O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaFalhas na hora de frear
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

28 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Falhas na hora de frear

por Williams » 22 Dez 2013, 00:23

Olá pessoal, estou com um problema no Vectra que muito me preocupa, tenho um Vectra GLS 2.0 1996/1997, com ABS, o problema é o seguinte, quando eu paro o carro, e fico pisando no freio, geralmente o pedal que antes estava bem em cima, começa a ceder, e se eu não ir apertando o pedal, conforme cede o pedal o carro começa a andar, ou seja, fica como se não tivesse freado.

Quando estou andando e piso com força no pedal de freio, hora o carro freia de forma tão violenta que me impressiono com a frenagem, as vezes ele freia, mas eu sinto que não é tudo aquilo, as vezes até demora pra frenagem acionar o ABS.

Nunca tive problemas com o freio, mesmo pegando "menos" as vezes, ainda consegue parar o carro com eficiência. Andei pesquisando e vi que tal problema tem grandes chances de ser o Cilindro Mestre, e o que me assusta, é saber que tal modelo é muito provável que tenha saído com o modelo ATE, que é uma facada pra comprar, quero ter esperanças que o problema não seja ele. Alguma outra possível causa que posa a ter esses sintomas? E se infelizmente for ele, tem como trocar os reparos ou só trocando ele mesmo?

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Falhas na hora de frear

por Luiz Antunes » 22 Dez 2013, 04:12

Se o fluido de freio não baixa, é sinal que não tem vazamento no cilindros das quatros rodas , então só resta mesmo como diagnostico, cilindro mestre com reparos estragados , . :13:

Mas se perde fluido , ou tem algum vazamento , aí é mais fácil .

Reginaldo Oliveira
GLS member
GLS member
Mensagens: 659
Registrado em: 16 Abr 2013, 17:06
Nome Completo: Reginaldo de Oliveira Lopes
Cidade: Americo Brasiliense
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Falhas na hora de frear

por Reginaldo Oliveira » 22 Dez 2013, 08:30

luiz antunes escreveu:Se o fluido de freio não baixa, é sinal que não tem vazamento no cilindros das quatros rodas , então só resta mesmo como diagnostico, cilindro mestre com reparos estragados , . :13:

Mas se perde fluido , ou tem algum vazamento , aí é mais fácil .



concordo ,ma se não tiver nenhum vazamento é o hidrovado ,meu Passat fazia isso eu ficava parado com o pé no freio e l ele abaixava um pouco ai levei no mecânico e ele me falou que o reparo do diafragma do hidrovaco estava furado ,troquei e ficou zerado.
Como arroz e ovo frito só pra ter o vectra bonito
Imagem

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Falhas na hora de frear

por bruno241281 » 22 Dez 2013, 10:43

Williams escreveu:Olá pessoal, estou com um problema no Vectra que muito me preocupa, tenho um Vectra GLS 2.0 1996/1997, com ABS, o problema é o seguinte, quando eu paro o carro, e fico pisando no freio, geralmente o pedal que antes estava bem em cima, começa a ceder, e se eu não ir apertando o pedal, conforme cede o pedal o carro começa a andar, ou seja, fica como se não tivesse freado.

Quando estou andando e piso com força no pedal de freio, hora o carro freia de forma tão violenta que me impressiono com a frenagem, as vezes ele freia, mas eu sinto que não é tudo aquilo, as vezes até demora pra frenagem acionar o ABS.

Nunca tive problemas com o freio, mesmo pegando "menos" as vezes, ainda consegue parar o carro com eficiência. Andei pesquisando e vi que tal problema tem grandes chances de ser o Cilindro Mestre, e o que me assusta, é saber que tal modelo é muito provável que tenha saído com o modelo ATE, que é uma facada pra comprar, quero ter esperanças que o problema não seja ele. Alguma outra possível causa que posa a ter esses sintomas? E se infelizmente for ele, tem como trocar os reparos ou só trocando ele mesmo?


Amigo, a primeira coisa a fazer e a mais barata e substituir todo o fluido de freio e averiguar por um tempinho se melhora...
Quando comprei o carro tinha diagnostico de cilindro mestre e acabou não tendo necessidade de trocar nada.

