O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaVazamento no motor
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

33 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
souzajhonatan
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 24 Out 2013, 22:19
Nome Completo: Jhonatan Morais de Souza
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Vazamento no motor

por souzajhonatan » 26 Jan 2014, 18:15

Como eu posso resolver esse vazamento?

Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vazamento no motor

por Arquiteto » 26 Jan 2014, 19:12

não ta dando pra entender ...
parece que esta pingando ali .... se for 16v tem uma tubo metalico passando ali por cima ..

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Vazamento no motor

por Bruno Cesário » 26 Jan 2014, 19:25

O tubo metálico que vc diz Arquiteto, seria o caninho de retorno do arrefecimento não ?
Acredito que esteja pingando da tampa mesmo, aí tem que ver se é junta ou tampa empenada.
:52:

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vazamento no motor

por Arquiteto » 26 Jan 2014, 19:28

mas parece ser agua e não oleo ..

uma foto ... do motor ...

Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vazamento no motor

por Arquiteto » 26 Jan 2014, 19:30

agora que entendi a foto direito e um selo do motor vazando ...

pela cor da agua a coisa ta preta ... precisando de uma limpeza geral e aditivo urgente

Avatar do usuário
souzajhonatan
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 24 Out 2013, 22:19
Nome Completo: Jhonatan Morais de Souza
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Vazamento no motor

por souzajhonatan » 26 Jan 2014, 19:36

É uma peça que parece uma tampinha, isso é fácil de remover?

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Vazamento no motor

por Luiz Antunes » 26 Jan 2014, 19:40

souzajhonatan escreveu:É uma peça que parece uma tampinha, isso é fácil de remover?


Sim , isso é o selo de bloco , deu sorte o seu q esta vazando esta fácil de trocar , tem alguns que tem tirar o motor fora .

Avatar do usuário
souzajhonatan
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 24 Out 2013, 22:19
Nome Completo: Jhonatan Morais de Souza
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Vazamento no motor

por souzajhonatan » 26 Jan 2014, 19:46

luiz antunes escreveu:
souzajhonatan escreveu:É uma peça que parece uma tampinha, isso é fácil de remover?


Sim , isso é o selo de bloco , deu sorte o seu q esta vazando esta fácil de trocar , tem alguns que tem tirar o motor fora .


Com um chave de fenda eu consigo será? E para colocar uma nova precisa de alguma cola ou é somente encaixe?

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vazamento no motor

por Williams » 26 Jan 2014, 20:59

Arquiteto escreveu:agora que entendi a foto direito e um selo do motor vazando ...

pela cor da agua a coisa ta preta ... precisando de uma limpeza geral e aditivo urgente


Agora você levantou uma questão perfeita, Arquiteto.

Meu Vectra tem ferrugem no Sistema de Arrefecimento, tanto que no reservatório se você passar o dedo dentro dele, ele sai com ferrugem visível. Pela cor da água e cheiro, não tem aditivo.

Ou seja, meu medo é eu efetuar a limpeza total do sistema, e tacar aditivo e aí começar vazar água por tudo que é lugar, porque dizem que a ferrugem cria uma "proteção" e fecha os furos que podem gerar vazamentos, tirando ela... Tanto que já vi mecânicos (não sei se não eram mexânicos) que se a situação tá feia, não tente melhorar a menos que esteja disposto a investir um bom dinheiro para sanar os vazamentos que vão aparecer, geralmente nos selos do motor, e as vezes no radiador, que é melhor deixar como está. Procede isso?

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Vazamento no motor

por Bruno Cesário » 26 Jan 2014, 21:07

Aditivo não faz vazar água Williams.
:52:

Avatar do usuário
marcelo.tavares
GL Member
GL Member
Mensagens: 118
Registrado em: 26 Abr 2013, 19:03
Nome Completo: MARCELO TAVARES
Cidade: GOIANIA
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vazamento no motor

por marcelo.tavares » 26 Jan 2014, 21:47

Amigo . esse vazamento e no Selo do Motor . Troca o Selos . faz boa limpeza depois colocar aditivo .se você Colocar aditivo do jeito que esta ai . vai fazer um Buraco .
Imagem

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 292
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:20
Nome Completo: denis silva
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: Vazamento no motor

por dennis_suzano » 26 Jan 2014, 22:23

olha não querendo te desanimar .....
... mas deixando assim vc corre risco da sua junta ja esta corroida ou vir a corroer .....
ai a brincadeira vai ficar bem caro ......
troque a agua e faça a limpeza .....
deixando assim e fazendo a limpeza correra muitos riscos.... :62:

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vazamento no motor

por Williams » 26 Jan 2014, 22:45

Bruno Cesário escreveu:Aditivo não faz vazar água Williams.


