O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaDesgaste irregular dos Pneus
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

21 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Desgaste irregular dos Pneus

por Williams » 20 Dez 2013, 12:27

Assim pessoal, eu sei que desgaste irregular dos pneus tem haver com alinhamento, cambagem e tudo mais. O problema que no meu caso eu achei estranho o seguinte. Meu pneu não desgastou mais um lado nem o outro, nem os lados, nem o centro. Como nos casos que pesquisei na internet, inclusive aqui no clube.

Digamos que rodando a roda, tem pontos que tem um bom desgaste na banda de rodagem, como se aquela parte do pneu tivesse rodado bem mais e o resto normal, sendo assim o carro fica balançando ao andar, e não tem jeito, vou ter que trocar os dois traseiros. Quando eu comprei o carro os dianteiros faziam isso, mas como estavam carecas, achei que era isso e como logo troquei, não desconfiei de nada, os traseiros estavam aparentemente bons só que sempre notava um balanço anormal na traseira. Então resolvi ir ver o que estava acontecendo

Me falaram que podia ser falta de balanceamento, que o antigo dono não teria feito e por isso lascou os pneus, pode ser isso? Ou algo mais grave?

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por rgapski » 20 Dez 2013, 12:32

Willians,

Seu problema, provavelmente, esta nos amortecedores.

Os amortecedores são os responsáveis por manter os pneus em contato com o chão quando passamos por irregularidades.
Quando esta peça desgasta, a roda "quica" ao passar em buracos, desníveis, etc.

O melhor teste é rodar em uma rua esburacada e pedir para alguém observar o carro de fora.
Se a roda quicar, pode trocar.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por Williams » 20 Dez 2013, 12:41

Olha Rgapski, acredito que não, o amortecimento em si do carro está perfeito, estada de chão ele amortece bem, no teste de empurrar o carro para baixo e ele voltar e parar está certinho também, a única coisa que estão ruins que eu sei são as buchas hidráulicas, estou querendo arrumar o problema dos pneus já para trocar elas, porque se ele ficar embalando a traseira como está agora, tenho certeza que estouro as buchas novas rapidinho.

Tem alguma chance dos amortecedores estarem ruins, mesmo funcionando aparentemente tão bem? Os amortecedores não estão vazando nada, mas como os amortecedores do Vectra são a gás, não sei se vaza alguma coisa quando estão ruins.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por rgapski » 20 Dez 2013, 12:47

Williams,

Experimente fazer o teste de rodagem para desencargo de consciência.
Vá a alguma rua com aquele asfalto enrugado (conhecido como costela-de-vaca) e peça para alguém te acompanhar de forma que possa olhar o trabalho da suspensão.
Faça esse teste sempre depois de rodar um pouco com o carro, pois o amortecedor apresenta fadiga, na maioria das vezes, com o fluido interno aquecido.

Esse teste de pressionar o carro nem sempre é valido.
O vectra, por exemplo, tem as molas bem rígidas, pois trata-se de um carro pesado. Essa característica muitas vezes disfarça um amortecedor desgastado.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
QuackMastter
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jul 2013, 09:39
Nome Completo: Maicon Miglioranza
Cidade: Gramado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por QuackMastter » 20 Dez 2013, 16:07

desgaste de frenagem?
as vezes pisar fundo no freio, arrasta o pneu.. ou não tem a ver com o seu caso?

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por corsa turbo » 20 Dez 2013, 16:36

Boa tarde.

Ja pensou em ser os pneus deformados/deslocados??
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por Williams » 20 Dez 2013, 22:27

rgapski escreveu:Williams,

Experimente fazer o teste de rodagem para desencargo de consciência.
Vá a alguma rua com aquele asfalto enrugado (conhecido como costela-de-vaca) e peça para alguém te acompanhar de forma que possa olhar o trabalho da suspensão.
Faça esse teste sempre depois de rodar um pouco com o carro, pois o amortecedor apresenta fadiga, na maioria das vezes, com o fluido interno aquecido.

Esse teste de pressionar o carro nem sempre é valido.
O vectra, por exemplo, tem as molas bem rígidas, pois trata-se de um carro pesado. Essa característica muitas vezes disfarça um amortecedor desgastado.

Abs!


Teste realizado, testei em estrada de chão, paralelepípedo e asfalto ruim, tá mais colado no chão impossível.

QuackMastter escreveu:desgaste de frenagem?
as vezes pisar fundo no freio, arrasta o pneu.. ou não tem a ver com o seu caso?


Praticamente impossível, o carro tem ABS, não deixa travar as rodas. E mesmo que o antigo dono chamasse muito no drift, pra desgastar apenas um trecho da banda de rodagem tem que arrastar muito.

corsa turbo escreveu:Boa tarde.

Ja pensou em ser os pneus deformados/deslocados??