Boa sorte.
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Falhas na hora de frear

por Williams » 22 Dez 2013, 11:47

Vazamento não tem, não baixa nem uma gota, troquei o fluido de freio quando comprei o carro, a mais ou menos 4 meses, onde foi trocando dos mangotes das rodas dianteiras, porque estouraram, porém não foi sangrado os discos traseiros. Só que o mecânico que eu troquei, ele tirou o fluido com uma seringa de dentro do reservatório, colocou o novo e sangrou as duas rodas, ou seja, pediu pra um apertar o pedal e ele ia soltando o fluido conforme gerasse pressão. Não teria que dar umas bombadas com o "bujão aberto" pra que escorresse fluido, pra não correr o risco de ficar fluido velho no sistema? Ou tá certo assim, fiquei meio encucado, me pareceu errado o modo que ele fez, mas né, ele é mecânico...

Se for o hidrovácuo pra mim já é lucro, é caro, mas nem perto dos aproximados R$ 1.800 que pedem pelo Cilindro Mestre ATE.

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Falhas na hora de frear

por Luiz Antunes » 22 Dez 2013, 13:25

Se foi trocado o fluido e não sangrou a traseira , então não trocou tudo !!! Mesmo assim, se o pedal abaixa devagar , deve ser mesmo o cilindro mestre .

Sangre a traseira so para complementar o serviço , e observe .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Falhas na hora de frear

por Almeidão » 22 Dez 2013, 14:41

Existem reparo para este cilindro, não há necessidade de comprar ele inteiro, e para não ficar duvidas, existe reparo original e fica perfeito porque dificilmente há desgaste na peça ou seja cãmara do cilindro mestre. Não é dificil o trabalho de troca deste reparo.

Bem, o óleo não foi trocado, para trocar precisa tirar o velho do reservatório com uma seringa ou de outras formas mais difíceis, completar com óleo novo sangrar dianteira direita e traseira esquerda, completar outra vez e sangrar dianteira esquerda e traseira direita, completar outra vez e está pronto o trabalhao. Jamais se consegue um bom sangramento na troca total do velho usando somente meio litro, precisa de 2 frascos de 500ML e usarão uns 700 a 800ML.

Há uma possibilidade de estar com ar no sistema, mas isto pode ser proveniente do cilindro mestre que depois de acertador, fazer uma sangamento como deve ser feito e estará o probmea resolvido.

Estou como todo mundo considerando que não tenha vazamento de óleo no sistema do freio.
Imagem

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Falhas na hora de frear

por bruno241281 » 22 Dez 2013, 18:56

Williams escreveu:Vazamento não tem, não baixa nem uma gota, troquei o fluido de freio quando comprei o carro, a mais ou menos 4 meses, onde foi trocando dos mangotes das rodas dianteiras, porque estouraram, porém não foi sangrado os discos traseiros. Só que o mecânico que eu troquei, ele tirou o fluido com uma seringa de dentro do reservatório, colocou o novo e sangrou as duas rodas, ou seja, pediu pra um apertar o pedal e ele ia soltando o fluido conforme gerasse pressão. Não teria que dar umas bombadas com o "bujão aberto" pra que escorresse fluido, pra não correr o risco de ficar fluido velho no sistema? Ou tá certo assim, fiquei meio encucado, me pareceu errado o modo que ele fez, mas né, ele é mecânico...

Se for o hidrovácuo pra mim já é lucro, é caro, mas nem perto dos aproximados R$ 1.800 que pedem pelo Cilindro Mestre ATE.

Williams,

seguinte, após o cilindro mestre existem as válvulas proporcionadoras, que vem reguladas de fábrica, apesar de ter parafuso de regulagem, e tem a função de dividir a frenagem pelas rodas. No meu caso creio que acontecia que freiava por duas rodas...conforme mantinha o pedal pressionado o resto do fluido começava a migrar para as outras duas rodas. Isto pois o fluido que troquei estava muito velho, com certeza havia criado sujeira na tubulação e afetou o funcionamento das proporcionadoras...

Cabe dar uma olhada afinal o custo é bem menor.

Boa sorte.
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Falhas na hora de frear

por Last_Warrior » 23 Dez 2013, 10:26

Se os freios traseiros forem a tambor, vazamento nos cilindros traseiros podem também dar sintoma, assim como vazamento em qualquer parte do sistema.