O Aditivo em si, não, a limpeza que ele causa, principalmente contra a ferrugem sim. Pelo menos é o que vejo todo mundo comentar e tem fundos de verdade porque meu pai mandou fazer o motor do Apolo dele, e quando voltou veio com tudo bonitinho, liquido de arrefecimento novo e aditivo, sendo que ele nunca tinha usado aditivo... Resultado o Radiador dele vaza água por tudo que é buraco, e ele não encontra um novo pra comprar de jeito nenhum.

Ou seja, por isso levantei a questão, eu queria deixar meu sistema de arrefecimento tudo ok, porém já me falaram que eu ou gastar rios de dinheiro com vazamentos em selos, mangueiras e se comprometer o radiador a situação vai ficar preta. Que nesses casos é bom deixar uma boa reserva de dinheiro ou deixar pra arrumar tudo quando for fazer uma retifica do motor, principalmente porque eu como dono recente, não sei como está a situação do sistema, se tiver muito feia a coisa, limpar tudo só vai piorar, já que o aditivo limpa o sistema, retirando as ferrugens que estão formando camadas que estancam possíveis furos que gerariam vazamentos, então queria saber se isso procede.

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 292
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:20
Nome Completo: denis silva
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: Vazamento no motor

por dennis_suzano » 27 Jan 2014, 01:22

Sim procede quer uma opinião deixe assim
E vai fazendo uma reserva quanto tiver uma grana troca radiador este selos
Mangueiras e junta cabeçote ai troca válvula bomba agua e outros e seja feliz seu vectra vc ira gastar uma única vez e o risco de ficar na rua sera mínimo.....

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Vazamento no motor

por Bruno Cesário » 27 Jan 2014, 01:30

Se for deixar assim, aí que vc vai ter um baita gasto, e dor de cabeça, sem contar que vai querer colocar fogo no carro.
Sabe alguém que eu "escutaria de olhos fechados" daqui do fórum neste assunto ? ALMEIDÃO. rsrs
Dá uma olhada como está a água no reservatório, se a coisa ta muito feia e mesmo se estiver, coloque aditivo.
:52:

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Vazamento no motor

por Luiz Antunes » 27 Jan 2014, 02:53

souzajhonatan escreveu:
luiz antunes escreveu:
souzajhonatan escreveu:É uma peça que parece uma tampinha, isso é fácil de remover?


Sim , isso é o selo de bloco , deu sorte o seu q esta vazando esta fácil de trocar , tem alguns que tem tirar o motor fora .


Com um chave de fenda eu consigo será? E para colocar uma nova precisa de alguma cola ou é somente encaixe?


Normalmente dá sim com uma chave ,
vc fura ela no centro batendo na chave com martelo , e usa o buraco como alavanca para sacar a tampinha .

Tem gente que usa vedador , mas se a sede estiver integra, só a tampa nova veda definitivo .

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vazamento no motor

por Williams » 27 Jan 2014, 04:13

Bruno Cesário escreveu:Se for deixar assim, aí que vc vai ter um baita gasto, e dor de cabeça, sem contar que vai querer colocar fogo no carro.
Sabe alguém que eu "escutaria de olhos fechados" daqui do fórum neste assunto ? ALMEIDÃO. rsrs
Dá uma olhada como está a água no reservatório, se a coisa ta muito feia e mesmo se estiver, coloque aditivo.


Na verdade a coisa não tá muito feia não pessoal a cor da água em si é limpa, não é amarelada nem nada, se olhar parece água normal. Você vê a ferrugem por causa da cor do reservatório e passando o dedo dentro dele, notasse a ferrugem, não está a níveis preocupantes, olhando do reservatório, é claro.

