O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaSISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

111 mensagens
Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Thiago Menezes » 05 Nov 2013, 14:50

Andei lendo algumas coisas, inclusive peguei o manual também para dar uma olhada, vou explicar a dúvida:

Quando fui comprar o meu carro, graças a Deus consegui reparar antes que o reservatório de água estava com um furinho, pouca coisa, mas como não se brinca com essas coisas falei com o cara da agência não posso pegar estrada com o carro desse jeito, preciso que troque o reservatório pra mim.

Como eu não entendo quase nada de mecânica (agora que estou começando a aprender algumas coisas com vocês amigos do forum :88: ) a pergunta é a seguinte:

Pode apenas se trocar o reservatório sem mexer no sistema todo de arrefecimento? Pergunto isso pois, o recipiente que estava antes estava meio amarelado, e o novo veio branquinho com aparência de aditivo roxo, quando cheguei em VR rodei umas dias e notei que borrou o recipiente.

Como andei olhando o manual, falasse em usar um aditivo de coloração alaranjada e não misturar com aditivo de outra coloração.

Sobre essa situação há algum problema que pode acarretar alguma coisa no futuro pra mim?
Outra pergunta, quando baixar o nível até a marcação de min x max completo com aditivo ou completo com água?
Se estiver com um aditivo de uma coloração, posso colocar de outra coloração?
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Alcir Andreoni » 05 Nov 2013, 15:26

Não custa você fazer a limpeza do seu sistema de arrefecimento. Dá uma procurada que acho que o Almeidão já postou como fazer.

Quando você completar o sistema, o nível do fluído não pode baixar. Se isso acontecer, ainda tem problema.

Se não baixar não vai precisar completar. Concorda?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Thiago Menezes » 05 Nov 2013, 15:37

Alcir Andreoni escreveu:Não custa você fazer a limpeza do seu sistema de arrefecimento. Dá uma procurada que acho que o Almeidão já postou como fazer.

Quando você completar o sistema, o nível do fluído não pode baixar. Se isso acontecer, ainda tem problema.

Se não baixar não vai precisar completar. Concorda?


Com certeza não custa, mas se eu pegar para fazer a manutenção do carro tudo de uma vez só eu não aguento :47:
Eu perguntei mais para saber se é algo preocupante para agora, coisa que tem que resolver com urgência.

Quando eu digo baixar, digo pela evaporação, até porque quando eu tinha meu corsa não ficava completando toda hora mais chega um determinado momento que a água baixava da marcação da seta e eu colocava um pouco de água.

Minha pergunta foi em relação a completar com aditivo puro ou com água quando baixar da marcação normal.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Alcir Andreoni » 05 Nov 2013, 15:42

thiago.onacto escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Não custa você fazer a limpeza do seu sistema de arrefecimento. Dá uma procurada que acho que o Almeidão já postou como fazer.

Quando você completar o sistema, o nível do fluído não pode baixar. Se isso acontecer, ainda tem problema.

Se não baixar não vai precisar completar. Concorda?


Com certeza não custa, mas se eu pegar para fazer a manutenção do carro tudo de uma vez só eu não aguento :47:
Eu perguntei mais para saber se é algo preocupante para agora, coisa que tem que resolver com urgência.

Quando eu digo baixar, digo pela evaporação, até porque quando eu tinha meu corsa não ficava completando toda hora mais chega um determinado momento que a água baixava da marcação da seta e eu colocava um pouco de água.

Minha pergunta foi em relação a completar com aditivo puro ou com água quando baixar da marcação normal.

Eu acho que com o aditivo na proporção certa não tem que baixar.

Se você fizer a manutenção dele, só fica caro se tiver de trocar o radiador. O resto é barato (se assim podemos dizer)...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4068
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Ju_Bueno » 05 Nov 2013, 15:55

Se precisar completar, completa com o aditivo diluído, do mesmo que já está no sistema. Pôr só água deixará o aditivo "fraco".
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Thiago Menezes » 05 Nov 2013, 16:00

Ju_Bueno escreveu:Se precisar completar, completa com o aditivo diluído, do mesmo que já está no sistema. Pôr só água deixará o aditivo "fraco".