Por fim, bolhas de ar ou mesmo o cilindro mestre como já foi citado...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Falhas na hora de frear

por Williams » 23 Dez 2013, 13:44

Almeidão escreveu:Existem reparo para este cilindro, não há necessidade de comprar ele inteiro, e para não ficar duvidas, existe reparo original e fica perfeito porque dificilmente há desgaste na peça ou seja cãmara do cilindro mestre. Não é dificil o trabalho de troca deste reparo.

Bem, o óleo não foi trocado, para trocar precisa tirar o velho do reservatório com uma seringa ou de outras formas mais difíceis, completar com óleo novo sangrar dianteira direita e traseira esquerda, completar outra vez e sangrar dianteira esquerda e traseira direita, completar outra vez e está pronto o trabalhao. Jamais se consegue um bom sangramento na troca total do velho usando somente meio litro, precisa de 2 frascos de 500ML e usarão uns 700 a 800ML.

Há uma possibilidade de estar com ar no sistema, mas isto pode ser proveniente do cilindro mestre que depois de acertador, fazer uma sangamento como deve ser feito e estará o probmea resolvido.

Estou como todo mundo considerando que não tenha vazamento de óleo no sistema do freio.


Imaginei que aquela sangria não estava certa. Bom, vou levar novamente. E pedir para trocar, caso não surja efeito, parto pro reparo do cilindro mestre? Ou como falaram antes, pode ser que seja o hidrovácuo?

Quando comprei achei que fosse característica do freio ABS até porque quando estou devagar tenho que pisar mais "fundo" para ter uma frenagem mais forte. Quando estou rápido, digamos 120 Km/h, um toque no freio já faz o carro dar uma boa assegurada. Imaginei que fosse meio eletrônico. Tipo quando mais rápido mais eficiência, mas pensei bem e vi que não devia ser por aí não. KKKKK

Last_Warrior escreveu:Se os freios traseiros forem a tambor, vazamento nos cilindros traseiros podem também dar sintoma, assim como vazamento em qualquer parte do sistema.

Por fim, bolhas de ar ou mesmo o cilindro mestre como já foi citado...


Vazamento é impossível, completei o fluido de freio a quase 4 meses e até agora, não baixou um milimetro, seja o que for que há nos freios, vazamento não é.

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Falhas na hora de frear

por Williams » 23 Jan 2014, 03:30

Ok pessoal, sangrada às 4 rodas, e vualá!

Nada mudou ): KKKKKK

Cilindro Mestre foi condenado, existe alguma possibilidade de não ser ele? O Hidrovácuo poderia estar causando esse problema? Ou pedal baixo, que vai afundando é mesmo cilindro mestre?

Onde eu encontro o tal reparo do Cilindro ATE, já que novo eu fui ver é mais de R$ 500? Existe alguma possibilidade de usar outro tipo de Cilindro Mestre, tipo o da Bosch, que acompanha os modelos 98 pra cima? Que é definitivamente mais em conta.

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Falhas na hora de frear

por Last_Warrior » 23 Jan 2014, 07:34

Existe a possibilidade sim de adaptar, inclusive o pessoal faz isso nos Omega 6cil colocando conjunto do Omega 4cil ou até mesmo do Vectra.

Porém, as informações no seu caso são escassas, teria que pegar ambos na mão, medir, comparar, e ver a possibilidade...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Falhas na hora de frear

por corsa turbo » 23 Jan 2014, 10:00

O defeito é tipico de cilindro mestre sim, talvez vazamento nos cilindros de freios (se for tambor) ou algum vazamento em outra parte do sistema, mas o normal é que seja o cilindro mestre, hidrovacuo ocasiona o endurecimento do pedal.
Sobre adaptar, olhe principamente as fixações e posição dos conduites, se for igual deve ser plug & play.
Att,
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Falhas na hora de frear

por bruno241281 » 23 Jan 2014, 15:25

Williams escreveu:Ok pessoal, sangrada às 4 rodas, e vualá!

Nada mudou ): KKKKKK

Cilindro Mestre foi condenado, existe alguma possibilidade de não ser ele? O Hidrovácuo poderia estar causando esse problema? Ou pedal baixo, que vai afundando é mesmo cilindro mestre?