Eu queria saber no mais qual é o nível de gasto que eu vou ter nas piores das hipóteses, eu acho o sistema de arrefecimento um dos itens mais importantes no carro. Queria ficar tranquilo sobre ele, mas dependendo do preço da brincadeira, vai ter que esperar, só esse mês já tem/teve Embreagem, Buchas Hidráulicas, Motor de Arranque... Se estourar alguns selos ou mangueiras até tudo bem, não são tão "caros" o meu medo é o radiador. Também tava querendo que o Almeidão desse um pulo aqui, ele sabe das coisas. KKKKKKK

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vazamento no motor

por JoãodoValle » 27 Jan 2014, 08:39

Palma palma palma, nao priemos canico!

Todos podemos opinar, isso eh um forum publico, todos temos um bem em comum e somos amigos ok.

Tambem acho que deve consertar ja, vivi um inferno de 1 ano com vazamentos e juntas queimadas, gastei meio motor pra sanar, mas acho que se tivesse feito tudo desde o comeco nao teria gasto tanto.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vazamento no motor

por Arquiteto » 27 Jan 2014, 08:50

Williams escreveu:
Arquiteto escreveu:agora que entendi a foto direito e um selo do motor vazando ...

pela cor da agua a coisa ta preta ... precisando de uma limpeza geral e aditivo urgente


Agora você levantou uma questão perfeita, Arquiteto.

Meu Vectra tem ferrugem no Sistema de Arrefecimento, tanto que no reservatório se você passar o dedo dentro dele, ele sai com ferrugem visível. Pela cor da água e cheiro, não tem aditivo.

Ou seja, meu medo é eu efetuar a limpeza total do sistema, e tacar aditivo e aí começar vazar água por tudo que é lugar, porque dizem que a ferrugem cria uma "proteção" e fecha os furos que podem gerar vazamentos, tirando ela... Tanto que já vi mecânicos (não sei se não eram mexânicos) que se a situação tá feia, não tente melhorar a menos que esteja disposto a investir um bom dinheiro para sanar os vazamentos que vão aparecer, geralmente nos selos do motor, e as vezes no radiador, que é melhor deixar como está. Procede isso?


se o problema existe e melhor resolver o quanto antes ...

o sistema de arrefecimento trabalhando com baixa eficiencia ao longo do tempo

vai deixar seu carro ferver e queimar a junta do cabeçote ...

assim vc acaba gastando mais ... com cabeçote e as vezes ate motor ...

e uma tragédia anunciada ...

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vazamento no motor

por Thiago Menezes » 27 Jan 2014, 09:22

Williams escreveu:
Bruno Cesário escreveu:Aditivo não faz vazar água Williams.


O Aditivo em si, não, a limpeza que ele causa, principalmente contra a ferrugem sim. Pelo menos é o que vejo todo mundo comentar e tem fundos de verdade porque meu pai mandou fazer o motor do Apolo dele, e quando voltou veio com tudo bonitinho, liquido de arrefecimento novo e aditivo, sendo que ele nunca tinha usado aditivo... Resultado o Radiador dele vaza água por tudo que é buraco, e ele não encontra um novo pra comprar de jeito nenhum.

Ou seja, por isso levantei a questão, eu queria deixar meu sistema de arrefecimento tudo ok, porém já me falaram que eu ou gastar rios de dinheiro com vazamentos em selos, mangueiras e se comprometer o radiador a situação vai ficar preta. Que nesses casos é bom deixar uma boa reserva de dinheiro ou deixar pra arrumar tudo quando for fazer uma retifica do motor, principalmente porque eu como dono recente, não sei como está a situação do sistema, se tiver muito feia a coisa, limpar tudo só vai piorar, já que o aditivo limpa o sistema, retirando as ferrugens que estão formando camadas que estancam possíveis furos que gerariam vazamentos, então queria saber se isso procede.


Williams, fazendo uma correção no seu texto: Aditivo não vai tirar ferrugens que estão no sistema, ele apenas não vai deixar progredir o problema com a água nova que vai ser aplicada junto com o aditivo.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

33 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 132 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.