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luizhbh
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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por luizhbh » 27 Dez 2013, 21:30

Last_Warrior escreveu:Almeidão, a água de poço pode ser "boa" para o motor na região onde vc mora... Mas ela muda de composição em cada lugar, acho que foi isso que o nosso amigo quis dizer, por isso não é recomendável! Pelo menos foi isso que entendi...


Sim, vc captou minha mensagem!
O que eu to dizendo e bem isso:a agua do poço do Almeidao tem a sorte de ter uma boa qualidade, sei la porque, mas CADA lugar desse pais tem agua com diferentes tipos de minerais dissolvidos.
Assim como vc meio que virou uma referencia tecnica no clube, Almeidao, eu recomendaria indicar prudencia pros que estao lendo issi aqui!
Grandes poderes vem com grandes responsabilidades, ja diria o Tio Ben antes de morrer! Hehehehehehhehe!!
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Almeidão
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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por Almeidão » 28 Dez 2013, 09:25

Ok, concordo contigo e não pensei nisto. Mas ai o que usar então?
Agua desmineralizada do jeito que fazem da na mesma porque ninguem tira toda a agua de dentro a não ser desmontando tudo como bomba e radiador e sabemos que ninguem faz isto. E sem desmontar isto, só vai sair no máximo 3 litros ficando 4 para ser misturada.

Sobra então a opçao de usar agua corrente ainda não contaminada. Onde ela está?

Mineral já é altamente comprovada que não dá.

Eu acho que o aditivo que eu uso deve dar conta do recado mesmo se ela for de torneira com cloro, porque já não existe outra agua pelo menos para limpar o sistema sem desmontar ele é isto que o povão faz.
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Ricardo Crispim
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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por Ricardo Crispim » 28 Dez 2013, 09:26

Graças a Deus a discussão sobre o assunto nos dias de hoje é sobre qual aditivo e qual água utilizar. Lutamos a anos, desde o outro fórum quando a pergunta era se deveria utilizar aditivo no sistema de arrefecimento. Havia uma "lenda" que aditivo corroía o sistema.

Não é todo mundo que tem a sorte do Almeidão de ter uma boa água ao seu alcance, então, principalmente para quem mora em cidades grandes, distante de rios limpos, a melhor água para o sistema de arrefecimento é a deionizada, seguida pela desmineralizada e a destilada. Qualquer uma delas atende muito bem.

Em seguida, para quem tem ao alcance, água de rio (aguas superficiais) translucidas, pois são águas brandas com baixos teores de sais causadores de incrustracoes.....

Por último, onde não resta mais opções, água da torneira mesmo, lembrando que tem cloro e a quantidade do cloro varia de região para região.

A água dos pocos artesianos , são consequentemente minerais , sao duras , com muito sulfatos cloretos fosfatos , que quando da evaporaçao da agua solidificam nas paredes dos radiadores causado sérios problemas ....

Ouço muita gente falando da água da chuva, porém elas podem conter dissolvidos: ácido nítrico, ácido nitroso, gás carbônico, nitrogênio, oxigênio, etc.. A água da chuva é a água natural mais pura (3 mg de resíduos). Ela seria equivalente à àgua destilada.

O grande problema quando se utiliza qualquer água que não seja deionizada, destilada ou desmineralizada, chama-se condutividade elétrica.
Entre as propriedades da água, uma delas é a de possuir a capacidade de conduzir eletricidade. Esta propriedade pode ser maior ou menor, dependendo dos tipos e quantidades de minerais, naturalmente contidos na água. (Não se encontra, na natureza, água completamente pura).

Quando a água, que possui uma determinada capacidade de conduzir eletricidade, é misturada a outros elementos químicos, essa capacidade pode ser modificada para mais ou para menos, dependendo da reação ou da associação dos elementos que passam a fazer parte dessa nova mistura. No motor, onde existe tensão elétrica de corrente contínua circulando normalmente, a mistura pode se tornar condutora, criando um campo magnético elevado e interferindo nos componentes eletrônicos do motor. Essa capacidade de condução mais elevada de eletricidade pode ocorrer logo após o funcionamento do motor ou depois de algum tempo, em razão das diferentes temperaturas e pressões existentes no interior do motor.

