O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétrica[RESOLVIDO] ! ! Meu carro parou na rua !!
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

30 mensagens
  • 1
  • 2
luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

[RESOLVIDO] ! ! Meu carro parou na rua !!

por luizhbh » 09 Nov 2013, 21:49

Meus caros.. vim aqui em casa pra pegar o scanner e voltar pro carro. Eu tava andando com ele normalmente e de repente ele deu uma piscada na luz de injeçao e morreu ! ! Fiz o teste do jumper com um clipe e nao deu nada.

Será que é o imobilizador? Ele dá algum aviso na luz da injeçao quando trava o carro??

testei a correia, observando o comando de valvula e ele tá mexendo. A bomba de gasolina parece estar pressurizando. O tanque tá cheio e boto a mao por cima dela e sinto a vibraçao.
Quando testei a bobina, nao saiu centelha... entao suspeito que ela ferrou ou entao o imobilizador tá travando ela...

Me deem palpites por favor que vou acompanhando pelo celular !
Editado pela última vez por luizhbh em 10 Nov 2013, 04:43, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Emergencia da BRABA ! ! Meu carro parou na rua !!

por Bruno Cesário » 09 Nov 2013, 21:59

Aconteceu isso num celta que tive, mas o problema foi a bomba de combustível que tinha muita mas muitas impurezas. A sorte que foi dentro de casa, aí tive que trocar a bomba. Do nada o carro parou e não queria ligar de jeito nenhum.
Luz de injeção acender só aconteceu comigo quando dei um vacilo e coloquei alcool em vez de gasolina na Grand Tour, aí rodei até esgotar, mas funcionava normalmente.
:52:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Emergencia da BRABA ! ! Meu carro parou na rua !!

por Almeidão » 09 Nov 2013, 22:12

Motor gira e não pega?
Voce viu a polia girando ou a polia e a correia?, veja bem esta correia não quebra, quebra os dentes dela.

Painel acende e tudo funciona? Se não acender pode ser Comutador de ignição.

Segundo plano, pode ser sensor de rotação rompido.

Outra coisa, dá uma geral nos fusíveis, principalmente os que estão atrás da bateria. Uns grandões, atrás da bateria, não na frente. Mesmo se voce vê eles bons, tire e recoloque eles.

Se não tem centelha na bateria, eu não tenho mais nada que opinar.

Sds
Imagem

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Emergencia da BRABA ! ! Meu carro parou na rua !!

por José Leal » 09 Nov 2013, 22:15

Por não ter centelha, apostaria no sensor de rotação. No jumper, vai aparecer "sem sinal de rotação", mas talvez apareça alguma coisa referente a falha no sinal do sensor de rotação.
Imagem
Imagem
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Emergencia da BRABA ! ! Meu carro parou na rua !!

por luizhbh » 09 Nov 2013, 22:54

Não vi a polia pois e do 16v mas vi pelo buraco da tampa de óleo o comando girando. O motor ta virando mas parece "vazio". Experimentei uma vela na ponta do Cabo e liguei o motor. Zero de centelha nela... Como testo a bobina? E pra meu azar meu notebook tava sem bateria. Nem deu pra passar o op-scan. Vou falar que to com duas quase certezas... Ou é a bobina(o carro de vez em quando dava umas falhadas há mais tempo atrás) ou é o imobilizador.
Eu troquei filtro de gasolina há mais Ou menos um mês. E sempre abasteco no mesmo posto da BR.
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Emergencia da BRABA ! ! Meu carro parou na rua !!

por luizhbh » 09 Nov 2013, 22:55

Com o scanner da pra pegar se é o sensor de rotacao também ne? E que ainda não fucei nele direito! Heheheh!!
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Emergencia da BRABA ! ! Meu carro parou na rua !!

por Arquiteto » 09 Nov 2013, 23:14

a bobina quiemar geral não acredito

sensor de rotação ou fusiveis que o almeidão falou

são mais provaveis ...

se fosse imobilizador ao virar achave ate o 1º estagio a luz de injeção ficaria piscando ...

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Emergencia da BRABA ! ! Meu carro parou na rua !!

por Luiz Antunes » 09 Nov 2013, 23:19

luizhbh escreveu:Com o scanner da pra pegar se é o sensor de rotacao também ne? E que ainda não fucei nele direito! Heheheh!!


