O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaBarulho de 'grilo' ao ligar/acelerar
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

38 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Fuzileiro
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 16 Jul 2013, 12:43
Nome Completo: thiago caetano de araújo
Cidade: niterói
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Barulho de 'grilo' ao ligar/acelerar

por Fuzileiro » 12 Nov 2013, 12:00

Meu carro está fazendo um barulho de grilo cantando quando aperto o acelerador, se mantiver o pé parado o barulho some, torno a acelerar o barulho volta. Alguém tem ideia do que seja?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por Alcir Andreoni » 12 Nov 2013, 12:03

Fuzileiro escreveu:Meu carro está fazendo um barulho de grilo cantando quando aperto o acelerador, se mantiver o pé parado o barulho some, torno a acelerar o barulho volta. Alguém tem ideia do que seja?

Você tem maiores detalhes?

Se é no motor, no painel, nas portas, etc...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Fuzileiro
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 16 Jul 2013, 12:43
Nome Completo: thiago caetano de araújo
Cidade: niterói
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por Fuzileiro » 12 Nov 2013, 12:06

Não consigo identificar, só sei dizer que é quando piso no acelerador, se largar em ponto morto ou com carro ligado funcionando não faz

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por Alcir Andreoni » 12 Nov 2013, 12:13

Fuzileiro escreveu:Não consigo identificar, só sei dizer que é quando piso no acelerador, se largar em ponto morto ou com carro ligado funcionando não faz

Mas é desligado?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por Almeidão » 12 Nov 2013, 12:15

Uma dica para estes grilhos:
1 - polia do ar condicionado, ela tem umas pequenas partes de borracha para não fazer este ruido e as vezes há um desgaste e isto acontece e muitas das vezes, subindo devagar e sempre com o ar desligado. Liga o ar e faça o teste com o ar ligado.
2 - Capô em geral, nas dobradiças dele deve ser colocado óleo e alguma coisa dentro dele como mangueira da agua do esquicho do vidro. Alem disto, verifique os batentes dele, ficam nas laterais e nas pontas.
3 - parafusos da caixa do filtro de ar se estiver frouxo. Posição difícil de apertar e muitos mexem ali e não faz o serviço correto. Verificar também as presilias que fecham este filtro.
4 - Correias, tanto dentada como a externa. Para fazer o teste, só jogando agua e acelerando. Na externa é fácil, na interna precisa abrir em cima os dois parafusos e jogar agua.
Detalhe, se a correia dentada for nova, tipo 10 dias de uso, ela pode fazer este ruido e depois pára. Se ela não for nova, pode ter sujeira entre ela e as polias. Se for na externa, melhor tirar a polia e limpara entre os górnes dela qua pode ter algo de borracha grudado.

Estas de cima são as mais comuns, o resto é verificar tudo se ai não for o problema.
Imagem

Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 07:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por weltinhow » 14 Nov 2013, 10:14

Fuzileiro escreveu:Meu carro está fazendo um barulho de grilo cantando quando aperto o acelerador, se mantiver o pé parado o barulho some, torno a acelerar o barulho volta. Alguém tem ideia do que seja?




Cara é eu já vi isso em alguns carros, e isso é como o almeidão está falando ai, geralmente é na parte de correias e polias, verifica a correia dentada pra ver e suas polias, por ai vaiii
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por Bruno Cesário » 14 Nov 2013, 11:23

Almeidão...o meu era o seguinte, tinha um grilo quando eu ligava o carro com motor bem frio, as vezes ficava com o grilo uns 5 segundos direto, achei que poderia ser um parafuso ou algo solto...depois vi que era o tensor da correia do alternador, e isso acontecia so com motor frio, depois de quente parava, e isso aconteceu depois de trocar a correia dentada e tensor da dentada. É normal ? Por via das dúvidas, eu acabei comprando o tensor da c.alternador tbm.
:52:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por Almeidão » 14 Nov 2013, 14:33

Bruno Cesário escreveu:Almeidão...o meu era o seguinte, tinha um grilo quando eu ligava o carro com motor bem frio, as vezes ficava com o grilo uns 5 segundos direto, achei que poderia ser um parafuso ou algo solto...depois vi que era o tensor da correia do alternador, e isso acontecia so com motor frio, depois de quente parava, e isso aconteceu depois de trocar a correia dentada e tensor da dentada. É normal ? Por via das dúvidas, eu acabei comprando o tensor da c.alternador tbm.