Com estas diferenças, os materiais da mistura passam por uma reação química e alteram suas composições, podendo
combinar-se ou repelir os outros componentes, causando alterações em seu comportamento e na capacidade de condução de eletricidade. Essas alterações geram problemas de funcionamento irregular nos motores dos nossos vectras e qualquer um outro moderno com injeção eletrônica, causando oscilações, marcha lenta irregular, falhas nas acelerações, etc. Mesmo que se faça um exame minucioso, dificilmente estes problemas são detectados, gerando custos, aborrecimentos e perda de tempo.

Quando percebemos já é tarde, porque formou-se a terrível corrosão galvânica ocasionada pela eletrólise.

Eu fiz no how to, um tutorial para se medir a condutividade da água, no link:

viewtopic.php?f=49&t=296

É bastante simples de se fazer. Quem não tiver multímetro, pode encontrar uns baratinhos até por R$ 15,00 e é de extrema utilidade se fazer esse teste periodicamente.

Quem tiver curiosidade e quiser voltar aos tempos de ciência na escola, pode ver como funciona na prática a eletrólise e ver a diferença de utilização de uma água destilada da comum, com uma experiência que nossos professores davam antigamente, veja no link:

http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/conduti_agua.html

Em parte, o que o Almeidão falou sobre o bom aditivo corrigir os problemas da água é verdade, mas desde que ela não seja alcalina. Se ela for um pouco ácida o bom ( eu disse o bom) aditivo corrige o pH de forma que ele fique entre 7 e 8 da escala de pH.

Uma solução com pH não neutro conduz eletricidade com maior intensidade, devido à combinação com o hidrogênio.
Se o pH for ácido (menor que 7) a solução terá mais facilidade para conduzir materiais ferrosos, e se for alcalina (maior que 7), para conduzir materiais não ferrosos. Nas duas situações, há um aumento da capacidade de conduzir elementos metálicos, que aumentam a capacidade de condução de eletricidade e ficam eletrodepositados nas galerias internas, diminuindo a capacidade de fluxo e prejudicando o arrefecimento do motor. Os componentes do motor de onde foram retiradas as partículas metálicas (bomba d’água, cabeçote, etc.) apresentam uma corrosão chamada “corrosão galvânica”, causada pela eletrólise.

Uma solução alcalina (pH maior que 7) facilita a eletro decomposição (corrosão galvânica) de alguns componentes de alum ínio que contenham partículas de cobre em sua composição, retirando-as e depositando- as em outros componentes.

Uma solução ácida (pH menor que 7) facilita a eletro decomposição (corrosão galvânica) de alguns componentes de ligas que contenham partículas de ferro, retirando-as e depositando-as em outros componentes.

Qualquer um pode medir o pH da água a ser utilizada utilizando uma tirinha daquelas que se mede o pH de aquário. [E importante medir depois também, quando a solução (água+aditivo) estiver pronta...

Eu começo a escrever e perco a noção, vou digitando e só agora vi o tamanho do texto. Quem leu até aqui, espero que tenha gostado e aplique isso em seus carros.

Forte abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por QuackMastter » 28 Dez 2013, 10:20

o texto esta grande, só quem é forte consegue ler o que o Ricardo escreveu ate o final rsrs.
como comentou no inicio, estamos melhorando, passamos somente do papo se o aditivo realmente precisa ser colocado no sistema, para qual melhor aditivo usar no sistema hehe.

resumindo, estou achando que o Almeidão deve começar a comercializar a sua tao famosa ''agua sagrada do poço'' rsrs.

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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por Almeidão » 28 Dez 2013, 11:02

QuackMastter escreveu:o texto esta grande, só quem é forte consegue ler o que o Ricardo escreveu ate o final rsrs.
como comentou no inicio, estamos melhorando, passamos somente do papo se o aditivo realmente precisa ser colocado no sistema, para qual melhor aditivo usar no sistema hehe.

resumindo, estou achando que o Almeidão deve começar a comercializar a sua tao famosa ''agua sagrada do poço'' rsrs.


KAKAKAKKKAK, Falta uns 3 anos para eu aposentar e já é uma boa ideia isto. O pior que exatamente neste momento acabei de lavar o carro com esta agua, já não deveria estar desperdiçando a kakkakkak.

O problema sempre é não só usar a agua, mas simcomo tirar a outra la de dentro para não misturar e isto não é fácil para qualquer um.

