O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaCorreia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

251 mensagens
RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por RC Geisel » 03 Abr 2015, 22:31

ase-le escreveu:Boa noite colegas

Troquei a correia dentada do meu vectra, mas ocorreu uma coisa estranha quando fiz a sincronização dela! Seguindo a recomendação do colega Almeidão, coloquei a marca da polia superior alinhada com a marca da capa interna e a polia inferior externa (a que aciona a correia de acessórios), alinhada com a marca da capa externa, da mesma forma que está ilustrado na primeira foto do post do colega Almeidão. O estranho é que desta forma a marca da polia inferior interna (polia dentada que aciona a correia dentada), ficou batendo com a marca que tem no motor e não um pouco para a direita (sentido anti-horário) como mostra o desenho do colega. Dos três pontos que só deveriam bater dois de acordo com as informações, no meu bateram os três!!! E agora, o que pode estar errado?


Últimos dias, fazendo algumas coisas no carro, troquei correia dentada e tensor, limpei o cárter...
Então, coloquei o ponto como estava, e vendo esse tópico, agora apareceu a dúvida; como o colega também citou, no meu caso, os três pontos ficam alinhados


Polia do comando alinhada com marcação da capa traseira

Imagem

Polia de baixo externa fica alinhada com a marca da capa externa

Imagem

E a polia interna de baixo fica alinhada com a marca da bomba de óleo

Imagem

Pelo que entendi das explicações do Almeidão, o meu também esta fora do ponto então...
Se deixar a polia interna do virabrequim na marca da bomba de óleo , a marca da polia do comando deve ficar alinhada com o meio da tampa de válvulas, é isso ?
Então, no meu caso, o comando está atrasado um dente...
E a marcação da polia externa do virabrequim está errada...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 04 Abr 2015, 13:40

Amigo, eu queria falar sobre isto, mas seria muita informações para dar em um tópico que já informei demais e isto iria confundir muita gente, principalmente porque eu não tinha estas fotos que agora você postou. Observe que eu sempre frisei que o ponto é exatamente com a marca da polia inferior na maraca da capa e a superior na marca da capa interna e que eram para esquecer esta polia inferior interna. Mesmo para aqueles que informei para voltar um dente nesta polia e colocar em cima na polia superior, depois frisei para conferir se casou com as marcas da capa.

O seu está no ponto perfeito, e o motivo é muioto simples observe a foto da minha polia inferior interna que a marca está diferente da sua, ou seja a marca está exatamente em cima do local onde entra o parafuso enquanto o seu a marca está mudada. Observe ainda que se se a marca do seu fosse igual ao meu, no ponto que está o seu, a marca seria um dente voltado sentido anti horário.

Confesso que nunca vi este tipo de polia, mas sei que existe e imagino que fizerom ela para ajustar alguns erros de mecanico.

De qualquer forma, se seguirem as marcas da capa igual você expões nas fotos e é assim que ensinarom aos mecanicos, nunca errarão este ponto e com certeza se eu comentasse sobre esta polia, muitos ficariam com mais dúvida ainda.

Valeu pelas fotos, na proxima informação minha já informarei sobre esta polia e melhor ainda, temos fotos para o proprietário comparar e segui ro desenho postado de acordo com a polia ou não

Dá uma olhada nesta foto que o vendedor diz ser original. Verás que a marca é em cima do parafuso, a minha comprei na GM há us 6 anos.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nal-gm-_JM
Imagem

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por RC Geisel » 04 Abr 2015, 18:01

Demoro um pouco mas entendi a explicação da diferença das polias
Marquei na foto a seguir para o pessoal entender mais facilmente...
A seta em vermelho refere-se a polia do meu vectra e a seta em azul é onde esta a marca na polia do vectra do Almeidão

Imagem

Sobre a polia do comando, existem duas
Uma para o motor 2.0 8V

Imagem

E a do 2.2 8V que também tem outras aplicações

Imagem

O circulo marcado em vermelho era como estava e agora inverti ela, vamos ver como vai ficar o funcionamento do motor agora