Esse é o problema, não sei qual foi o aditivo colocado, pois peguei o carro assim depois da troca.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Alcir Andreoni » 05 Nov 2013, 16:04

thiago.onacto escreveu:
Ju_Bueno escreveu:Se precisar completar, completa com o aditivo diluído, do mesmo que já está no sistema. Pôr só água deixará o aditivo "fraco".


Esse é o problema, não sei qual foi o aditivo colocado, pois peguei o carro assim depois da troca.

Thiago,

Faz o seguinte. Faz a limpeza do sistema de arrefecimento e coloca o aditivo na proporção que manda o manual.

Assim, se estiver vazando alguma coisa, você vai saber qual é o aditivo e em que proporção ele está. Pelos seus relatos, não acredito que seu carro tenha um grande problema assim.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Thiago Menezes » 05 Nov 2013, 16:06

Alcir

Mas o aditivo não é liquido? Qual seria o motivo dele não evaporar como a água? Quando colocaram o reservatório novo, o aditivo na cor roxa estava um pouco acima da ponta da seta.
No caso, voltei para volta redonda, rodei por duas semanas todos os dias e baixou um pouco pegando a ponta da seta.
Não sei se estou falando besteira, mas eu estou falando o que eu fazia no meu corsa e o que vejo as pessoas fazerem.

Não estou falando que faço isso toda semana, eu verifico sim toda semana mas que baixe o nível isso baixa mesmo que seja pouca coisa, ou meu corsa e meu vectra tem vazamento e o carro do meu irmão também e do meu pai :6:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4068
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Ju_Bueno » 05 Nov 2013, 16:08

Ok, então manda só agua (mineral não). Fica de olho pra ver se está baixando por ter algum vazamento, conserte e programe uma limpeza geral e adicionar aditivo. Detalhe, procure sanar qquer vazamento antes de por aditivo, senão vai gastar dinheiro à toa. Como dito, com o sistema perfeito a água não baixa.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Alcir Andreoni » 05 Nov 2013, 16:11

thiago.onacto escreveu:Alcir

Mas o aditivo não é liquido? Qual seria o motivo dele não evaporar como a água? Quando colocaram o reservatório novo, o aditivo na cor roxa estava um pouco acima da ponta da seta.
No caso, voltei para volta redonda, rodei por duas semanas todos os dias e baixou um pouco pegando a ponta da seta.
Não sei se estou falando besteira, mas eu estou falando o que eu fazia no meu corsa e o que vejo as pessoas fazerem.

Não estou falando que faço isso toda semana, eu verifico sim toda semana mas que baixe o nível isso baixa mesmo que seja pouca coisa, ou meu corsa e meu vectra tem vazamento e o carro do meu irmão também e do meu pai :6:

O aditivo evita que a água entre em ebulição (fervura) então não tem porque evaporar. Depois da manutenção e de dar aquela conferida com o multímetro e o termodensímetro (coisas que aprendemos com o Crispim), se estiver tudo de acordo não há porque abrir o sistema, portanto não tem porque baixar a água.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Thiago Menezes » 05 Nov 2013, 16:16

Ju_Bueno escreveu:Ok, então manda só agua (mineral não). Fica de olho pra ver se está baixando por ter algum vazamento, conserte e programe uma limpeza geral e adicionar aditivo. Detalhe, procure sanar qquer vazamento antes de por aditivo, senão vai gastar dinheiro à toa. Como dito, com o sistema perfeito a água não baixa.


Ok, vou ficar de olho no reservatório, mas a respeito de baixar está escrito no manual a seguinte informação:

* Somente água potável, se o nível estiver baixo devido a evaporação do líquido de arrefecimento.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Almeidão » 05 Nov 2013, 16:16

Limpar o sistema não é difícil e voce deve usar o aditivo certo e não sei qual está no seu carro. Quando digo limpar o sistema é trocar o que está ladentro por outro melhor e mais puro, porque limpar o radiador no sentido desentupir é impossivel. Uma coisa que voce nunca deve pôr ali é agua mineral e digamos que algume tenha que fazer isto em um apuro qualquer, logo que sair do apuro deve trocar toda a agua que lá está, estando com ou não aditivo.

