O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaCorreia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

251 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 29 Mar 2016, 15:03

Babus souza escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado Almeidão,

Hoje desmontei a correia e minhas suspeitas se confirmaram. Removi a correia Contitech e montei uma correia GATES e pronto, a montagem na polia do comando foi tranquila e após tensionada conforme procedimento a mesma não vibrava e nem entrava em contato com o suporte do coxim. Agora vou solicitar a devolução do dinheiro pago pela correia contitech.


Esta correia Contitech é original, eu estou usando ela no meu carro por burrice, na verdade eu fui comprar uma gates a qual eu gosto e na loja só tinha contitech e custava R$ 30,00, eu recusei por não gostar dela, já tinha usado no alternador e não deu certo. Bem, fui na GM e comprei uma original, paguei quase 100 e veio na caixa lacrada da GM, ao abrir a caixa para montar no lugar estava lá o nome nela CONTITECH kakkakkakakka. Bem, funcionou bem está até hoje no carro e acredito que irei trocar em uns 30 dias mais. Vou viajar dia 9, ao chegar eu troco e vou buscar a Gates que deve ser HNBR ou XS.

Também prefiro a Gates
Imagem

Guillas
GL Member
GL Member
Mensagens: 71
Registrado em: 06 Mar 2015, 12:38
Nome Completo: Guilherme de Almeida Barboza
Cidade: atibaia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Guillas » 25 Abr 2016, 12:57

Galera, vê se alguém pode ajudar, como faço para tirar a polia do virabrequim? Sei que precisa travar o virabrequim, mas como faço isso?

Avatar do usuário
kleyton ferreira
GL Member
GL Member
Mensagens: 101
Registrado em: 04 Out 2014, 18:50
Nome Completo: kleyton c ferreira
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por kleyton ferreira » 25 Abr 2016, 13:18

Correto seria com a ferramenta específica para isso.. Mas deve ter algum macete , eu acho ...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 26 Abr 2016, 12:25

Guillas escreveu:Fuente del Mensaje Galera, vê se alguém pode ajudar, como faço para tirar a polia do virabrequim? Sei que precisa travar o virabrequim, mas como faço isso?


Eu já tirei do meu carro engrenado e alguém pisando no freio, mas usando uma chave alongada, saindo para fora do para-lamas e dando choque na chave com a a parte interna da mão. Mas não tem nada mais fácil que usar a chave pneumática, se você não tiver vá em um local mais proximo da sua casa, peçam para afrouxar, imediatamente você reaperta manualmente para ir até onde você for mexer, lá você tirará com facilidade e não pode esquecer de apertar com a mesma chave pneumática, ou seja colocar no local com um bom aperto manual e levar onde foi afrouxada e reapertar.

Meu carro não tem como travar como uns dizem que travam o volante do motor, o meu é impossível fazer isto.

Detalhe, se não reapertar com a chave pneumática, corre o risco de estragar a chaveta com o tempo.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 27 Abr 2016, 11:06

Acredite, use a chave pneumática. Recentemente eu tive que comprar uma chaveta e uma polia dentada, sem contar que tive que fazer uma gambiarra na ponta do eixo, pois a folga que gerou o-danificou. Procure um borracheiro ou uma auto-center. Se bobear eles vão te cobrar só o café, que seria justo.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Guillas
GL Member
GL Member
Mensagens: 71
Registrado em: 06 Mar 2015, 12:38
Nome Completo: Guilherme de Almeida Barboza
Cidade: atibaia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Guillas » 03 Mai 2016, 10:05

Valeu hein galera, vamos ver o que consigo fazer, obrigado pelas dicas.

natalino
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 02 Abr 2015, 16:04
Nome Completo: natalino rodrigues de almeida neto
Cidade: araruama
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por natalino » 30 Mai 2016, 01:34

Pessoal me ajudem por favor, meu vectra 98 8V, estava com um problema no sensor de rpm, eu troquei o sensor e liguei o carro sem o 4x1(que foi burrice minha), depois disso o carro não pega, fica virando ( faz até um barulho de arranhado), quando pega fica ratiando, igual quando tem uma vela ruim.
Será que saiu do ponto?
Me ajudem estou desesperado :13: :62:
Deus no céu e meu vectra no chão.....!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 30 Mai 2016, 09:59

Não acredito que saiu do ponto e não entendi o 4x1. Você quer dizer que os cabos estava fora? Você tem certeza que está no lugar agora?

A possibilidade de você ter apertado muito o sensor de rotação no local é muito grande. Se foi feio isto é possível que ele tenha estragado por ter encostado na roda fônica ou até mesmo está encostado demais e não faz a leitura que precisa. Este parafuso é só encostar mesmo, eu uso inclusive trava rosca, muito pouco também, para ele encostar e não ter que apertar.