Onde eu encontro o tal reparo do Cilindro ATE, já que novo eu fui ver é mais de R$ 500? Existe alguma possibilidade de usar outro tipo de Cilindro Mestre, tipo o da Bosch, que acompanha os modelos 98 pra cima? Que é definitivamente mais em conta.

Amigo,

No meu caso o problema era semelhante e eram as proporcionadoras, pelo preco creio que vale a tentativa da trocas destas válvulas.

Boa sorte.
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Falhas na hora de frear

por Williams » 23 Jan 2014, 15:35

bruno241281 escreveu:Amigo,

No meu caso o problema era semelhante e eram as proporcionadoras, pelo preco creio que vale a tentativa da trocas destas válvulas.

Boa sorte.


Opa to aberto a sugestões, até porque eu fui na CSS pergunta o preço do Cilindro Mestre e ele falou que era pra olhar as outras coisas, porque por mais que esse Cilindro Mestre ATE seja caro horrores, é muuuito raro dar problema.

O que eu noto no sistema de freio. O pedal é mais baixo que o normal, parado o caro o pedal do freio começa ir até o fundo, tendo que acompanhá-lo pro carro não andar, se pisar no pedal com força ele vai até o fundo, sendo que tinha que trancar no meio, aproximadamente. Sinto uma pequena resistência no pedal de freio quando o mesmo chega na metade como se algo tivesse "trancando", baixa eficiência em algumas frenagens, às vezes nem acionando o ABS.

Não quero correr o risco de morrer em um cilindro novo ou reparo pra ficar da mesma maneira, por isso estou empurrando a troca. Como funciona essas válvulas? teu problema era igual ou parecido? Quando saiu pra trocar?

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Falhas na hora de frear

por bruno241281 » 23 Jan 2014, 15:56

Williams escreveu:
bruno241281 escreveu:Amigo,

No meu caso o problema era semelhante e eram as proporcionadoras, pelo preco creio que vale a tentativa da trocas destas válvulas.

Boa sorte.


Opa to aberto a sugestões, até porque eu fui na CSS pergunta o preço do Cilindro Mestre e ele falou que era pra olhar as outras coisas, porque por mais que esse Cilindro Mestre ATE seja caro horrores, é muuuito raro dar problema.

O que eu noto no sistema de freio. O pedal é mais baixo que o normal, parado o caro o pedal do freio começa ir até o fundo, tendo que acompanhá-lo pro carro não andar, se pisar no pedal com força ele vai até o fundo, sendo que tinha que trancar no meio, aproximadamente. Sinto uma pequena resistência no pedal de freio quando o mesmo chega na metade como se algo tivesse "trancando", baixa eficiência em algumas frenagens, às vezes nem acionando o ABS.

Não quero correr o risco de morrer em um cilindro novo ou reparo pra ficar da mesma maneira, por isso estou empurrando a troca. Como funciona essas válvulas? teu problema era igual ou parecido? Quando saiu pra trocar?



No meu caso foi o seguinte, comprei o carro com um problema semelhante ao seu freiava até bem, mas se mantivesse o pé o pedal ia baixando ate o fundo. Ainda na hora da compra dei uma olhada no reservatório do freio e para ter ideia o fluido estava fedendo e com aspecto de podre, se puder imaginar isso.

Procedi com a substituição do fluido para começar e senti uma melhora mas ainda continuava o problema, portanto ainda estava procurando o cilindro mestre, nesse meio tempo o freio voltou a sua normalidade.
portanto não substitui as proporcionadoras, no meu caso elas desagarraram.....
As proporcionadoras dosam a frenagem de forma a não travar uma roda enquanto a outra ainda não freiou completamente, e funcionam cruzando as rodas, ou seja atua na roda direita da frente e esquerda da traseira e vice e versa.

Seu funcionamento interno é simples, mas com o passar do tempo pode ter problema de agarramento do mecanismo deslizante, possuem uma regulagem, mas o que sei é que ja vem reguladas de fábrica.

Meu conselho, substitui ambas por aproximandamente R$ 100,00 e na pior das hipoteses vai estar com essas válvulas novas, mas creio que vale a tentativa, ou procede com um teste simples:

Bloqueia as duas saídas do cilindro mestre e aperta o pedal, se continuar baixando não tem jeito, mas se não baixar, so podem ser as válvulas.

