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diegoemmanuell
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Temperatura alta com tudo novo

por diegoemmanuell » 01 Jul 2016, 07:51

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Na verdade voce então não trocou o radiador, ok? Ou trocou?

A temperatura parece alta ainda que é tolerável. Para mim altíssima, e se voce não trocou o radiador é por isto que
está assim, porque não tem como limpar este radiador e se foi tirado sujeira, nada mais saiu o que tinha dentro dele, não o que nele estava encrostado.
Talvez voce esteja se confundindo com a ventuina ou não entendi bem o que voce quer dizer, então farei uma explicação mais ampla e voce tire suas conclusões.

1 - não existe a ventuinha do primeiro estágio e não existe a ventuinha do segundo estagio.
2 - São duas ventuinhas que sempre rodam juntos, ou seja assim que arma a ventuinha as duas giram juntas e assim
que param elas, param juntas e assim que aumenta a rotação elas aumentam juntas. Este aumento de rotação é o
segundo estágio.
3 - As duas ventuinhas tem 2 estágios de velocidades, o primeiro que roda lento e o segundo que gira em alta rotação
parecendo aquele veículo que roda nos pântanos.
4 - Sem o ar ligado, e com o sistema perfeito o segundo estágio que é a alta rotação não entra nunca. Salvo se tiver
problemas.
5 - ASSIM QUE VOCE LIGA O AR, o primeiro estágio das ventuinhas entram em ação e as duas funcionam juntas.

6 - SOBE O SEGUNDO ESTÁGIO. Com o ar ligado, existem duas opções para entrar a alta rotação que é o segundo
estágio.
PRIMEIRA OPÇÃO e quando a temperatura sobe e a pressão do ar está normal, ai elas são acionadas pelo cebolão.
Neste caso a agua chegou ao nível mais alto tolerável para este motor e o cebolão que tem 3 vias entra em ação na
via terceira que é para comandar a alta rotação. Lembro que um carro normal a temperatura de painel vai estar
entre 91 a 93º e vai levar ela lá para +/- 85º ou perto disto, tipo 84 ou 86º. Mais que isto, tem algo errado no
sistema.

SEGUNDA OPÇÃO - A pressão do ar aumenta e liga o segundo estágio da ventuinha e para isto não importa a
temperatura que esteja no painel e certamente estará bem mais baixa que 90, pode estar em 82 e nem fica ela
ligada muito tempo nesta alta rotação, é coisa mais rápida. Se estiver ligada e não desligar, então é um problema
com o ar, tipo o sensor estragou ou está com pressão demais.
Pior que, se estiver assim direto logo vai ter problema no relê que fica abaixo do volante lado esquerdo, ele
esquentará demais e derrete o plástico e para de funcionar, ou seja ficará colado no alojamento dele e ficarás sem
ar e sem ventilador interno.

PARA SABER SE O SEGUNDO ESTÁGIO ENTROU PELO AR OU PELA TEMPERATURA. Bem, isto é fácil, pela temperatura ele não entra nunca antes de 90º e sempre desliga perto dos 85º e pelo ar ele não fica nunca muito tempo ligado e pode entrar a qualquer momento antes desta temperatura.

Observar que se o cebolão estragar, o segundo estágio pode entrar sem o ar ligado e se isto acontecer, troque o logo porque ele vai parar a qualquer momento e isto serve para o primeiro e o segundo estágio.

Olha as dicas que dei sobre válvulas termostáticas, cebolões e aditivos. São informações valiosíssimas e totalmente grátis, pelo simples prazer de saber que seu carro pode ficar perfeito mesmo não sendo 0 km. Não deixe que o mecanico faça por conta dele, compre as peças e dê para ele trocar.

Sds

Bom dia, amigos.

Belissima explicação, Almeidão.

O meu carro está acionando a ventoinha do A/C normalmente assim que eu o ligo, porém, ao acionar a ventoinha externa, a de dentro pára. Então, existe um problema, correto?
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Temperatura alta com tudo novo

por Ju_Bueno » 01 Jul 2016, 08:23

Sim Diego, há algum problema. Em resumo, as ventoinhas tem que trabalhar em paralelo, sempre juntas.

