O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaRolamento
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

12 mensagens   •   Página 1 de 1
Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Rolamento

por Pedro Josino » 26 Nov 2013, 18:44

Pessoal,

Precisei substituir um rolamento de roda do Gol que iniciou a roncar em alta velocidade ontem, em baixa está sem barulho. Na oficina o cara me ofereceu um tal de FAG, segundo ele é a mesma empresa da INA e LUK. Como eu nunca ouvi falar, não troquei. Ele me cobrou R$ 40,00 já instalado.

A INA eu sei que é uma boa marca, assim como SKF. Fui em outras duas oficinas e ambas ofereceram a tal FAG também, porém mais caro.

Como a turma aqui entende mais de mecânica e o tópico se trata sobre marca e qualidade de um produto, não vi mal em abrir aqui.

No site da Schaeffler Brasil fala sobre a FAG, INA e LuK. Porém não sei se é a mesma empresa mesmo (com a mesma qualidade) ou apenas um importador. A peça é fabricada no Brasil, em Sorocaba.

É uma boa marca? Vale a pena colocar?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Rolamento

por Alcir Andreoni » 26 Nov 2013, 19:08

Pedro Josino escreveu:Pessoal,

Precisei substituir um rolamento de roda do Gol que iniciou a roncar em alta velocidade ontem, em baixa está sem barulho. Na oficina o cara me ofereceu um tal de FAG, segundo ele é a mesma empresa da INA e LUK. Como eu nunca ouvi falar, não troquei. Ele me cobrou R$ 40,00 já instalado.

A INA eu sei que é uma boa marca, assim como SKF. Fui em outras duas oficinas e ambas ofereceram a tal FAG também, porém mais caro.

Como a turma aqui entende mais de mecânica e o tópico se trata sobre marca e qualidade de um produto, não vi mal em abrir aqui.

No site da Schaeffler Brasil fala sobre a FAG, INA e LuK. Porém não sei se é a mesma empresa mesmo (com a mesma qualidade) ou apenas um importador. A peça é fabricada no Brasil, em Sorocaba.

É uma boa marca? Vale a pena colocar?

Como eu tenho sisma com o a marca Schaeffler, eu diria para não colocar, mas sou eu...

FAG é uma das marcas mais tradicionais de rolamentos, pode por se você não for como eu...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Rolamento

por Almeidão » 26 Nov 2013, 19:49

Caramba, fico até surpreso sobre esta marca tão conhecida. Alias, acho que primeiro de tudo veio o FAG e depois aprenderom a fazer de outra marca. Até nos carrinhos de rolimãs e preferia os FAGs hehhehe.

Pode por sem medo, é primeira linha e um dos melhores na roda dianteira.
Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Rolamento

por Pedro Josino » 26 Nov 2013, 20:10

Realmente eu nunca tinha ouvido falar.

Como até pouco tempo eu não tinha muita noção de mecânica, fico com medo de ser enrolado pelos picaretas que tem aqui.

Amanhã logo cedo vou trocar, achei baratinho hehe.. Sorte que não é daqueles que precisa trocar o cubo junto..

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Rolamento

por Thiago Menezes » 27 Nov 2013, 08:57

Aproveitando o tópico do amigo Pedro, estou com uma dúvida.

Meu carro quando pega velocidade parece que tem um grilo na roda :6:
Ele faz esse barulho quando chega uma certa velocidade, acho que está na roda do meu lado no caso a esquerda.

Será que meu rolamento foi pras cucuia?
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Rolamento

por Almeidão » 27 Nov 2013, 09:52

thiago.onacto escreveu:Aproveitando o tópico do amigo Pedro, estou com uma dúvida.

Meu carro quando pega velocidade parece que tem um grilo na roda :6:
Ele faz esse barulho quando chega uma certa velocidade, acho que está na roda do meu lado no caso a esquerda.

Será que meu rolamento foi pras cucuia?


Thiado, normalmente estes rolamentos não fazem este tipo de ruido, acho que voce está confundindo grilo com zunir. Existem pneus que assoviam, mas não é o seu caso porque voce diz não ser os 2.

Para testar rolamentos de rodas, não tem nada melhor que a maquina de balancear, isto porque muitos não tem uma noção exata de onde sai o ruido que pode ser na traseira e tem a sensação de ser na dianteira.
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Rolamento

por Ricardo Crispim » 27 Nov 2013, 10:01

Pode confiar, FAG é marca antiga e de qualidade.
Problema dos rolamentos hoje em dia é a falsificação.
Os falsificadores estão ficando cada vez melhores na imitação de marcas e embalagens originais que até a INA, FAG e SKF não conseguem separar os rolamentos falsificados dos legítimos.
Rolamentos falsificados que não são conforme suas especificações técnicas ficam na expectativa de falhar rapidamente. O resultado: Falha prematura que cria problemas de perda econômica, conseqüências serias nas aplicações de segurança critica ou que estraga sua reputação.
É quase impossível identificar os rolamentos falsos. Freqüentemente, somente um laboratório técnico pode confirmar a falta de autenticidade. E somente distribuidores autorizados garantem produtos “genuínos”. Por isso, é provavelmente o melhor comprar os seus rolamentos de um distribuidor autorizado.

aqui um filme sobre o assunto:

http://www.youtube.com/watch?v=_pXWBsjImdA

Forte abraço!!!!!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Rolamento

por Thiago Menezes » 27 Nov 2013, 10:50

Almeidão escreveu:
thiago.onacto escreveu:Aproveitando o tópico do amigo Pedro, estou com uma dúvida.