Sds
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 19 Fev 2017, 09:31, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

MarcioCEsteves
Member
Member
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Jan 2015, 20:26
Nome Completo: Marcio de Carvalho Esteves
Cidade: teresopolis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por MarcioCEsteves » 02 Jun 2016, 14:30

É impressionante como ainda tem mecânico que consegue errar o ponto do vectra.
"Nossos fracassos são, às vezes, mais frutíferos que nossos êxitos" Henry Ford

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 03 Jun 2016, 12:19

É amigo, e ai ainda pode pegar carona no erro. Kadete, Monza e Omega 2.0 e 2.2
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 19 Fev 2017, 09:32, em um total de 1 vez.
Razão: Remo????o de cita????o
Imagem

brunno.stefanine
GL Member
GL Member
Mensagens: 53
Registrado em: 07 Dez 2015, 17:00
Nome Completo: BRUNNO STEFANINE
Cidade: taubaté
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por brunno.stefanine » 14 Jul 2016, 19:02

OLHA eu concordo com o almeidão pois tenho um vectra 2010 8v e ao executar a trocar da correia dentada percebi que a marcação de baixo da polia do vira com a bomba de oleo , fica um pouco para a direita cerca de 1 dente, ate tentei deixar as 2 marcaçâo ( polia de cima e polia do vira embaixo ) centralizadas certinho com os pontos mas dai acontece de a correia não encaixa porque os dentes não casam, agora deixando a polia de baixo do vira cerca de 1 dente para direita a correia entra corretamente, conforme ja estava antes...so lembrando que a marcação da minha polia de baixo do virabrequim ja é a marcação atualizada que veem do lado do buraco do parafuso ...

brunno.stefanine
GL Member
GL Member
Mensagens: 53
Registrado em: 07 Dez 2015, 17:00
Nome Completo: BRUNNO STEFANINE
Cidade: taubaté
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por brunno.stefanine » 14 Jul 2016, 19:13

ACHO um grave erro a gm ter lançado no mercado polias diferentes para ambos motores do mesmo tipo e segmento , pelo que percebi ai nos posts os vectra mais antigos de 1998 a 2003 as polias são diferentes dos modelos 2005 a 2011 acho isso um erro gravissimo por conta da gm...é preciso muita atenção na hora de comprar as polias , para o vendedor não te dar polias erradas e esse lance da polia superior que vi nas fotos que tem duplo ajuste s10mpfi e omega é necessario mais atenção ainda...SOMENTE para terminar acho que esse lance de deixar a marcação de cima da polia superior um pouco para o meio da tampa do comando de valvulas como alguns amigos ai relataram , não acho correto ´pois se a montadora colocou a marcação de cima onde se encontra e não no centro perfeitamente é porque ali deve ser seguida.

brunno.stefanine
GL Member
GL Member
Mensagens: 53
Registrado em: 07 Dez 2015, 17:00
Nome Completo: BRUNNO STEFANINE
Cidade: taubaté
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por brunno.stefanine » 14 Jul 2016, 20:03

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Amigo, eu queria falar sobre isto, mas seria muita informações para dar em um tópico que já informei demais e isto iria confundir muita gente, principalmente porque eu não tinha estas fotos que agora você postou. Observe que eu sempre frisei que o ponto é exatamente com a marca da polia inferior na maraca da capa e a superior na marca da capa interna e que eram para esquecer esta polia inferior interna. Mesmo para aqueles que informei para voltar um dente nesta polia e colocar em cima na polia superior, depois frisei para conferir se casou com as marcas da capa.

O seu está no ponto perfeito, e o motivo é muioto simples observe a foto da minha polia inferior interna que a marca está diferente da sua, ou seja a marca está exatamente em cima do local onde entra o parafuso enquanto o seu a marca está mudada. Observe ainda que se se a marca do seu fosse igual ao meu, no ponto que está o seu, a marca seria um dente voltado sentido anti horário.

Confesso que nunca vi este tipo de polia, mas sei que existe e imagino que fizerom ela para ajustar alguns erros de mecanico.

De qualquer forma, se seguirem as marcas da capa igual você expões nas fotos e é assim que ensinarom aos mecanicos, nunca errarão este ponto e com certeza se eu comentasse sobre esta polia, muitos ficariam com mais dúvida ainda.

Valeu pelas fotos, na proxima informação minha já informarei sobre esta polia e melhor ainda, temos fotos para o proprietário comparar e segui ro desenho postado de acordo com a polia ou não

Dá uma olhada nesta foto que o vendedor diz ser original. Verás que a marca é em cima do parafuso, a minha comprei na GM há us 6 anos.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nal-gm-_JM

ENTÃO amigo mas eu percebi que ao trocar a correia dentada do meu vectra 2010 8v percebi que a polia do vira de baixo não fica completamenta certinha com a marcação da bomba de oleo, fica pouca coisa para o lado direito so lembrando que a minha polia inferior do vira ja é o modelo atualizado com a marcação do lado do buraco do parafuso, ate tentei deixar ambas marcações de cima polia superior com a capa e polia inferior do vira com a bomba certinhas , mas desta forma a correia não encaixava.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 17 Jul 2016, 16:41

Amigo, uma variação de 1 a 2 milimetro vai ter mesmo. 5 milímetros já será um dente a mais ou a menos.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 17 Jul 2016, 16:46

Aproveitando este tópico, peço uma ajuda sobre preço. Estou fazendo um serviço para um amigo e ele insiste em querer saber quanto seria um serviço destes que vou relatar abaixo. Me ajudem por favor a formalizar o valor desta mão de obra.