Um abraço e boa sorte.
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Falhas na hora de frear

por Williams » 23 Jan 2014, 16:19

bruno241281 escreveu: No meu caso foi o seguinte, comprei o carro com um problema semelhante ao seu freiava até bem, mas se mantivesse o pé o pedal ia baixando ate o fundo. Ainda na hora da compra dei uma olhada no reservatório do freio e para ter ideia o fluido estava fedendo e com aspecto de podre, se puder imaginar isso.

Procedi com a substituição do fluido para começar e senti uma melhora mas ainda continuava o problema, portanto ainda estava procurando o cilindro mestre, nesse meio tempo o freio voltou a sua normalidade.
portanto não substitui as proporcionadoras, no meu caso elas desagarraram.....
As proporcionadoras dosam a frenagem de forma a não travar uma roda enquanto a outra ainda não freiou completamente, e funcionam cruzando as rodas, ou seja atua na roda direita da frente e esquerda da traseira e vice e versa.

Seu funcionamento interno é simples, mas com o passar do tempo pode ter problema de agarramento do mecanismo deslizante, possuem uma regulagem, mas o que sei é que ja vem reguladas de fábrica.

Meu conselho, substitui ambas por aproximandamente R$ 100,00 e na pior das hipoteses vai estar com essas válvulas novas, mas creio que vale a tentativa, ou procede com um teste simples:

Bloqueia as duas saídas do cilindro mestre e aperta o pedal, se continuar baixando não tem jeito, mas se não baixar, so podem ser as válvulas.

Um abraço e boa sorte.


Aí siim, hein? Vejo uma luz no fim do túnel. KKKK

Esse teste do Cilindro Mestre tem como fazer em casa? É fácil? Porque eu sou meio leigo, então não sei se não é melhor levar em uma oficina. Sinto que você pode estar certo, porque não é sempre que o pedal vai ao fundo, geralmente acontece quando eu começo a usar muito o freio, se não eu aperto e ele fica parado no lugar, sem ceder. As vezes por não acionar o ABS pode ser problema nelas também. Foi a melhor esperança que me deram até agora.

E como o cara da GM disse, isso pode ser muita coisa e o Cilindro Mestre ATE é raríssimo dar problema ele viu só um ou dois em não sei quantos anos que trabalha na Concessionária, geralmente é outra coisa tanto que eles nem tem ali, tem que encomendar. Sem falar que na Concessionária, pediram apenas R$ 1.800,00 no miserável. Mas achei por R$ 598 por fora.

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Falhas na hora de frear

por bruno241281 » 23 Jan 2014, 21:19

Williams escreveu:
bruno241281 escreveu: No meu caso foi o seguinte, comprei o carro com um problema semelhante ao seu freiava até bem, mas se mantivesse o pé o pedal ia baixando ate o fundo. Ainda na hora da compra dei uma olhada no reservatório do freio e para ter ideia o fluido estava fedendo e com aspecto de podre, se puder imaginar isso.

Procedi com a substituição do fluido para começar e senti uma melhora mas ainda continuava o problema, portanto ainda estava procurando o cilindro mestre, nesse meio tempo o freio voltou a sua normalidade.
portanto não substitui as proporcionadoras, no meu caso elas desagarraram.....
As proporcionadoras dosam a frenagem de forma a não travar uma roda enquanto a outra ainda não freiou completamente, e funcionam cruzando as rodas, ou seja atua na roda direita da frente e esquerda da traseira e vice e versa.

Seu funcionamento interno é simples, mas com o passar do tempo pode ter problema de agarramento do mecanismo deslizante, possuem uma regulagem, mas o que sei é que ja vem reguladas de fábrica.

Meu conselho, substitui ambas por aproximandamente R$ 100,00 e na pior das hipoteses vai estar com essas válvulas novas, mas creio que vale a tentativa, ou procede com um teste simples:

Bloqueia as duas saídas do cilindro mestre e aperta o pedal, se continuar baixando não tem jeito, mas se não baixar, so podem ser as válvulas.

Um abraço e boa sorte.