Penso que seja culpa de falta de balanceamento, me falaram isso pelo menos, agora queria saber se isso procede, não quero trocar os pneus pra daqui um tempo estarem do mesmo jeito |:

Avatar do usuário
sidnei cbm
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 294
Registrado em: 03 Mai 2013, 21:45
Nome Completo: SIDNEI DANIEL LOOS
Cidade: SOBRADINHO
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por sidnei cbm » 20 Dez 2013, 23:05

corsa turbo escreveu:Boa tarde.

Ja pensou em ser os pneus deformados/deslocados??


X2

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por Alcir Andreoni » 21 Dez 2013, 10:13

Eu apostaria num balanceamento ruim.

Já deu uma conferida?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por bruno241281 » 21 Dez 2013, 12:58

Williams escreveu:
rgapski escreveu:Williams,

Experimente fazer o teste de rodagem para desencargo de consciência.
Vá a alguma rua com aquele asfalto enrugado (conhecido como costela-de-vaca) e peça para alguém te acompanhar de forma que possa olhar o trabalho da suspensão.
Faça esse teste sempre depois de rodar um pouco com o carro, pois o amortecedor apresenta fadiga, na maioria das vezes, com o fluido interno aquecido.

Esse teste de pressionar o carro nem sempre é valido.
O vectra, por exemplo, tem as molas bem rígidas, pois trata-se de um carro pesado. Essa característica muitas vezes disfarça um amortecedor desgastado.

Abs!


Teste realizado, testei em estrada de chão, paralelepípedo e asfalto ruim, tá mais colado no chão impossível.

QuackMastter escreveu:desgaste de frenagem?
as vezes pisar fundo no freio, arrasta o pneu.. ou não tem a ver com o seu caso?


Praticamente impossível, o carro tem ABS, não deixa travar as rodas. E mesmo que o antigo dono chamasse muito no drift, pra desgastar apenas um trecho da banda de rodagem tem que arrastar muito.

corsa turbo escreveu:Boa tarde.

Ja pensou em ser os pneus deformados/deslocados??


Penso que seja culpa de falta de balanceamento, me falaram isso pelo menos, agora queria saber se isso procede, não quero trocar os pneus pra daqui um tempo estarem do mesmo jeito |:

Willian,

na sua situação levaria o carro nas oficinas de verificação doINMETRO, as mesmas para homologaçãode carros as gás. Nestas oficinas tem o teste do amortecedor com emissão de laudo.
Na pratica possuem uma máquina que simula as costelinhas com sensores que aferem a resposta do amortecedor. Creio que o ideal é fazer o teste.
Somente observe que o desgaste das buchas hidraulicas pode influenciar no resultado do teste, não consigo precisar o quanto, mas é algo a ser oservado.
Estes teste ão é caro, e especifique na hora do teste o porque do teste, pois e incomum procuraçlos para esse tipo de servioço....

Boa sorte.
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Avatar do usuário
QuackMastter
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jul 2013, 09:39
Nome Completo: Maicon Miglioranza
Cidade: Gramado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por QuackMastter » 21 Dez 2013, 13:27

já pensou na possibilidade dos seus pneus estivessem antes em algum outro carro sem abs?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por Almeidão » 21 Dez 2013, 21:42

A informação do rgapski sobre amortecedores é perfeita, não tem como diagnosticar um amortecedor com esta de balançar o carro. Se estiver o carro sem amortecedor, dá pra saber balançando, mas tendo um ainda que estragado e principalmente um furado recem, é impossível detectar se está bom ou ruim. Há outros porblemas como mola mais fraca por estar velha e amortecedor meia vida, certamente o carro vai balançar menos. Inumeras forma ao contrário a este teste que pra mim é furada.
Olhando fora do carro e um dirigindo sobre um calçamento se vê perfeito qual está ruim e se tiverem duvidas, coloquem dois carros e observem os dois, 3 ou mais. E se tiver um amortecedor ruim e outro bom, mas claro ainda para se notar a diferença olhando por trás do carro se for traseiro ou frente se for dianteiro.

Sobre esta do pneu. Falta de balanceamento ou alinhamento não faz o pneu ficar quadrado, a não ser que ele tenha timbre e ninguem busque acertar.

Que marca são seus pneus? Caredito que não seja remold, ok?

Com boas marcas de pneus, o que fazem ele ficarem assim é deixar o carro parado por muito tempo com os pneus mais vazios que normal.

Outra coisa, não é porque ele seja ABS que ele não força um ponto nas freadas, na verdade o ABS não deixa travar mas a freada inicial o pneu leva um impácto forte e os desgaste de pneus não são somentes nas arrancadas e sim também nas freadas e pior que isto as freadas fortes fazem eles desgastarem em partes e não em um total.

