O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaVentoinha do ar condicionado parou.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

14 mensagens   •   Página 1 de 1
TCB
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 25 Nov 2013, 17:15
Nome Completo: thiago correia barbosa
Cidade: duque de caxias
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Ventoinha do ar condicionado parou.

por TCB » 08 Dez 2013, 10:29

galera!.... mais uma força, o ventilador do ar condicionado parou. RESULTADO, aumento da pressão do sistema de ar condicionado e a queima do gás refrigerante. não tenho certeza se de fato o gás queimou. não sei o cara disse isso só pra levar uma grana minha. por que quando o ar parou de gelar eu parei de usar o sistema. por isso a minha duvida de ter queimado o gás. mais como não nunca tive esse tipo de problema no antigo carro ( corsa ) que fui propietario por seis anos e nunca vi isso acontecer. e tive uma certa desconfiança do cara que me deu o diagnostico. não achei nem um topico especifico com o ventilador do ar parou. se alguém já passou por esse tipo de situação. mande suas esperiencia galera.vlw um abraço a todos.

TCB
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 25 Nov 2013, 17:15
Nome Completo: thiago correia barbosa
Cidade: duque de caxias
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: ventilador do ar condicionado parou.

por TCB » 08 Dez 2013, 10:44

á galera o ventilador do ar que eu digo é aquele que fica no condensador. vlw

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: ventilador do ar condicionado parou.

por Almeidão » 08 Dez 2013, 15:10

Se seu carro estava com pressão alta, então a ventoinha do segundo estágio estava armada direto e por isto forçou o relê que comanda o ar, ventoinhas em alta e o ventilador interno. Se isto ocorreu, então estes 3 itens não estão funcionando e acredito que o relê levou sobrecarga e derreteu o local onde ele fica. Verifica se ele não está agarrado, ele fica na caixa de relê abaixo do volante e é o primeiro da esquerda. Original é marron, mas pode ser que foi trocado e que tenha outra côr.

Há possibilidade de ter queimado um fuzível, mas a primeira hipótese seria esta que lhe comento.
Imagem

TCB
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 25 Nov 2013, 17:15
Nome Completo: thiago correia barbosa
Cidade: duque de caxias
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: ventilador do ar condicionado parou.

por TCB » 09 Dez 2013, 10:21

almeidão vlw vou dar uma olhada agora mesmo. porque o cara olhou apenas os reles e fusives da caixa na frente da bateria. detalhe quando o sistema parou, eu tambem dei uma olhada nesta caixa e encontrei um fusivel (laranja de 40 ) rompido. fiz a troca do mesmo e continuo a na mesma sem funcionar. amigo vou dar uma olhada. DUVIDA tem como eu mesmo sem aparelhagem alguma fazer um teste nesse ventuinha do ar com ligação direta na bateria. e tenho que desligar alguma coisa pra fazer esse teste. um abraço parceiro.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: ventilador do ar condicionado parou.

por Almeidão » 09 Dez 2013, 11:09

TCB escreveu:almeidão vlw vou dar uma olhada agora mesmo. porque o cara olhou apenas os reles e fusives da caixa na frente da bateria. detalhe quando o sistema parou, eu tambem dei uma olhada nesta caixa e encontrei um fusivel (laranja de 40 ) rompido. fiz a troca do mesmo e continuo a na mesma sem funcionar. amigo vou dar uma olhada. DUVIDA tem como eu mesmo sem aparelhagem alguma fazer um teste nesse ventuinha do ar com ligação direta na bateria. e tenho que desligar alguma coisa pra fazer esse teste. um abraço parceiro.


Primeiro de tudo, vai lá neste relé e veja se ele está colado no alojamento dele e se estiver, voce vai ter que usar uma chave, faca sei lá o que para arrancar ele de lá e depois que tirar, limpar os contatos e colocar graxa nele e recolocar ele no local pra ver se funciona. Se funcionar, o problema será ali.
LEMBRANDO QUE O SISTEMA DO AR PRECISA ESTAR PERFEITO para manter o funcionamento, se a ventuinha estiver armando o sengundo estágio direto, é porque ele está com a pressão auterada e voltará a estragar o alojamento deste relê que comanda o segundo estágio e comanda o ventilador interno.