Agora é partir para uns testes em um Bardhal Long life, já que eu vou ter que trocar o meu não e vai demorar muito porque este ano já soube que não fabricarão mais a marca que eu uso. E isto significa que pode aparecer uns piratas por ai.
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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por José Leal » 28 Dez 2013, 16:44

Pessoal, para quem não tem acesso às águas citadas, pode-se usar a água filtrada por carvão ativado (de bebedouro mesmo). O carvão filtra legal o cloro.

Sempre achei que a água destilada seria 100% pura e a mais apropriada para o sistema de arrefecimento.
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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por Last_Warrior » 29 Dez 2013, 00:36

Aqui vai um pulo do gato, sempre uso a água que condensa do meu ar condicionado, espero dar um dia de chuva, pra não ficar aquela mistura ácida com os gases do dar, e ligo o AC, só deixar um recipiente coletando a água que cai do dreno do meu split...

Essa, junto com o aditivo, pode ficar um longo tempo no motor sem sujar nadinha! Não sei se chega a ser 100% destilada, mas venho usando com frequência e o resultado é excelente.
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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por bruno241281 » 29 Dez 2013, 09:28

Last_Warrior escreveu:Aqui vai um pulo do gato, sempre uso a água que condensa do meu ar condicionado, espero dar um dia de chuva, pra não ficar aquela mistura ácida com os gases do dar, e ligo o AC, só deixar um recipiente coletando a água que cai do dreno do meu split...

Essa, junto com o aditivo, pode ficar um longo tempo no motor sem sujar nadinha! Não sei se chega a ser 100% destilada, mas venho usando com frequência e o resultado é excelente.

Cara, realmente essa dica e muito boa...todos temos uma mina em casa...nao so o Almeidao...

E lá se vai a fonte de renda na aposentadoria do Almeidao...ahahahah...
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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por Almeidão » 29 Dez 2013, 13:53

bruno241281 escreveu:
Last_Warrior escreveu:Aqui vai um pulo do gato, sempre uso a água que condensa do meu ar condicionado, espero dar um dia de chuva, pra não ficar aquela mistura ácida com os gases do dar, e ligo o AC, só deixar um recipiente coletando a água que cai do dreno do meu split...

Essa, junto com o aditivo, pode ficar um longo tempo no motor sem sujar nadinha! Não sei se chega a ser 100% destilada, mas venho usando com frequência e o resultado é excelente.

Cara, realmente essa dica e muito boa...todos temos uma mina em casa...nao so o Almeidao...

E lá se vai a fonte de renda na aposentadoria do Almeidao...ahahahah...


Bruno, eu sinceramente nem sei qual é a melhor se é a do ar ou a minha mina ou a desmineralizada kakkaka. Mas uma coisa é certa eu consigo tirar toda que tem dentro do meu carro e colocar igual porque entra da minha mina jogando la dentro e expulsando a velha e ao mesmo tempo fica a nova que é a mesma agua.

Quero saber como fazer isto com a agua do ar condicionado ou a desmineralizada. Até agora ninguem explicou isto ou seja como fazer.

Quando falo minha mina, na verdade não é, é do chefe, só tenho poder sobre ela, nada mais.
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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por QuackMastter » 29 Dez 2013, 14:47

haha, realmente só voce para deixar a mesma agua dentro do bloco...
almeidão é segurança da mina.
começar a colocar em garrafa pet e vender pra galera, ouve o que estou falando hehe.

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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por Last_Warrior » 29 Dez 2013, 15:06

Na verdade eu vou trocando e esgotando, seria por diluição mesmo...

Mas é isso aí, achar uma boa água e mandar ver aditivo.
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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por RicardoGLS » 29 Dez 2013, 15:21

Falar em aditivo, troquei essa semana a água do sistema, e usei 2 litros da marca DELPHI, e para a minha surpresa, Ta vazando por baixo do motor, será q os selos foi pro saco? Tô puto aqui, esse meu carro nunca vazou água. O que será o q houve amigos?
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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por RicardoGLS » 29 Dez 2013, 17:42

RicardoGLS escreveu:Falar em aditivo, troquei essa semana a água do sistema, e usei 2 litros da marca DELPHI, e para a minha surpresa, Ta vazando por baixo do motor, será q os selos foi pro saco? Tô puto aqui, esse meu carro nunca vazou água. O que será o q houve amigos?