Na minha opinião sem poder examinar o carro pela distância que nos separa é que: Se voce usa pneus de boa procedencia, então ele está andando com calibragem baixa demais ou há abusos nas freadas.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por Williams » 21 Dez 2013, 23:59

Almeidão, os pneus são um par de Fate-O AR300. Vendo a tua explicação, acho que chegamos ao problema então, esse Vectra, ficou um bom tempo parado na revenda, um bom tempo mesmo, coisa de 4 ou 5 meses, se não mais. Então pode ser que tenha sido isso. Quanto ao amortecedor, não tenho nem idéia onde fazem o teste aqui na cidade onde eu moro, brincando é capaz de nem ter, mas como foi dito, andando sobre calçamento, o amortecedor se sai muito bem, diga-se de passagem, como disse, só se vê o os pneus trabalhando ao passar sobre pedras, e/ou buracos, a roda fica 100% colada no chão.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por Alcir Andreoni » 22 Dez 2013, 07:53

Alguns centros automotivos possuem o simulador para o teste. Dpaschoal' Cacula de pneus, as revendas da Bridgestone. Da uma pesquisada nesse tipo de revenda, pois todos usam o teste para empurroterapia.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por Alcir Andreoni » 22 Dez 2013, 11:19

Acabei de fazer uma pesquisa em sites brasileiros e estrangeiros a respeito do desgaste irregular de pneus, sobretudo quando o mesmo ocorre na banda de rodagem ou piso dos pneus e a conclusão e que isso ocorre devido aos amortecedores, portanto a troca dos mesmos e recomendada.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por Almeidão » 22 Dez 2013, 14:26

Williams escreveu:Almeidão, os pneus são um par de Fate-O AR300. Vendo a tua explicação, acho que chegamos ao problema então, esse Vectra, ficou um bom tempo parado na revenda, um bom tempo mesmo, coisa de 4 ou 5 meses, se não mais. Então pode ser que tenha sido isso. Quanto ao amortecedor, não tenho nem idéia onde fazem o teste aqui na cidade onde eu moro, brincando é capaz de nem ter, mas como foi dito, andando sobre calçamento, o amortecedor se sai muito bem, diga-se de passagem, como disse, só se vê o os pneus trabalhando ao passar sobre pedras, e/ou buracos, a roda fica 100% colada no chão.


Então deve ser isto mesmo, muito tempo parado e pneu descalibrado ou seja bem vazio. Seu carro não tem problema, o problema certamente foi isto. É uma boa forma do pneu ficar mal armazenado e ficar quadrado, seria incomum se fosse um só, mas sendo os 4 na certa foi isto.

Com os dianteiros que voce comprou se o problema acabou, então não pode ser outra coisa.
Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por Williams » 22 Dez 2013, 22:19

Valeu Almeidão.

Realmente, o problema era nos quatro, quando troquei os dianteiros, percebi o problema no traseiros também. Fico mais tranquilo em saber que é realmente só trocar os pneus e ser feliz. (:

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Desgaste irregular dos Pneus

por Last_Warrior » 23 Dez 2013, 10:28

Pneus quadrados então... Por isso não pode deixar o carro muito tempo parado!! Entre outras coisas, lógico...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Celstelmann
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Mar 2017, 09:29
Nome Completo: CARLOS EDUARDO LUIZETTO STELMANN
Cidade: PARAIBA DO SUL
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Desgaste irregular dos Pneus

por Celstelmann » 14 Mar 2017, 09:55

Bom dia! eu passo por uma situação parecida, eu tenho um Vectra Challenger 2001 2.2 16v e esta acontecendo dos meus pneus traseiros estarem se desgastando somente nos lado de dentro, ambos os pneus traseiros estão acontecendo isso qual será a provável causa?

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Desgaste irregular dos Pneus

por achagas » 14 Mar 2017, 10:39

A troca dos pneus nesses casos pode apenas esconder o problema pq o pneu novo não apresenta o desgaste de forma imediata e força as coisas pros seus lugares. Se o carro muda sozinho de direção qdo passa por irregularidades no asfalto, abra o capô, levante com o macaco e gire a direção pelas rodas, se vc vir o kit girar encontrou o problema. a qualidade dos kits dos amortecedores de hj é mto inferior e desgastam mto rápido, se o batente estiver estourado com certeza o calço (coxins) e localizadores com rolamento dos dianteiros está com folga o q é suficiente para causar o relatado. o kit pode ser trocado sem o comprometimento do amortecedor. No traseiro a mesma coisa, se os calços (coxins) baixarem as paredes, da diferença de desgaste.

tive esse mesmo problema a 2 anos atras e foi exatamente assim, troquei os kits e nunca mais aconteceu. avaliem os kits em locais de confiança antes de qq outra coisa, vcs podem economizar mto.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

21 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 191 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.