E a foto da engrenagem em si

Imagem

O circulo em vermelho era onde estava a engrenagem no comando e agora inverti ela, já que o motor é MPFI
Vamos ver agora como vai ficar

O importante é que agora acho que a maioria das dúvidas foi esclerecida

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 04 Abr 2015, 20:17

Saibas que eu nunca vi uma engrenagem desta original sem ser igual a minha, digo original genuína, ou seja que veio no carro. Sobre a polia superior, a parte azul para cima ele fica um pouquinho atrasado, não muito, isto com relação a outra parte e olhando nesta foto sua. Neste caso eu não sei lhe dizer se assim ele fica atrasado ou no lugar certo ou se o vermelho é adiantado ou no lugar certo, não sei se estás entendendo, só sei que pelo desenho esta parte de cima para cima é mais atrasada que a parte debaixo, isto porque claramente a marca chega primeiro que a outra. Saberia ver no seu carro qual é o certo, mas sem está com ele próximo a mim, já não posso te ajudar ou até tentarei, mas aí amigo tem que ter uma sensibilidade imensa ou fazer uma ferramenta certa para isto, e esta ferramenta não difícil de fazer. Não seria mais seguro colocar uma de Vectra mesmo? Já que esta não tem especificação para ele.

Interessante, mesmo olhando a foto você ainda demorou entender e olha que você por ter feito o serviço já pode ser considerado um expert. Imagina então para um leito? Na verdade a mecânica é algo simples e as vezes nos perdemos nesta simplicidade e buscamos recursos no que é realmente difícil que é a parte eletrônica do carro e por sorte não é sempre que dá defeito.
Imagem

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por RC Geisel » 05 Abr 2015, 10:54

Na verdade, só entendi a diferença quando vi a foto do link que você passou da engrenagem de baixo, ai saquei logo onde estava a diferença, o problema é que só lendo as explicações a gente acaba confundindo e misturando as coisas...
Tenho que admitir que, eu já tinha visto as duas engrenagens, a sua pela foto, e a minha ao vivo, e não fui capaz de perceber a diferença, já você quando viu as minhas fotos achou a difença (pequenos detalhes que escapam as meus olhos ainda, ainda tenho muito a aprender)
Sobre a engrenagem do comando, eu acho o contrário de você
Me parece que a parte marcada em azul se aproxima mais da sua engrenagem
Se der certo de tarde vou tira-la e com uma régua tentar mostrar os ângulos diferentes

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 05 Abr 2015, 12:19

RC Geisel escreveu:Na verdade, só entendi a diferença quando vi a foto do link que você passou da engrenagem de baixo, ai saquei logo onde estava a diferença, o problema é que só lendo as explicações a gente acaba confundindo e misturando as coisas...
Tenho que admitir que, eu já tinha visto as duas engrenagens, a sua pela foto, e a minha ao vivo, e não fui capaz de perceber a diferença, já você quando viu as minhas fotos achou a difença (pequenos detalhes que escapam as meus olhos ainda, ainda tenho muito a aprender)
Sobre a engrenagem do comando, eu acho o contrário de você
Me parece que a parte marcada em azul se aproxima mais da sua engrenagem
Se der certo de tarde vou tira-la e com uma régua tentar mostrar os ângulos diferentes


Então é outro detalhe que você deixou escapar. Observe que o ângulo do rasgo na parte azul fica pra frente porém em cima, enquanto a parte vermelha fica para frente porém embaixo. Até ai nada ainda para você se compôr, mas ao colocar ela no local sendo a parte azul para frente em cima esta marca ficará mais pra direita que a parte debaixo que está pra frente embaixo mas ao ser colocada ela a debaixo para cima, no local ficará para trás. Faça este teste ao vivo, marca onde está a marca dela e depois coloque ela ao contrário e verás a diferença que estou comentando.