Já teve relatos de casos exatamente iguais ao seu, só que eu não me lembro em que tópico está (são vários sobre arrefecimento) e se voltaram com a solução. Vou dar uma olhada e, se eu encontrar, copio pra vc.
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Temperatura alta com tudo novo

por diegoemmanuell » 01 Jul 2016, 09:00

Agradeço, Juliano. Preciso resolver. Estou louco pra voltar a usar o A/C, agora que troquei o Autuador de Marcha Lenta.
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Temperatura alta com tudo novo

por sergio reinaldo » 12 Set 2016, 18:33

Tenho um vectra 97 cd. 16V, estava com a temperatura chegava em torno 95graus
, carro fervia estorava mangueira, o mecanico fez teste de pressao e nao acusou cabeçote, troquei reservatorio tampa e nada, a agua nao estava retornando legal ja ia ser trocada a bomba dagua, quando resolvi dar uma olhada na valvula tesmotautica, e supresa nao tinha valvula, o meu mecanico falou que nao tinha nadaver, mesmo assim comprei uma valvula nova e coloquei para minha alegria o carro ficou otimo , trabalha com uma temperatura entre 80 a 85, ventuinha liga a temperatura baixa e nao ferve mais, abraços.

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Temperatura alta com tudo novo

por Ju_Bueno » 24 Jan 2017, 08:57

Com satisfação volto para informar que o meu problema foi resolvido (já a quase um ano... hehe). Por ele ter se mostrado um tanto peculiar comparado ao que outros membros tiveram, criei um tópico específico para ele no sub-fórum "Vectra A", visto que há diferenças consideráveis no sistema de arrefecimento para o Vectra B. Agradeço ao pessoal que me ajudou, especialmente ao mestre Almeidão. Disponibilizo o link para que outros membros tb possam se beneficiar com as informações: viewtopic.php?f=44&t=13594&p=158930#p158930
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Temperatura alta com tudo novo

por flavio vectra » 16 Jun 2017, 15:45

boa tarde sou flavio, tenho um vectra 2.2 8 v ano 2000/01 a 5 anos, mas ha um ano pra ca começou a elevar a temperatura demais tanto na estra e na cidade ja troquei radiador novo, valvula temostatica, bomba dagua, sensor de temperatura, tampa do reservatorio,plainei o cabeçote porque tinha queimado a junta. mas o problema nao resolveu. quando ando em velocidade entre 100 a 120 km/h ele trabalha em 98 graus se acelerar mais ele passa dos 100 graus e se deixar chega no vermelho, o aditivo sobe no reservatorio e chega ate a tampa com a temperatura em 100 graus pois o carro nao abaixa o aditivo ja foi verificado tambem a parte eletrica e primaira ventoinha aciona com 90graus e a segunda 98 graus me ajuda ai alguem pois gosto muito do carro

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Temperatura alta com tudo novo

por Ju_Bueno » 17 Jun 2017, 06:26

Flavio, que tipo de radiador vc colocou - com galerias tubulares (alumínio expandido) ou galerias achatadas (alumínio brasado)?
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Temperatura alta com tudo novo

por flavio vectra » 17 Jun 2017, 08:28

bom dia, agora eu nao sei vou ter que verificar, só sei por numero antes o numero era 26 e agora é 34. eu estou encrencado mesmo, acho que vou mandar desmanchar todo o motor e olhar toda a parte eletrica e verificar telalhe por detalhe.

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por Ju_Bueno » 17 Jun 2017, 13:03

Dá uma olhada nesse link q vai te ajudar a identificar o tipo do radiador:

viewtopic.php?f=44&t=2890&p=99190&hilit=galerias+achatadas#p99190
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Temperatura alta com tudo novo

por Almeidão » 17 Jun 2017, 20:49

Sem saber que radiador estás usando, fica difícil de lhe ajudar. Se for o errado, o problema pode ser ele, aliás nunca vi um carro normal sendo acelerado e aumentando a temperatura, o meu não muda estando em 80 ou cento e muito.
Tudo indica que o radiador é o errado.
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Temperatura alta com tudo novo

por flavio vectra » 22 Jun 2017, 15:11

boa tarde, quando ele estava com o radiador original tb estava esquentando, fiz a troca e continuou esquentando

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Temperatura alta com tudo novo

por Ju_Bueno » 23 Jun 2017, 07:38

Vamos à uma breve check list então, mas antes disso, pelo seu relato mais acima já se nota que está errado o acionamento do 2º estágio aos 98 graus.

