O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétricafreios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

53 mensagens
Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por marcusbatera1 » 26 Jan 2014, 00:53

queria saber se é normal, na frenagem as vezes sentir uma trepidação no pedal do freio, se pisar forte acontece com mais freqüência, o antigo dono do carro disse q é uma coisa normal nos freios ABS alguem sabe secondiz essa informação?

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por Bruno Cesário » 26 Jan 2014, 01:08

Normal.
:52:

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por marcusbatera1 » 26 Jan 2014, 01:40

legal pois o carro freia q é uma beleza....

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por marcusbatera1 » 26 Jan 2014, 01:40

obg bruno...

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por Williams » 26 Jan 2014, 02:01

Mais do que normal, inclusive não tem necessidade nenhuma de aliviar o pé do freio ao sentir essas vibrações, barulhos quando ele entra em ação são absolutamente normais.

A vibração que você sente no pedal é do módulo do ABS "devolvendo" o fluido de freio em excesso para o Cilindro Mestre.

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por José Leal » 27 Jan 2014, 15:35

A pergunta não ficou bem clara...

O pedal trepida em toda frenagem ou só em frenagens bruscas? Se for em bruscas, está perfeitamente normal. Aliada a trepidação, vc escuta um barulho tipo "croooc"... é o sistema ABS atuando.

Se a trepidação for em toda frenagem, já é um problema. Podem ser os discos de freios empenados, pastilhas desgastadas ou algum sensor do ABS com falha, fazendo-o ativar sem necessidade.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por Thiago Menezes » 27 Jan 2014, 15:45

Faço das minhas palavras as do José Leal, se for frenagem brusca = normal, agora se for frenagem básica = não é normal. E os motivos de não ser normal o José Leal também mencionou.

Abraços.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por marcusbatera1 » 28 Jan 2014, 13:32

vcs são top meus amigos, a trepidação acontece mais quando na partida apos um tempo o carro desligado, ai trwpida e o sintoma e justamente esse, barulho, masepois com o carro andando não acontece sempre,,,, bomsaber q ta TS normal...

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por Thiago Menezes » 28 Jan 2014, 14:06

Como que é? Quando você da a partida no carro o freio fica trepidando? Explique melhor isso... :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 292
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:20
Nome Completo: denis silva
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por dennis_suzano » 28 Jan 2014, 16:23

Agora também quero saber .....
Carro parado ........
Pode isto arnaldo? :47:

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por José Leal » 28 Jan 2014, 19:31

Será que a trepidação não seria do auto teste do sistema de ABS? Vc dá a partida com o pedal pressionado? Seu carro é automático?

Sugiro que ao dar a partida, espere as luzes do ABS, TC (se tiver), air bag e reserva de combustível apaguem. Assim, dá tempo da bomba de combustível pressurizar a linha e do ABS fazer o auto teste:
http://www.youtube.com/watch?v=3Fi0cHLzjDY
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por Williams » 29 Jan 2014, 06:35

José Leal escreveu:Será que a trepidação não seria do auto teste do sistema de ABS? Vc dá a partida com o pedal pressionado? Seu carro é automático?

Sugiro que ao dar a partida, espere as luzes do ABS, TC (se tiver), air bag e reserva de combustível apaguem. Assim, dá tempo da bomba de combustível pressurizar a linha e do ABS fazer o auto teste:
http://www.youtube.com/watch?v=3Fi0cHLzjDY


Realmente pensei nisso quando se falou da partida, quando liga-se a chave e está com o pé pressionando o freio, o pedal da tipo um "golpe" de volta, não chega ser uma vibração, por isso achei meio estranho.