Sim, tem como testar tudo como ventoinhas etc e tal, mas primeiro ir para o óbvio e o óbvio é este relê ou fusível interno, não la na caixa em frente a bateria. Cada problema tem seu local para iniciar o conserto, e este seu começa lá na caixa de fusível embaixo do volante.
Imagem

TCB
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 25 Nov 2013, 17:15
Nome Completo: thiago correia barbosa
Cidade: duque de caxias
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: ventilador do ar condicionado parou.

por TCB » 09 Dez 2013, 18:07

almeião o rele esta inteiro. não tinha sinas de aquecimento e colagem do mesmo.muito encucado com a situação levar a um eletricista ele fez um teste meio loco mais não pude questionar por não entender de eletrica. BOM o conector que fica encima do radiador, pois é ele simplesmente desconectou um do outro e fez uma ligação direta no conector femea. em seguida sai fumaça e sentelha do mesmo. RESUMINDO!! CONTINUO DESCONFIADO. não acredito que com um simples teste ele pode simplismente condenar meu radiador. minha tentativa de acreditar que pode ter concerto e que ventoinha custa 650 reais.vou tentar mais um cara e se der o mesmo diagnostico eu troco essa peça não aguento mais esse calor que estar fazendo aqui no rio vlw almeidão pela força que esta dando um abraço amigo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: ventilador do ar condicionado parou.

por Almeidão » 10 Dez 2013, 07:44

TCB escreveu:almeião o rele esta inteiro. não tinha sinas de aquecimento e colagem do mesmo.muito encucado com a situação levar a um eletricista ele fez um teste meio loco mais não pude questionar por não entender de eletrica. BOM o conector que fica encima do radiador, pois é ele simplesmente desconectou um do outro e fez uma ligação direta no conector femea. em seguida sai fumaça e sentelha do mesmo. RESUMINDO!! CONTINUO DESCONFIADO. não acredito que com um simples teste ele pode simplismente condenar meu radiador. minha tentativa de acreditar que pode ter concerto e que ventoinha custa 650 reais.vou tentar mais um cara e se der o mesmo diagnostico eu troco essa peça não aguento mais esse calor que estar fazendo aqui no rio vlw almeidão pela força que esta dando um abraço amigo.


Bem, se não tem fusível queimado ou encantado (encandato é o fusível que está bom, porem com uma capa de oxidação e não deixa passar corrente), então o problema pode ser a resistencia do ventilador interno ou a tomada dele que é um conector que fica na caixa de ar embaixo do painel este conector fica no lado direito e tem internamente uma placa eletronica.

Mas, o melhor é voce procurar um eletricista bom, porque ainda acho ser um problema simples. Bem, isto eu acho.

Sobre o fusível encantado, acontece também com os relés que com alguns zinabre eles perdem o contato, é um local que deve ter manutenção tipo tirar todos e colocar WD. Eu, coloco uma leve camada de graxa branca e não deixo 2 anos sem fazer isto.

Ainda sobre aquele relê que eu comentei com voce, voce disse que está tudo normal com ele ok? Então faça este teste: Tire a tampa da caixa de fusível, coloque a mão nele, ligue a chave e sinta se ele arma, se armar fará um clik. Ainda com a mão nele e com a chave ligada, ligue o carro, se estiver normal ele fará outro clik ao ligar, e quando volta chave para a posição pós ignição ele fará outro.

Sds
Imagem

TCB
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 25 Nov 2013, 17:15
Nome Completo: thiago correia barbosa
Cidade: duque de caxias
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: ventilador do ar condicionado parou.

por TCB » 10 Dez 2013, 21:36

almeidão vc não vai acreditar, cara resolvi desmontar o para choque para tentar ver alguma coisa, um fio amassado, cortado, ou ate mesmo derretido etc. porque pensei, se esta em curto uma das 3 opções aconteceu. foi um sufoco retirar o para choque mais consegui. quando retirei a carcaça junto com a ventoinha o fio estava derretido e colado na carcaça da ventoinha. refiz o isolamento dos fios testei direto na bateria. funcionou perfeitamente. coloquei no lugar e braço o ar tá gelando muito. igual a antes. mais almeidão eu vou ter que levar em um oficina especializada pra ver se a pressão ainda esta alta ou se o gás esta mesmo queimado. na verdade como foi eu mesmo mexi. seria mais um revisão no sistema vlw almeidão mais uma situação resolvida com os amigos do clube. um abraço.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: ventilador do ar condicionado parou.

por Almeidão » 11 Dez 2013, 16:48

TCB escreveu:almeidão vc não vai acreditar, cara resolvi desmontar o para choque para tentar ver alguma coisa, um fio amassado, cortado, ou ate mesmo derretido etc. porque pensei, se esta em curto uma das 3 opções aconteceu. foi um sufoco retirar o para choque mais consegui. quando retirei a carcaça junto com a ventoinha o fio estava derretido e colado na carcaça da ventoinha. refiz o isolamento dos fios testei direto na bateria. funcionou perfeitamente. coloquei no lugar e braço o ar tá gelando muito. igual a antes. mais almeidão eu vou ter que levar em um oficina especializada pra ver se a pressão ainda esta alta ou se o gás esta mesmo queimado. na verdade como foi eu mesmo mexi. seria mais um revisão no sistema vlw almeidão mais uma situação resolvida com os amigos do clube. um abraço.