Lembro que eu também nunca vi uma desta, mas pelo motor que é MPFI, imagino que o lado do Omega seria o correto e o outro lado o carro ficaria com o ponto atrasado, esta diferença seria notada no carro em arrancadas, retomadas e subidas fortes além do consumo diferenciado e uma oxilação no RPM sendo notado no ponteiro.

Sds



Sds
Imagem

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por RC Geisel » 05 Abr 2015, 23:07

Da uma olhada...
Engrenagem montada na posição MPFI e com as marcas alinhadas...

Imagem


E agora montada na posição SFI sem mudar o comando de posição

Imagem


Note que a marcação da engrenagem fica um pouco pra frente da marca da capa
Então, para deixar alinhado com a capa terá que voltar o comando um pouco, atrasando ele
Montei na posição MPFI e antes estava o contrário
Só falta andar com o carro pra ver se mudou ou melhorou algo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 06 Abr 2015, 12:49

Eu me equivoquei na informação, o lado do Omega que é EFI é errado, neste caso o carro fica com o ponto atrasado, o certo é o S10 MPFI que fica no local certo. De qualquer forma o restante da informação está correto, um ele fica pra frente e outro ele fica pra trás.

Referente a segunda foto, se voce só tirou ela e colocar a correia como ela está, ficará no ponto, porém nunca vai casar com as marcas das capas ou qualquer outras marcas. Pro outro lado, se voce voltar ela para a marca em cima e colocar a correia ele ficará com o ponto atrasado.

Comecei a entender melhor o motivo que erram neste ponto, isto porque existem várias opções de polias para serem adaptadas e já nem sei se são erros dos mecânicos ou de quem vendem as polias erradas. Nem sempre os mecanicos de imediato vai ver se esta peça é ou não original ou se é a do Vectra e qual lado seria o Vectra. Neste caso já começo a isentar los de tais erros os quai já corrigi alguns.


Sds
Imagem

Diego Zandonai
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Set 2013, 08:26
Nome Completo: DIEGO ZANDONAI
Cidade: IBIRAPUITA - RS
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Diego Zandonai » 04 Mai 2015, 13:38

Olá amigos, estive um tempo afastado do fórum por motivos particulares, e fiquei devendo umas fotos da conferência do ponto do meu carro na qual o almeidão estava me ajudando em outro tópico, ainda não a fiz encomendei as correias e tensores novos e irei faze-la assim que receber as peças, vou fotografar tudo como estava, pelo que vi esta idêntico ao do RC geisel, me confirmem se está correndo dessa forma idêntico ao do RC geisel, encontrei dois tutoriais da goodyear para 8v e 16v, segue links:

8V
https://docs.google.com/file/d/0Bz73OUO2wykqZjQ4MDMzMmMtNTY2NC00YWMwLTgwZTYtNzFhZGM5NjJjM2Y5/edit?ddrp=1&hl=pt_BR#

16V
https://docs.google.com/file/d/0Bz73OUO ... ;hl=pt_BR#

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por José Leal » 04 Mai 2015, 15:57

Chegando um tanto atrasado, mas lá vai.

Essa polia do comando de válvulas é, sem sombra de dúvidas, original GM. Já vi ela no Astra e na Blazer. A questão do dente adiantado ou atrasado é que, no caso da S10/Blazer EFI, precisa-se de mais torque do que potência. Então a GM andou mexendo na posição do comando, para fazer isso. No caso do Vectra/Astra, como não precisa de tanto torque assim, reposicionaram o comando para maior potência.