Na certa era a correia dentada que ainda não tinha casado com a engrenagem, isto demora uns 10 a 15 dias quando o problema é ela. Sobre o tensor da correia alternador, ele é muito difícil de estragrar ou quebrar, normalmente estraga a polia que é intercambiavel, ou seja tem pra vender entre 30 e 40 reais. Eu sinceramente não acredito que era este o problema, e sim a dentada muito nova.
Imagem

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por AdrianoS » 08 Ago 2014, 23:26

Fuzileiro escreveu:Meu carro está fazendo um barulho de grilo cantando quando aperto o acelerador, se mantiver o pé parado o barulho some, torno a acelerar o barulho volta. Alguém tem ideia do que seja?



Fuzileiro,

conseguiu descobrir onde era o problema?
Comigo acontece a mesma coisa, fiz o cabeçote recentemente e foram trocadas as correias dentada e poly-V mais os tensionadores, daí troquei os rolamentos do alternador, com 4.000 KM depois de trocado os rolamentos do alternador começou a fazer esse barulho de grilo assim como o seu faz, somente quando dá aceleradinhas bruscas e breves, troquei novamente os rolamentos do alternador, resolveu o barulho de grilo, mas desta vez por apenas 800 KM, então mandei trocar os rolamentos novamente, mas nesta última troca não resolveu totalmente o grilo, nas duas trocas anteriores o eletricista utilizou rolamentos VTO chineses, que ele tinha para venda, mas nesta última troca eu mesmo fui buscar em auto-peças e coloquei NSK e Timkem, duas marcas de primeira linha, mas mesmo assim o grilinho safado persiste, não sei mais o que fazer para sanar de vez esse problema...

Alguém do clube já passou por isso, além de mim e do fuzileiro?
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por corsa turbo » 09 Ago 2014, 10:12

Talvez o que podem estar ouvindo seja o motor batendo pino. NO caso do rapaz que mexeu no cabeçote, seja mais provavel ainda.... notem se o barulho não é com marchas altas, motor em baixa rotação quando se acelera o motor "grila"..

abs
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por AdrianoS » 09 Ago 2014, 20:03

corsa turbo escreveu:Talvez o que podem estar ouvindo seja o motor batendo pino. NO caso do rapaz que mexeu no cabeçote, seja mais provavel ainda.... notem se o barulho não é com marchas altas, motor em baixa rotação quando se acelera o motor "grila"..

abs



Não, em marchas altas, altas rotações não grila, está bem macio, aparentemente tudo normal. No meu caso, a questão é quando está parado em marcha lenta na garagem, eu percebo que ao acionar manualmente a borboleta de aceleração, simulando acelerações bruscas, dá aquela assoviada bem fininha, como se fosse um grilo mesmo, mas é só beeem no início da acelarada mesmo, porque em giro médio a alto não faz nenhum barulho anormal.
E o que me levou a crer ser problema de rolamentos do alternador é que antes de trocar os mesmos, estava bem perceptível a folga na polia do alternador, logo após a troca o barulho some instantaneamente, porém após esta última troca o bendito grilo não sumiu.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

felipemilenium
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 22 Jul 2014, 20:40
Nome Completo: felipe oliveira almeida
Cidade: sao jose dos campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por felipemilenium » 18 Ago 2014, 17:15

eu to com esse problema tbm ..mas não é no motor...acho que é no escapamento , mas bem no meio do carro...e nao no final (catalisador)..quando paro o carro o barulho vai diminuindo ate sumir...mas qnd volto a andar ele comeca e alto ainda..alguem sabe o que pode ser??