Aí siim, hein? Vejo uma luz no fim do túnel. KKKK

Esse teste do Cilindro Mestre tem como fazer em casa? É fácil? Porque eu sou meio leigo, então não sei se não é melhor levar em uma oficina. Sinto que você pode estar certo, porque não é sempre que o pedal vai ao fundo, geralmente acontece quando eu começo a usar muito o freio, se não eu aperto e ele fica parado no lugar, sem ceder. As vezes por não acionar o ABS pode ser problema nelas também. Foi a melhor esperança que me deram até agora.

E como o cara da GM disse, isso pode ser muita coisa e o Cilindro Mestre ATE é raríssimo dar problema ele viu só um ou dois em não sei quantos anos que trabalha na Concessionária, geralmente é outra coisa tanto que eles nem tem ali, tem que encomendar. Sem falar que na Concessionária, pediram apenas R$ 1.800,00 no miserável. Mas achei por R$ 598 por fora.


Creio que o teste deveria ser feito em oficina, o correto mesmo seria colocar um manômetro numa saída com a outra vedada para verificar se existe queda de pressão naquela ou noutra saída do cilindro mestre. Na falta do manômetro, tampinha as duas saídas e pressiona o pedal e verifica se cai, outra coisa, não cai na história de que este teste pode estragar o cilindro se não estiver ruim pois vc não conseguira com o acionamento do pedal ultrapassar a pressão de trabalho do cilindro.

Outra coisa, não conheço o sistema ABS, mas pode ser a causa do problema também, não?

Boa sorte
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Falhas na hora de frear

por Williams » 23 Jan 2014, 22:54

bruno241281 escreveu: Creio que o teste deveria ser feito em oficina, o correto mesmo seria colocar um manômetro numa saída com a outra vedada para verificar se existe queda de pressão naquela ou noutra saída do cilindro mestre. Na falta do manômetro, tampinha as duas saídas e pressiona o pedal e verifica se cai, outra coisa, não cai na história de que este teste pode estragar o cilindro se não estiver ruim pois vc não conseguira com o acionamento do pedal ultrapassar a pressão de trabalho do cilindro.

Outra coisa, não conheço o sistema ABS, mas pode ser a causa do problema também, não?

Boa sorte


Então amigo, eu vou levar numa oficina, agora eu tava me lembrando nem sei se meu carro tem essas válvulas, porque quem faz a distribuição de frenagens nas rodas é o próprio módulo do ABS. Ou seja, ele manda pressão para cada roda, e o que sobra ele devolve pro cilindro mestre, por isso sentimos a famosa vibração no pedal de freio quando o ABS entra em "ação" (Pelo menos é assim que sempre me explicaram como ele funciona). Ou seja, se o módulo que faz a distribuição das frenagens, deve ser difícil que tenha as válvulas e também diz que se tem problema no ABS a luz no painel ascende...

Mas mesmo assim vou verificar se existe elas.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Falhas na hora de frear

por Alcir Andreoni » 24 Jan 2014, 13:07

Williams escreveu:
bruno241281 escreveu:Amigo,

No meu caso o problema era semelhante e eram as proporcionadoras, pelo preco creio que vale a tentativa da trocas destas válvulas.

Boa sorte.


Opa to aberto a sugestões, até porque eu fui na CSS pergunta o preço do Cilindro Mestre e ele falou que era pra olhar as outras coisas, porque por mais que esse Cilindro Mestre ATE seja caro horrores, é muuuito raro dar problema.

O que eu noto no sistema de freio. O pedal é mais baixo que o normal, parado o caro o pedal do freio começa ir até o fundo, tendo que acompanhá-lo pro carro não andar, se pisar no pedal com força ele vai até o fundo, sendo que tinha que trancar no meio, aproximadamente. Sinto uma pequena resistência no pedal de freio quando o mesmo chega na metade como se algo tivesse "trancando", baixa eficiência em algumas frenagens, às vezes nem acionando o ABS.

Não quero correr o risco de morrer em um cilindro novo ou reparo pra ficar da mesma maneira, por isso estou empurrando a troca. Como funciona essas válvulas? teu problema era igual ou parecido? Quando saiu pra trocar?

Lá vou eu fazer pergunta...

SE você mantiver o freio acionado, com o carro parado, o pedal chega até o meio e depois desce, ou fica normal?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

28 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 138 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.