Voce sabe que eu não acho difícil tirar este parachoques kakkakakka, bem, tenho chave pra caramba e isto ajuda muito, torta, reta, chave tipo catraca nela mesma, 8 de um lado e vira ao contrário é 10 etc e tal.

É, a ventuinha em alta rotaçao ligada direto com o ar é sem duvida problema de pressão alta ai envolve outras coisas que pode ser o filtro secador e eu sinceramente não posso te ajudar muito no ar, o IVES e o VAL são os cara desta peça, sei como funciona e como deve funcionar, mas o porque de não estar funcionando correto ai eu sinceramente sou meio patão nisto.

Uma coisa é certa, quando voce liga o ar elas funcionam em baixa e isto não vão queimar porque em baixa elas estão se divertindo, porem na alta que é o segundo estágio, elas devem entrar, funcionar um pouco, baixar a temperatura e isto elas fazem na marra e desligar. Se a pressão estiver alta elas entram e não desligam, deixando a temperatura lá embaixo e mesmo assim continuam ligadas e pode ter certeza que elas não aguentam muito tempo nesta rotação. Seria como voce estivesse sempre com o Vectra andando no maior giro do motor.

Agora voce viu como este cara é enjoado? La na ventuinha houve um problema e voce ficou sem o ventilador interno. E tem gente que diz que somos loucos quando opnamos que muitas vezes ouvimos o rolamento traseiro roncando e na verdade é o dianteiro kakakka.
Imagem

eton torres
GL Member
GL Member
Mensagens: 70
Registrado em: 27 Nov 2013, 11:55
Nome Completo: elton torres da silva
Cidade: vale do paraiso
Estado: Rondônia
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: ventilador do ar condicionado parou.

por eton torres » 22 Mar 2014, 09:57

bom pessoal o meu vecao parou de ventilar aconteceu o seguinte tava funcionando normal a menos de 6 meses troquei o evaporizador do carro e foi colocado gaz ,eu fui ligar o ar nao deu nada so que quando ligo akele outro botao para gelar ele funciona e o botao so pra ventilar nao da nada o que pode ser que aconteceu,em rondonia andar sem ar e fogo viu.agradeço

MADISON
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Jun 2016, 14:16
Nome Completo: MADISON SENA SOARES
Cidade: Teresina
Estado: Piauí
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

ventilador do ar condicionado parou.

por MADISON » 23 Jun 2016, 14:43

Olá amigos sou novo por aqui mais tenho um vectra 95 gls a 15 anos e algum tempo não utilizava o A/C.
Dai percebir que a ventoinha principal nao atingi o segundo estágio o que pode ser?

Avatar do usuário
leogomes
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 10 Abr 2014, 23:23
Nome Completo: leonizanjo gomes da silva
Cidade: brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

ventilador do ar condicionado parou.

por leogomes » 19 Out 2016, 23:46

OLÁ O MEU VECTRA 2.2 8V NÃO ACIONAVA A PRIMEIRA VELOCIDADE E NEM A VENTOINHA DO AR COND. ACIONAVA SÓ A SEGUNDA VELOCIDADE , (VERIFIQUEI ONDE FICA OS RELES DA VENTOINHA E DO AR COND TROQUEI UM PELO OUTRO PRA TESTAR E TUDO OK,

VERIFIQUEI TINHA UM FUSIVEL DE 30A QUEIMADO NAQUELA CAIXA DE FUSIVEIS QUE FICA NA FRENTE A PRIMEIRA EM FRENTE A BATERIA) TROQUEI RESOLVIDO. ABRAÇO.

David Oliveira 22
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Fev 2017, 19:00
Nome Completo: David Oliveira Maia
Cidade: São Brás do Suaçuí
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 29

ventilador do ar condicionado parou.

por David Oliveira 22 » 22 Fev 2017, 19:16

Meu Vectra estava funcionando normalmente o ar condicionado até ontem. Hj ele já n funcionou, ele funciona no painel tudo normalmente só q n sair ar. Quando aumento a velocidade q vai até o 9 fica a mesma coisa que estivesse desligado. O que devo fazer?

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

ventilador do ar condicionado parou.

por Arquiteto » 22 Fev 2017, 20:19

David Oliveira 22 escreveu:Fuente del Mensaje Meu Vectra estava funcionando normalmente o ar condicionado até ontem. Hj ele já n funcionou, ele funciona no painel tudo normalmente só q n sair ar. Quando aumento a velocidade q vai até o 9 fica a mesma coisa que estivesse desligado. O que devo fazer?

bem vindo ao forum no indice geral de how to

tem alguns topicos sobre reparos no sistema de ventilação do AC

vc pode acessar pelo link da minha assinatura ok

14 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 97 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.