Se voce usar a proporção correta que são 3 litros, ou seja 2,8 mas que voce compra 3 e coloca os 3 litros e se é realmente um aditivo verdadeiro no meio de milhares de aditivos falsos voce vai trocar este aditivo dentro de 3 anos embora ele informa 5 anos e certamente irá completar porque algo evapora pela tampa e é normal, eu diria que nestes 3 anos voce irá colocar uns 2 a 3 litro de agua, que pode ser completado com agua mesmo.

Aproveito o tópico e veja algo que achei sobre bomba dágua, esqueçam tudo que voce possam ler sobre este rotor sendo ele plastico ou metal que eles comentam, não importa se a bomba for boa este rotor funciona igual e realmente falam bobagem sobre o aquecimento e ele sair por expandir a peça. Falam tanta besteira que o ferro expande, mas o plastico ali não.

Mas o que mais me chamou a atencão foi um tal de Valdir postando umas fotos de uma boma e diz: "Mesmo com aditivo constante apresentou uma erosão no alumínio que pode ser cavitação e efeito galvânico" Isto nãoi existe, ele está ou estava usando o aditivo errado, foi com este aditivo verde que eu perdi um radiador novo e apresentou proplemas com 2 anos de uso. Este mesmo aditivo na época eu comprei e é da marca Visconde. Etendam, eu uso radiador Visconde, recomendo ele por ser bom, mas o aditivo deixa a desejar.

LINK ABAIXO, VALE APENA VER E PRINCIPALMENTE AQUELES QUE RELUTAM PARA COMPRAR ESTE PRODUTO DE PRIMEIRA LINHA. ALIÁS, SEMPRE DIGO MELHOR ANDAR SEM ELE AO COMPRAR ELE ERRADO.

ESTE NEGÓCIO DE AGUA POTÁVEL É CONVERSA FIADA. Melhor agua para usar são de rios ou poços.

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=9&t=26972
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Thiago Menezes » 05 Nov 2013, 16:32

Almeidão escreveu:Limpar o sistema não é difícil e voce deve usar o aditivo certo e não sei qual está no seu carro. Quando digo limpar o sistema é trocar o que está ladentro por outro melhor e mais puro, porque limpar o radiador no sentido desentupir é impossivel. Uma coisa que voce nunca deve pôr ali é agua mineral e digamos que algume tenha que fazer isto em um apuro qualquer, logo que sair do apuro deve trocar toda a agua que lá está, estando com ou não aditivo.

Se voce usar a proporção correta que são 3 litros, ou seja 2,8 mas que voce compra 3 e coloca os 3 litros e se é realmente um aditivo verdadeiro no meio de milhares de aditivos falsos voce vai trocar este aditivo dentro de 3 anos embora ele informa 5 anos e certamente irá completar porque algo evapora pela tampa e é normal, eu diria que nestes 3 anos voce irá colocar uns 2 a 3 litro de agua, que pode ser completado com agua mesmo.

Aproveito o tópico e veja algo que achei sobre bomba dágua, esqueçam tudo que voce possam ler sobre este rotor sendo ele plastico ou metal que eles comentam, não importa se a bomba for boa este rotor funciona igual e realmente falam bobagem sobre o aquecimento e ele sair por expandir a peça. Falam tanta besteira que o ferro expande, mas o plastico ali não.

Mas o que mais me chamou a atencão foi um tal de Valdir postando umas fotos de uma boma e diz: "Mesmo com aditivo constante apresentou uma erosão no alumínio que pode ser cavitação e efeito galvânico" Isto nãoi existe, ele está ou estava usando o aditivo errado, foi com este aditivo verde que eu perdi um radiador novo e apresentou proplemas com 2 anos de uso. Este mesmo aditivo na época eu comprei e é da marca Visconde. Etendam, eu uso radiador Visconde, recomendo ele por ser bom, mas o aditivo deixa a desejar.