Tem um usuário do Monzeiros, que tem tb um Astra com motor futricado. Ele rebaixou, se não me engano, uns 0,5mm além do limite do cabeçote, visando estritamente uma alta taxa de compressão. Pelo cabeçote estar tão baixo, a polia do comando não dava enquadramento perfeito, ficava 1/2 dente fora da marca. Ele usou uma polia dessas e conseguiu enquadrar direito o motor.
Imagem
Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 04 Mai 2015, 16:41

José Leal, o problema não é só isto não, faça um favor e vai lá na pagina um, ultima foto onde tem a polia interna inferior e olhe a marca dela que está exatamente na direção do buraco onde entra o parafuso da polia externa. Depois volte aqui nesta página e olha a foto que o noso amigo Geisel postou, veja que a marca da polia inferior externa já não é na direção daquele local onde entra o parafuso da polia externa. Bem, se a polia for igual a minha a qual postei na primeira página, tendo em cima a polia correta do Vectra, para está no ponto tem que ser como está na foto que postei, sendo um dente a menos sentido anti horário. Já se for a polia que o gisel postou, a marca já fica em cima da carcaça. Infelizmente eu descnhecia esta polia e a minha é original, tirei a que veio no carro e comprei na GM e veio igual, como sou eu quem faço o serviço sei que a que estava lá era genuina e coloquei uma igual.

Bem, eu sempre escrevi aqui sobre este ponto do Vectra que deve ser conferido pela marca da capa que tem nos 8V, se for conferido nela dará certo e não importa que tipo de polia inferior estejam usando.

Já a superior precisa ser a do Vectra ou saber pra que lado virar ela se tiver estas duas opções, se bem que já informei isto. Isto para um carro normal, já os mexidos são diferentes e cada um é de um jeito.
Imagem

Diego Zandonai
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Set 2013, 08:26
Nome Completo: DIEGO ZANDONAI
Cidade: IBIRAPUITA - RS
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Diego Zandonai » 04 Mai 2015, 17:03

Abri a tampa de proteção da correia pra dar uma espiada na engrenagem do comando, e a que esta no meu carro é essa:

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 04 Mai 2015, 18:31

Esta é original do seu carro, identica a minha. Agora é tirar os 4 parafusos da polia externa embaixo e checar qual é que está no seu carro. Ai lhe direi qualserá o ponto correto dele.

Sds
Imagem

Diego Zandonai
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Set 2013, 08:26
Nome Completo: DIEGO ZANDONAI
Cidade: IBIRAPUITA - RS
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Diego Zandonai » 07 Mai 2015, 19:09

Hoje chegou os kits de correia que encomendei, correias ambas Contitech originais e tensor da correia dentada original GM, só fiquei na dúvida na polia com rolamento da poly-v, veio da marca NTN, andei pesquisando e a fábrica é de Curitiba e no site consta ser fornecedor Renault, Honda e GM, alguém já utilizou?

Diego Zandonai
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Set 2013, 08:26
Nome Completo: DIEGO ZANDONAI
Cidade: IBIRAPUITA - RS
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Diego Zandonai » 18 Mai 2015, 14:39

Realmente, confirmei e NTN é original GM, serviço efetuado, segue as fotos dos referidos pontos.

Imagem

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 18 Mai 2015, 16:29

Perfeito. Voce tirou este parafuso desta polia? Se sim, lhe dou uma dica para levar em um local que mexe com maquina pneumática e dá um ajuste apertando com ela, a chave ai é 17mm, assim evita afrouxar e estragar a chaveta. Se não tirou, deixa como está.
Imagem

Avatar do usuário
creathive
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 257
Registrado em: 18 Abr 2015, 15:42
Nome Completo: Andre Ferreira
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por creathive » 20 Jun 2015, 11:24