Trocar
Correia dentada
Bomba d'água
Esticador da correia dentada
Polia do esticador correia do alternador
Tampa da válvula
Tirar toda água suja que parece lama e recolocar com aditivo.
Limpar o reservatório com areia
trocar a termostática
Trocar sensor temperatura da água
Desmontar a TBI e limpar da forma que eu limpo

Por favor, quem puder me ajudar, será bem vinda a ajuda.


Sds
Imagem

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 18 Jul 2016, 15:03

Editado.
Cada item individualmente daria mais de 500,00. Tudo junto creio que uns 300,00
Se fosse meu amigo não teria coragem de cobrar, mas certamente ele iria acompanhar e perceberia todo trabalho que essa manutenção gera, e pagaria uns 250,00 no mínimo.
Avalie aí.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 21 Jul 2016, 21:43

ArnaldoRJ, eu calculei algo de 350 a 400. Então estamos bem próximo. Uma coisa ele pediu. que fizesse no carro dele como se fosse o meu. Claro que isto nem precisava dizer, porque sou muito chato. Aliás não gostei da termostática que ele comprou que é magneti marelli, aliás original, mas eu refiro com refil, esta não tem é inteira, ou seja troca tudo. Mas mesmo eu não gostando, vou trocar e por sorte o cara não mandou errado, veio realmente com 82º.

Acabarei o serviço próiximo sábado

Muito obrigado por sua resposta, foi ótima, aliás eu queria completar o que você completou sobre peças separadas, mas iria acrescentar muito.

Um abraço
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 19 Fev 2017, 09:33, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 23 Jul 2016, 07:14

O bom é que a retirada de uma peça acaba abrindo mais espaço para mexer em outra tornando o serviço mais fácil. Eu já troquei tanta coisa no meu carro nos três anos e meio que estou com ele que dá mais de 70 ítens que ainda ei de postar aqui.
A baixa do cebolão do radiador parou (realizei os testes) e estou aguardando chegar. Não encontrei o MTE 760, mas achei um GM por R$89,00 no ML que arma entre 95º e 100º, bem parecidos. Não uso válvula termostática por opção, nunca foi fã delas, são bandidas.
Use uma boa chave torx para retirara a bomba, pois eu tinha um jogo de 1,99 e ela alisou na primeira tração que dei. rs rs rs (minhas ferramentas são Gedore).
Nunca desmontei o TBI.
Achei interessante limpar o reservatório com areia, vou fazer isso gora. A água está baixando e o aditivo já se foi, e tenho que descobrir onde está esse vazamento.
Hoje é Sábado e futucarei o vecão.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 25 Jul 2016, 22:00

Bem, eu fiz como se fosse o meu, ficou super bom, lenta nos 900 com gás ou gasolina. Apesar que o radiador estava com lama, ele não tinha oxidação, então a temperatura ficou igual ao meu sendo que ele não usa cebolão, ou seja comprovei que o sensor 4051 MTE é igual ao cebolão para armar as ventoinhas. A da frente está com ruido de rolamento ruim, eu não sabia e por isto não mexi, fui saber quando ele esquentou e armou. Vou acertar isto pra ele também.

Só lembrando, o cara tem dinheiro, muito dinheiro e eu por ser amigo dele, aliás amigo é amigo e não por ter dinheiro que sou amigo dele e nem quero o dinheiro dele sem fazer nada. Ele perguntou quanto era meu trabalho o qual ele até participou alguns momentos e eu disse nada. Ele andou com o carro, já espalho para Deus e o mundo que nunca teve um carro como tem hoje e eu fico feliz por isto, mas feliz ainda porque ele me deu 600.
Imagem

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 26 Jul 2016, 11:16

600 é 600. kkkk. Acabo de trocar o cebolão do radiador e a baixa armou entre 80º e 90º com o carro parado. ( As duas armaram). Agora posso tirar o gatilho que coloquei debaixo do painel: Coloquei um interruptor onde para frente era a baixa, no meio desligava e para trás a alta.
Também lavei o reservatório com areia, boa dica, ficou bem mais clarinho.
De uns dias para cá ele está virando pesado, a bateria está com o visor bem fraquinho, ainda está na garantia( AC Delco). O alternador está na lenta 14,1V, a bateria desligada marca 12,1V, mas isso vou ver em outro tópico mais adequado.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

251 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 115 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.