-O sensor é um MTE 4053 ou correspondente? Ele é quem comanda o acionamento das ventoinhas
-Termostática é de 82 graus?

Sobre o radiador, o seu antigo poderia estar ruim (suposição) e se vc colocou o errado - de alumínio expandido realmente continuará com problemas, mas se é o de alumínio brasado resolveria a questão - lembrando, isso se o problema inicial de superaquecimento for culpa do radiador.
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por flavio vectra » 23 Jun 2017, 10:59

bom dia bueno, realmente o carro esta com o radiador de aluminio expandido vou trocar, ja aproveitando e o vectra fundiu mesmo essa semana, e vai ficar bem salgado o conserto

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Temperatura alta com tudo novo

por flavio vectra » 23 Jun 2017, 11:17

sobre o sensor vou olhar tb, a valvula temostatica que esta usando é de 87 graus, a certa é de 82 graus por enquando obrigado pela dica

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por Ju_Bueno » 23 Jun 2017, 11:32

Puxa... mais de uma peça fora da especificação. Uma pena ter fervido o motor antes de conseguir corrigir.

Agora é juntar uns trocos e fazer tudo direitinho. Se vc ainda não leu muito os tópicos sobre arrefecimento Flávio, aconselho fazer isso para entender o funcionamento do sistema e não ser logrado por ninguém ao querer te empurrar peças erradas. Se tiver mais alguma dúvida chama aí q no q for possível a gente ajuda.
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por flavio vectra » 23 Jun 2017, 12:04

blz obrigado, agora esta montando as peças novas e original, se eu tiver duvida falo entro em contato

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por flavio vectra » 30 Jun 2017, 14:38

boa tarde bueno, o vectra esta trabalhando com as duas ventoinhas em perfeiçao com 92 graus dispara as duas no segundo estagio, isso e muito bom temperatura baixa na rua e na estrada, estou feliz agora. portanto a sua dica do radiador brasado foi o que resolveu tudo mesmo, penas que nao sabia que estava com o radiador errado no vectra o (espandido) pois esse espandido fez o meu vectra fundi, por que nao retornava a agua do reservatorio de forma direita e deixava o carro esquentar muito andando sempre com a temperatura em alta, por motivo disso antes ja tinha trocado bomba dagua marca urba, temostatica, os sensores de temperatura todas as mangueiras e retifica de cabeçote, e troca depois do cabeçote quando fundio, foi feita uma grande reparo na parte eletrica como fusiveis rele e fios, as peças do motor foi colocado tudo original como bielas , bronzinas, mancal, aneis, pistao, tucho, comando de valvula eo verabrequin retificado, o motor era stander nao tinha mexido ainda, os pistoes ficou 0,50 bom pra andar. fica a dica o clube do vectra sempre ajudando, sempre os proprietario mas maquinas (vectra) tome muito cuidado com peças erradas para nao um prejuizo igual ao meu de r$ 8.000,00 no motor e mao de obra.

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Temperatura alta com tudo novo

por Ju_Bueno » 30 Jun 2017, 16:59

Pra vc ver Fabio como esse radiador não presta mesmo: eu comprei pela internet, usei fiz os testes e cheguei a conclusão. Entrei em contato com a loja, informei q queria devolver com um texto bem elaborado explicando a diferença entre ele e o original; me deram os códigos para postagem por custo deles e o dinheiro foi devolvido na minha conta bancária - sem mais perguntas ou o quê.

Sacanagem mesmo é de quem o fabrica informando que serve para tal carro quando não serve.
Mas o importante agora é seu Vectra com motor "novo", e cuidando direitinho ainda rodará muitos e muitos kms.
JULIANO -
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