LINK ABAIXO, VALE APENA VER E PRINCIPALMENTE AQUELES QUE RELUTAM PARA COMPRAR ESTE PRODUTO DE PRIMEIRA LINHA. ALIÁS, SEMPRE DIGO MELHOR ANDAR SEM ELE AO COMPRAR ELE ERRADO.

ESTE NEGÓCIO DE AGUA POTÁVEL É CONVERSA FIADA. Melhor agua para usar são de rios ou poços.

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=9&t=26972


Obrigado pelo esclarecimento Almeidão

O Aditivo que o manual indica é o ACDELCO (alaranjado) mas já fui atrás de preço é assustei um pouco, segue abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... cdelco-_JM


Como eu não tenho muita experiência com mecânica, acho melhor levar em um mecânico para fazer isso.

Então nunca misturar aditivo né? Já vi gente misturando e dizendo que não tem problema e que também tem que completar com aditivo puro.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Alcir Andreoni » 05 Nov 2013, 21:02

Misturar tipos de aditivos diferentes nem pensar. Completar com aditivo, em caso de falta também não. O negócio e fazer a limpeza e colocar o aditivo na média certa e está pronto o serviço...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Almeidão » 05 Nov 2013, 21:56

compra este, é 50% mais barato e é o mesmo. Havoline Long Life, Alaranjado igual.

Misturar jamais. E você deve ter visto o link que postei e pode ter certeza que isto não acontece com este que lhe indico, não existe esta de oxidação sei lá que nome derom. Este eu indico porque eu o uso já há mais de 5 anos e troco a cada 2.

Aliás vou trocar minha bomba e vou trocar ele também, logo teremos outro filminho com produção independente kakkaka. Isto porque troquei a correia dentada e vi minha bomba com marcas de aditivo e ela só tem um ano.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Alcir Andreoni » 05 Nov 2013, 22:04

Almeidão escreveu:compra este, é 50% mais barato e é o mesmo. Havoline Long Life, Alaranjado igual.

Misturar jamais. E você deve ter visto o link que postei e pode ter certeza que isto não acontece com este que lhe indico, não existe esta de oxidação sei lá que nome derom. Este eu indico porque eu o uso já há mais de 5 anos e troco a cada 2.

Aliás vou trocar minha bomba e vou trocar ele também, logo teremos outro filminho com produção independente kakkaka. Isto porque troquei a correia dentada e vi minha bomba com marcas de aditivo e ela só tem um ano.

Sds


Quando eu mandei trocar a minha, que ainda era original o mecânico mencionou que a bomba estava com mancha externa de aditivo, então não achei que foi precipitado...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Pedro Josino » 06 Nov 2013, 01:24

Infelizmente não é todo dono de carro, ou todo mecânico que acompanha a evolução dos motores. O meu sogro (avô da minha namorada) tem 80 anos de idade e ele ficou com a manutenção da época do Fusca, acredito eu.

Minha namorada tem um Ford Ka 1.0 2008/2009 (um dos primeiros da geração atual) e apesar dos 27.000Km rodados, o carro apresenta bastante problema. O sistema de arrefecimento é MUITO problemático, a caixa de direção hidráulica, idem. O carro está com os coxins dianteiros estourados, fazendo um barulho enorme na suspensão, junto a folga da caixa de direção. Há 15 dias levei o carro em três oficinas para uma inspeção geral no veículo e em todas o diagnóstico foi bem parecido, sendo o da Porto Seguro o mais completo, pois eu já sabia todos os defeitos do carro.

Levei o caso ao meu sogro e ele disse sem ao menos analisar o carro, que a única coisa que era preciso era o freio, que o carro era muito novo e não precisava de mais nada. Acho meus orçamentos muito caro e resolveu levar o carro para o mecânico dele. Hoje a noite ele me confessou que realmente estava bem pior do que ele imaginou, porém só fez o serviço do freio (disco, pastilha, cilindros traseiros e fluido) e os coxins, o resto deixou como estava. O líquido do arrefecimento que troquei pela segunda vez esse ano, já está só a lama e o mecânico dele disse que estava bom. Um vazamento de óleo ENORME pela junta da tampa de válvulas não foi encontrado pelo mecânico dele, etc..

