Graças a Deus a discussão sobre o assunto nos dias de hoje é sobre qual aditivo e qual água utilizar. Lutamos a anos, desde o outro fórum quando a pergunta era se deveria utilizar aditivo no sistema de arrefecimento. Havia uma "lenda" que aditivo corroía o sistema.
Não é todo mundo que tem a sorte do Almeidão de ter uma boa água ao seu alcance, então, principalmente para quem mora em cidades grandes, distante de rios limpos, a melhor água para o sistema de arrefecimento é a deionizada, seguida pela desmineralizada e a destilada. Qualquer uma delas atende muito bem.
Em seguida, para quem tem ao alcance, água de rio (aguas superficiais) translucidas, pois são águas brandas com baixos teores de sais causadores de incrustracoes.....
Por último, onde não resta mais opções, água da torneira mesmo, lembrando que tem cloro e a quantidade do cloro varia de região para região.
A água dos pocos artesianos , são consequentemente minerais , sao duras , com muito sulfatos cloretos fosfatos , que quando da evaporaçao da agua solidificam nas paredes dos radiadores causado sérios problemas ....
Ouço muita gente falando da água da chuva, porém elas podem conter dissolvidos: ácido nítrico, ácido nitroso, gás carbônico, nitrogênio, oxigênio, etc.. A água da chuva é a água natural mais pura (3 mg de resíduos). Ela seria equivalente à àgua destilada.
O grande problema quando se utiliza qualquer água que não seja deionizada, destilada ou desmineralizada, chama-se condutividade elétrica.
Entre as propriedades da água, uma delas é a de possuir a capacidade de conduzir eletricidade. Esta propriedade pode ser maior ou menor, dependendo dos tipos e quantidades de minerais, naturalmente contidos na água. (Não se encontra, na natureza, água completamente pura).
Quando a água, que possui uma determinada capacidade de conduzir eletricidade, é misturada a outros elementos químicos, essa capacidade pode ser modificada para mais ou para menos, dependendo da reação ou da associação dos elementos que passam a fazer parte dessa nova mistura. No motor, onde existe tensão elétrica de corrente contínua circulando normalmente, a mistura pode se tornar condutora, criando um campo magnético elevado e interferindo nos componentes eletrônicos do motor. Essa capacidade de condução mais elevada de eletricidade pode ocorrer logo após o funcionamento do motor ou depois de algum tempo, em razão das diferentes temperaturas e pressões existentes no interior do motor.
Com estas diferenças, os materiais da mistura passam por uma reação química e alteram suas composições, podendo
combinar-se ou repelir os outros componentes, causando alterações em seu comportamento e na capacidade de condução de eletricidade. Essas alterações geram problemas de funcionamento irregular nos motores dos nossos vectras e qualquer um outro moderno com injeção eletrônica, causando oscilações, marcha lenta irregular, falhas nas acelerações, etc. Mesmo que se faça um exame minucioso, dificilmente estes problemas são detectados, gerando custos, aborrecimentos e perda de tempo.
Quando percebemos já é tarde, porque formou-se a terrível corrosão galvânica ocasionada pela eletrólise.
Eu fiz no how to, um tutorial para se medir a condutividade da água, no link:
viewtopic.php?f=49&t=296É bastante simples de se fazer. Quem não tiver multímetro, pode encontrar uns baratinhos até por R$ 15,00 e é de extrema utilidade se fazer esse teste periodicamente.
Quem tiver curiosidade e quiser voltar aos tempos de ciência na escola, pode ver como funciona na prática a eletrólise e ver a diferença de utilização de uma água destilada da comum, com uma experiência que nossos professores davam antigamente, veja no link:
http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/conduti_agua.htmlEm parte, o que o Almeidão falou sobre o bom aditivo corrigir os problemas da água é verdade, mas desde que ela não seja alcalina. Se ela for um pouco ácida o bom ( eu disse o bom) aditivo corrige o pH de forma que ele fique entre 7 e 8 da escala de pH.
Uma solução com pH não neutro conduz eletricidade com maior intensidade, devido à combinação com o hidrogênio.
Se o pH for ácido (menor que 7) a solução terá mais facilidade para conduzir materiais ferrosos, e se for alcalina (maior que 7), para conduzir materiais não ferrosos. Nas duas situações, há um aumento da capacidade de conduzir elementos metálicos, que aumentam a capacidade de condução de eletricidade e ficam eletrodepositados nas galerias internas, diminuindo a capacidade de fluxo e prejudicando o arrefecimento do motor. Os componentes do motor de onde foram retiradas as partículas metálicas (bomba dágua, cabeçote, etc.) apresentam uma corrosão chamada corrosão galvânica, causada pela eletrólise.
Uma solução alcalina (pH maior que 7) facilita a eletro decomposição (corrosão galvânica) de alguns componentes de alum ínio que contenham partículas de cobre em sua composição, retirando-as e depositando- as em outros componentes.
Uma solução ácida (pH menor que 7) facilita a eletro decomposição (corrosão galvânica) de alguns componentes de ligas que contenham partículas de ferro, retirando-as e depositando-as em outros componentes.
Qualquer um pode medir o pH da água a ser utilizada utilizando uma tirinha daquelas que se mede o pH de aquário. [E importante medir depois também, quando a solução (água+aditivo) estiver pronta...
Eu começo a escrever e perco a noção, vou digitando e só agora vi o tamanho do texto. Quem leu até aqui, espero que tenha gostado e aplique isso em seus carros.
Forte abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!