Pessoal! Me desculpe a minha ignorância esse vazamento é do hidráulico q aumentou eu estranhei pq o vazamento do hidráulico vazava pouco, qdo vi o piso muito sujo achava q era o aditivo. Agora tô pensando em tirar esse vazamento, será q o custo é alto?
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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por keliton » 29 Dez 2013, 18:38

Pois é meus grandes Amigos, fiz questão de ler cada post das 4 paginas, e posso dizer que fico maravilhado com o conhecimento técnico de cada um, de coração fico muito feliz por cada um aki :88:

Agora voltando ao assunto eu no inicio deste ano fiz eu mesmo a troca do meu radiador, válvula e sensores, e passei a utilizar Aditivo e Agua desmineralizada, usei aquele recomendado pelo manual Cod. ACDELCO 93201700, agora no começo de 2014 quero já fazer a nova troca destes fluidos e já colocar um novo reservatório que peguei esta semana.

sei que meu comentário não tem muita técnica mais queria deixar meu pitaco por aki :38:

Um grande abraço a todos.
Minha Garagem viewtopic.php?f=70&t=7785&p=102688#p102688
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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por RicardoGLS » 29 Dez 2013, 21:34

Aprendi muita coisa aqui, e cada comentário aqui é válido Keliton, portanto comente ok? Um abraço!
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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por Thiago Menezes » 30 Dez 2013, 08:27

Last_Warrior escreveu:Aqui vai um pulo do gato, sempre uso a água que condensa do meu ar condicionado, espero dar um dia de chuva, pra não ficar aquela mistura ácida com os gases do dar, e ligo o AC, só deixar um recipiente coletando a água que cai do dreno do meu split...

Essa, junto com o aditivo, pode ficar um longo tempo no motor sem sujar nadinha! Não sei se chega a ser 100% destilada, mas venho usando com frequência e o resultado é excelente.


Amigo Last Warrior, era exatamente o que eu ia comentar agora, acabei de ler a última página e já ia escrever sobre isso quando vi seu comentário.

No meu caso a água coletada do ar condicionado foi colocada quando troquei a bomba d'água aí como meu aditivo ainda não havia chegado, o mecânico colocou a água do ar condicionado no sistema.

Agora do início do mês irei fazer a limpeza do sistema e ver se tem algum vazamento, pois a água do reservatório tem baixado um kadim, mas não vejo como problema de cara até porque coloquei GNV no meu carro e todo mundo sabe que o GNV trabalha com uma temperatura mais elevada, então pode está ocorrendo uma evaporação na água, mas vou averiguar isso quando for colocar o aditivo novo.

Vou fazer em uma oficina especializada em radiadores, vou ver como o cara vai fazer o procedimento de limpeza e de troca bom que pego e tiro algumas dúvidas e trago as questões aqui para o fórum depois. :88:
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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por José Leal » 30 Dez 2013, 09:42

Thiago, faz o teste de detecção de vazamentos, pois pode ter algum probleminha mesmo. Melhor que desperdiçar o aditivo.
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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por Thiago Menezes » 30 Dez 2013, 10:51

José Leal escreveu:Thiago, faz o teste de detecção de vazamentos, pois pode ter algum probleminha mesmo. Melhor que desperdiçar o aditivo.


:88:
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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por QuackMastter » 30 Dez 2013, 14:18

coloca a bomba de pressão para ver se possui algum vazamento ou nao..

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Re: Aditivo Radiex DETONADO no teste do Inmetro

por luizhbh » 31 Dez 2013, 21:01

A agua que condensa do ar condicionado de casa não é limpinha não, viu? Ela vem da superficie externa das serpentinas do gás do aparelho, e essas serpentinas estao em contato com o ar que passa por elas, carregado de poeira e sujeiras do ambiente.
Eu ate entendo o raciocínio da pessoa é ele tem certa lógica, mas infelizmente esta bem errado, e também é arriscado usar essa água dentro do motor.
Não sei dizer o que mais me espanta aqui, se e a sorte do pessoal usando esse tanto de água fora do "padrão tecnico" e não tendo problemas maiores ou se é o tanto que os aditivos estão conseguindo segurar a onda com essas águas diversificadas!!!
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