Com OpCOM dá sim para ver o sensor .

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Emergencia da BRABA ! ! Meu carro parou na rua !!

por Bruno Cesário » 09 Nov 2013, 23:54

No mais, tirou o carro da rua ?
Não sei se tem algo a ver, mas no celta quando a bomba estava para queimar, a injeção não estava armando, só armava quando eu desconetava uma espécie de tomada que tinha debaixo do porta fusíveis, aí eu jogava aqueles limpa contatos e depois ligava eles devolta, aí o carro ligava...depois que a bomba veio a queimar.
:52:

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Emergencia da BRABA ! ! Meu carro parou na rua !!

por luizhbh » 09 Nov 2013, 23:59

Hummm agora to chegando em Casa já que meu notebook me traiu... Vou dar uma carga nele aqui e partir pra uma noite de mexidas...
Há como testar a bobina com multimetro fora do carro ou aquele esquema só funciona com ela montada? To insistindo na bobina porque lembrei que o sensor de rotacao foi trocado logo que comprei o carro no final de 2011. A bomba de gasolina também. Na verdade quase tudo no motor dele ta relativamente novo exceto a bobina, o sensor de fase e osensor de detonação.
Em todo caso há algum teste manual do sensor de rotação?
Editado pela última vez por luizhbh em 10 Nov 2013, 00:01, em um total de 1 vez.
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Emergencia da BRABA ! ! Meu carro parou na rua !!

por luizhbh » 10 Nov 2013, 00:00

Ah sim já qUE não pude fazer testes de scanner chamei um reboque e já to com o carro na garagem.... Diacho!!!!
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Emergencia da BRABA ! ! Meu carro parou na rua !!

por luizhbh » 10 Nov 2013, 00:51

Almeidão escreveu:Motor gira e não pega?
Voce viu a polia girando ou a polia e a correia?, veja bem esta correia não quebra, quebra os dentes dela.

Painel acende e tudo funciona? Se não acender pode ser Comutador de ignição.

O painel tá acendendo normal e tudo mais no carro também.

Segundo plano, pode ser sensor de rotação rompido.

Esse sensor rompido... só se eu for muito cagado mesmo... pois quando comprei o carro, uma das primeiras coisas que foi arrumada foi justamente o sensor, que estava todo picotado... comprei um da GM original e instalamos com o motor FORA do carro, pois teve que fazer retífica. Será possível que ele ferrou?? Tava olhando aqui em casa um manual daquele Dr. IE pra injeção e lá diz que se não tem faísca e NEM combustivel, o problema pode ser do sensor de rotação ou da bateria ou na alimentação da UCE(ou centralina).
Agora se o motor não tem faísca mas TEM combustivel, o problema é diretamente ligado à bobina !

Vou lá testar se está cuspindo combustivel. Pelo que entendi a falha no sensor de rotação corta a bomba da gasolina, certo?? Lá também tem um esquema pra testar o sensor de rotação com uma pilha e também a bobina...

Outra coisa, dá uma geral nos fusíveis, principalmente os que estão atrás da bateria. Uns grandões, atrás da bateria, não na frente. Mesmo se você vê eles bons, tire e recoloque eles.

Esses eu ainda nao olhei nao.. vou examinar. Já olhei a caixa que fica perto do ABS com os dois relés rosas... inclusive um deles, o que seria o relé principal tava quente pra cacete !

Se não tem centelha na bateria, eu não tenho mais nada que opinar.

Sds


Se eu disser obrigado pela ajuda de todos, vai ser pouco! Vou testar as opçoes aqui sugeridas e retorno depois... desejem-me sorte ! hehehe!
Imagem

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Emergencia da BRABA ! ! Meu carro parou na rua !!

por Janderson » 10 Nov 2013, 01:09

Luiz, nunca me aconteceu nada parecido com vc. nesses longos anos de Vectra que tenho, alías, só uma vez fiquei na mão, mas na frente de casa com o VCD 99, do nada ele morreu, mas era bateria, e isso que ele tava ligado a uns minutos atras..., mas eu aposto no sensor de rotação, na base, no encaixe dele, no conector como queira entender, mas pode ter se rompido, daí para tudo, sensor de rotação é crítico nos 16V.