Mas referente a uma vibração ao dar partida a única coisa que poderia estar relacionada seria o Hidrovácuo, certo? Não lembro de qualquer outra parte do sistema de freio esteja diretamente ligado ao motor, se não essa. Mas também nunca vi disso de Hidrovácuo ruim vibrar pedal de freio, logo não sei mais de nada. KKK

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por JonatasCl » 29 Jan 2014, 08:24

Uma dúvida:

Toda vez que ligo o carro e ao andar com ele a 1ª vez depois que liga, escuta-se um barulho vindo do carro, como se fosse um compressor se enchendo "tchxiii", se eu tiver numa descida, obviamente sairei segurando no freio, quando o carro anda um pouco mais de 10km/h ele faz esse barulho e sinto no pedal uma espécie de "soco". Isso é normal? Só acontece quando ligo, tipo, toda vez que ligar e o carro sair, acontecerá isso.

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por José Leal » 29 Jan 2014, 15:53

De vez em quando, o sistema de ABS faz um auto diagnóstico. Pode ser isso que esteja acontecendo.

O barulho é parecido com o que vc descreve. É baixo e audível somente em locais tranquilos.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por marcusbatera1 » 29 Jan 2014, 19:04

não meus amigos nao do partida com o pé no freio, e quando o carro começo qlqr deslocamento, liguei o carro comecei a andar ao pisar ele da umas trepidadas tremidas tipo uns rebotes msm, mas logo depois para, ai desligo o carro, ao andar novamente, novamente acontece as trepidações. Explicado?

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por Williams » 29 Jan 2014, 19:38

JonatasCl escreveu:Uma dúvida:

Toda vez que ligo o carro e ao andar com ele a 1ª vez depois que liga, escuta-se um barulho vindo do carro, como se fosse um compressor se enchendo "tchxiii", se eu tiver numa descida, obviamente sairei segurando no freio, quando o carro anda um pouco mais de 10km/h ele faz esse barulho e sinto no pedal uma espécie de "soco". Isso é normal? Só acontece quando ligo, tipo, toda vez que ligar e o carro sair, acontecerá isso.


Você deve estar com o ar-condicionado ligado, esse barulho de algo enchendo "Tchxii" é barulho da válvula de expansão expandindo o gás. Parece barulho de algo vazando certo? Só confira se você não está deixando o ar-condicionado ligado (símbolo de neve no painel de instrumentos) ou se for digital, para desativar a entrada do compressor ou desligar o mesmo é apertando a tecla ECO, se não estou enganado.

Outro barulho semelhante a esse que não seja a válvula de expansão (o barulho é perfeitamente normal) eu desconheço. Sobre o soco no pedal pode ser que seja o alto teste do ABS, quando a uma descarga muito alta na bateria (por uma partida e a carga da bateria não está das melhores) o ABS pode refazer o teste, verifique se depois da partida a luz do ABS não liga. (Gire a chave, não de partida, espere a luz do ABS apagar e de partida, se a luz do ABS acender é isso.) O soco no pedal, seria normal nesse caso, é o auto-teste do ABS, mas porém só um.


marcusbatera1 escreveu:não meus amigos nao do partida com o pé no freio, e quando o carro começo qlqr deslocamento, liguei o carro comecei a andar ao pisar ele da umas trepidadas tremidas tipo uns rebotes msm, mas logo depois para, ai desligo o carro, ao andar novamente, novamente acontece as trepidações. Explicado?


isso aí não é normal não. Nem perto, vamos esperar os mais experientes para isso, se eu tivesse que acusar alguém, eu acusaria o Hidrovácuo, questão de intimidade e tal. -n KKK

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por JonatasCl » 12 Fev 2014, 09:32

Williams escreveu:
JonatasCl escreveu:Uma dúvida:

Toda vez que ligo o carro e ao andar com ele a 1ª vez depois que liga, escuta-se um barulho vindo do carro, como se fosse um compressor se enchendo "tchxiii", se eu tiver numa descida, obviamente sairei segurando no freio, quando o carro anda um pouco mais de 10km/h ele faz esse barulho e sinto no pedal uma espécie de "soco". Isso é normal? Só acontece quando ligo, tipo, toda vez que ligar e o carro sair, acontecerá isso.