Meu carro quando pega velocidade parece que tem um grilo na roda :6:
Ele faz esse barulho quando chega uma certa velocidade, acho que está na roda do meu lado no caso a esquerda.

Será que meu rolamento foi pras cucuia?


Thiado, normalmente estes rolamentos não fazem este tipo de ruido, acho que voce está confundindo grilo com zunir. Existem pneus que assoviam, mas não é o seu caso porque voce diz não ser os 2.

Para testar rolamentos de rodas, não tem nada melhor que a maquina de balancear, isto porque muitos não tem uma noção exata de onde sai o ruido que pode ser na traseira e tem a sensação de ser na dianteira.


Então Almeidão, eu escuto no lado direito porque geralmente eu ando sozinho e o vidro do carona fica fechado :6:
Mas minha namorada disse que faz o mesmo barulho também, para fazer o teste vou dar uma andada no carona e ver se faz o mesmo barulho.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Rolamento

por Alcir Andreoni » 27 Nov 2013, 12:06

thiago.onacto escreveu:
Almeidão escreveu:
thiago.onacto escreveu:Aproveitando o tópico do amigo Pedro, estou com uma dúvida.

Meu carro quando pega velocidade parece que tem um grilo na roda :6:
Ele faz esse barulho quando chega uma certa velocidade, acho que está na roda do meu lado no caso a esquerda.

Será que meu rolamento foi pras cucuia?


Thiado, normalmente estes rolamentos não fazem este tipo de ruido, acho que voce está confundindo grilo com zunir. Existem pneus que assoviam, mas não é o seu caso porque voce diz não ser os 2.

Para testar rolamentos de rodas, não tem nada melhor que a maquina de balancear, isto porque muitos não tem uma noção exata de onde sai o ruido que pode ser na traseira e tem a sensação de ser na dianteira.


Então Almeidão, eu escuto no lado direito porque geralmente eu ando sozinho e o vidro do carona fica fechado :6:
Mas minha namorada disse que faz o mesmo barulho também, para fazer o teste vou dar uma andada no carona e ver se faz o mesmo barulho.

Faça o seguinte teste.

No mecânico, peça para ele levantar o lado direito do seu carro, no macaco jacaré.

Engate o carro em D ou 4ª marcha e acelere um pouco. Não esqueça de deixar o freio de mão acionado. Se for rolamento você vai perceber na hora...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Rolamento

por Almeidão » 27 Nov 2013, 12:30

Esta ideia do Alcir, realmente é boa, só não tem como testar a traseira e muitas vezes ouvimos rolamentos dianteiro fazendo ruido e na verdade pode ser roda traseira.

Se for rolamentos, o ruido aumenta em curvas longas, estas que nem consideramos curvas, mas que o carro força um pouco o lado em algumas centenas de metros e sempre para o lado que estiver forçando. Curvando p/esquerda, força o lado direito. Lembro ainda que o rolamento traseiro logo que começa roncar, mesmo com o carro na máquina voce não consegue ouvir, mas voce ouve no carro. Enquanto o da diantiera já aparece na maquina assim que voce ouve também no carro.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Rolamento

por Thiago Menezes » 27 Nov 2013, 13:47

Então, quando eu faço curva ele praticamente some!

Vamos ver, vou levar no mecânico para da uma olhada.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Rolamento

por Pedro Josino » 27 Nov 2013, 21:11

Fiz a substituição do rolamento, porém não tive a oportunidade de testar.

Percebi o problema na Segunda-feira (25) a noite quando voltava em uma via rápida para casa, a velocidade era em torno de 80Km/h e parecia bastante com aqueles ruídos de pneu remold ou de baixa qualidade. Quando eu reduzia a velocidade o ruído sumia. Eu fiquei com a impressão que vinha da roda traseira direita, porém não tinha certeza.

Ontem fui na loja da Michelin e pedi para verificarem os pneus pois estava achando eles estranho (minha alegação), foram verificados e não encontraram nada de anormal neles. Giraram as rodas e exatamente a traseira direita fazia um pouco mais de barulho, logo foi dito que era rolamento. Eu já imaginava que era dessa roda, porém não disse nada para não dar de cara. Peguei o orçamento de R$ 40,00 pelo rolamento FAG já instalado.

Fui em outras duas lojas pedir outras opiniões e ambas confirmaram a informação. Inclusive ofereceram o mesmo rolamento, porém com uma pequena diferença de valor para mais, saindo por R$ 50,00 a mais cara.

Acabei retornando hoje da loja da Michelin e efetuei a substituição. Levou cerca de 40 minutos entre chegar, abrir a O.S., colocar o carro no elevador, desmontar, substituir e montar novamente. De quebra eles ainda conferiram o alinhamento na máquina 3D e estava tudo ok.

Não notei nenhuma diferença no carro após a troca do rolamento, pois dentro da cidade com trânsito o barulho não aparecia. Talvez amanhã eu pegue a mesma via e verifique se resolveu. O serviço me custou R$ 38,00 à vista e tem garantia de 3 meses.

Lembrando que foi executado em um Gol G5 1.6 e não no Vectra, por isso não tomem como base os valores. Como disse no meu tópico, abri esse tópico abordando essa questão pela marca e não pelo carro.

Foto do kit:
Imagem

Um abraço.

12 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 372 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.