Que tópico top. Seguinte, Almeidão, tô com o problema lá na direção hidráulica que você já ajudou, mas ainda nao fiz o procedimento. Agora meu carro está ruim na arrancada tb e lento na troca de marcha, como descrito aqui. Deve ser correa fora de ponto e na segunda feira vejo isso. Outra coisa, correia fora de ponto pode deixar o carro mais acelerado também? Meu carro so baixa rotação quando esta na lenta e se estiver parado. Em movimento fica 1.5k rpm sempre, quando paro o carro ele desce, mas bem devagar e fica oscilando entre 1150 rpm e 1300 rpm. Coisa que só percebi pois quando ele vai aumentar a rotação para os 1300, treme alguma coisa na frente do carro que é horrivel, mas parece ser alguma coisa na lataria batendo. já li sobre sensor de rotação borboleta, tbi, dar reset no modulo. O que vc acha?
Vectra GLS 2.2 00/01 Campinas, SP.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 22 Jun 2015, 12:54

creathive escreveu:Que tópico top. Seguinte, Almeidão, tô com o problema lá na direção hidráulica que você já ajudou, mas ainda nao fiz o procedimento. Agora meu carro está ruim na arrancada tb e lento na troca de marcha, como descrito aqui. Deve ser correa fora de ponto e na segunda feira vejo isso. Outra coisa, correia fora de ponto pode deixar o carro mais acelerado também? Meu carro so baixa rotação quando esta na lenta e se estiver parado. Em movimento fica 1.5k rpm sempre, quando paro o carro ele desce, mas bem devagar e fica oscilando entre 1150 rpm e 1300 rpm. Coisa que só percebi pois quando ele vai aumentar a rotação para os 1300, treme alguma coisa na frente do carro que é horrivel, mas parece ser alguma coisa na lataria batendo. já li sobre sensor de rotação borboleta, tbi, dar reset no modulo. O que vc acha?


O ponto atrasado a lenta altera oxilando e dependerá de outras coisas para mostrar o tamanho da oxilção. Meu carro por exemplo que é bem cuidado com revisões semanais hehehhe, a lenta é super certa tipo 900 e eu coloquei a correira fora do ponto de propósito um dia para sentir o erro que ele apresentava e a lenta não fica fixa,fica ente 800 a 1000, bem já relatei o que m ais acontece com ele ai pra trás. Para saber se o seu está fora do ponto, somente passando uma foto aqui, porque não sei que tipo de polia tem seu carro, já que existem na inferior dois tipos que aliás eu nem sabia disto.
Esta lenta sua alta, pode ser proveniente de um problema na regulagem da borboleta da TBI, mas não adianta regular ela sem desmontar tudo e fazer uma boa limpeza e incluo limpeza no atuador de marcha lenta que fica ali do lado. A regulagem correta dela é estando o acelerador solto, ela deve ser toda fechada e tem um parafuso batente ali e para regular é fácil, soltar o batente e acelerar com a mão, sentirás que algo agarra ao iniciar a aceleragem, vai apertando o parafuso e aceleando até voce sentir que ao cemeçar a acelerar não esteja nada agarrando, bom fazer isto com a TBI nas mãos e totalemnte limpa.

Outra coisa que as vezes atrapalha a lenta oxilando ela muito em manobras, é o TPS, posicionador da borboleta, aliás pedi um hoje pelo ML que diz ser original, preço bem bom e o meu já está ruim dando as vezes algumas falhas nas retomadas tipo problemas em cabo de velas e eu seu que é ele o problema e já vou trocar.
Imagem

Avatar do usuário
creathive
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 257
Registrado em: 18 Abr 2015, 15:42
Nome Completo: Andre Ferreira
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por creathive » 22 Jun 2015, 14:02

Show, vou ver isso tudo, Marquei com mecânico amanha e nós vamos trocar o óleo da direção e fazer uma limpeza tb.
Qual ano do seu carro almeidão? é gls ou cd?
Vectra GLS 2.2 00/01 Campinas, SP.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 22 Jun 2015, 15:33

creathive escreveu:Show, vou ver isso tudo, Marquei com mecânico amanha e nós vamos trocar o óleo da direção e fazer uma limpeza tb.
Qual ano do seu carro almeidão? é gls ou cd?


97 GL, transformado em GLS.
Imagem

251 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 131 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.