O carro antigo dele esquentava a cada 3Km rodados, não podia sequer ligar o ar condicionado. Segundo ele, a válvula termostática estava boa, porém eu duvido muito. Ele usava um aditivo que no posto custa R$ 8,00 o litro, sem dúvida nenhuma era água com corante.

Minha namorada me critica por gastar dinheiro com carro "velho", a manutenção do Gol é feito impecavelmente na época correta, o único que vacilou um pouco foi o Vectra pois passou algum tempo na mão da minha mãe que não notava nada estranho no carro. Graças a Deus e aos amigos foristas, o carro está voltando a sua glória.

A minha dica é realmente para não deixar vacilar. A prioridade em um carro recém adquirido é realmente uma revisão geral, especialmente nos freios, correias e arrefecimento. O primeiro é vital para a sua vida, os demais para o seu bolso. Não economize no aditivo, o Vectra C possui 7,0L de capacidade de sistema de arrefecimento (pelo menos o 2.0 manual) incluindo o ar quente e a concentração do aditivo recomendada pela GM é de 35% a 50%, logo você deve colocar no mínimo 2,5L de aditivo até 3,5L. Quando fizer a limpeza do sistema de arrefecimento, anote a marca e tipo exato do aditivo que está usando e guarde junto ao manual do carro, um dia caso você venha precisar completar, sabe exatamente o que foi usado. Misturar tipos de aditivos diferentes pode criar um lodo no sistema, entupir o radiador, etc.. Talvez seu carro comece a esquentar e você nunca vai imaginar que é um radiador entupido..

Se você pretende passar um bom tempo com o carro, fazer viagens tranquilos, eu recomendo uma boa lista de manutenção preventiva, você terá a certeza de ter um carro 0Km, livre de dores de cabeça por alguns anos.

Um abraço!

Avatar do usuário
tadeu_pc
GL Member
GL Member
Mensagens: 92
Registrado em: 24 Abr 2013, 09:54
Nome Completo: Tadeu Coradini
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por tadeu_pc » 06 Nov 2013, 07:43

Almeidão escreveu:compra este, é 50% mais barato e é o mesmo. Havoline Long Life, Alaranjado igual.

Misturar jamais. E você deve ter visto o link que postei e pode ter certeza que isto não acontece com este que lhe indico, não existe esta de oxidação sei lá que nome derom. Este eu indico porque eu o uso já há mais de 5 anos e troco a cada 2.

Aliás vou trocar minha bomba e vou trocar ele também, logo teremos outro filminho com produção independente kakkaka. Isto porque troquei a correia dentada e vi minha bomba com marcas de aditivo e ela só tem um ano.

Sds


Realmente esse aditivo é muito bom!
Troquei o meu em casa, depois de muita pesquisa e orientações do pessoal aqui, no fim era mais fácil que eu pensava.
Abração!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Thiago Menezes » 06 Nov 2013, 08:01

Alcir Andreoni escreveu:Misturar tipos de aditivos diferentes nem pensar. Completar com aditivo, em caso de falta também não. O negócio e fazer a limpeza e colocar o aditivo na média certa e está pronto o serviço...


Beleza Alcir, vou ver se faço a limpeza então, só não sei se vai dar para esse mês, mais provável mês que vem!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Thiago Menezes » 06 Nov 2013, 08:04

Almeidão escreveu:compra este, é 50% mais barato e é o mesmo. Havoline Long Life, Alaranjado igual.

Misturar jamais. E você deve ter visto o link que postei e pode ter certeza que isto não acontece com este que lhe indico, não existe esta de oxidação sei lá que nome derom. Este eu indico porque eu o uso já há mais de 5 anos e troco a cada 2.

Aliás vou trocar minha bomba e vou trocar ele também, logo teremos outro filminho com produção independente kakkaka. Isto porque troquei a correia dentada e vi minha bomba com marcas de aditivo e ela só tem um ano.

Sds


Almeidão realmente ele é muito mais em conta que o acdelco, no caso vou comprar esse mesmo então!
Vi o link sim, mas não opinei pois sou o que menos tem experiências com essas coisas, prefiro seguir suas dicas :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

111 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 209 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.