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por JoãodoValle » 19 Ago 2014, 18:08

Fuzileiro, esse grillo que tu ouve é quando acelera engrenado né? Ou seja, com o carro em movimento, pisando mais firmemente no acelerador?

O grillo é semelhante aquele clássico barulhinho dos motores de fusca?

Se for digo que meu carro sempre teve esse mesmo sintoma e ja ate me acostumei, mas vendo vc falar acredito não ser normal, se assim for estamos no mesmo barco e não tenho nem noção de onde vem, poste ai novidades hehehe. Abraço

Avatar do usuário
Diógenes
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Fev 2015, 17:41
Nome Completo: Diógenes Feitosa da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por Diógenes » 17 Fev 2015, 11:05

Man, Também estou com esse mesmo problema, porém percebi que esse barulho começou depois da troca da correia dentada e seu esticador, e esse barulho acontece na primeira partida do carro quando o mesmo está frio, depois que esquenta o barulho some, acho que esticaram muito.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por Alcir Andreoni » 17 Fev 2015, 11:09

Diógenes escreveu:Man, Também estou com esse mesmo problema, porém percebi que esse barulho começou depois da troca da correia dentada e seu esticador, e esse barulho acontece na primeira partida do carro quando o mesmo está frio, depois que esquenta o barulho some, acho que esticaram muito.

Se esticaram muito você corre o risco de comprometer o tensionador da correia dentada, já que quanto mais quente mais ela encolhe.

Tive o mesmo problema em um Astra e era o tensionador com defeito. Verifique logo, pois se o tensionador der pau é o mesmo que estourar a correia...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Diógenes
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Fev 2015, 17:41
Nome Completo: Diógenes Feitosa da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por Diógenes » 17 Fev 2015, 11:12

Opa, Valeu pela dica Alcir. Vou ver isso com urgência. Vlw

stock200
Member
Member
Mensagens: 43
Registrado em: 23 Dez 2014, 23:18
Nome Completo: Mauricio Jean Freisleben
Cidade: Canoinhas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por stock200 » 17 Fev 2015, 11:58

O meu tambem acontece mais o meu só acontece quando eu escuto um som com o auto desligado... dai ele liga o alternador junto quando eu ligo o carro pra carregar a bateria... dai tipo um assovio... nao sei se é isso que voces tao se referindo.. mais é momentaneo.. depois de uns 10 segundo já para... acredito que seja rolamento do tensionador.. ja fiz a compra. Quando trocar se parar eu aviso. Vlw

robsonlc
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 13 Fev 2014, 16:33
Nome Completo: Robson Luiz Costa
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Comfort 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por robsonlc » 17 Fev 2015, 17:18

Estou com o mesmo problema, o meu faz esse barulho principalmente com o ar ligado, e quando está manobrando o carro em baixo giro, e quando começa a andar também. Depois que o giro sobe o barulho para.

Me parece que vem de alguma polia, quando tiver tempo vou desmontar pra ver se descubro
Vectra Comfort 2.0 2005
viewtopic.php?f=71&t=3409

Vinícius Paladino
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Mar 2015, 20:54
Nome Completo: Vinícius M. Gonçalves
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por Vinícius Paladino » 18 Mar 2015, 21:06

O meu faz esse barulho em baixa rotação, tipo manobrando e arrancando.
No caso do meu carro é o tensionador da correia poli V do alternador. Ela tem uma mola e em baixa rotação fica trepidando e batendo.

Avatar do usuário
amf
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 273
Registrado em: 01 Fev 2014, 14:49
Nome Completo: Marcos
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Barulho de 'grilo' ao acelerar

por amf » 19 Mar 2015, 13:41

O meu Vectra fazia algo parecido com: tsic, tsic, tsic. Era nada mais do que uma junta que liga o coletor ao escapamento intermediário. Trocado o componente, ficou liso.
Imagem

38 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 145 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.