Você deve estar com o ar-condicionado ligado, esse barulho de algo enchendo "Tchxii" é barulho da válvula de expansão expandindo o gás. Parece barulho de algo vazando certo? Só confira se você não está deixando o ar-condicionado ligado (símbolo de neve no painel de instrumentos) ou se for digital, para desativar a entrada do compressor ou desligar o mesmo é apertando a tecla ECO, se não estou enganado.

Outro barulho semelhante a esse que não seja a válvula de expansão (o barulho é perfeitamente normal) eu desconheço. Sobre o soco no pedal pode ser que seja o alto teste do ABS, quando a uma descarga muito alta na bateria (por uma partida e a carga da bateria não está das melhores) o ABS pode refazer o teste, verifique se depois da partida a luz do ABS não liga. (Gire a chave, não de partida, espere a luz do ABS apagar e de partida, se a luz do ABS acender é isso.) O soco no pedal, seria normal nesse caso, é o auto-teste do ABS, mas porém só um.


isso aí não é normal não. Nem perto, vamos esperar os mais experientes para isso, se eu tivesse que acusar alguém, eu acusaria o Hidrovácuo, questão de intimidade e tal. -n KKK


Então, cabe mais na 2ª opção, eu ligo o contato a luz acende normal e apaga, ai quando faço o carro andar ele faz o barulho (nada alto demais) e só uma vez. Ai por exemplo, cheguei no destino e guardei o carro, na hora que eu for sair vai ser a mesma coisa, ligarei o carro a luz vai acender e apagar e ao colocar o carro em movimento ele fará a mesma coisa.

Avatar do usuário
amf
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 273
Registrado em: 01 Fev 2014, 14:49
Nome Completo: Marcos
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por amf » 13 Fev 2014, 14:12

Os sintomas apresentados pelo colega, descreve exatamente o que ocorre com todos os Vectras A equipados com a Válvula solenoide 2E Bosch. Se puderem ler no manual do proprietário verão que o som que se houve ao ligar o carro é o sistema (modulo /ABS) checando o funcionamento. E de tempos em tempos não é sempre, ele (o Carro) enquanto vc está taxiando depois de sair da garagem vc ouvirá uns 'rom rocar' também no modulo que está checando todos os sensores. Isto ocorre com o Meu VCD como um reloginho. Uma dica quando perceberem que a luz do ABS ficar muito tempo acesa e o ABS por alguma razão não funcionar, façam uma limpeza nos sensores dianteiros, retire-os com cuidado, dem uma olhada nos imas, certamente estarão cheios de limalha de ferro, e detritos encrostados, limpe-os com escova de dentes usada mesmo água e sabão, apos isto enxague. Não deixe de ver a roda fônica também, se tiver suja com graxa, lama, outros resíduos, dificultam a leitura do sensor, consequentemente o modulo desabilita o ABS.
Sobre o trepidar no pedal ao sair é isto mesmo, baixa e logo em seguida sobe o pedal.
E ainda sobre o vibrar nas frenagens, no meu VCD, não é só em frenagem forte que se aciona, por ex. quando trafegamos por asfalto ondulados ou com areia, terra ou água e estamos usando o freio a uma baixa velocidade, ele também vibra o pedal. E a lógica é a seguinte: tanto no asfalto ondulado, onde o pneu está pulando de uma costela a outra ficando ora com aderência e outra sem, ele aciona o ABS, na areia a aderência é ruim, existe uma tendencia a travar a roda assim como na água. Portanto é um mito de que o ABS só funcione a freadas fortes. Experiencia no meu que funciona nas duas situações.
Desculpem o livro :9:
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por Alcir Andreoni » 13 Fev 2014, 14:56

Não precisa se desculpar, pois a explicação foi completa... :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: freios ABS!!! vibraçao no pedal me ajudem...

por marcusbatera1 » 13 Fev 2014, 15:00

que aula AMF, vo fikr o papa dess matéria, MT brilhante o esclarecimento...

53 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 345 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.