No mais desejo boa sorte pra ti amigo, queremos ver essa nave logo logo restabelecida.

Abração
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Emergencia da BRABA ! ! Meu carro parou na rua !!

por luizhbh » 10 Nov 2013, 02:21

PERA AÍ QUE EU RESOLVI ! ! !HAUHAUHAUAUHAA! ! Já VOLTO COM FOTOS DO ABSURDO! ! To com a mao cheia de sujeira aqui... só vim mesmo pra falar pra voces ! ! Vou lavar as maos e tirar a foto pra voces ! !PQP! !
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Emergencia da BRABA ! ! Meu carro parou na rua !!

por Alcir Andreoni » 10 Nov 2013, 02:43

Agora eu quero ver que poha e essa...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Emergencia da BRABA ! ! Meu carro parou na rua !!

por luizhbh » 10 Nov 2013, 04:42

Bom, voltei pra contar o que houve. Eu fui testando as coisas.. aí testei a bobina conforme disse que ia fazer. E verifiquei que quando virava a chave o acionamento da bomba de combustível e dos bicos estava acontecendo. Aí li melhor o manualzinho do Dr. IE e vi que o Vectra B 2.2 é diferente do 2.0 nessa questão do sensor de rotação X acionamento...

Imagem

Assim sendo, resolvi seguir o conselho phoderoso do Almeidão :103: e fui testar o sensor... aí quando dou uma puxadinha naquela regua de contatos dos bicos... OLHEM O QUE APARECE ! ! !

Imagem

O maledeto do conector SE SOLTOU SOZINHO! ! ! Ele na foto já tava solto... eu mexi a regua e ele resolveu mostrar a carinha ! ! Esse conector na verdade estava era mal colocado e só esperando a hora certa pra se soltar ! E foi hoje, GRAÇAS A DEUS ! Ainda bem que foi em uma situação relativamente tranquila. Fico imaginando se fosse numa estrada, ultrapassando um caminhão com outros carros vindo em direção contrária ! ! Tava morto! ! !

Recoloquei e liguei o carro. PIMBA ! ! Foi como se nada tivesse acontecido! Agora um desabafo... porque os fabricantes ainda penduram a injeção toda nesse maldito sensor de rotação?? Quer dizer, para todos os outros sensores, com exceção do TPS, há a função recovery, se eles param, a central contorna o problema e deixa que voce consiga deslocar-se com o carro... Com o de rotação, o carro simplesmente APAGA, onde estiver e como estiver... é algo perigosíssimo ! ! Eles deveriam ter um backup usando o sensor de fase junto com os outros ou então colocar esse sensor de rotação em um ponto menos crítico do motor. OU mesmo colocar o conector dele em um local mais exposto e ao mesmo tempo mais protegido. O conector do Vectra A 8v é de fácil exame e ao mesmo tempo tá protegido.

De qualquer maneira muito obrigado pela disposição de vocês em ajudar e opinar ! ! ! !
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: [RESOLVIDO] ! ! Meu carro parou na rua !!

por Luiz Antunes » 10 Nov 2013, 05:21

Que bom , que foi simples , realmente maldito desencaixe !!!!!! :40:

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: [RESOLVIDO] ! ! Meu carro parou na rua !!

por Alez » 10 Nov 2013, 09:52

Não vi a foto.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: [RESOLVIDO] ! ! Meu carro parou na rua !!

por Alcir Andreoni » 10 Nov 2013, 12:08

Que bom Luizbh que não foi nada sério! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [RESOLVIDO] ! ! Meu carro parou na rua !!

por Almeidão » 10 Nov 2013, 16:28

Dá uma checada ai pra ver se dá para puxar ele um pouco e deixa mais folgado ai em cima, possa ser que ele esteja sendo enfocadso no caminho por outra coisa. Detalhe, evita amassar este cabo ou fazer uma mínima dobra.

É, entrar algo no local dele quando ele se solta ou se rompe eu acho meio difício porque ele é o sensor que informa quando o pistão está em cima para receber a centelha, ele faz o papel do antigo rotor do distribuidor ou seja seria o mesmo que nos carros masi antigos, fazer de reserva um distribuidor extra kakkakkakakka. Mas tudo bem, aceito sua sujestão.
Imagem

30 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 108 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.