, 2.0, 2.2 e dai por diante. O ponto fica exatamente do lado mais longo entre uma polia e outra. Não sei como voce está fazendo, fica duro de opnar daqui.
Voce afrouxou a polia de cima?
Na hora de apertar voce travou ela para não forçar a correia?
Depois de pronto, e apertada a polia voce conferiu se não saiu nada?
Olhando o que voce fez, voce fez um calculo +/- se ali era a maior distancia?

Veja bem, não pode rodar em cima ao apertar, se rodar em cima sai embaixo e não pode usar a correia como ponto de fixação para apertar a polia superior, ela precisa ser travada. Embaixo pode girar a vontade que em cima não sai, mas se rodar em cima com certeza sairá embaixo.

alguma coisa está errado ai para fazer o ruido, pode ser esticador, correia fora do ponto por não ter conferido o final do serviço, ou sua polia tem a marcação errada, por isto a pergunta da distancia entre uma marca e outra. Sei lá só vendo mesmo.

Sds
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 04 Mar 2015, 17:19

Não tem como filmar ou tirar fotos? Com certeza vendo o que você fez o Almeidão consegue ajudar melhor!

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por figueiro » 04 Mar 2015, 18:45

Bom vou tentar explicar a forma que foi feito:

Após todas as peças retiradas inclusive a capa exterior, levantei o carro e com a 5, engatada levei a polia superior com sua marcação na marca da capa interna, sempre avacando.

A polia de baixo parou exatamente na marca do Carter, para corrigir sua posição não soltei nenhuma polia, soltei o tensor pra retirar a correia, e então retornei a polia inferior em 1 dente.

Após recoloquei a correia, começando pela polia inferior, passando pelo tensor e bomba, e por ultimo na polia superior (começando no lado da frete do motor).

Por último ajustei o tensor, e deu dois giros completos no motor para garantir a posição.

Mas não deu certo :23:

Alguns detalhes que percebi foram:

*A polia superior possuí duas marcações, mas ambas no centro com o mesmo número de dentes cada lado.
*A polia inferior externa, só é possível montar em uma posição, as demais furacões não possibilitam montagem diferente.
* Sua marcação deve estar errada pois fica muito longe da marcação da capa externa.

Bem o que pode estar errado realmente não sei.
Existe a possibilidade da montagem interna do motor gerar divergência nas posições?

Obrigado pela atenção.

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 04 Mar 2015, 20:23

Quando sugeri as fotos ou vídeo , foi na intenção de visualizar tanto seu motor como monitorar os procedimentos que você adotou, nada mais esta ferramenta na minha opinião ajuda e muito mestres a solucionar o problema , entendeu?

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por figueiro » 05 Mar 2015, 05:46

OK, assim que possível, mando algumas fotos. :88:

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 05 Mar 2015, 12:07

Faça ao contrário, estou meio confuso com esta explicação. Coloque a polia embaixo na marca da carçaca, deixe ela ali e veja como ficou em cima.

Assim seria amontagem se voce colocou certo, embaixo voce deixa em cima da carcaça, tira a correia dentada. Na polia de cima, voce com uma chave 17, empurra ela um dente pra frente, sentido horário. A marca desta polia de cima ficará bem no meio do motor, e a chaveta dela para cima. A chaveta é este ponto redondo que está no eixo e que não deixa a polia rodar em falso. Repito, fica para cima. Agora voce coloque a correia. Comece pela bomba e logo passe por baixo na polia debaixo levando na frente para a polia de cima. Acabou de colocar, olha se não mexeu no ponto, se ainda está embaixo no local e se em cima está no meio do motor que seria um dente pra frente. Se ficou assim, está no ponto.

Espero seus comentários ou fotos
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por figueiro » 05 Mar 2015, 18:02

Beleza Almeidao,

Este fim de semana vou tentar novamente, e lhe mando fotos de como está agora, e depois da correção com os resultados obtidos.
Vou tentar fazer um vídeo também.

Att.

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por vandercordeiro » 08 Mar 2015, 21:43

[img][IMG]http://i58.tinypic.com/332rmmu.jpg[/img][/img]é normal conseguir movimentar com o dedo a seta do tensor depois de
dar o aperto?

Almeidão
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 09 Mar 2015, 07:45

vandercordeiro escreveu:[img][IMG]http://i58.tinypic.com/332rmmu.jpg[/img][/img]é normal conseguir movimentar com o dedo a seta do tensor depois de
dar o aperto?


A imagem não aparece aqui. Muitos tem dúvidas neste tensor, o correto é coloque a correia no local certo, ajuste o esticador apertando o e aperte tudo que tem que apertar e caso tenham afroxado a polia superior, aperte a e logo conferere se ainda está no ponto, isto mesmo esta de cima é terrivel para apertar, precisa está travada e não usar a correia como alavanca.
Estando tudo conferido, gira a roda 1/4 de volta sentido horário com o carro engrenado em 5 para movimentar a correia. Agora volte a ajustar o esticador que deve está na situação máxima que é a seta na marca máxima para frente.
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por vandercordeiro » 09 Mar 2015, 19:48

Almeidão escreveu:
vandercordeiro escreveu:Imagemé normal conseguir movimentar com o dedo a seta do tensor depois de
dar o aperto?


A imagem não aparece aqui. Muitos tem dúvidas neste tensor, o correto é coloque a correia no local certo, ajuste o esticador apertando o e aperte tudo que tem que apertar e caso tenham afroxado a polia superior, aperte a e logo conferere se ainda está no ponto, isto mesmo esta de cima é terrivel para apertar, precisa está travada e não usar a correia como alavanca.
Estando tudo conferido, gira a roda 1/4 de volta sentido horário com o carro engrenado em 5 para movimentar a correia. Agora volte a ajustar o esticador que deve está na situação máxima que é a seta na marca máxima para frente.

Almeidão esqueci de agradecer pelas dicas sobre a correia dentada depois de muita dor de cabeça junta do cabeçote queimada motor fora de ponto bico injetor travado aberto, meu vectrao agora é so alegria (todos os videos do youtube ensinam errado como colocar no ponto esses motores GM!!)

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